• Nenhum resultado encontrado

3 ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO

3.2 Revisão Bibliográfica

Na literatura, há vasta referência bibliográfica referente à análise de localização. A complexidade e a natureza das decisões relativas a esse tema fizeram com que houvesse uma preocupação cada vez maior no sentido de aprimorar e desenvolver técnicas sofisticadas de análises quantitativas para o estudo de localização de empreendimentos.

Domschke e Drexl (1985) listam cerca de 1500 referências com relação aos problemas de localização e de layout. ReVelle (1997) faz referência aos principais autores que abordam o assunto da ciência de localização além de descrever sua evolução ao longo dos anos. Além desses autores, Owen e Daskin (1998) fazem uma análise comparativa entre os métodos convencionais mais utilizados para o estudo de localização.

Em relação ao tema ambiental, Daniel et al (1997) referem-se a algumas publicações que fazem uma análise de localização com preocupação no planejamento ambiental.

No que diz respeito ao estudo de localização com múltiplos objetivos, a quantidade de referências torna-se bem mais restrita. A relevância de uma abordagem multicritério para definição de localização está ligada ao fato da necessidade de existir uma complexa interdependência entre os vários critérios de naturezas diferentes: técnicas, econômicas, sociais, ambientais. De acordo com Rodriguez-Chia & Puerto (2002), problemas de localização com múltiplos critérios têm atraído a atenção de muitos pesquisadores nos últimos anos.

O crescimento da pesquisa operacional teve importante contribuição para o desenvolvimento de novas técnicas de análise de localização. Current et al (1990) referenciaram 20 publicações que abordam o assunto da localização com múltiplos objetivos, destacando os principais objetivos em decisão de localização.

Bitran & Lawrence (1980) propõem um modelo de programação matemática com múltiplos objetivos para resolver o problema de localização das empresas de serviços. Entre os critérios de avaliação, estavam: minimizar o custo total de implantação do empreendimento, minimizar o somatório das distâncias entre o empreendimento e a demanda e minimizar os custos fixos e variáveis de operação.

Hamacher & Nickel (1995) fazem um estudo matemático com a finalidade propor um algoritmo partindo de problemas multicritério de localização para um empreendimento de modo a ampliar para problemas de localização de mais de um empreendimento. Ainda com relação a estudo matemático referente aos métodos de localização, Buhl (1988) faz considerações axiomáticas para a teoria de localização com múltiplos objetivos.

Além desses, Dias et. al (2003) desenvolvem um algoritmo para problemas de localização com dois critérios. Os autores propõem uma ferramenta computacional que auxiliam os tomadores de decisão encontrar soluções para problemas simples de localização de empreendimentos.

Foram encontradas na literatura poucas referências utilizando múltiplos critérios para análise de localização para diferentes áreas de infra-estrutura pública. Entre as publicações encontradas pode-se destacar Almeida et. al. (2004) com o desenvolvimento de um modelo multicritério para alocação de transformadores de reserva técnica.

Podem-se destacar alguns trabalhos que recorrem a sistemas de apoio multicritério à decisão para solucionar problemas de localização de empreendimentos públicos. Entre as áreas de infra-estrutura públicas encontradas na literatura, podem-se evidenciar: transportes, recursos hídricos e outros empreendimentos considerados indesejáveis ou nocivos.

3.2.1 Análise de Localização em Transportes

Planejamento de transportes é um problema típico de decisão com múltiplos objetivos. De acordo com Giuliano (1985)diz que na maioria dos casos de planejamento de transportes é um problema discreto com múltiplos objetivos em que um certo número de alternativas (diferentes localizações para uma estrada) envolver determinado número de objetivos.

Bana e Costa (2001) faz uma análise multicritério de decisão para resolver o problema de localização de uma estrada intermunicipal em Portugal. O problema apresentava conflito entre os objetivos em razão das divergências políticas dos atores envolvidos na decisão. Para solucionar o problema, foram levantadas nove possibilidades viáveis de localização para a nova ferrovia. Os critérios de avaliação foram divididos em quatro grupos: transporte (acessibilidade, conectividade, poluição sonora e do ar), ambiental (uso urbano da terra), potencialidade de desenvolvimento urbano.

Mladineo et. al. (1992) recorreram à utilização do método PROMETHEE, com o pacote GAIA, para definição de localização de uma estrada na Croácia, já que os estudos de viabilidade realizados para a solução do problema apontavam o mesmo resultado para as alternativas de projeto. Durante a análise (possíveis rotas para a estrada), constatou-se que os critérios de avaliação eram de caráter: econômico, social, tecnológico, planejamento físico e ambiental. Esses critérios foram analisados e sintetizados por especialistas de cada área.

3.2.2 Análise de Localização em Recursos Hídricos

A água tem sido gradativamente reconhecida como um recurso escasso em escala mundial, seja pelas suas limitações relacionadas à qualidade, seja em virtude das limitações relacionadas à quantidade (KEMPER, 1997).

Este fato fez com que houvesse uma mudança de comportamento da sociedade diante de problemas relacionados ao uso e ao manejo das águas. Campos (2003) afirma que essa mudança de atitude decorreu, principalmente, de desastres ecológicos que resultaram em poluição de corpos de água e também da ocorrência de secas com graves conseqüências para alguns segmentos da sociedade. Isto faz com que as decisões em recursos hídricos sejam complexas, pois o mau uso dos sistemas hídricos pode trazer conseqüências graves para a sociedade.

Os instrumentos para que medidas necessárias a um planejamento racional dos recursos sejam tomadas pelos administradores, de modo eficiente e em tempo hábil, serão sistemas de suporte à decisão, os quais têm por substrato modelos matemáticos e base de dados versando sobre os vários atributos que interessam a determinado capítulo no campo do planejamento dos recursos hídricos (SOUZA FILHO & GOUVEIA, 2003).

Neste contexto, torna-se necessária à utilização de sistemas de apoio à decisão análise de projetos em recursos hídricos. Apesar de sua importância, há na literatura poucas referências que utilizam métodos multicritérios de decisão para análise de localização. Mahmoud (1995) utiliza programação dinâmica com múltiplos critérios para solucionar o problema de posicionamento e dimensionamento de projetos hidráulicos.

Czyzak & Slowinski (1996) aplicam o método multicritério de decisão ELECTRE III para resolver o problema de planejamento de um sistema de água subterrânea. Entre as possibilidades estavam os diferentes locais de perfuração do poço. Os critérios para a tomada de decisão foram: custo de operação do sistema, taxa de bombeamento, risco.

3.2.3 Estudo de Localização para Empreendimentos Indesejáveis

Muitos dos problemas de localização tem como principais objetivos minimizar uma função de distância entre o mercado e maximizar o lucro. A maioria dos modelos utilizados em problemas de localização encontrados na literatura é destinada para empresas ou empreendimentos considerados desejáveis; porém, alguns empreendimentos são considerados não desejáveis, ou seja, correspondem àqueles empreendimentos que muitas vezes são

necessários, porém não são desejados próximos de centros urbanos, como instalações militares, aterro sanitário, usinas nucleares.

Nos casos de empreendimentos indesejáveis os objetivos de localização apresentam-se adversos aos empreendimentos desejáveis. O objetivo principal é encontrar uma localidade que tenha o menor impacto ambiental possível ou cause o menor desconforto à comunidade próxima ao empreendimento.

Erkut & Neuman (1989) realizaram uma pesquisa para analisar publicações que envolviam múltiplos critérios para a análise de localização de empreendimentos indesejáveis. Essa pesquisa tinha como objetivo comparar as diferenças entre os modelos de decisão de localização utilizados cujos critérios para escolhas estão relacionados com distância.

Caruso et. al. (1993) propuseram um modelo multicritério de decisão para o problema de localização de aterro sanitário urbano na região de Lombardia, na Itália. O modelo proposto consistia em uma função com múltiplos objetivos como custo, perda de recursos, impactos ambientais. As alternativas para o problema foram as zonas destinadas às diversas fases de assimilação do aterro.

Massam (1991) propõe um sistema computacional multicritério de suporte à decisão para resolver o problema de localização de aterro sanitário da cidade de Ashdod em Israel. Entre os grupos-critérios de avaliação utilizados estavam: ecológicos, políticos, transporte, econômicos e geográficos.

Barda et. al. (1990) recorreram a técnicas multicritério de decisão para resolver o problema de localização de uma usina termoelétrica em Argélia. Este problema exigia a consideração de vários critérios qualitativos e quantitativos de natureza econômica, tecnológica e social. Foi utilizado o método Electre III para resolução do problema. Nesse caso, foi considerada uma série de critérios, como: acesso ao local, impacto no turismo da região, impacto no solo, temperatura do ambiente, altitude, entre outros.

Ainda no que diz respeito a empreendimentos indesejáveis, Roy & Boyssou (2003) fazem uma análise de comparação entre dois métodos, o MAUT e ELECTRE III, para solucionar o problema de localização de uma usina nuclear.

3.2.4 Estudo de Localização para Planejamento Urbano

Na literatura, encontrou-se apenas um caso de aplicação de apoio multicritério à decisão para a relocação de uma população. Bana e Costa (1988) propôs um modelo multicritério de apoio à decisão para resolver o problema de planejamento urbano na cidade de Sintra, em

Portugal, que apresentava um crescimento populacional desordenado. Em razão da falta de moradias para parte da população e de uma falta de planejamento urbano na cidade, as autoridades administrativas decidiram definir a localização de futuras áreas de construção para moradias. Entre as alternativas do problema, estavam quatro cenários diferentes de arranjo populacional para áreas urbanas e rurais pertencentes ao Município.

4 MODELO MULTICRITÉRIO DE DECISÃO PARA LOCALIZAÇÃO

Documentos relacionados