• Nenhum resultado encontrado

Símbolos do Estado

No documento Apostila Do Estado Do Tocantins (páginas 44-49)

A Bandeira

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS 1989

PREÂMBULO

A Assembléia Estadual Constituinte, representando a Comunidade Tocantinense, refletindo as mudanças operadas com o advento da sua emancipação político-administrativa e fazendo-se instrumento de orientação do seu progresso, com liberdade, igualdade e fraternidade, sob a proteção de Deus, promulga a sua primeira Constituição.

Seção I - DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1°- ...

Art. 2°- ...

Art. 3° - Palmas é a Capital do Estado.

§ 1° - São símbolos do Estado: a bandeira, o hino, as armas e o selo estadual. GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS

Lei nº 094/89, de 17 de novembro de 1989. Institui a BANDEIRA DO ESTADO DO TOCANTINS.

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica instituída a BANDEIRA DO ESTADO DO TOCANTINS, constituída de um desenho simples e despojado de filigranas, de fácil visualização e apreensão, não oferecendo o risco da contraposição, como consta do memorial justificativo e arte (I - Representação Policromática; II - Cores Convencionais Heráldica; III - Construção Modular), em anexo, elaborados por José Luiz Moura Pereira, que passam a fazer parte integrante desta Lei.

Art. 2º - A BANDEIRA DO ESTADO DO TOCANTINS terá a seguinte descrição geométrica:

Retângulo com as proporções de 20 (vinte) módulos de comprimento por 14 (catorze) de largura. Os vértices superior esquerdo e inferior direito são dois triângulos retângulos, com catetos de 13 (treze) por 9,1 (nove e um décimo) módulos, nas cores azul (blau) e amarelo (ouro),

respectivamente. A barra resultante dessa divisão, em branco, está carregada com um sol estilizado de amarelo (ouro), com 8 (oito) pontas maiores e 16 (dezesseis) pontas menores, com 4 (quatro) e 2,3 (dois e três décimos) módulos de raio.

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Miracema do Tocantins, 17 de novembro de 1989, 168º da Independência, 101º da República ano 1º do Estado do Tocantins.

SIQUEIRA CAMPOS Governador do Estado

BANDEIRA DO ESTADO DO TOCANTINS Memorial Justificativo

A palavra bandeira, do gótico BANDWA, sinal, estandarte + eira , segundo o Novo Dicionário Aurélio, tem a seguinte definição:

Pedaço de pano, com uma ou mais cores, às vezes com legenda, que se hasteiam num pau, e é distintivo de uma nação, corporação, partido, etc.

Uma definição muito pobre do verbete, pois a Bandeira, tal como o Brasão de Armas, é uma das formas superiores da Heráldica, sendo o que poderíamos chamar de propaganda espiritual, que parece denotar um impulso humano ao concreto e a necessidade inelidível de fixar em um símbolo a unidade de suas aspirações em uma ordem coletiva qualquer.

A Bandeira, pois, como símbolo máximo a pairar sobre o novo Estado do Tocantins, deve ser a síntese dos sonhos e ideais mais caros de seu povo; a reverência ao seu passado, a confiança do seu presente e a esperança no seu futuro, representando todos esses valores de forma a mais harmônica possível sem ferir, contudo, o que determinam as regras de vexilologia.

O projeto da Bandeira aqui representado traz a mensagem de uma terra onde o sol nasce para todos; o sol, de amarelo ouro, a derramar seus raios sobre o futuro do novo Estado, colocado sobre uma barra branca, símbolo da paz, entre os campos azul (blau) e amarelo (ouro), cores que expressam respectivamente o elemento água e o rico solo tocantinense.

Por seu desenho simples e despojado de filigranas, esta Bandeira será de fácil visualização e apreensão, não oferecendo o risco da tão indesejável contraposição.

Retângulo com as proporções de 20 (vinte) módulos de comprimento por 14 (quatorze) módulos de largura. Os vértices superior esquerdo e inferior direito são dois triângulos retângulos com catetos de 13 (treze) por 9 (nove) módulos nas cores azul (blau) e amarelo (ouro)

respectivamente. A barra resultante desta divisão, em branco, está carregada com um sol estilizado de amarelo (ouro) com 8 (oito) pontas maiores e 16 (dezesseis) pontas menores com 4 (quatro) e 2,3 (dois e três décimos) módulos de raio. (ver Anexo II Modular).

Bibliografia

· DI CROLLANZA, Gofredo. GRAMÁTICA ARÁLDICA. Ed. Ulrico Hoelpi - Milano, 1904

· ENCICLOPÉDIA MIRADOR INTERNACIONAL. Enciclopédia Britânica do Brasil, Publicações Ltda. - 1976

· ENCICLOPÉDIA SÉCULO XX. J. Olímpio - Expressão e Cultura - 1972.

· FAYARD, LES DRAPEUX A TRAVERS LES AGES ET DANS LE MONDE ENTIER. 1976.

· LANGHANS, F. P. de Almeida. HERÁLDICA - CIÊNCIA DE TEMAS VIVOS. Gabinete de Heráldica Corporativa - Lisboa, 1966.

· OS SÍMBOLOS NACIONAIS. Presidência da República - 1986. · O TOCANTINS, Ano 4 - nº 11.

· RIBEIRO, Clóvis. BRASÕES E BANDEIRAS DO BRASIL. S. Paulo Editora Ltda. - S. Paulo, 1933. · RUNES, D. D., SCHRICKEL, H. C. ENCICLOPÉDIA DE LAS ARTES. Editorial Êxito S. A. - Barcelona, 1951.

· V. LEX. Legislação Federal 1968.

Brasão

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS Lei nº 092/89, de 17 de novembro de 1989.

Cria o BRASÃO DE ARMAS DO ESTADO DO TOCANTINS.

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica instituído o BRASÃO DE ARMAS DO ESTADO DO TOCANTINS, constituído de um escudo elíptico cortado, na metade superior, em chefe de azul (blau), carregado com a metade de um sol de ouro estilizado, do qual se vêem 5 (cinco) raios maiores e 8 (oito) menores limitado na linha divisória. A metade inferior, o termo ou campanha, uma asna de azul (blau), ladeada nos flancos destro e sinistro de branco e no termo de amarelo (ouro). Sob o escudo, um listel de azul

(blau) com a inscrição Estado do Tocantins e a data 1º de JAN 1989 em letras brancas. Em timbre uma estrela de amarelo ouro, com bordadura de azul (blau), encimada pela divisa em Tupi CO YVY ORE RETAMA - ESTA TERRA É NOSSA - em letras brancas sobre listel de azul (blau). Como suporte uma coroa de louros estilizada em sinople (verde), COMO CONSTA DO Memorial Justificativo e arte (I - Representação Policromática; II - Cores Convencionais Heráldicas; III - Construção Modular), em anexo, criados por José Luiz de Moura Pereira, que passam a fazer parte integrante desta Lei.

Art. 2º - O BRASÃO DE ARMAS DO ESTADO DO TOCANTINS terá a seguinte descrição modular: Escudo elíptico de 60º (sessenta graus), com 8 (oito) módulos de largura, cortado em semi-círculo de 8 (oito) módulos de raio, a contar do centro para baixo, carregado em chefe com metade de um sol estilizado com 5 (cinco) pontas de 3,5 (três e meio) módulos e de 8 (oito) pontas de 2 (dois) módulos de raio, respectivamente, e em termo ou campanha com uma asna a 45º (quarenta e cinco graus) com largura de 1,5 ( um e meio) módulo. Sob o escudo, um listel com 1,8 (um e oito décimos) de módulo de largura, com a inscrição Estado do Tocantins em letras de 1 (um) módulo e a data 1º de JAN 1989 com 0,5 (meio) módulo de altura, Em timbre, uma estrela de cinco pontas com 1 (um) módulo de raio, dentro de uma bordadura de 1,25 (um e vinte e cinco décimos) de módulo de raio. Sobre a estrela, um listel com 1 (um) módulo de largura e a divisa CO YVY ORE RETAMA em letras de 0,5 (meio) módulo de altura.

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Miracema do Tocantins, 17 de novembro de 1989, 168° da Independência, 101° da República e Ano 1° da Estado do Tocantins.

SIQUEIRA CAMPOS Governador

Memorial Justificativo

Com a divisão do Estado de Goiás e a conseqüente criação, surgiu a necessidade de fixar em um símbolo a unidade das aspirações do seu povo; como expressão máxima de sua identidade entre os demais estados da Federação Brasileira.

O Brasão de Armas, como uma forma superior de Heráldica, por seu caráter simbólico, deve ser a síntese dos ideais mais caros do seu povo; a reverência do seu passado, uma afirmação no seu presente e uma mensagem de otimismo para as gerações do futuro.

No projeto que ora apresentamos, procuramos ressaltar esses valores de forma a mais harmônica possível dentro do que determinam as regras da Heráldica.

Escolhemos a forma elíptica para o escudo, por ser esta a que melhor se coaduna com a alegoria nele representado: o sol de amarelo (ouro) do qual se vê apenas a metade despontando no horizonte contra o azul (blau) do firmamento - imagem idealizada ainda nos primórdios da história do novo Estado quando sua emancipação mais parecia um sonho distante e inatingível e simboliza o estado nascente, uma grandeza que surge, cujo futuro se ergue promissor e fecundo. A asna em azul (blau) cor falante do elemento água, representa a confluência dos rios Araguaia e Tocantins, fonte perene de riquezas e de recursos hidroenergéticos. Os campos em amarelo (ouro) o branco, aí introduzidos em substituição aos metais e prata, não constituem nenhuma violação aos cânones da arte da armaria, uma vez que existem inúmeros precedentes tanto na Heráldica nacional quanto na universal, mas tão somente a repetição das cores, presentes na Bandeira adotada e já consagrada pelo gosto popular e lembram respectivamente a opulência do rico solo tocantinense e também a paz que à mercê de Deus, aí reinará.

Sob o escudo um listel de azul (blau) com a inscrição Estado do Tocantins e a data de sua criação 1º de janeiro de 1989 em letras brancas.

Em timbre, uma estrela de amarelo ouro, com bordadura de azul (blau), representativa da condição do Estado do Tocantins, como uma das unidades da Federação Brasileira sob a divisa em Tupi "CO YVY ORE RETAMA" - ESTA TERRA É NOSSA - em letras brancas sobre listel azul (blau). Como suporte, a coroa de louros que cingia a fronte dos heróis vitoriosos, em sinople (verde) como justa homenagem e reconhecimento ao valor dos tocantinenses cujo esforço e determinação transformaram aquele sonho tão longínquo na mais viva realidade.

Escudo elíptico cortado, na metade superior, em chefe de azul (blau), carregado com a metade de um sol de ouro estilizado, do qual se vêem 5 (cinco) raios maiores e 8 (oito) menores, limitado na linha divisória. A metade inferior, termo ou campanha, uma asna de azul (blau), ladeado nos flancos destro e sinistro de branco e no termo de amarelo (ouro). (ver memorial).

Sob o escudo, listel de azul (blau) com a inscrição "Estado do Tocantins" e a data "1º de janeiro de 1989" em letras brancas.

Em timbre uma estrela de amarelo ouro, com bordadura de azul, encimada pela divisa em Tupi "CO YVY ORE RETAMA" em letras sobre listel de azul (blau).

Como suporte uma coroa de louros estilizada em sinople (verde). Descrição modular

Escudo elíptico de 60º (sessenta graus), com 8 (oito) módulos de largura, cortado em semi-círculo de 8 (oito) módulos de raio, a contar do centro para baixo, carregado em chefe com metade de um sol estilizado com 5 (cinco) pontas de 3,5 ( três e meio) módulos e de 8 (oito) pontas de 2 (dois) módulos de raio, respectivamente, e em termo ou campanha com uma asna a 45º ( quarenta e cinco graus) com largura de 1,5 ( um e meio) módulo.

Sob o escudo, listel com 1,8 (um e oito décimos) de módulo de largura, com a inscrição "Estado do Tocantins" em letras de 1 (um) módulo e a data "1º de janeiro de 1989" com 0,5 (meio) módulo de altura.

Em timbre, uma estrela de cinco pontas com 1 (um) módulo de raio, dentro de uma bordadura de 1,25 (um e vinte e cinco décimos) de módulo de raio.

Sobre a estrela, um listel com 1 (um) módulo de largura e a divisa "CO YVY ORE RETAMA" em letras de 0,5 (meio) módulo de altura.

Bibliografia

· DI CROLLANZA, Gofredo. GRAMÁTICA ARÁLDICA. Ed. Ulrico Hoelpi - Milano, 1904

· ENCICLOPÉDIA MIRADOR INTERNACIONAL. Enciclopédia Britânica do Brasil, Publicações Ltda. - 1976

· ENCICLOPÉDIA SÉCULO XX. J. Olímpio - Expressão e Cultura - 1972.

· FAYARD, LES DRAPEUX A TRAVERS LES AGES ET DANS LE MONDE ENTIER. 1976.

· LANGHANS, F. P. de Almeida. HERÁLDICA - CIÊNCIA DE TEMAS VIVOS. Gabinete de Heráldica Corporativa - Lisboa, 1966.

· OS SÍMBOLOS NACIONAIS. Presidência da República - 1986. · O TOCANTINS, Ano 4 - nº 11.

· RIBEIRO, Clóvis. BRASÕES E BANDEIRAS DO BRASIL. S. Paulo Editora Ltda. - S. Paulo, 1933. · RUNES, D. D., SCHRICKEL, H. C. ENCICLOPÉDIA DE LAS ARTES. Editorial Êxito S. A. - Barcelona, 1951.

· V. LEX. Legislação Federal 1968.

Hino Estadual

O sonho secular já se realizou

Mais um astro brilha dos céus aos confins Este povo forte

Do sofrido Norte Teve melhor sorte Nasce Tocantins [ESTRIBRILHO]

Levanta altaneiro, contempla o futuro Caminha seguro, persegue os teus fins Por tua beleza, por tuas riquezas. És o Tocantins!

Do bravo Ouvidor a saga não parou Contra a oligarquia o povo se revoltou, Somos brava gente,

Simples, mas valente, Povo consciente. Sem medo e temor. [ESTRIBRILHO]

De Segurado a Siqueira o ideal seguiu Contra tudo e contra todos firme e forte Contra a tirania

Da oligarquia, O povo queria Libertar o Norte! [ESTRIBRILHO]

Teus rios, tuas matas, tua imensidão Teu belo Araguaia lembra o paraíso. Tua rica história

Guardo na memória, Pela tua Glória Morro, se preciso! [ESTRIBRILHO]

Pulsa no peito o orgulho da luta de Palma Feita com a alma que a beleza irradia, Vejo tua gente,

Tua alma xerente, Teu povo valente, Que venceu um dia! Letra: Liberato Póvoa

No documento Apostila Do Estado Do Tocantins (páginas 44-49)

Documentos relacionados