• Nenhum resultado encontrado

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.4 Síntese do Enfoque Teórico da Pesquisa

Para concluir esse capítulo e proporcionar uma visão mais integrada dos três campos do conhecimento nele apresentados, cujas inter-relações já foram se mostrando durante sua própria exposição, será

apresentada agora uma síntese que busque articular de forma inter e transdisciplinar os fundamentos teóricos apresentados, permitindo emergir o enfoque teórico dessa pesquisa.

Uma síntese interdisciplinar, no entendimento de que a interdisciplinaridade é caracterizada pela transferência de conhecimentos e métodos de diferentes disciplinas de forma a contribuir para uma prática disciplinar (NICOLESCU, 1999, p.50), poderia ser a seguinte:

A Gestão de Resíduos Sólidos em Escolas depende do envolvimento político e pedagógico da comunidade escolar para sua efetividade. Para isso:

 o conceito Lixo Zero se apresenta como conceito de

grande potencial pedagógico e mobilizador;

 a Educação Ambiental oferece as ferramentas e

conhecimentos necessários para trabalhar pedagogicamente a GRS de forma a possibilitar a construção dos conhecimentos e do sentido ético necessário para sua prática; e

 a Governança garante o envolvimento político

qualificado da comunidade escolar na implementação da GRS, de forma a empoderá-la para garantir sua efetividade e continuidade.

Dessa forma a GRS constitui o “o que fazer”, a EA permite construir o entendimento e o sentido ético do “por que fazer”, e a governança é o conceito que guia o “como fazer” esse processo.

Essa seria uma síntese para o âmbito da prática da Gestão de Resíduos Sólidos nas Escolas, a partir das contribuições da Educação Ambiental e da Governança, provavelmente o que um engenheiro sanitarista gostaria de saber para fazer um trabalho de gestão de resíduos em escolas. O Mesmo poderia ser feito para a prática da Educação Ambiental e da Governança, sob luz das outras respectivas áreas.

Verifica-se também que o conceito de Espaço de Educador Sustentável é uma concepção que agrega essas três áreas ao integrar as três dimensões da escola: espaço físico, currículo e gestão. Isso permite uma síntese transdisciplinar, que transcende as disciplinas, abarca a complexidade e os diferentes níveis de realidade presentes na escola, a fim de contribuir para uma resposta a um problema urgente da sociedade, todas essas características apontadas por Basarab Nicolescu como fundamentos e Características da Transdiciplinaridade (1999). Para concluir, portanto, arrisco um esboço textual de tal síntese.

Diante da crise ambiental, civilizatória e política de nossos tempos, aponta-se a necessidade de as escolas se consolidarem como Espaços Educadores Sustentáveis, o que deve envolver a dimensão de seu espaço físico, currículo e gestão. O espaço físico é dado pela materialidade do espaço, sua estrutura e as práticas ambientais nele realizadas, com as quais a Engenharia Sanitária e Ambiental tem muito a contribuir, a começar pela Gestão de Resíduos Sólidos. O currículo representa na verdade a dimensão de conhecimento e aprendizado, que precisa ser pedagogicamente trabalhado na escola através da Educação Ambiental e com o fim de consolidá-la como parte do projeto político pedagógico da escola. A Gestão diz respeito às pessoas e as formas de elas se relacionarem e se articularem política e democraticamente, constituindo espaços e processos de governança na escola. Nessa direção, a GRS se apresenta como a dimensão propositiva do “o que podemos fazer”; a EA permite a construção do entendimento do “por que” fazer, constituindo a dimensão valórica do “o que devemos fazer”; e a Governança oferece o “como” fazer, o processo através do qual constitui-se coletivamente a dimensão normativa do “o que queremos fazer”10

.

10 Definições feitas em diálogo com as dimensões de transdiciplinaridade propostas por Max Neef (2004).

3 METODOLOGIA

Como visto, essa pesquisa se volta à prática da implementação da Gestão de Resíduos Sólidos em escolas, e mais do que isso, na melhoria dessa prática, no desenvolvimento de uma abordagem mais efetiva, que integre elementos de Educação Ambiental e Governança. Além disso, essa pesquisa se situa no contexto de um projeto de extensão comprometido em contribuir para a transformação da realidade específica do Colégio de Aplicação. Portanto, isso demonstra que existe a implicação direta do pesquisador com o objeto de pesquisa, no caso, a sua própria prática, e o sucesso desta em atingir seus objetivos, configurando um típico caso de pesquisa em que não é possível caracterizar uma relação de total dissociação observador-objeto, entre pesquisador e objeto de pesquisa.

Embora isso possa parecer assustador para as ciências físicas (com exceção da física quântica e das ciências da complexidade), isso é muito mais frequente e inevitável nas ciências sociais, que dispõe de metodologias científicas adequadas para lidar com tais fenômenos. Essas vertentes apontam a indissociação entre o pesquisador, metodologia da pesquisa, e o fenômeno investigado, ou nas palavras de Borda (1974 apud FERNANDES NETO, p.64):

não pode haver separação entre o pesquisador e a metodologia. Faz-se necessária a militância do pesquisador, já que sem a prática não será possível deduções de cunho teórico ou mesmo a validade, ou não, do conhecimento.

Em outras palavras, se a prática é o objeto de estudo, só pode ser possível investigá-lo através da própria prática, a partir da experiência e reflexão sobre a experiência. Portanto, ao invés de buscar um distanciamento do pesquisador, busca-se conferir rigor científico para a forma de se relacionar e fazer sentido de sua experiência, de modo a garantir que essa contribua para o desenvolvimento do conhecimento.

Nesse contexto de metodologias a Pesquisa-Ação se mostra bastante consolidada, e guiará o caráter metodológico Lato Sensu do presente trabalho, e o processo de desenvolvimento, aplicação e avaliação das metodologias Stricto Sensu realizadas. Para isso buscaremos brevemente esclarecer algumas de suas características conceituais e metodológicas enquanto, como se refere Catalão (2006), “Ciência da Práxis”. Em seguida apresentaremos o contexto empírico da

realização da presente Pesquisa-Ação, no Colégio de Aplicação, e por fim apresentaremos a metodologia desenvolvida e efetivamente utilizada no Colégio, descrevendo as atividades e ferramentas desenvolvidas, que se articularam em torno da proposta metodológica que batizamos de “Desafio Lixo Zero”, e cujos resultados serão apresentados e discutidos nesse trabalho.