• Nenhum resultado encontrado

7. Conclusões

7.1. Síntese dos Resultados

O presente estudo teve como intuito perceber de que forma as redes sociais têm impacto na gestão de uma empresa internacional, como é que esta usa as redes sociais na sua gestão de marketing e ainda qual a razão que leva as empresas a usarem as redes sociais. Após a pesquisa foi possível chegar a determinadas conclusões que permitiram proporcionar um maior conhecimento acerca da temática, nomeadamente que as empresas beneficiam com a sua presença no Facebook para comunicar com os seus clientes e promover a marca.

Antes de avançar para as conclusões evidencia-se o facto de este trabalho assentar numa pesquisa qualitativa e daí a impossibilidade de generalizar os dados. Assim, constata-se que relativamente à primeira proposição formulada:

Proposição 1: As redes sociais desempenham um papel importante na gestão de marketing das empresas – Os resultados demonstram que as redes sociais são a principal ferramenta de comunicação com os clientes da empresa em estudo, tendo desempenhado um papel extremamente importante na estratégia de marketing e ajudado à angariação de clientes no passado. No entanto, para esta empresa, atualmente as redes sociais (e mais concretamente o Facebook) servem cada vez mais a função de gestão de customer care do que de marketing propriamente dito, ou seja, as redes sociais estão a passar de plataforma ativa (venda do produto e angariação de novos clientes) para plataforma reativa (customer care, gestão da relação com os clientes existentes).

No que diz respeito à segunda proposição – As redes sociais são consideradas uma fonte de vantagem competitiva para as empresas a operar no mercado internacional – as evidências apontam para o facto das redes sociais servirem de canal privilegiado na comunicação com os clientes internacionais, onde a empresa obtém uma maior exposição e feedback importante por parte destes. Uma forte presença nas redes sociais garante uma maior controlo sobre a imagem da empresa perante os seus atuais e futuros clientes, tornando a gestão de marketing mais fácil, rápida e eficaz. As redes sociais permitem ainda chegar mais facilmente a novos mercados e angariar novos clientes por todo o mundo. Os “Facebook Ads” permitem às empresas segmentar os seus clientes e o seu público-alvo.

Em relação à seguinte proposição elaborada – Proposição 3: As redes sociais desempenham um papel importante no crescimento empresarial, conclui-se que a presença

57

nas redes sociais desempenhou efetivamente um papel de relevo no crescimento da empresa estudada. O investimento que a empresa fez nestas permitiu aumentar o tráfego para os seus websites e o número de clientes. A empresa apenas começou a investir monetariamente no Facebook e na sua ferramenta de marketing “Facebook Ads” em 2013, tendo observado uma aumento exponencial do número de likes nas suas páginas: cerca de 200 mil. Este aumento refletiu-se no número de clientes e, consequentemente, no crescimento e visibilidade da empresa. No entanto, para a empresa em estudo, a “Adwords” da Google continua a ser a ferramenta mais importante na angariação de clientes, tendo inclusive o Facebook chegado a um ponto de saturação, onde o investimento nesta plataforma já não garante o mesmo retorno (aumento de clientes) que anteriormente.

Em relação à quarta proposição – Há cada vez mais investimento no marketing das redes sociais em detrimento do marketing convencional por parte das empresas – os resultados demonstram que o futuro da empresa estudada passa por manter o mesmo investimento feito no marketing convencional (investimento este que é quase inexistente) e investir cada vez mais nas redes sociais, no entanto, não da mesma forma: pretende-se diminuir o investimento no Facebook e aumentar ainda mais o investimento noutras redes sociais como o Twitter.

Finalmente, em relação à última proposição anunciada – Proposição 5: O Facebook é a rede social preferida pelas empresas para a promoção das suas marcas, produtos e serviços - conclui-se que o Facebook continua a ser a rede social preferida pela empresa para a promoção dos seus produtos, no entanto esta tem vindo cada vez mais a adquirir um papel mais relevante na gestão da relação com os clientes já existentes e menos no marketing a novos clientes. A empresa acredita que o Facebook é uma ferramenta de marketing extremamente valiosa, mas pretende diminuir o investimento monetário feito nesta devido à atual saturação de mercado na plataforma e ao aumento dos custos inerentes às suas campanhas de marketing.

Desta forma, e perante o exposto anteriormente, relativamente às duas principais questões de investigação “Qual a importância das redes sociais para uma empresa a operar no mercado internacional?” e “Como é que as empresas usam as redes sociais na sua estratégia de marketing?”, os resultados indicam que as redes sociais, e de uma forma particular, a rede social mais usada pela empresa estudada: o Facebook, constitui uma excelente ferramenta de comunicação de marketing, que permite uma melhor gestão da

58

imagem da marca perante os clientes existentes e ainda a angariação de novos clientes no mercado internacional através da diferenciação das demais marcas concorrentes (Fill, 2006, p. 22).

A empresa usa as redes sociais como fonte de feedback dos seus utilizadores e incorpora esse feedback na sua gestão de marketing e posteriores campanhas. O feedback obtido nas redes sociais influencia ainda o serviço final fornecido pela empresa, tendo desempenhado um papel extremamente importante na definição da sua estratégia internacional e evolução ao longo dos tempos.

Conclui-se com este estudo que as redes sociais permitem um maior alcance: As empresas querem a sua mensagem chegue ao maior número de pessoas possível, e para maximizar o seu alcance, é necessário ter uma presença onde as pessoas passam o seu tempo, e cada vez mais, elas passam o tempo nas redes sociais (Halligan & Shah, 2010, p. 89).

Conclui-se ainda que as redes sociais e as comunidades virtuais são essenciais para compreender as atuais mudanças tanto no ambiente de interações pessoais, como no ambiente de negócios, sendo que o potencial do networking promovido por estas plataformas impulsiona as empresas a trabalhar mais rápido, criar e gerenciar mais interdependências e a operar em mercados globais (Kalpic e Bernus, 2006, p. 41).

As redes sociais influenciam a opinião dos consumidores e a Word-of-Mouth existente sobre certa empresa ou produto. Este fator releva-se de extrema importância visto que, de todas as fontes de informação que os consumidores consultam, a Word-of-Mouth é a que tem a maior influência quando chega à altura de tomar uma decisão de compra (Day 1971; Katz e Lazarsfeld, 1955).

O Facebook providencia às empresas uma rede de utilizadores ativos que se fazem usar dos vários recursos, através do seu modelo simples, prático e eficiente e do seu interface rápido e eficaz. As empresas podem, livremente e sem custos, criar uma página comercial ou aumentar a sua exposição internacional através de anúncios pagos (Facebook Ads).

Documentos relacionados