• Nenhum resultado encontrado

de seguida à análise dos dados relativos ao último fórum Este fórum foi lançado pelo professor no dia 2 de Março e a última intervenção teve lugar dia 21 de

5.3 A presença social é indissociável da construção de conhecimento

Fórum 5:Passamos de seguida à análise dos dados relativos ao último fórum Este fórum foi lançado pelo professor no dia 2 de Março e a última intervenção teve lugar dia 21 de

sido dada por concluída em 25 de Março. O tema proposto era “Shopaholics: are you one of them?” e a primeira conclusão que podemos retirar é que o número de intervenções cresceu de forma notável desde o primeiro fórum até este.

No fórum Shopaholics a densidade da rede é de 18,5% o que nos leva a concluir que, embora tenha havido uma melhoria significativa desde o primeiro fórum, a conectividade entre os participantes é ainda muito baixa. Neste fórum todos os alunos participaram, pelo que o nível de inclusividade é de 100%.

Relativamente ao grau de centralidade podemos de imediato concluir, quer pelos dados da tabela 14 quer pela observação do sociograma relativo a este fórum (figura 10) que estamos em presença de uma rede muito mais centralizada com o professor a assumir um papel fulcral já que todos os alunos se lhe dirigem para responder à questão colocada. Por esse motivo o grau de centralização da rede é de 85,6%. Todavia, se não considerássemos essas respostas à questão como interacção com o professor, o panorama seria bastante diferente. Alguns alunos tais como A03, A12 e, especialmente, A13 assumem papéis de destaque pelo número de intervenções e também pelo número de pessoas com as quais estabelecem interacções.

Em termos de proximidade conclui-se que é o professor aquele que obtém o máximo de proximidade de entrada com os alunos, uma vez que, como já foi referido, todos interagiram com ele em algum momento ao longo da discussão. Há um grupo de cinco alunos bastante interventivos com particular destaque para A13 o qual, desde o primeiro fórum, se assumiu como um dos líderes e dos membros mais activos desta plataforma.

Quanto ao nível de intermediação é claramente o professor que apresenta um valor mais alto, seguindo-se A13 com um valor bastante mais baixo e a grande distância A03, A06 e A12. Alguns actores quase não interagem com os outros, tendo-se limitado a opinar sobre o tema ou tendo apenas recebido um ou outro comentário isolado. A dinamização da rede esteve dependente do professor e de um grupo de cinco alunos mais uma vez.

Para melhor compreender o funcionamento desta rede e o papel desempenhado por cada um dos seus participantes é necessário avaliar a localização de cada um dos actores na rede. Os dados obtidos numa análise sóciométrica dão-nos uma perspectiva dos vários papéis e grupos numa rede – quem são os elos de ligação, os peritos, os líderes, as pontes, quem está isolado, onde estão os clusters, quem está no núcleo da rede e quem se encontra na periferia. Esta é uma rede altamente centralizada onde o professor é claramente o nó central. Como qualquer rede muito centralizada trata-se de uma rede que revela algumas fraquezas pois, removido o nó central, muitos dos actores poderiam não ser levados a participar e a rede poderia fragmentar-se. Nestes casos podemos dizer que esse nó central é também um ponto de ruptura. Uma rede menos centralizada é sempre preferível porque não tem um único ponto de fracasso; mesmo que um dos nós centrais desapareça, os outros continuarão a sua actividade. Ainda assim creio que podemos concluir que algo desta rede sobreviveria pois A13 revela-se um nó importante e que congrega muita da actividade existente. A03, A05, A06 e A12 são também nós importantes estabelecendo relações com vários outros intervenientes. Embora talvez não se possa ainda falar de clusters há, claramente, junto a estes nós, uma maior densidade de interacções verificando-se fluxos mútuos ou bidireccionais, e não apenas fluxos unidireccionais. Quanto a A13 pode ser considerado “ponte” uma vez que estabelece relações, tem acesso a informação e ideias provenientes de diferentes grupos ou indivíduos. A01, A04 e A16 são claramente periféricos estabelecendo interacção apenas com o professor. De realçar o maior índice de reciprocidade da rede: um grande número de conexões são bidireccionais (conexões mútuas) o que mostra que se estabeleceram vínculos entre muitos dos actores.

A centralidade visível do professor pode estar ainda relacionada com a função primordial que o professor desempenha no ensino tradicional e que leva os alunos a interagirem, num momento inicial, apenas com o professor ou, por pouca habituação a participar em fóruns de discussão, a dirigirem-se ao professor quando a origem ou destinatário de um comentário é um outro membro.

A evolução existente do fórum The barbie side para o fórum Shopaholics pode ser melhor compreendida observando os dados da tabela 13:

THE BARBIE SIDE PLASTIC SURGERY AN ICON MY IDOL SHOP AHOLICS Densidade da rede 8,8% 7,6 6,4 10,8 18,4% Inclusividade 44,4% 52,6 42,1 68,4 100% Reciprocidade 36,4% 30 46,7 42,3 57,5% Centralidade Geral 32,3% 36,6 27,5 32,7 85,6% Saída 25,9% 21,3 28,4 35,5 50,9% Entrada 20,1% 27,2 22,5 29,6 86,1% Proximidade Entrada 7% 7,3 6,3 9,7 48,9% Saída 7% 7,2 6,3 8,9 27% Intermediação (média) 2,5% 3,6 1,8 8,3 15,2%

Tabela 13 – Quadro comparativo dos cinco fóruns

A análise dos fóruns não pode, no entanto, limitar-se ao número e direcção das intervenções de cada um dos participantes. A evolução em termos de quantidade e forma dessa participação leva a uma evolução em termos de aquisição de saberes. Com efeito, o debate de ideias direccionado para a construção e partilha de conhecimento que estava subjacente à criação de cada um dos fóruns foi feito em íntima relação com as discussões de carácter mais pessoal ou recorrendo a experiências pessoais dos participantes. Se muitos alunos participaram várias vezes no mesmo dia ou em dias diferentes, exercitando assim a leitura e a escrita, tal deveu-se ao forte carácter social que impregnou a maioria dos fóruns, tal como podemos verificar através da análise de conteúdos dos diferentes fóruns, realizada utilizando o software livre Weft QDA (Qualitative Data Analysis).

O primeiro passo a levar a cabo, previamente à utilização do programa, foi uma leitura atenta dos fóruns a fim de reconhecer as unidades de análise presentes e estabelecer as categorias de análise. Tendo em mente que no fórum 5 (F5), o mais extenso, se encontraram 511 unidades de análise chegamos a um total de nove categorias que nos pareceram congregar todo o conteúdo. Uma vez que é nossa intenção fazer uma

comparação entre todos os fóruns, com particular incidência no primeiro (F1) e no último (F5), as mesmas unidades de análise foram aplicadas a todos eles, embora o número de unidades de análise dos primeiros quatro fóruns fosse consideravelmente mais reduzido.

A partir do modelo de análise de conteúdos e considerando como unidade de análise cada frase, expressão ou representação iconográfica com sentido próprio, construíram-se nove categorias. As categorias encontradas referem-se apenas às intervenções dos alunos e repartem-se pelas presenças social e cognitiva. No âmbito da presença social encontramos cinco categorias divididas por três temas – afectividade, interacção e coesão. Com o intuito de facilitar o trabalho, e já que o programa utilizado o permitia, algumas das categorias foram subdivididas tendo assim sido possível chegar a conclusões que nos pareceram pertinentes. Assim, no tema Afectividade foram criadas as categorias Exposição pessoal e Expressão de emoções e no tema Interacção criaram-se as categorias Comentários a intervenções, Questões e Utilização de funções sociais. No âmbito da presença cognitiva foram criadas as categorias Expressão de opinião, Raciocínio, Avaliação e Reflexão.

Para cada uma destas categorias e subcategorias foram elaborados descritores que assentaram na leitura atenta das intervenções feitas. Quando falamos em Exposição pessoal referimo-nos a uma frase ou expressão que revele vulnerabilidade, onde surja um relato ou referência a factos pessoais ou exteriores ao curso. A Expressão de emoções que pode ser uma expressão convencional, ou não, pode também incluir o recurso ao humor, ironia, sarcasmo ou ser uma provocação capaz de suscitar reacções nos colegas. Nos Comentários a intervenções espera-se que os alunos refiram, de forma explícita ou implícita, mensagens de outros, concordando ou discordando, comentando ou acrescentando algo. Os alunos poderão ainda expressar a sua admiração ou elogiar outros participantes. A categoria Questões refere-se, naturalmente, a toda e qualquer questão que o aluno coloque ao grupo ou a outro membro da comunidade relativamente ao tema. A Utilização de funções sociais prevê a utilização de vocativos, nomes próprios, alcunhas ou diminutivos, bem como intervenções de saudação (cumprimentar, despedir-se, assinar) e pedidos de desculpa.

Em termos de presença cognitiva a categoria Expressão de opinião refere-se a toda e qualquer unidade de análise onde seja visível através de marcadores de opinião (I think, I find, In my opinion,…) ou do próprio conteúdo a expressão de uma opinião sobre o tema proposto. Quanto ao Raciocínio, o aluno deverá desenvolver a ideia apresentada e recorrer, para a sua sustentação, a argumentos próprios que advêm do seu conhecimento ou da sua experiência pessoal ou a argumentos externos (recursos online ou outros). O aluno poderá

em Avaliação apresentar conclusões ou juíz sua opinião. Finalmente, a categoria

ser incluídas numa reflexão sobre a forma ou qualidade da participação do aluno ou sobre a ferramenta utilizada, cabend

Uma leitura atenta da tabela 14

envolvimento dos alunos nos fóruns corresponde a uma presença social cada vez mais forte. Há vários momentos da discuss

fórum com um intuito educativo, uma vez que os alunos se desviaram claramente do tema e assumiram conversas e atitudes próprias das encontradas numa rede social ou num

CATEGORIAS Descrição Exposição pessoal Expressão de vulnerabilidad e, relato de factos pessoais ou exteriores ao curso Expressão de emoções Utilização de expressões convencionais de emoção Utilização de expressões não convencionais de emoção Recurso ao humor (provocação, ironia, sarcasmo)

De realçar que foi visível em alguns dias a presença simultânea de vários alunos online lendo, comentando e respondendo continuamente às mensagens que os outros iam colocando. Esta utilização dos fóruns de discussão como s

particularmente evidente no elevado número de unidades de análise encontradas ao nível da utilização de expressões não convencionais de emoção

linguagem iconográfica foi utilizado cento e vinte e s

respectivamente. Os alunos parecem já não conseguir fazer uma i

indicação clara sobre o seu estado de espírito; outras vezes pretendem apenas reforçar o apresentar conclusões ou juízos de valor decorrentes do desenvolvimento da sua opinião. Finalmente, a categoria Reflexão refere-se a todas as intervenções que possam ser incluídas numa reflexão sobre a forma ou qualidade da participação do aluno ou sobre a ferramenta utilizada, cabendo aqui comentários sobre a plataforma ou sobre o fórum.

da tabela 14 permite-nos facilmente concluir que

envolvimento dos alunos nos fóruns corresponde a uma presença social cada vez mais Há vários momentos da discussão em que é impossível adivinhar que se trata de um fórum com um intuito educativo, uma vez que os alunos se desviaram claramente do tema e assumiram conversas e atitudes próprias das encontradas numa rede social ou num

TEMA: AFECTIVIDADE Exemplos F1 Expressão de vulnerabilidad factos pessoais ou exteriores

My name is Sara and... I am a shopaholic You know me LISA , I'm not one of those people ...

Without numbers my life would be perfect. We never went back to eating ice cream on a rainy day 4 TOTAL 4 Utilização de convencionais I LOVE YOU

Never talk to me again 1

Utilização de convencionais Ahahah :P :b :) ;) ¤.¤ -.- +.+ *-* xD : O xDD = D :d <3 :D 15 (provocação,

OMG Chemistry classes are the best! I think there are people who would not care if you walked naked to school… ( If I was a shopaholic, now I would leave home, go out and buy things to forget it)

3

TOTAL 19