• Nenhum resultado encontrado

2.1 REVISÃO SISTEMÁTICA

2.1.2 Segunda e Terceira Fase do Levantamento de Dados

A partir dos resultados do primeiro levantamento no SBGames e no WIT, foi realizado o segundo levantamento, refinando estes dados. A classificação dos artigos nesta segunda fase foi feita a partir da leitura dos resumos e abstracts, baseando-se nos seguintes critérios:

▪ Ter como temática principal jogos e mulheres ou jogos e gênero, ou; ▪ Apresentar no resumo do artigo referência explícita a temáticas sociais

que perpassam gênero e jogos ou assuntos que sejam associados a mulheres dentro da esfera de jogos.

Foram descartados artigos que:

▪ Trabalham com temáticas sociais em jogos, mas não apresentam engajamento explícito com mulheres ou gênero no resumo (do artigo); ▪ Utilizam a terminologia “gênero” não se referindo à categoria social.

Estes critérios tiveram como objetivo verificar a aderência dos artigos encontrados com a pesquisa proposta nesta dissertação. Desta maneira, os artigos foram filtrados, mantendo aqueles cujas temáticas estavam relacionadas à gênero ou mulheres na área de jogos, bem como aqueles que assumem estas temáticas como principais em suas pesquisas. A leitura dos resumos forneceu melhor entendimento a respeito do conteúdo dos artigos, permitindo assim uma classificação mais precisa quanto ao recorte desta dissertação. No processo de aplicação deste método, certos resumos não se mostraram suficientemente esclarecedores quanto a abordar ou não gênero, ou mulheres, enquanto categorias relevantes do trabalho. Com a intenção de não descartar materiais com conteúdo pertinente, ocorreu uma terceira fase de refinamento de dados, consistindo na leitura do artigo completo.

A respeito dos resultados da segunda fase de levantamento de dados no SBGames estão representados pela Tabela 5.

Tabela 5 – Resultado da primeira fase do levantamento do SBGames.

Ano

Total de Artigos publicados nos Anais do

Evento

Primeiro Levantamento Segundo Levantamento

2016 244 88 11

2017 238 86 10

2018 276 115 15

Fonte: Autoria própria.

Em 2016, dentre os 244 artigos publicados, 88 foram selecionados no primeiro levantamento. No segundo levantamento foram encontrados 11 artigos, dos quais 5 possuem referência explícita a temática de gênero, e 6 possuem ligação om conteúdo social que inclui gênero. Em 2017, entre os 238 artigos publicados, 86 foram filtrados no primeiro levantamento e 10 no segundo (8 de temática principal associada a gênero ou mulheres e 2 de temáticas sociais que incluem gênero). Por fim, em 2018, entre os 276 artigos publicados, 115 foram filtrados na primeira fase, e somente 15 se enquadraram no escopo da segunda fase. Dentre estes 15, 10 tem relação direta com gênero, e 5 possuem conteúdo social que pode ser associado a gênero ou mulheres. Como resultado da segunda fase tem-se 36 artigos.

O método anteriormente descrito como “segunda fase do levantamento de dados” foi utilizado nos artigos do SBGames, mas não foi satisfatório em sua aplicação no WIT. Devido à pouca quantidade de informações nos resumos que pudessem confirmar se o conteúdo do artigo tinha relevância para a área de jogos e gênero, fez-se necessário pular direto para a terceira fase. Porém, diferentemente dos artigos da SBGames, que diminuíram de proporção na segunda fase, os artigos que passaram para a fase de leitura do texto completo (terceira fase) equivalem àqueles levantados na primeira fase do levantamento (29 artigos, vide tabela 3 da página 27).

A utilização do termo “carreiras” associado a “tecnologia” e “computação” fez com que parte dos textos não pudessem ser descartados, visto que poderiam trabalhar no texto com a área de jogos como possibilidade de carreira tecnológica.

Neste sentido, baseado na leitura dos textos completos, foram selecionados somente os artigos que apresentaram enfoque na área de jogos na pesquisa, descartando os artigos que apresentavam apenas breves citações à “jogo” ou “game”. Ou seja, restaram somente os artigos que dedicam como parte de sua pesquisa a área de jogos.

É necessário ressaltar que na ACM um dos resultados encontrados não teve aderência com as temáticas de gênero e games, tendo sido descartado durante o processo de leitura. Com os resultados deste levantamento, foram elencados os textos que abordam gênero e jogos ou mulheres e jogos. Estes textos foram selecionados por terem conteúdos que dialogam com esta dissertação, e alguns dele foram incorporados no corpo teórico, o qual será melhor explorado na seção 3. A Tabela 6 apresenta os resultados, após todos os filtros aplicados, do levantamento de dados nos eventos SBGames e WIT, e das bases de dados ACM e IEEE.

Tabela 6 – Resultado do levantamento das bases de dados. Base de Dados

ou Anais de Evento

Palavras-chave Resultados entre 2016-2018

ACM +games +gender +women 14

IEEE +games +gender +women 8

SBGames “gênero” e “mulheres”/

“gender“ e “women” 26

WIT “game” ou “jogos” 13

TOTAL 61

Fonte: Autoria própria.

Neste sentido, alguns resultados serviram como fonte para a criação do corpo teórico nesta dissertação, enquanto outros não se apresentaram como fontes necessárias para o desenvolvimento deste trabalho, sendo excluídos no processo de escrita. Entretanto, os textos retornados pela revisão sistemática puderam também ser catalogados a partir de suas temáticas em comum, ou seja, os temas que eram mais recorrentes, como pode ser visto na Figura 1, a seguir.

Figura 1 – Gráfico das temáticas dos artigos retornados pela revisão sistemática.

Fonte: Autoria própria

Os 61 artigos resultantes da revisão sistemática foram separados entre 9 temáticas: Homens e Saúde mental (1/61); Mulheres nos Campos de STEM (15/61); Gênero e a Área de STEM (3/61); Sexismo em Jogos (2/61); Diversidade e Jogos (11/61); Representações de Gênero em Jogos (10/61), Outros (quando o assunto principal do texto não é gênero – 4/61), Mulheres e Jogos (13/61) e Desigualdades Sociais, Tecnologia e Gênero (2/61). Tal modo de organização possibilitou que os artigos fossem encontrados mais facilmente, tanto no processo de escrita e seleção para a incorporação no corpo teórico da dissertação, quanto para a utilização destes resultados por outras pesquisadoras ou pesquisadores. Uma tabela mais detalhada com as temáticas e os respectivos artigos está disponível em apêndice no final desta dissertação, correspondente ao Apêndice A.