• Nenhum resultado encontrado

Segunda fase: reunião para apresentação dos resultados

5. A COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA MEDIAÇÃO ENTRE O NOVO RECEPTOR E A

6.4 UM OLHAR DA COMUNIDADE DO JARDIM UNIÃO DA VITÓRIA SOBRE A

6.4.1 Relato de experiência

6.4.1.2 Segunda fase: reunião para apresentação dos resultados

Neste item, relatamos os resultados obtidos na reunião organizada com os sujeitos entrevistados na primeira fase. Tivemos como objetivo dar um retorno à comunidade sobre os resultados obtidos na pesquisa, de modo a possibilitar uma reflexão e uma discussão pública a partir de seus pontos de vistas, de sua reinterpretação, como denomina Thompson (1995). Participaram desta reunião dois pioneiros, atuantes nos movimentos populares da comunidade; uma jovem representante do movimento estudantil; um diretor de escola pública da comunidade e um profissional que atua nos equipamentos sociais da comunidade. Estavam presentes também dois monitores e um técnico para a gravação e filmagem da reunião, que foi realizada em uma sala de aula do departamento de comunicação da Universidade Estadual de Londrina, no dia 07/08/2012, entre as 19:30h e 21:30h.

participação do grupo por meio de intervenções e questionamentos, a fim de criar uma esfera pública de debate. Acreditamos que tal objetivo foi alcançado, uma vez que todos, sem exceção, participaram da discussão, avaliaram os resultados e apresentaram propostas para o seu encaminhamento. A reunião foi filmada e gravada, o que facilitou a recuperação da mesma para a realização da análise dos dados. Ao final da reunião, até o técnico presente se interessou em participar das discussões, o que assegurou a característica inclusiva da comunicação pública que amparou o processo de discussão.

Ao final da apresentação dos resultados, lançamos um problema e algumas questões para direcionar o debate:

Questão: Como você avalia a organização da comunidade do Jardim União da Vitória em seu espaço público, no que diz respeito à educação?

Questões orientadoras:

o O que é? (situação atual)

o O que deveria ser? (na sua visão, como deveria ser)

o O que é possível? (na sua visão, o que é possível fazer, realizar) Nessas discussões, nossa atuação enquanto profissional se pautou na perspectiva da ética profissional que defendemos nesta tese, ou seja, assumimos o papel de mediadores entre os interesses públicos presentes na sociedade civil e as forças que atuam na esfera pública, facilitando o debate sobre a temática definida pela comunidade como de interesse público: a política pública de educação.

Acreditamos que é pela via do debate e da deliberação sobre os assuntos de interesse público que a sociedade civil se apodera de sua capacidade de influência sobre o Estado, numa busca por transformá-lo, num novo patamar, que se consolide a partir do processo de participação popular e de solidariedade. Esta é, essencialmente, a função pública da comunicação pública que compartilhamos, qual seja, dar visibilidade e força ao contraditório e plural presente na sociedade democrática.

Em função de atuarmos na comunidade pesquisada há cerca de 20 anos, muitos dos sujeitos-públicos entrevistados participaram de outras atividades de pesquisa ou de extensão que coordenamos. Um dos participantes teceu a seguinte avaliação sobre os resultados da pesquisa:

Regina estou aqui porque conheço e confio em seu trabalho, mas quero dizer que você, desta vez, está apresentando resultados muito profundos e que vão ajudar muito a comunidade a se conhecer melhor. Veio muito ao encontro do que a gente pensava, mas agora o conhecimento está organizado (Célia: rede de políticas públicas, rede de atores e sujeitos

sociais e políticos; rede de pertencimento; rede movimentalista. Pioneira).

Nesta fala, é possível perceber a interação que existe entre este sujeito e o trabalho de comunicação que temos desenvolvido. Esta líder, que é pioneira na comunidade e sua representante em diversos segmentos sociais, tem uma visão crítica e muito politizada a respeito da mobilização social. Neste sentido, seu reconhecimento sobre o real significado da pesquisa e de seus resultados tem importância singular no que se refere à percepção da dimensão alcançada pela comunicação pública quando posicionada na garantia do acesso à voz dos atores legítimos do processo de construção da sociedade democrática.

A partir da apresentação dos resultados da pesquisa, foram deliberadas algumas ações como:

• Abertura de um espaço de debate entre a sociedade civil e os representantes da política pública de educação que atuam na comunidade e na região sul, por meio da participação efetiva destes na reunião mensal das redes intersetoriais que atuam na Comunidade;

• Inserção desta reunião no calendário de atividades dos membros da educação que atuam na região sul da cidade de Londrina;

• Avaliação da necessidade de melhorias na comunicação entre as Escolas e os pais, alunos e a comunidade em geral. Para tanto, foi sugerida a realização de reuniões, entre esses segmentos, para que deliberem, em conjunto, uma forma participativa de encaminhar as discussões dos temas de interesse público que envolvem a questão da educação;

• Avaliação da perda, neste ano, do espaço reservado ao ensino fundamental II e médio, no CAIC (Centro integral de Atenção à Criança), da região, que gerou um impacto negativo entre os jovens, que não encontram um local adequado para realizar atividades culturais e esportivas dentro da comunidade. O CAIC tinha uma proposta educativa inclusiva e democrática, segundo a avaliação dos participantes;

• Avaliação da política pública de educação, considerada alheia aos interesses e ao perfil da Comunidade;

• Avaliação da postura das escolas que orientam os alunos considerados “problemáticos” a se encaminhar ao EJA (Educação de Jovens e Adultos). Caso estes estudantes não tenham idade para frequentar o EJA, é sugerido que esperem fora da escola até atingirem a idade correta para ingressar no projeto. Esta política foi considerada por todos os presentes como uma forma de desmotivar o aluno a frequentar a escola, uma vez que, para este, fica a impressão de que é ‘burro’, o que também foi mencionado na primeira fase da pesquisa;

• Convite à comunidade para participar das atividades promovidas pelas escolas, como, por exemplo, a “Semana Cultural”. Outra sugestão foi a reserva de um espaço, na festa de aniversário da comunidade, para a discussão do tema educação;

• Realização de palestras e reuniões que esclareçam a comunidade sobre seus direitos;

• Organização de uma reunião ampliada da rede intersetorial de políticas públicas, com a participação de representantes das escolas da comunidade, da secretaria de educação e do Núcleo Regional de Ensino, para apresentar os resultados desta pesquisa, que, segundo os participantes, evidenciou questões muito importantes para a avaliação da educação pública existente na comunidade.

Consideramos que esta reunião cumpriu seus objetivos tanto no sentido de devolver ao campo-sujeito da pesquisa os resultados obtidos, como de envolvê-lo no processo de problematização sobre o tema, numa esfera pública democrática.

Para tanto, foram convidados todos os entrevistados, entretanto, nem todos puderam comparecer, alguns por motivos de trabalho, dois deles por motivo de doença, entre outras razões apresentadas. Entretanto, os que se fizeram presentes neste espaço público democrático tiveram uma participação bastante expressiva e importante. Todos, sem exceção, expressaram suas ideias a respeito dos temas apresentados, com liberdade, sem restrições de tempo ou assunto.

Observamos que os participantes têm respeito entre si e na condução dos debates, o que tornou o processo de discussão e deliberação bastante democrático. Outro ponto que vale destacar é a dimensão coletiva que eles têm a respeito do mundo da vida, pois percebem a problemática da educação como uma questão de interesse público, mesmo os que não estão diretamente envolvidos no problema, o que demonstra solidariedade entre seus participantes.

desta esfera pública, havia um profundo conhecimento sobre a realidade da comunidade que estavam ali representando, o que conferia legitimidade às suas opiniões.

Após a apresentação e a discussão exaustiva dos resultados da pesquisa, os participantes chegaram a várias deliberações, como já demonstramos. Entre estas deliberações está a definição de uma reunião com os representantes da educação da cidade com o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa, conforme demonstraremos a seguir.

6.4.1.3 Terceira fase: reunião para apresentação dos resultados da pesquisa aos