• Nenhum resultado encontrado

3. DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO

3.3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.3.2 Segunda parte

Com o objetivo de identificar as representações sociais dos professores acerca do nosso problema de pesquisa, realizamos pesquisa de campo para coletar as concepções que nos permitiram acessar suas representações, utilizando-nos do referencial teórico- metodológico desta teoria. Consoante aos objetivos traçados para o desenvolvimento desta pesquisa, elaboramos os questionários mistos e as entrevistas semiestruturadas utilizados em campo.

É importante evidenciar que os temas propostos tanto nos questionários mistos, como nas entrevistas semiestruturadas, são todos decorrentes da atividade formativa Capacitação de Educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos – REDH BRASIL/MEC, o que equivale a dizer que para os sujeitos entrevistados o conteúdo abordado não se constituiu como uma novidade.

Igualmente destacamos que muito embora as questões formuladas em ambos os instrumentos abordem o mesmo tema, nas perguntas contidas no questionário misto, privilegiamos as representações sociais dos professores quanto à formação predita; as entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como um segundo instrumento de investigação, na qual foram elaboradas questões distintas do questionário misto, com vistas a levantar novos dados que nos permitissem um maior aprofundamento das representações sociais dos professores no que concerne às suas concepções de direitos humanos.

Ainda nesta etapa da investigação, procedemos à delimitação do tamanho da amostra. Neste sentido, algumas variáveis determinaram a definição dos critérios de seleção dos sujeitos participantes; assim, os contatos estabelecidos levaram em conta: estar em efetiva regência de classe em Unidades Escolares Estaduais (U.E.E.), ou estar ocupando cargo comissionado de direção / vice direção das U.E.E.; considerando a pertinência da temática da formação em pauta, outro fator considerado foi a distribuição espacial das U.E.E. de lotação dos professores, cuja prioridade recaiu sobre àquelas localizadas em territórios de vulnerabilidade social do município de Salvador. Por fim, o quantitativo de professores certificados por unidade escolar, foi igualmente um critério utilizado para definição da amostra.

Assim, para que a composição da amostra fosse representativa, estabelecemos que do universo dos 119 professores certificados no município de Salvador, 66% responderiam aos questionários mistos de caráter individual, perfazendo o total de 78 professores selecionados.

Por outro lado, cumpre-nos destacar as dificuldades encontradas na localização dos professores, em função das inúmeras transferências identificadas; neste sentido, dos 78 professores certificados, 19 não mais estavam lotados nas escolas em que concluíram o curso Capacitação de Educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos – REDH BRASIL/MEC, dentre estes: três professores foram transferidos de Salvador para outros municípios; dois professores foram afastados da rede estadual de educação; um professor pediu exoneração e um outro havia saído de licença, perfazendo o total de sete perdas na amostra, o que corresponde a uma diminuição percentual de 9% do universo de professores originalmente selecionados para participação nesta pesquisa.

Dos 12 professores restantes, cinco haviam sido transferidos para outras unidades escolares da rede estadual, e os outros sete, para projetos especiais desenvolvidos pela Secretaria da Educação, distribuídos do seguinte modo: um professor está à serviço do Pacto com Municípios54, e seis professores estão lotados no projeto denominado Ensino Médio com

54

Instituído em 2011, o Pacto com Municípios se constitui como “[...] um dos compromissos do programa Todos pela Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que tem como meta alfabetizar todas as crianças da rede pública até os oito anos de idade.” Disponível em: <http://www.educacao.institucional.ba.gov.br/node/3122>. Acesso em: 27 fev. 2012.

Intermediação Tecnológica (EMITec)55, sediado no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC). No entanto, destes servidores conseguimos a lotação atual56, de modo que foram mantidos no universo da amostra. Assim, dos 78 professores inicialmente selecionados, 71 foram efetivamente entrevistados, o que corresponde a 60% do total de professores certificados no curso no município de Salvador.

Do universo de 60% dos professores selecionados, definimos que 35% seriam escolhidos por amostra aleatória para responderem as entrevistas semiestruturadas de caráter individual, atingindo o total de 25 entrevistas realizadas. Sobre este aspecto metodológico, afirma Spink que “As técnicas verbais são, sem sombra de dúvida, a forma mais comum de acessar as representações. [...] especialmente quando este é referido às práticas sociais relevantes ao objeto da investigação [...].” (SPINK, 2004, p. 100).

Triviños recomenda o uso de entrevistas semiestruturadas nas pesquisas qualitativas, por compreender ser esta uma ferramenta de pesquisa que simultaneamente “[...] valoriza a presença do pesquisador, oferece todas as perspectivas possíveis para que o informante alcance a liberdade e a espontaneidade necessárias, enriquecendo a investigação.” (TRIVIÑOS, 2009, p. 146).

Não obstante o roteiro utilizado nas entrevistas tivesse por escopo assegurar que os depoimentos colhidos em campo versassem sobre os temas centrais que nos propomos a investigar nesta dissertação, não impediu que questionamentos complementares fossem elaborados com vistas ao aprofundamento de determinadas falas dos sujeitos entrevistados.

Neste sentido, procuramos coletar no depoimento dos sujeitos desta pesquisa, as concepções que melhor expressavam suas representações sociais, objetivando, com isso, “[...]

55

Segundo dados fornecidos pelo site da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, “O EMITec dá continuidade aos desafios de levar educação básica de qualidade aos estudantes residentes em localidades do meio rural, com aulas presenciais diárias, via satélite, em tempo real, conectando 408 salas por meio do protocolo IPTV. [...]. Desde 2009, quando foi criado, o EMITec atende a 14.500 estudantes de 292 localidades, em 155 municípios, cumprindo a finalidade de levar a última etapa da educação básica a áreas longínquas do Estado da Bahia”. Disponível em: <http://www.educacao.ba.gov.br/node/3012>. Acesso em: 7 dez. 2011.

56

A relação de lotação atual dos professores certificados no curso de formação continuada Capacitação de Educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos – REDH BRASIL/MEC, foi fornecida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC).

mapear o discurso a partir das dimensões internas da representação: seus elementos cognitivos, a prática do cotidiano e o investimento afetivo.” (SPINK, 2009, p. 131).

Importante ressaltar que antes de iniciarmos as entrevistas, explicitamos os objetivos da pesquisa e pedimos aprovação para gravarmos os depoimentos para posterior transcrição, por meio do termo de consentimento assinado pelo entrevistado. Cada entrevista teve duração média de 30 minutos. Cumpre-nos destacar que o critério de seleção dos sujeitos nesta segunda amostra, foi a disponibilidade de tempo declarada pelos mesmos para participarem da pesquisa.

Estabelecido o tamanho da amostra, passamos à identificação das Unidades Escolares Estaduais (U.E.E.) de lotação dos professores certificados, a partir da relação dos concluintes fornecida pela coordenação do curso Capacitação de Educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos – REDH BRASIL/MEC57, priorizando àquelas que estivessem situadas em territórios de maior vulnerabilidade social do município de Salvador.

Elencados estes dados, buscamos localizar os endereços e telefones das 25 Unidades Escolares Estaduais58 de lotação dos professores certificados no curso, que atendessem às prerrogativas metodológicas estabelecidas para consecução deste estudo, distribuídas, portanto, na região norte (miolo urbano), sudoeste (Subúrbio Ferroviário) e na Cidade Baixa do município de Salvador.

O contato inicial com estas escolas deu-se por meio de contato telefônico, no sentido de confirmar junto à Secretaria ou Direção da unidade escolar, a lotação do professor na escola e os dias e horários em que este ministrava suas aulas, para que pudéssemos agendar nossas entrevistas. Em 90% dos casos, contudo, os agendamentos das visitas às unidades escolares foram realizados com a Secretaria ou Direção da escola, pois, sob a alegação de confidencialidade, os contatos pessoais dos professores não foram disponibilizados. Sucedeu o mesmo no caso dos professores lotados em projetos especiais desenvolvidos pela Secretaria de Educação, mas o primeiro contato, nestes casos, deu-se com as Secretarias dos Projetos.

57

Conforme já mencionado anteriormente, na Bahia, o projeto foi coordenado e executado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (PROEX / UFBA).

58 O site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia oferece estes dados. Disponível em:

De todo modo, o modo pelo qual o agendamento foi efetuado não comprometeu a realização das entrevistas.

De posse destas informações (dias e horários de presença dos professores nas Unidades Escolares Estaduais, bem com sua localização), montamos um calendário de visitas às escolas e ao local de execução dos projetos especiais, respeitando os dias e horários previamente agendados. A coleta de dados no campo empírico foi realizada entre os meses de agosto e outubro de 2011.

As entrevistas foram realizadas ou no horário de intervalo das aulas, ou ao término das mesmas; assim, o número de visitas a uma unidade escolar e ao local de execução dos projetos especiais, para aplicação dos questionários, variou em função do quantitativo de professores certificados lotados na U.E.; no caso das escolas com mais de três professores, novos agendamentos foram necessários para coletar todos os depoimentos. Novos agendamentos também foram efetuados em decorrência de paralisações ocorridas no período de realização da pesquisa de campo, e nos casos de ausência dos professores no dia agendado para realização das entrevistas.