• Nenhum resultado encontrado

3.4 13º SALÁRIO COM IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (IRRF)

4. Rotinas de Demissão

4.13 SEGURO DESEMPREGO

Nesta seção estudaremos o seguro desemprego, criado com base no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sendo um dos benefícios oferecidos pela Previdência Social.

O seguro desemprego tem como finalidade contribuir entre os indivíduos os riscos que estes correm, de ficar desempregados e perder a renda proveniente do trabalho, sua presença contribui para economia de mercado. Portanto, deve ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal. Porém, para que o colaborador possa receber o seguro desemprego deverá seguir algumas regras e estar dentro de pré-requisitos previstos na legislação (BRASIL, 2017).

Ao ser dispensado sem justa causa, deve o trabalhador comparecer a um dos postos de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) visto que o trabalhador terá do 7º ao 120º dia após a data de sua demissão para solicitar o requerimento, devendo ser apresentados os seguintes documentos (BRASIL, 2017):

a. Requerimento do seguro- desemprego;

b. Carteira de Trabalho e Previdência Social;

c. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;

d. Documentos de identificação: Carteira de identidade, CPF ou carteira de motorista;

e. Os três últimos contracheques, referentes aos três meses anteriores ao mês de demissão;

f. Documento com o levantamento dos depósitos e extrato de FGTS;

g. Comprovante de residência.

No ano de 2020 o procedimento foi mais fácil e pôde ser adiantado de forma on-line, sendo possível preencher boa parte das solicitações antes de ter que comparecer pessoalmente a uma agência da Secretaria do Trabalho.

Portanto, o setor do departamento de pessoal precisa emitir o requerimento para entregar na rescisão, no site do Empregador Web - MTE com o certificado digital da empresa ou do escritório de contabilidade é possível preencher ou importar um arquivo que o sistema folha emite. Após concluir o preenchimento ou importar o arquivo, é possível salvar a imagem do requerimento do seguro desemprego (BRASIL, 2017).

O número do requerimento é necessário para o colaborador informar no agendamento online. O cálculo do benefício é obtido com base na média salarial dos últimos três meses, o valor de cada parcela varia de R$ 1.045,00 valor do salário mínimo de 2020 a R$ 1.813,03, enquadrada na respectiva faixa do limite de salário médio da tabela do Seguro-Desemprego, conforme estabelece a Resolução CODEFAT 707/2013 (BRASIL, 2017).

O colaborador terá o direito de receber o valor de seguro desemprego entre três e cinco parcelas, dependendo da quantidade de vezes que o mesmo já fez o pedido e quanto tempo trabalhou antes da demissão (BRASIL, 2017).

Na sequência é possível compreender melhor:

1º pedido: no mínimo 12 dos 18 meses antes da demissão;

2º pedido: no mínimo 9 dos 12 meses antes da demissão;

3º pedido em diante: 6 meses antes da demissão.

No caso do colaborador ter outra ocupação durante o período de recebimento do seguro desemprego este deverá devolver as parcelas recebidas indevidamente, ou seja, enquanto estiver recebendo os valores do seguro desemprego o indivíduo não poderá ter renda de qualquer tipo, inclusive não poderá ter um CNPJ em seu nome, mesmo que a empresa esteja inativa, ou ainda, não poderá estar recebendo outro tipo de benefício do INSS de prestação continuada, como por exemplo, aposentadoria, exceto o auxílio-acidente e pensão por morte (BRASIL, 2017).

Salienta-se ainda que o colaborador em estabilidade provisória na empresa não poderá ser dispensado, salvo por justa causa de forma que seja comprovada (BRASIL, 2017).

ATENCAO

Na sequência, compreendem-se diferentes formas de estabilidades provisórias previstas em Lei (BRASIL, 2017):

a. Colaboradora gestante;

b. Colaborador membro da CIPA;

c. Colaborador dirigente sindical;

d. Serviço Militar;

e. Acidente de Trabalho;

f. Estabilidade;

g. Os demais estipulados em Convenções ou Acordos Coletivos.

AUTOATIVIDADE

1. Criado com base no Fundo de Amparo ao Trabalhador, é considerado um dos benefícios oferecidos pela Previdência Social com a finalidade de contribuir entre os indivíduos os riscos que estes correm de ficar desempregados e perder a renda proveniente do trabalho. Baseado na afirmativa, de qual definição está se referindo? Identifique e assinale a alternativa correta.

( ) Seguro Desemprego.

( ) Seguro saúde.

( ) Seguro família.

( ) Seguro educação.

2. Pode ser definido como um ato faltoso de um colaborador que poderá despertar a desconfiança entre empregador e colaborador, tornando-se assim indetornando-sejável prostornando-seguir a relação de emprego. Batornando-seado na afirmativa, de qual definição está se referindo? Identifique e assinale a alternativa correta.

( ) Rescisão com justa causa.

( ) Demissão sem justa causa.

( ) Rescisão do contrato de trabalho.

( ) Rescisão sem justa causa.

3. É uma modalidade em que o colaborador e o empregador chegam ao consenso sobre a rescisão do contrato de trabalho, visto que o empregador deverá pagar somente parte das verbas rescisórias. Baseado na afirmativa, de qual definição está se referindo? Identifique e assinale a alternativa correta.

( ) Rescisão por acordo.

( ) Rescisão com justa causa.

( ) Rescisão contratual.

( ) Rescisão sem justa causa.

extremamente importante para se realizar os cálculos. Cite quais são os documentos rescisórios necessários.

5. Estudamos que o empregado com contrato de trabalho por prazo determinado poderá ter seu contrato extinto na data pré-definida na admissão, neste caso o empregado terá direito a algumas verbas rescisórias. Baseado na afirmativa cite quais são essas verbas rescisórias.

RESUMO

Nesta Unidade estudamos a respeito da folha de pagamento e a sua finalidade nas empresas, conforme previsto na legislação, compreendendo como apurar horas trabalhadas, horas extras, faltas e atrasos para o fechamento da folha de pagamento.

Estudamos a respeito do controle ponto, identificando três formas para o empregador controlar a entrada e saída dos seus colaboradores, como o controle manual, mecânico e eletrônico.

Vimos nesta unidade os principais tipos de salário e remuneração em uma empresa, sendo: salário; salário profissional; salário normativo; salário por comissões; salário mínimo estadual e o salário de contribuição. Além disso, compreendemos a respeito de horas extras e o reflexo semanal remunerado e o reflexo do DSR nas horas extras.

Na sequência estudamos sobre a insalubridade, vimos que para os empregados que exercem seu trabalho em local insalubre a condição para receber o adicional de insalubridade deve estar no Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho e no Laudo de Insalubridade. Além disso, estudamos sobre a periculosidade, visto que um trabalho periculoso pode estar caracterizado por atividades que põem em perigo a vida do trabalhador.

Vimos a respeito da legislação para o adicional noturno, vale transporte na folha de pagamento, faltas justificadas e não justificadas, faltas por doença, advertências, o cálculo para faltas e atrasos e a tabela de incidências para FGTS, INSS E IRRF.

Ficou alguma dúvida? Construímos uma trilha de aprendizagem pensando em facilitar sua compreensão. Acesse o QR Code, que levará ao CHAMADA

o pagamento do 13 salário com todos os cálculos necessários e prazos para pagamento ao colaborador. Além disso, vimos a respeito de férias, tabela de férias proporcionais, aviso e recibo de férias, fracionamento de férias, férias coletivas e todos os cálculos necessários.

E por fim, estudamos a respeito de rotinas de demissão, compreendendo os principais tipos de rescisão, aviso prévio e a duração do aviso para rescisão do contrato de trabalho, dispensa sem justa causa, pedido de demissão, término de contrato de experiência e todos os cálculos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

PLANO DE ESTUDOS

Preparado para ampliar seus conhecimentos? Respire e vamos em frente! Procure um ambiente que facilite a concentração, assim absorverá CHAMADA

Encargos do Empregador

Documentos relacionados