• Nenhum resultado encontrado

B) SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE ALTA

1. Serviço de Acolhimento Institucional

1.2. Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos

O Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos esta inserido na Proteção Social Especial de Alta complexidade destinado para pessoas idosas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência sem condições de

permanência com a família, com a perda da capacidade de auto cuidado ou em situação de rua e de abandono.

Deve funcionar em unidade inserida na comunidade, com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social com pessoas da comunidade. As edificações devem ser organizadas de forma a atender aos requisitos previstos na regulamentação pertinente12.

A longa permanência é caracterizada quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares.

Idosos com vínculo de parentesco ou afinidade – casais, irmãos, parentes, amigos – devem ser atendidos na mesma unidade, podendo ser incluídos aqueles com deficiência, de modo a prevenir práticas segregacionistas e o isolamento desse segmento.

Usuários:

Idosos com 60 anos ou mais de ambos os sexos independentes e/ou com diversos graus de dependência, sem condições de permanência com a família, com a perda da capacidade de auto cuidado ou em situação de abandono.

Objetivo Geral:

Acolher e garantir proteção integral à pessoa idosa em local de moradia, possibilitando uma vida diária semelhante a da esfera familiar, constituindo um espaço de proteção social e de direito de cidadania.

Objetivos Específicos:

Objetivos Específicos Atividades

1..Acolher o Idoso em caráter permanente e diuturno, proporcio- nando cuidados especializados para a satisfação das neces- sidades de moradia, alimentação, saúde, higiene, convivência e proteção social.

1..Cuidados especializados permanentes: alimentação diária, higiene pessoal, do vestuário e de saúde; 2. Avaliação e Acompanhamento nutricional;

3. Reuniões para escuta e orientação dos idosos sobre a vida cotidiana do abrigo estimulando a participação comunitária entre os residentes de diversos graus de dependência.

2. Apoiar o desenvolvimento da auto-estima, do autocuidado, de habilidades sociais, e de aptidões pessoal, oferecendo oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia.

1. Atendimento Psicossocial; 2. Dinâmicas com vivência grupal;

3..Palestras para a promoção da auto-estima; 4. Acompanhamento Social e terapêutico. 5. Palestras socioeducativas.

3. Promover programações culturais, de lazer, de esporte e ocupa- cionais internas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades dos idosos.

1. Comemorações de aniversários; 2. Comemorações de datas festivas;

3..Atividades físicas, práticas esportivas e recreativas. 4..Promover acesso à rede socio-

assistencial, aos demais Órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas

1..Orientações e apoio às Solicitações de: 2ª via de documentos, Benefícios junto ao INSS, etc;

2. Encaminhamento e/ou acompanhamento a rede de saúde.

12

ANVISA - RDC 283/ 2005; ABNT NBR 9050-31052004 de 31.05.04 que estabelece normas para acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, além de legislação municipal vigente (Plano Diretor, Código de Edificações, Normas de Prevenção de Incêndios e outras).

setoriais.

5..Desenvolver a criatividade, as aptidões específicas e as potencialidades individuais em relação à independência e ao autocuidado por meio da partici- pação em atividades internas e externas da vida diária de interesse e desejo dos idosos.

1. Oficinas laborterápicas;

2. Oficinas de artesanato, terapia em grupo, aulas de arte terapia, jogos etc.;

3..Oficinas artísticas, culturais, de lazer, recreação e desporto, bem como atividades grupais de socialização oferecidas nos espaços comunitários; 4..Participação em centros de convivência,

associações, clubes e outros.

Provisões Institucionais, Físicas e Materiais:

Alimentação; sala para equipe técnica; sala de coordenação/atividades administrativas; quartos com condições de repouso e privacidade; espaço de estar e convívio; espaço para guarda dos pertences pessoais de forma individualizada; espaço para guarda de documentos; instalações sanitárias para higiene pessoal com privacidade e com adaptações para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida; cozinha, despensa e refeitório; iluminação e ventilação adequadas; limpeza e conservação do espaço; acessibilidade em todos os ambientes; computador com configuração que comporte sistemas de dados e provedor de internet de banda larga; contrato de prestação de serviço firmado entre a instituição e o usuário; banco de dados de seus usuários e da rede de serviços do território.

Aquisições dos Usuários:

Ser acolhido em suas demandas, interesses, necessidades e possibilidades; ter acesso a ambiente acolhedor e espaços reservados a manutenção da privacidade do usuário e guarda de pertences pessoais; ter sua identidade, integridade e história de vida preservadas; ter acesso à documentação pessoal; ter acesso à rede socioassistencial, benefícios, BPC; ter acesso aos serviços das demais políticas públicas; ter oportunidade de avaliar as atenções recebidas, expressar opiniões e reivindicações; conhecer seus direitos e como acessá-los; ter acesso a experiências para relacionar-se e conviver em grupo; ter endereço institucional como referência; ter atendimento profissional de apoio e orientação; ter acesso a alimentação em padrões nutricionais adequados e adaptadas as necessidades específicas.

Indicadores de Avaliação do Serviço:

 80% da solicitação de acolhimento institucional atendida;  10 % dos idosos com vínculos familiares restabelecidos;  20% de idosos participando de atividades da comunidade;

 40% de participação dos usuários nas atividades realizadas no serviço.

Fontes de Verificação:

Relatórios Consubstanciadose Relatório anual de atividades/Cumprimento do Objeto.

Recursos Humanos:

Equipe de Referencia para cada 30 usuários

Função Carga Horária Quantidade

Coordenador 40hs/semanais 1.(preferencialmente Assistente Social)

Assistente Social 30hs/semanais 1.

Nutricionista 20hs/semanais 1.

Profissional para desenvolvimento

de atividades socioculturais 20hs/semanais

1 (de acordo com a programação estabelecida e com conhecimento na área

Cuidador 44hs/semanais 6ção/capacitação específica).(nível médio e qualifica- Serviços Gerais 44hs/semanais 5 (nível fundamental)

Funcionamento:

Ininterrupto, 24 horas diárias.

Unidade:

Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI, administrados por organizações sem fins econômicos.

Forma de Acesso:

Demanda encaminhada e/ou validada pelos CREAS, Ministério Público ou Poder Judiciário e de forma espontânea.