• Nenhum resultado encontrado

Sessão de sensibilização “Formação em Queimados:

O tema da presente ação de formação surgiu da necessidade de sensibilizar a equipa interdisciplinar para a importância da formação na sistematização do exame e tratamento emergentes da Pessoa Grande Queimada. É uma ação de formação que pretendemos realizar, também, e à posteriori, a nível do Serviço de Urgência e na VMER do HSJosé pela pertinência que a mesma tem na consecução do presente projeto: o de garantir a continuidade dos cuidados de Enfermagem à Pessoa Adulta Grande Queimada.

Enquanto aluno de enfermagem do presente mestrado que está a estagiar na UQ do HSJosé, CHLC, e enquanto enfermeiro a nível pré-hospitalar (VMER São José) e intra- hospitalar (Sala de Emergência), senti a necessidade de despertar a importância para a uniformização da abordagem, de conceitos e registos pelo que a presente formação constitui- se fulcral para a prossecução do projeto em curso. Aproveitei o facto de ter realizado o Emergency Management of Severe Burns (EMSB) que me serviu de base teórica-prática nas ações de formação e simultaneamente para despertar interesse nos colegas por forma a perspetivar uma formação especializada de queimados a nível intra-hospitalar.

A ideia foi acolhida com bastante recetividade pela Enfermeira Chefe referindo que a ação de formação se constitui de grande importância nesse sentido. A nível do corpo médica falei com o responsável pela anestesiologia da UQ, o Dr. Tornesi, que também foi perentório quanto à sua elaboração dada a sua importância. Falei com mais dois médicos da especialidade de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva (CPR) que acederam participar e que, também eles, referiram ser uma ideia que irá aumentar a qualidade dos cuidados prestados. Por último falei com a Dra. Paula Antunes, médica responsável da CPR nos queimados, e neste momento aguardo feedback da sua parte. Tendo em conta esta conjetura poder-se-á dizer que se abriram as portas para a criação deste curso institucionalmente sendo que a

presente formação poderá ser o princípio de um novo projeto na área dos queimados. Uma vez mais houve uma convergência de todas as partes (professoras tutoras Florinda Galinha e Rebelo Botelho, enfermeira orientadora do local de estágio Patrícia Costa e enfermeira chefe Madalena Amorim). Ficou definida que a mesma seria realizada no mês de Dezembro, em data a definir.

Assim, e após reunir com a Srª Enfª orientadora Patrícia Costa por forma a discutir e selecionar os conteúdos da ação de formação a apresentar, recorri ao powerpoint enquanto recurso didático que serviu de base à elaboração dos diapositivos que iriam suportar a ação de formação.

No início da segunda quinzena de Novembro planeámos a ação de formação. Reunimos com a Srª Enfª responsável pela sessão de sensibilização e ficaram definidos a data de apresentação, o local de realização e o material didático que iria ser necessário para a efetivar. De seguida foram apresentados os conteúdo às professoras tutoras.

Após feedback positivo procedeu-se à elaboração do plano de sessão para a nossa ação de formação bem como à redação de convites e criação de cartazes (que mais tarde seguiram por e-mail para todos os enfermeiros da UQ através da enfermeira responsável pela formação e através de mim para dois médicos da UQ solicitando o seu reencaminhamento).

O tempo previsto para a ação foi de 45 minutos, sendo que os primeiros 5 minutos serviriam para a apresentação do tema e sua pertinência bem como apresentar os objetivos gerais e específicos. Nos 30 minutos seguintes iríamos: 1) Dar a conhecer cursos de formação avançada em queimados a nível mundial de forma a sensibilizar para a sua importância e implementação; 2) Definir as etapas da abordagem ao doente Grande Queimado; 3) Refletir sobre a prática de cuidados ao Grande Queimado na abordagem inicial; 4) Perspectivar a formação futura no CHLC: uniformizar práticas e linguagem. Utilizou-se ainda a atividade de grupo brainstorming com o intuito de discutir acerca da importância e pertinência da criação de um curso de SAV em queimados na instituição.

Os 10 minutos finais foram utilizados para fazer uma síntese da ação, proceder ao esclarecimento de dúvidas e avaliação da mesma utilizando um questionário em vigor no CH.

A apresentação da ação de formação decorreu no dia 17 de dezembro de 2012 às 15h:15 na sala de enfermagem da UQ, tendo assistido à mesma 26% dos enfermeiros da unidade, 2 alunas do 4º ano de Licenciatura e a Professora Tutora Florinda Galinha. A referir que houve um ligeiro atraso no começo da formação, devido a condicionantes da própria unidade. A salientar a presença da Enfermeira 2º elemento e da enfermeira responsável pela formação no serviço. Não esteve presente nenhum médico. Os métodos utilizados foram o diretivo (expositivo e interrogativo) e o ativo (discussão em grupo e brainstorming) de forma a motivar e despertar interesse nos formandos e assim desencadear interação.

No final da ação de formação o feedback obtido foi bastante positivo já que, e na sequência do brainstorming realizado, foi sublinhado, uma vez mais, a importância de formação comum transversal aos profissionais do CHLC que têm ao seu cuidado pessoas vítimas de queimaduras, nas várias áreas de atuação desde a Emergência Pré-Hospitalar, passando pelo Serviço de Urgência e até às Unidades de Cuidados Intensivos.

Foi igualmente apresentado o projeto de construção de uma folha de registo que permita garantir a continuidade dos cuidados de Enfermagem à Pessoa Adulta Grande Queimada e solicitada a participação dos peritos da unidade na construção da mesma, através da crítica construtiva. A disponibilidade foi total pelo que foram informados que neste momento falta terminar o conjunto de conteúdos que irão ser colocados na mesma para posteriormente se proceder à análise por parte dos peritos.

No final da ação foi solicitado aos participantes que realizassem uma avaliação da mesma, utilizando como instrumento a grelha de avaliação em utilização no Centro Hospitalar e que permite aos formandos fazer uma avaliação global da formação e uma avaliação do formador e da metodologia utilizada. Deste modo é possível constatar na tabela seguinte que a maioria dos participantes “concordou totalmente” com os critérios de avaliação.

Tabela 1 - Apreciação global da ação de formação "Formação em Queimados: ABCDEFluidos”.

Critérios a avaliar Discorda

Totalmente Discorda Concorda

Concorda Totalmente As suas expetativas em relação à

formação foram atingidas --- --- 30% 70%

Os objetivos da formação foram

atingidos --- --- 30% 70%

Para a sua atividade profissional a

atividade foi útil --- --- 30% 70%

aquisição/consolidação de conhecimentos

A teoria foi relacionada com a

prática --- --- 20% 80%

A formação apresentou bom nível

técnico-pedagógico --- --- 10% 90%

Foram abordados todos os pontos

que considerou importantes --- --- 20% 80%

A documentação distribuída

possui qualidade --- --- 20% 80%

Os audiovisuais utilizados foram adequados à mensagem

transmitida --- --- 30% 70%

A duração da formação foi

adequada --- --- 30% 70%

O horário da formação foi

adequado --- --- 30% 70%

Em relação à avaliação dos participantes no que concerne ao formador e respetiva metodologia utilizada, constatou-se que, de um modo geral, a avaliação efetuada foi em “muito bom”, como se pode verificar na tabela 2.

Tabela 2 - Avaliação do formador e metodologia da ação de formação "Formação em Queimados:

ABCDEFluidos”.

Critérios a avaliar Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Domínio dos conteúdos

apresentados --- --- 10% 90%

Facilidade de transmissão de

conhecimentos --- --- --- 100%

Clareza na transmissão dos

conhecimentos --- --- --- 100%

Capacidade de motivar, despertar

interesse nos formandos --- --- 20% 80%

Interação com o grupo --- --- 10% 90%

Interesse demonstrado no

esclarecimento de dúvidas --- --- --- 100%

Gestão de tempo --- --- 20% 80%