• Nenhum resultado encontrado

Como forma de realizar a dimensão sócio-transformadora o Setor está inserido no Plano de Pastoral para servir a todas as dimensões da ação da Igreja, tanto no seu interior como no relacionamento com o mundo. A fim de contribuir na realização do Objetivo Geral o Setor procura desenvolver sua ação junto aos comunicadores e aos usuários para que ambos tenham consciência de sua responsabilidade frente às mensagens que emitem e que recebem. É preciso criar sempre mais consciência da importância da Comunicação para a ação evangelizadora da Igreja e o que ela significa dentro da complexidade social.

Atividades permanentes:

- Promoção, organização e animação das Equipes Regionais de Comunicação, a fim de sempre mais integrar e dar sentido de unidade à Pastoral da Comunicação.

- Estimular e participar da vida e iniciativas das Entidades de Comunicação (UNDA/BR, UCBC, OCIC/BR etc.).

- Preparar subsídios para o Dia Mundial das Comunicações, Mês Vocacional etc.

- Promover e participar das reuniões anuais das Editoras Católicas, como forma de entrosamento entre si e com a CNBB.

- Promover Encontros anuais com Diretores de Jornais, Revistas Católicas e produtores de meios audiovisuais.

- Participar de Congressos, Seminários, Assembléias e encontros promovidos por entidades de Comunicação, quer nacionais, quer internacionais, especialmente dos promovidos pelo DECOS/CELAM.

- Estimular a produção e divulgação de documentos da Igreja em linguagem popular, nas diversas publicações de Igreja.

- Procurar e ocupar espaços nos Meios de Comunicação para fazer uma comunicação realmente libertadora.

- Descobrir novas formas de contacto com profissionais de Comunicação que têm afinidade com a Igreja a fim de que sejam uma presença cristã nos Meios de Comunicação “neutros”.

- Acompanhar a formação dos profissionais católicos e dos futuros padres.

- Produzir, e colocar à disposição dos Meios de Comunicação Católicos subsídios sobre temas de atualidade.

- Estimular a criação de prêmios de comunicação em níveis diocesanos e regionais.

- Estudar e fazer estudar o código de ética da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT) à luz dos preceitos constitucionais a serem regulamentados.

Presença junto às escolas de comunicação e instituições católicas de ensino superior (Nº PD 6.1)

Suscitar reflexão sobre a identidade e a responsabilidade das Instituições Superiores de Ensino, a fim de levar os futuros profissionais a assumirem seus compromissos com a sociedade de forma responsável e assim venham a ser agentes de transformação na área de Comunicação.

JUSTIFICATIVA

Vem se percebendo que nas Instituições Católicas de Ensino Superior deveria haver clareza e compromisso com os grandes princípios e causas da Igreja e da Sociedade. Uma reflexão com os responsáveis pelas mesmas poderia ajudar a rever a origem, identidade e finalidade das Instituições, num momento em que a própria Igreja Universal está preocupada e buscando caminhos de maior compromisso de suas Instituições com a Sociedade.

RESPONSÁVEL

Setor de Comunicação juntamente com: Pastoral Universitária OSIB, ABESC e UCBC. PRAZO

2º semestre de 93, nos Regionais 1º semestre de 94, Encontro Nacional

Encontro anual dos bispos e coordenadores regionais (Nº PD 6.2) OBJETIVO

Oferecer oportunidade de formação aos que assumem a pastoral da Comunicação nos Regionais. Avaliar os trabalhos feitos nos Regionais ao longo do ano e elaborar, em conjunto, as principais linhas de ação, a fim de procurar uma atividade integrada que possa marcar mais profundamente a ação da Igreja no Brasil na área de Comunicação. JUSTIFICATIVA

Constata-se que existem muitas atividades nos Regionais e Dioceses, mas muitas vezes são atividades estanques e isoladas, sem maiores repercussões na ação do conjunto. Esse Projeto, além de procurar formar as pessoas para a atuação na área de Comunicação, quer também criar o espírito de ação conjunta para que todas as atividades tenham maior integração e repercussão na opinião pública. Sem Equipe Regional dificilmente existirá a Diocesana com todas as suas implicações. Este Projeto é fundamental para o Setor.

RESPONSÁVEL: Setor de Comunicação e Assessoria de Imprensa PRAZO: 29 de junho a 2 de julho de 1993

Encontro nacional de liturgia de rádio e TV (Nº PD 6.3) OBJETIVO

Continuar a reflexão sobre a Liturgia em Rádio e TV. JUSTIFICATIVA

A celebração da missa na televisão e rádio é um fato constatado em muitas Igrejas Particulares. É necessário aprofundar o sentido dessa celebração, a adequação da linguagem ao meio, conseqüências pastorais e como essa celebração pode ser vivida através da recepção, via meio eletrônico. Iniciada em 1972 já aconteceram cinco encontros nacionais e latino-americanos no Brasil. São todos aspectos a serem refletidos. Percebe-se que é um fato quase inédito, esse tipo de encontro e reflexão, quer em nível de América Latina quer em nível universal, como o comprova o interesse pelas duas publicações sobre o assunto na Coleção “Estudos da CNBB”, números 33 e 48.

RESPONSÁVEL

SEPAC PRAZO

Outubro de 1992 26 a 29 de julho de 93

Pesquisa sobre a presença das igrejas nos MCS (Nº PD 6.4) OBJETIVO

Ver o que a Igreja está fazendo e como está atuando junto e através dos Meios de Comunicação, para assumir um trabalho mais profissional, sendo presença constante e eficaz.

JUSTIFICATIVA

Sabe-se que há muitos programas em rádios, muitas publicações regionais e locais. Mas não se sabe, exatamente o que é feito e como é feito. Este Projeto quer ser uma tentativa de perceber o que há e a partir de então elaborar outros Projetos na área de capacitação das pessoas para uma ação mais eficaz.

RESPONSÁVEL: Setor de Comunicação CERIS PRAZO: 1993/1994

Prêmio anual “Margarida de Prata” (Nº PD 6.5) OBJETIVO

Continuar promovendo as produções cinematográficas nacionais, estimulando, assim, os cineastas para produzirem novos filmes perpassados de valores humanos, cristãos, artísticos e culturais.

JUSTIFICATIVA

Este prêmio vem sendo concedido pelo Setor, há 25 anos. É muito valorizado pelos cineastas, que vêem nele um reconhecimento da Igreja ao seu trabalho. É uma forma também de a Igreja entrar nesse meio da produção cinematográfica, estimulando produtores, cristãos ou não, a realizarem obras que contribuam para a cultura e memória histórica de nosso povo. Nos últimos anos muitas produções em torno da questão dos direitos humanos, terra, negro, índio, foram produzidos, alguns certamente estimulados pela ação da Igreja.

RESPONSÁVEL: Setor de Comunicação OCIC/BR. PRAZO

Março de 1993: júri

5 de maio de 1993: entrega

Reuniões da equipe de reflexão do setor (Nº PD 6.6) OBJETIVO

Formar uma equipe de Assessoria na área da Comunicação que ajude a refletir sobre os Caminhos da Comunicação no país, produzindo subsídio.

JUSTIFICATIVA

A experiência com esta Equipe de Reflexão tem 12 anos e é um dos Projetos mais importantes do Setor. É também um importante espaço de troca de experiências por parte dos integrantes da Equipe em relação às Entidades que representam ou as áreas de Comunicação em que atuam. Dada a complexidade da área de Comunicação em relação à ideologia e tecnologia, seria impossível levar adiante algumas iniciativas sem essa Equipe. É uma experiência que já vem sendo iniciada também por outros países da América Latina e também por outros Setores da Pastoral na Igreja do Brasil.

RESPONSÁVEL: Setor de Comunicação PRAZO 29 de março de 1993 15 de junho de 1993 20 de setembro de 1993 29 de novembro de 1993

Diálogo com responsáveis maiores pelas televisões no Brasil (Nº PD 6.7) OBJETIVO

Encontrar caminhos para que a TV seja uma contribuição humanizadora da sociedade brasileira.

JUSTIFICATIVA

Diante da inegável influência da TV na opinião pública e face à complexidade desse moderno meio de comunicação e da pouca familiaridade da Igreja nesta área, queremos iniciar busca de diálogo. Terá importância especial neste Projeto a participação da União Brasileira de Radiodifusão Católica (UNDA/BR) já que seu objetivo é atuar junto à Rádio e Televisão.

RESPONSÁVEL

Setor de Comunicação

Presidência da CNBB: 1994/1994 UNDA/BR

Vicariato da Comunicação de São Paulo PRAZO

Abril de 1993 Junho de 1993 Setembro de 1993 Novembro de 1993

Curso de comunicação para bispos (Nº PD 6.8) OBJETIVO

Refletir e discutir com os Senhores Bispos as conclusões de Santo Domingo. Estudar o processo da Comunicação na Igreja e da Igreja.

JUSTIFICATIVA

A presença da Igreja na sociedade e a própria Pastoral Urbana não podem prescindir da Comunicação. A própria Evangelização não deixa de, antes de tudo, ser um processo de Comunicação. Importa, pois, conhecer o processo da Comunicação, para torná-lo ativo na Igreja.

RESPONSÁVEL: Setor de Comunicação, SEPAC e UCBC. PRAZO

1993/1994

2º semestre de 1993: preparação 1º semestre de 1994: realização

Encontro de bispos e congregações religiosas proprietárias de emissoras de rádio e TV (Nº PD 6.9)

Unir as emissoras em vista de melhor aproveitamento de recursos de pessoas e equipamentos e formar sua identidade católica. Discutir as vantagens de maior profissionalização das emissoras.

JUSTIFICATIVA

Contando com a realidade do projeto IGREJA-SAT, as oportunidades de união e de aproveitamento de recursos se multiplicam, criando novas maneiras de ser emissora com característica católica. Além da união, se faz evidente a necessidade do profissionalismo, para usar os recursos disponíveis.

RESPONSÁVEL: UNDA e Setor de Comunicação PRAZO: 1º a 3 de dezembro de 1993

Teologia da comunicação (Nº PD 6.10) OBJETIVO

Aprofundar a fundamentação teológica da Comunicação. JUSTIFICATIVA

Além da própria fundamentação teológica da Comunicação, preparar o Encontro Latino-Americano sobre Teologia da Comunicação. A realização de um Seminário preparatório, com especialistas teólogos e comunicadores, irá elaborar um texto para desencadear a reflexão teológica sobre a Comunicação em encontros posteriores, a nível nacional.

RESPONSÁVEL

Setor de Comunicação (Seminário) CELAM (Encontro Latino-Americano) PRAZO

Agosto de 1993: Seminário preparatório

2º semestre de 1994: Encontro Latino-Americano

Encontro nacional de imprensa escrita católica (Nº PD 6.11) OBJETIVO

Discutir propostas concretas em vista da criação de uma “agência católica de notícias” e de uma “associação” dos jornais e revistas católicas.

JUSTIFICATIVA

Uma associação dos jornais e revistas católicas poderá coordenar as forças da imprensa católica do Brasil, com mais possibilidades de articulação. Será encarregada de promover os encontros anuais com temas de interesse do dia-a-dia dos jornais e revistas.

Quanto à “Agência de notícias”, ela é fundamental para a imprensa católica (como o é para a imprensa em geral).

RESPONSÁVEL: Setor de Comunicação e UCBC PRAZO: 12 a 14 de junho de 1993