• Nenhum resultado encontrado

Setor 4 Estuário Santista/Canal do Porto de Santos

6.3 Setor 3 Estuário/Canal de São Vicente

6.4. Setor 4 Estuário Santista/Canal do Porto de Santos

6.4.1 – Evolução da linha de costa

A dinâmica estuarina e os processos de fixação das linhas de costa promovida ao longo do estuário e do Canal do Porto impedem uma avaliação significativa das variações naturais ocorridas ao longo das margens estuarinas no período de análise considerado.

6.4.2 - Intervenções nas margens dos canais

Na cidade de Santos parte da ocupação ocorreu seguindo os padrões de desenvolvimento da cidade a partir da instalação dos canais e dos arruamentos. Esta área de maior desenvolvimento corresponde à área compreendida entre a porção central da Ilha (morros) e os limites, da orla de Santos (Sul), do porto (Leste) e da

A porção central da Ilha ainda conta com os morros, cuja ocupação não tem interferência direta na dinâmica que atua na circulação dos canais que a circundam.

O Quadro 6.4.2 apresenta os resultados do cadastro de indicadores ambientais do Setor 4, o registro fotográfico das intervenções encontra-se no Apêndice B.

Quadro 6.4.2. Cadastro de Indicadores Ambientais do Setor 4

Trecho da Margem do Canal Características Gerais Ambientes Indicadores Ambientais Características

Desde a estrada do canal do porto até a o largo de Santa Rita

Margem direita do canal do Porto de Santos

Muro com função de conter e orientar a margem direita do Canal do Porto, com vistas a facilitar e garantir a atração das embarcações junto à margem. Desde a entrada do canal do porto até a

o largo de Santa Rita, na margem direita e Desembocadura do Canal de Bertioga na margem esquerda

Aterro do porto margens esquerda a direita

• Margens de canal Aterros pavimentados nas margens direita e esquerda do Canal do Porto, sobre os quais se desenvolve o porto. Sobre este aterro estão fixados terminal de passageiros, armazéns, pátios, cais, linhas férreas, terminais graneleiros,e terminais de cargas gerais.

Bairros Conceiçãozinha e Prainha em trechos da margem direita do canal de Santos, em Vicente de Carvalho

Invasões de margens de canais estuarinos. Área de risco a ocupação.

• Margens de canal;

• Mangues

Residências de baixa renda implantadas sobre palafitas conectadas à margem esquerda do Canal de Santos. Corresponde ao prolongamento dos bairros de Conceiçãozinha e Prainha, em Vicente de Carvalho, Guarujá. Neste tipo de ocupação é comum a supressão de vegetação ciliar, inclusive de mangues.

Em trechos da margem direita do canal de Santos, Vicente de Carvalho

Estaleiros em Vicente

Carvalho • Margens de canal

Estaleiros de pequeno porte, geralmente dispondo de rampas de acesso às águas do canal do Porto.

Canais retificados afluentes do rio do Meio. Próximo a entrada do Canal do Porto de Santos. Estaleiro próximo à entrada do Canal de Santos • Margens de canal; • Mangues

Complexo Industrial e Naval do Guarujá. Indústrias destinadas à fabricação e reparos de embarcações de pequeno a médio portes. Desenvolvem-se em antigos canais afluentes do rio do Meio, que foram alargados, retificados e aprofundados. Estas estruturas ocupam antigas áreas de mangue.

Limite superior do margem esquerda do Canal de Santos

Muro de contenção dos aterros da Base Aérea de Santos

• Margens de canal Muro de contenção e orientação da margem esquerda do Canal de Santos, no trecho que delimita a base aérea de Santos.

Margem direita defronte ao largo do

Canéu Porto de Alemoa

• Margens de canal;

• Mangues

Terminal de granel líquido em forma de “T“, implantado dentro das águas do Canal.

Entrada do canal do Porto de Santos, junto à desembocadura do rio Santo Amaro

Marinas (Clube Náutico do

Guarujá) • Margens de canal

Marinas localizadas na desembocadura do rio Santo Amaro e rio Icanhema. A desembocadura destes cursos d’água foi retificada e seus leitos aprofundados. Estas estruturas ocupam antigas áreas de mangue.

Entrada do canal do Porto de Santos

Canais tributários do Canal do Porto (margem esquerda) retificados

• Margens de canal;

• Mangues;

• Gâmboas

Retificação das margens dos rios do Meio e Icanhema. Margem esquerda da entrada do Canal

do Porto de Santos. Bairro de Santa Cruz dos Navegantes

Bairro residencial de baixa

renda • Margens de canal

Bairro assentado sobre uma faixa estreita da costa, sendo ocupado na sua totalidade. A faixa de areia é restrita e chega a ser inexistente por ocasião das marés cheias. As residências são, por vezes, protegidas da ação das marés e das ondas por muros ou blocos de rochas.

Pontos de ocupação irregular na margem esquerda do Canal de Santos.

Invasões de margens de canais estuarinos. Área de

• Margens de canal;

• Mangues;

Lançamento de resíduos sólidos domésticos e industriais de ocupações. Lançamento de efluentes domésticos (esgoto) das moradias irregulares e

As intervenções que ocorrem no estuário santista caracterizam-se principalmente pela implantação do porto e de suas estruturas associadas, além das intervenções decorrentes da implantação do complexo náutico existente (Figura 6.4.2).

Figura 6.4.2 - Porto de Santos (a esquerda) e Complexo Náutico do Guarujá (a direita), foto aérea de 2000, escala original 1:25:000, fonte: BASE. Observar a implantação de obras nas desembocaduras dos rios do Meio e Icanhema. Observa-se a retificação e abertura de muitos destes canais para a implantação destas estruturas náuticas.

Com base nos trabalhos de navegação e análises de fotografias aéreas e imagens de satélites, primeiramente foram registradas as estruturas do porto correspondem aos aterros nas laterais nos canal em Santos e no Guarujá (Vicente de Carvalho), e os muros de contenção que sustentam estes aterros. Os aterros ocorrem desde a entrada do canal do porto até a o largo de Santa Rita, na margem direita, e na desembocadura do Canal de Bertioga, na margem esquerda. Sobre os aterros está fixado o terminal de passageiros, armazéns, pátios, cais, linhas férreas, terminais graneleiros, e terminais de cargas gerais. Os muros têm a função de conter e orientar a margem direita do Canal do Porto, também de garantir a atração das embarcações junto à margem. Os muros fazem parte da estrutura dos aterros e se estendem desde a entrada do canal do porto até a o largo de Santa Rita.

Este tipo de intervenção também está presente na Base Aérea de Santos, localizada no limite superior da margem esquerda do Canal de Santos. O muro ali tem

a função de contenção do aterro e de orientação da margem esquerda do Canal de Santos, no trecho em que delimita a base aérea.

Defronte ao porto em Santos, em Vicente de Carvalho (margem esquerda do canal de Santos) foram registradas ocupações irregulares por palafitas, correspondem às invasões nos Bairros Conceiçãozinha e Prainha. São residências de baixa renda implantadas sobre palafitas conectadas à margem esquerda do Canal de Santos. Corresponde ao prolongamento dos bairros de Conceiçãozinha e Prainha, em Vicente de Carvalho, Guarujá. Neste tipo de ocupação é comum a supressão de vegetação ciliar, inclusive de mangues. Em decorrência deste tipo de ocupação, caracterizada pela ausência de saneamento básico, é comum o lançamento de resíduos sólidos e efluentes domésticos (esgoto), diretamente sobre as águas dos canais.

Ao norte do porto de Santos, especificamente na margem direita do Canal do Porto, defronte ao largo do Canéu ocorre o Porto de Alemoa, terminal de granel líquido em forma de “T“, que se projeta perpendicularmente à margem do canal para o interior do mesmo.

Ao sul do Porto de Santos, nas proximidades do encontro do Canal do Porto com a Baía de Santos, foi implantado um complexo náutico constituído por estaleiros e marinas. Para a implantação deste complexo foram realizadas uma série de intervenções, principalmente nos rios tributários ao Canal do Porto.

Próximo a entrada do Canal do Porto de Santos, especificamente nos afluentes do rio do Meio encontra-se o Complexo Industrial e Naval do Guarujá, composto por indústrias destinadas à fabricação e reparos de embarcações de pequeno e médio portes. Estas indústrias foram instaladas em áreas correspondentes a antigos canais afluentes do rio do Meio, que foram alargados, retificados e aprofundados. Parte destas estruturas náuticas ocupa antigas áreas de mangue.

Da mesma forma, a Marina (Clube Náutico do Guarujá), localizada na entrada do canal do Porto de Santos, junto à desembocadura do rio Santo Amaro, foi implantada na desembocadura do rio Santo Amaro e rio Icanhema. A desembocadura destes cursos d’água foi retificada e seus leitos aprofundados, e parte das estruturas ocupam antigas áreas de mangue.

Independente da presença destas estruturas náuticas registra-se que outros trechos dos rios do Meio e Icanhema também foram retificados.

Separado deste complexo náutico em Vicente de Carvalho (margem esquerda), também se registrou alguns estaleiros de pequeno porte, geralmente dispondo de rampas de acesso às águas do canal do Porto.

sobre uma faixa estreita da costa, sendo ocupado na sua totalidade. A faixa de areia é restrita e chega a ser inexistente por ocasião das marés cheias. As residências são, por vezes, protegidas da ação das marés e das ondas por muros ou blocos de rochas.

As intervenções registradas no Setor 4, e seus impactos na dinâmica costeira e demais impactos associados encontram-se consolidados na Matriz N° 4 (Apêndice C).