• Nenhum resultado encontrado

O SIM é um sistema baseado na tecnologia de agentes1 inteligentes. Sistemas Multia-

gentes (SMA) são formados por agentes autônomos que cooperam entre si para solucionar um dado problema que seria difícil ou impossível de ser resolvido por um único agente[23]. Em ambientes de EAD, segundo Dorça[23], cooperação e colaboração são necessários para realização de todas as atividades envolvidas. Pois sistemas com estas características devem possibilitar que todos os participantes(estudantes, tutores, administradores e etc.) possam interagir entre si através da troca de informação. No entanto, uma série de dificuldades quanto à monitoração/análise das interações inter e intra-indivíduos e grupos são encontradas. Por esta razão, a utilização de SMA é viavel, pois múltiplos agentes podem monitorar o ambiente e analisar as informações vindas de várias partes do sistema. As características de adaptatividade e inteligência são os principais objetivos a serem alcançados com este sistema. Para tal, o SIM é responsável pelo processamento pedagógico, seqüenciamento de conteúdo, diagnóstico de problemas de aprendizagem, avaliação de co- nhecimento, avaliação de comportamento e fornecimento de ajuda para o estudante. Para realizar tais ações foram definidos quatro agentes, agente assistente, agente pedagógico, agente de avaliação e agente especialista[23].

Agente Assistente: Monitora o estudante, gera histórico de freqüência de utilização do bate-papo, do fórum e de correio interno. Este também é responsável por promover a comunicação entre os demais agentes e o SGC;

Agente Pedagógico: Gera e atualiza automaticamente o seqüenciamento de conteúdo de acordo com o modelo do estudante.

Agente de Avaliação: É responsável por avaliar o conhecimento e comportamento do estudante, além de manter atualizado o modelo do estudante.

1

O termo agente neste contexto, refere-se a entidades de softwares autônomas que atuam em um ambiente de forma a interagir com este ou outro agente, visando alcançar um objetivo.

Agente Especialista: É responsável pela resolução de problema. Sendo que as respostas do especialista, assim como procedimentos utilizados na resolução do problema são comparados com as do estudante.

O agente pedagógico, é responsável pelas atividades pedagógicas e instrucionais que é o tema principal deste trabalho. Por esta razão, será dado um pouco mais de atenção as principais características deste agente.

Agente Pedagógico

O agente pedagógico funciona como um componente do SIMEDUC que deve pro- porcionar ao estudante uma sequência de conteúdo de acordo com as características do mesmo. Isto é, este agente deve ser capaz de gerar uma sequência de conteúdo para o estudante, monitorar a apresentação desta sequência e intervir no aprendizado quando o estudante apresentar alguma dificuldade de aprendizado[23].

Figura 5.2: Arquitetura do Agente pedagógico[61]

Na arquitetura apresentada na Figura 5.2, o agente pedagógico é dividido em duas camadas: a camada de planejamento, na qual é gerada a sequência de materiais instru- cionais e a camada reativa responsável por monitorar a apresentação do curso e reagir a eventos que ocorram nela[61].

A camada de planejamento é composta pelos planejadores de conteúdo e de apresen- tação. O planejador de conteúdo utiliza informações existentes sobre o estudante, sobre o domínio e sobre aspectos pedagógicos para gerar, ordenar e selecionar os conteúdos apro- priados ao estado cognitivo do estudante. O planejador de apresentação é responsável por personalizar o conteúdo gerado pelo planejador de conteúdo. Para realizar esta tarefa, são utilizadas as preferências do estudante, contidas no modelo do estudante, as informações sobre os objetos de aprendizagem, contidas na base de conhecimento e também o histórico de atividades do estudante dentro do sistema, contido no histórico do estudante [61].

A camada reativa do agente pedagógico é responsável por reagir a eventos não pre- vistos. Para controlar esta reação o agente utiliza um conjunto de regras, que serão

responsáveis em selecionar a reação mais adequada a um determinado evento que possa parecer no decorrer do processo de aprendizado.

Para realizar o planejamento instrucional, onde o sistema possa selecionar uma se- quência do conteúdo mais apropriada às preferências e estado cognitivo do estudante, faz-se necessário uma representação do conhecimento e uma modelagem do estudante. Para isto, a arquitetura do SIM ainda é composta pelo Módulo de Conhecimento, Base de dados pedagógicos e Modelo do Estudante.

Módulo de Conhecimento é formado pelas bases de conhecimento e de metadados. A base de conhecimento armazena todos os materiais didáticos a serem utilizados durante o curso. Na base de Metadados são armazenados todas as informações sobre os materiais didáticos, seguindo o padrão IEEE LTSC LOM, que dizem respeito a informações técnicas, pedagógicas e os relacionamentos entre materiais[60].

Base de dados pedagógicos contém todos os objetivos de aprendizagem e os planos (currículos ou seqüências de conteúdos) gerados pelo agente pedagógico para cada estudante.

5.2.1

Modelo do Estudante

Está baseado no modelo de superposição (overlay) para representar o conhecimento e preferências do estudante(por exemplo, tipo de material para o qual o estudante é mais receptivo)[23]. A Tabela5.1apresenta um exemplo de modelo de estudante no SIMEDUC. Além destas informações, na base de dados do estudante, ainda, ficam registrados os cursos e atividades realizadas pelo estudante, bem como páginas que visitou, tempo de permanência, resultados de testes e conteúdos vistos. A arquitetura e funcionamento de- talhados de cada agente do SIM, do SGC, modelo do estudante, base de dados pedagógicos e modelo do conhecimento podem ser vistos em Dorça[23].

Documentos relacionados