• Nenhum resultado encontrado

Sistema SRS de airbags laterais e airbags de cortina

No documento ATENÇÃO. Toyota do Brasil Ltda. (páginas 89-97)

Os airbags laterais e os airbags de cortina foram projetados para oferecer proteção adicional para o motorista, passageiro do banco dianteiro e passageiros das posições externas dos bancos traseiros*1/passageiros das posições

externas da segunda fileira*2, além da

proteção básica proporcionada pelos cintos de segurança.

• Bebês ou crianças sentadas e/ou protegidas incorretamente poderão estar sujeitas a ferimentos graves ou fatais durante a inflagem do airbag. Um bebê ou criança muito pequena para usar o cinto de segurança deverá ser protegida corretamente usando um sistema de proteção adequado. A Toyota recomenda enfaticamente que todos os bebês e crianças sejam acomodados e protegidos no banco traseiro do veículo. Os bancos traseiros são mais seguros para crianças e bebês. Para instruções referentes à instalação de um sistema de segurança para crianças, veja “Sistema de segurança para crianças”, página 1-3-53, nesta Seção.

Os airbags laterais e airbags de cortina poderão não disparar se o veículo for submetido a uma colisão na área lateral da carroçaria em determinados ângulos, ou uma colisão na lateral da carroçaria exceto o compartimento de passageiros, conforme ilustrado na figura.

Os SRS airbags laterais e airbags de cortina foram projetados para disparar quando a área do compartimento de passageiros for submetida a um impacto lateral severo. Use sempre o cinto de segurança corretamente.

EY13060 • Não permita a ninguém encostar a

cabeça ou qualquer parte do corpo contra a porta ou a área do banco, coluna dianteira, coluna traseira ou trilho lateral do teto, na área de inflagem do airbag lateral e do airbag de cortina, mesmo que seja uma criança e esteja devidamente protegida no sistema de proteção para criança. Se o airbag lateral e o airbag de cortina inflarem, será perigoso e o impacto do disparo poderá causar ferimentos graves ou fatais ao passageiro.

EY13325 O sistema do SRS airbag lateral e airbag de cortina consiste principalmente dos seguintes componentes e suas respectivas localizações estão indicadas na ilustração. 1. Lâmpada de advertência do SRS

airbag

2. Módulos dos airbags de cortina (airbag e inflador)

O airbag lateral e o airbag de cortina são controlados pelo conjunto do sensor do airbag. O conjunto do sensor do airbag consiste de um sensor de segurança e sensor do airbag.

Em um impacto lateral severo, o sensor do airbag lateral e/ou sensor do airbag de cortina dispara(m) os infladores do airbag lateral e/ou infladores do airbag de cortina. Neste momento uma reação química nos infladores fará inflar os airbags com gases não tóxicos para ajudar a reduzir o movimento dos ocupantes.

Ao inflar, o airbag gera um ruído muito forte e libera fumaça e resíduos com os gases não tóxicos. Isto não significa incêndio. Esta fumaça poderá permanecer no interior do veículo por um período, e causar irritação leve na pele, olhos ou respiração. Remova todo resíduo, com água e sabão, assim que possível para eliminar o potencial de irritação de pele. Se puder sair do veículo Os SRS airbags laterais e airbags de

cortina geralmente não foram projetados para inflar se o veículo for envolvido em uma colisão frontal ou traseira, se capotar ou em colisão lateral em baixa velocidade.

EY13061 Colisão dianteira

Colisão traseira

ATENÇÃO

Os SRS airbags laterais e airbags de cortina inflam com muita força. Para reduzir a possibilidade de ferimentos graves ou fatais durante a inflagem, o motorista, passageiro da frente ou passageiros das posições externas do banco traseiro/externas da segunda fileira deverão:

• Usar os cintos de segurança corretamente.

• Permanecer sentados em posição ereta e rentes ao encosto do banco.

EY13063

• Não permita a ninguém encostar contra a porta quando o veículo estiver em movimento, uma vez que o airbag lateral e airbag de cortina poderão inflar com velocidade e força consideráveis, caso contrário poderá haver ferimentos graves ou fatais. Seja especialmente cuidadoso se houver crianças pequenas no veículo. • Sente-se em posição ereta e rente ao encosto do banco e distribua o peso do corpo uniformemente no banco. Não apóie o peso do corpo excessivamente na parte externa do O disparo dos airbags ocorre em fração de

segundos, portanto os airbags devem inflar com muita força. Embora seja projetado para reduzir ferimentos graves à cabeça e tórax, este sistema também poderá causar queimaduras leves, arranhões e edema. Os bancos dianteiros bem como componentes das colunas dianteira e traseira e o trilho lateral do teto poderão permanecer quentes durante muitos minutos, mas os airbags não estarão quentes. Os airbags inflam somente uma vez.

EY13065

• Não permita a ninguém se ajoelhar sobre o banco do passageiro, voltado para a porta do passageiro, uma vez que o airbag lateral e airbag de cortina poderão inflar com velocidade e força consideráveis, caso contrário poderá haver ferimentos graves ou fatais. Seja especialmente cuidadoso se

EY13339

• Não permita a ninguém manter a cabeça ou mãos fora dos vidros uma vez que o airbag lateral e airbag de cortina poderão inflar com velocidade e força consideráveis, caso contrário ferimentos graves ou fatais poderão ocorrer. Seja especialmente cuidadoso se houver EY13064

banco do veículo equipado com airbag lateral e, na coluna dianteira, coluna traseira e região lateral do teto em um veículo equipado com airbag de cortina.

• Não permita a ninguém permanecer muito próximo da região de inflagem do airbag lateral e do airbag de

EY13341

• Não instale um microfone ou qualquer outro dispositivo ou objeto próximo da região de ativação dos airbags de cortina, como vidro do pára-brisa, vidro da porta lateral, acabamento dianteiro, central e lateral do teto. Quando o airbag de cortina inflar, o microfone ou outro objeto ou dispositivo poderá ser atirado com muita força ou o airbag de cortina poderá não funcionar corretamente, resultando em ferimentos graves ou fatais.

• Não pendure gancho, suspensor, objetos pesados ou pontiagudos no cabide. Se o airbag de cortina inflar, estes itens serão atirados com muita força ou o airbag de cortina poderá não funcionar corretamente, resultando em ferimentos graves ou fatais. Use o cabide para pendurar roupas.

• Não use acessórios no banco que encubram as áreas de inflagem do airbag lateral. Estes acessórios poderão impedir que os airbags laterais disparem corretamente, resultando em ferimentos graves ou fatais.

• Não modifique ou substitua os bancos ou estofamento dos bancos em veículos equipados com airbags laterais. Estas modificações poderão impedir que o sistema do airbag lateral dispare corretamente, desabilitar o sistema ou causar disparo acidental dos airbags laterais, resultando em ferimentos graves ou fatais.

EY13066

• Não instale um porta-copos ou qualquer outro dispositivo ou objeto na porta ou próximo da porta. Quando o airbag lateral inflar o porta-copos ou qualquer outro objeto poderá ser atirado com muita força ou o airbag lateral poderá não funcionar corretamente, resultando em ferimentos graves ou fatais. Similarmente, o motorista e o passageiro da frente não deverão manter objetos nos braços ou sobre os joelhos.

NOTA

Não execute qualquer das alterações abaixo antes de consultar uma Concessionária Autorizada Toyota. Em alguns casos, algumas alterações poderão interferir no funcionamento correto do sistema do airbag lateral e airbag de cortina.

• Instalação de dispositivos eletrônicos

tais como sistema de rádio comunicação, toca-fitas ou CD player.

• Modificação no sistema de

suspensão.

• Modificação na estrutura lateral do

compartimento de passageiros.

• Reparos no console ou banco

dianteiro ou próximos do console ou banco dianteiro.

Este indicador se acende quando a chave de ignição é colocada na posição “ON”. Ele se apaga após aproximadamente 6 segundos. Isto significa que os airbags laterais e airbags de cortina estão funcionando adequadamente.

O sistema desta luz de advertência monito- ra conjunto do sensor de airbag, sensores de airbags dianteiros, sensores dos airbags EY13322 • Não desmonte ou repare as colunas

dianteiras e traseiras e o trilho lateral do teto em veículos equipados com airbags de cortina. Estas modificações poderão desabilitar o sistema ou causar disparo acidental dos airbags de cortina, resultando em ferimentos graves ou fatais.

A negligência quanto a estas instruções poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Contate uma Concessionária Autorizada Toyota sobre qualquer reparo ou modificação.

EY13068

Nos casos abaixo, consulte uma Concessionária Autorizada Toyota assim que possível:

• Algum dos airbags laterais e dos airbags de cortina tenha sido inflado.

• A área das portas (sombreada na figura) tiver sido envolvida em um acidente não suficientemente severo para disparar os airbags laterais e os airbags de cortina. • A superfície dos bancos em veículos

equipados com airbag lateral (sombreada na figura) apresentar riscos, trincas ou outros danos.

• A região das colunas dianteiras, ou trilho lateral do teto em veículo equipado com airbags de cortina (sombreada na figura) apresentar riscos, trincas ou outros danos.

NOTA

Não desconecte os cabos da bateria antes de consultar uma Conces- sionária Autorizada Toyota.

alimentação. (Para mais detalhes, consulte “Indicadores de serviço e alarmes de adver- tência” na página 1-6-4.)

Caso alguma das condições a seguir ocorra, isto indica mau funcionamento dos airbags ou pré-tensionadores dos cintos de segurança. Procure sua Concessionária Autorizada Toyota o mais rápido possível para efetuar uma inspeção.

• A luz não se acende quando a chave de ignição é colocada na posição “ON”, ou permanecer acesa por mais de 6 segundos ou piscar.

• A luz se acende ou pisca durante a con- dução do veículo.

• A Toyota recomenda a utilização de um sistema de segurança adequado à estatura da criança. O sistema de- verá ser colocado no banco traseiro. De acordo com as estatísticas, a criança estará mais segura se esti- ver devidamente acomodada no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança ou protegida pelo siste- ma de segurança para crianças. • Nunca instale o sistema de segu-

rança para crianças virado para trás no banco dianteiro. Em caso de acidente, a força de acionamento do airbag poderá causar ferimentos graves ou até mesmo fatais. • O sistema de segurança deverá ser

colocado no banco dianteiro, virado para a frente, somente quando for inevitável (quando estiver transpor- tando 4 crianças, a maior poderá ocupar o banco dianteiro). Sempre

• Lembre-se de que transportar crian- ças no banco dianteiro é proibido por lei. Somente quando for inevitável, use o sistema de segurança para

No documento ATENÇÃO. Toyota do Brasil Ltda. (páginas 89-97)