• Nenhum resultado encontrado

Situação municipal quanto à existência ou não de Plano Municipal ou Intermunicipal de

3. Capítulo 2 Ações de logística reversa em municípios da UGRHI-13

3.1. Questionário primeira seção

3.1.1. Situação municipal quanto à existência ou não de Plano Municipal ou Intermunicipal de

A PNRS traz os planos como um dos instrumentos de gestão de resíduos sólidos necessários. Segundo Fonseca (2015), a elaboração dos PMGIRS – que pode estar inserido no plano de saneamento municipal - adquire caráter compulsório, visto que, na ausência deles, os municípios ficam impedidos de se beneficiarem de recursos da União, como consta no art. 18 da lei 12.305 (BRASIL, 2010a).

Além do mais, no art. 3º, inciso X, da mesma lei, é definido o termo “gerenciamento de resíduos sólidos”, especificando-se de qual maneira isso deve ocorrer, e é evidenciado que é de acordo com os planos, conforme exige a lei:

conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei (BRASIL, 2010a).

Dessa forma, é importante identificar primeiramente quais municípios estão consoantes com tal lei, para então prosseguir com as seguintes questões, que estão totalmente relacionadas com as diretrizes da PNRS. Assim sendo, são apresentadas no Quadro 12 as respostas dos municípios quanto à existência ou não de PMGIRS, e, a título de comparação, com dados disponibilizados pela Confederação Nacional dos Municípios em 2018.

Quadro 12. Status dos municípios da UGHRI-13 com relação ao PMGIRS Faixa Populacional (IBGE, 2016) Municípios PMGIRS (questionário) PMGIRS (CNM, 2018)

Faixa I (até 5.000 hab.) Borebi Sim Sim

Itaju Não Em elaboração

Faixa II (5.001 a 20.000 hab.)

Boa Esperança do Sul Não Em elaboração

Iacanga Sim Sim

Macatuba Sim Sim

Nova Europa Sim Sim

Torrinha Sim Sim

Faixa III (20.001 a 50.000 hab.)

Bariri Sim Sim

Pederneiras Sim Sim

São Manuel Sim Sim

Faixa IV (50.001 a 100.000 hab.)

Ibitinga Sim Em elaboração

Lençóis Paulista Sim Sim Faixa V

(100.001 a 500.000 hab.)

Araraquara Sim Sim

São Carlos Em elaboração Em elaboração Fonte: elaborado pela autora

Observa-se nos dados acima que há uma divergência de respostas, a qual demonstra uma carência por informações confiáveis nos bancos de dados existentes. Assim como Santiago (2016) traz em sua pesquisa, é um cenário que mostra que os municípios ainda estão em adequação às legislações.

Nenhum município da pesquisa possui Plano Intermunicipal. Para os que possuem o PMGIRS, ainda foi questionado se os planos possuem algumas das exigências

relacionadas à LR presentes no art. 19 da lei nº 12.305 (BRASIL, 2010a): 1) inciso IV, se há “identificação dos resíduos sólidos e dos geradores sujeitos a plano de gerenciamento ou a sistema de logística reversa”; 2) inciso XV, se há “descrição das formas e limites da participação do poder público local na coleta seletiva e na LR”; 3) inciso XVI, se há “ meios a serem utilizados de controle e fiscalização, em âmbito local, da implementação e operacionalização dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos e dos sistemas de logística reversa”, e se sim, quais são utilizados para tal. No Quadro 13 são apresentadas as respectivas respostas:

Quadro 13. Posicionamento dos municípios da UGRHI-13 quanto ao conteúdo mínimo do PMGIRS

Faixa Populacional (IBGE, 2016) Municípios Identificação dos RS e dos geradores sujeitos a plano de gerenciamento ou SLR Definição de formas e limites de participação do poder público local

na coleta seletiva e na LR Controle e fiscalização, em âmbito local, da implementação dos planos de gerenciamento de RS e dos SLR. Como? Faixa I (até 5.000 hab.)

Borebi Não respondeu Não respondeu Não respondeu Itaju Não respondeu Não respondeu Não respondeu

Faixa II (5.001 a 20.000

hab.)

Boa Esperança do Sul Não Não Não

Iacanga Sim Sim Não

Macatuba Sim Sim Não

Nova Europa Sim Sim Sim - Através da Secretaria do Meio Ambiente

Torrinha Sim Sim Não - o município está se adequando ao PMGIRS através de leis municipais e outras ações previstas no plano, como a coleta seletiva Faixa III (20.001 a 50.000 hab.)

Bariri Sim Sim Sim

Pederneiras Não respondeu Não respondeu Não respondeu São Manuel Sim Sim Sim - Consta no

plano, mas não na prática

100.000 hab.) Lençóis Paulista Sim Sim Sim - Fiscalização através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, amparada por lei municipal

Faixa V (100.001 a 500.000

hab.)

Araraquara Sim Sim Sim

São Carlos Sim Sim Sim - o plano está em elaboração Fonte: elaborado pela autora

Dos 14 municípios, nove responderam positivamente para a primeira e segunda questão, e apenas seis a terceira, porém de maneira incompleta. Além disso, há respostas incoerentes, como, por exemplo, o município de São Carlos, que não possui PMGIRS, mas respondeu positivamente para todas as questões.

O município de Pederneiras, que possui o PMGIRS, optou por não responder as mesmas questões. Já o município de Ibitinga, que também possui o plano, respondeu que não possui essas exigências no mesmo.

Portanto, mesmo aqueles municípios que possuem o PMGIRS, não necessariamente seguem com as exigências da PNRS, e aqueles que disseram possuir tais exigências, não souberam especificar de qual maneira é realizado o controle e fiscalização da implementação dos planos de gerenciamento e SLR, mas sim o órgão municipal responsável por tal.

A partir do momento em que deve haver no PMGIRS os limites e formas de participação da prefeitura municipal na coleta seletiva e na LR (inciso XV, art. 19 da PNRS), há diversas maneiras da mesma participar, seja possuindo informações e realizando ações de educação ambiental, seja no controle e fiscalização, mesmo que a PNRS não traga que esta é a responsabilidade do município.

Por isso, se o município não possui nenhum SLR a qual seja responsável pelo controle e fiscalização, não há a necessidade de descrever os meios para tal no PMGIRS.

3.1.2 Existência ou não de SLR no município para os resíduos do art. 33 da lei nº