• Nenhum resultado encontrado

4 A METODOLOGIA DA PESQUISA

4.2 SOBRE A GERAÇÃO DOS DADOS E DEFINIÇÃO DA AMOSTRA DAS

Para a coleta e geração dos dados, inicialmente se realizou uma pesquisa exploratória com dados secundários em base do INEI, PERU, ICO, PCV e trabalhos que caracterizaram o setor produtivo, econômico e social da região e município que vem sendo estudado. A coleta e sistematização desses dados contribuíram para o direcionamento em algum ponto para a sustentação da pesquisa no campo.

Após esta etapa, foram identificados e realizadas conversas e entrevistas com cinco informantes chaves (técnicos e profissionais que trabalham na Secretaria do Ministério de Agricultura do município e da província) que estão em contato direto com a atividade cafeeira do Município. Este momento foi importante para a pesquisa, porque apresentou elementos para compreender desde o ponto de vista deles, como as organizações, se articulam com relação à governança e permitiu contatar os representantes das organizações para que sejam entrevistados posteriormente. Também com eles se conseguiu levantar o número de organizações cafeeiras atuantes no município.

organizações, as quais se distribuem em 26 associações com um total de 772 sócios, 2 centrais com um total de 390 sócios, 15 comitês com um total de 458 sócios, 3 cooperativas com um total de 303 sócios e 1 grêmio com um total de 183 sócios. A soma de número de sócios é de 2106, mas este não quer dizer que, por exemplo, um sócio não pode participar de duas ou mais organizações (Tabela 1).

Tabela 1 - Tipo de organizações atuantes no município

Tipo de organização Nº de organizações Nº de sócios

Associações 26 772 Centrais 2 390 Comitês 15 458 Cooperativas 3 303 Grêmio 1 183 Total 47 2106

Fonte: Elaborado pelo autor a partir de dados da pesquisa de campo (2017).

A partir desse levantamento, a pesquisa foi direcionada para a etapa das entrevistas semiestruturadas. De acordo com Lakatos e Marconi (2008), a utilização desta técnica é justificada porque dá para o pesquisador uma liberdade de desenvolver a expressão dos entrevistados, podendo explorar amplamente as questões da pesquisa já que algumas perguntas do questionário são fechadas e outras abertas às quais contribuem e complementam as ideias do entrevistado.

O roteiro de entrevista teve 71 questões em espanhol devido ao local de campo de estudo (Apêndice 1) e a elaboração deste instrumento e metodologia para a obtenção dos dados foi baseada no trabalho de Silveira (2017), a qual teve uma aproximação teórica com este trabalho. Acredita-se que o questionário consegue obter uma boa abrangência, já que nela se tem perguntas fechadas, abertas e também é utilizada a escala likert de cinco pontos. Todas estas formas de perguntas têm características específicas e permitem obter respostas padronizadas, comentários complementares e resposta de intensidade segundo o nível de sentimento.

O roteiro de questões foi dividido em seis partes: a) a primeira de identificação básica dos respondentes e da organização; b) a segunda parte compreendeu questões abertas e fechadas, direcionadas a conhecer cada organização tendo em conta sua trajetória, sua história, suas dinâmicas de funcionamento e as perspectivas em longo prazo; c) a terceira parte do questionário abrangeu questões relacionadas ao ambiente institucional e envolveu perguntas com escala likert (de cinco pontos); d) a quarta parte do instrumento procurou identificar como, onde e como se caracterizam as transações realizadas e o comportamento

dos agentes das organizações estudadas. Essa parte do instrumento compreendeu, em sua maioria, perguntas fechadas e com escala likert (de cinco pontos), que envolviam as especificidades dos ativos, a frequência e a incerteza das transações, e a racionalidade limitada e o oportunismo dos agentes; e) a quinta parte só foi utilizada para comprovar a estrutura de governança adotada pelas organizações, e esta foi obtida através de uma questão fechada; e f) a última parte abrangeu questões para conhecer os mecanismos de coordenação das organizações e envolveu perguntas fechadas e com escala likert (de cinco pontos).

A coleta dos dados foi realizada pelo pesquisador, in loco, a cada organização participante desta pesquisa, e as entrevistas realizadas foram gravadas com a aprovação dos entrevistados, os quais tinham como fim de captar as informações na hora da entrevista devido à grande quantidade de informações que podiam não ser registradas só com o uso do roteiro escrito.

A pesquisa de campo ocorreu no mês de dezembro de 2017, tendo uma previsão inicial de realizar entrevistas com representantes de onze organizações, que posteriormente foi reduzida para 9 organizações do Município de Villa Rica - Pasco, porque um foi considerado como um pré-teste e o outro não foi possível fazer a entrevista devido a que o representante tinha viajado para Lima e não se conseguiu realizar a entrevista. A entrevista de pré-teste teve a finalidade de examinar a pertinência das questões e realizar ajustes caso fosse pertinente.

As entrevistas foram realizadas com representantes (administrador, gerente, presidente e vice-presidente) da organização, mas, cabe mencionar que, em alguns casos, a entrevista foi realizada na frente dos demais representantes da organização. Com respeito ao local das entrevistas, estas foram na sede das organizações, mas, por motivos climáticos (na região estava começando a temporada de chuva) e localização das organizações, algumas visitas às propriedades não tinha como acontecer, então teve que ser realizar na Oficina Agrária do Município. Todas as entrevistas foram marcadas com antecedência de um mês e meio, e nos casos das mudanças, se teve que entrar em contato com os representantes e solicitar que se apresentem na secretaria. Estas mudanças não geraram nenhum inconveniente para as entrevistas, já que se contou com a ajuda dos engenheiros1 da Oficina Agrária quem tinham uma relação boa e direta como os agricultores.

A duração das entrevistas variou entre meia e uma hora, dependendo do perfil dos respondentes (será detalhado mais adiante). Nos casos, que se conseguiu o deslocamento até as propriedades, foi aproveitado para conhecer as plantações de café, as plantas de

processamento, local de armazenamento, local onde funciona a administração e as casas dos agricultores. O deslocamento até o local da entrevista também permitiu a observação das especificidades e a paisagem do município. Durante todo este processo foi observado o ambiente e o comportamento dos entrevistados para além do roteiro de questões.