• Nenhum resultado encontrado

A televisão ocupa lugar importante na vina nas pessoas, além ne lugar central nas resinências. No Brasil, está presente em tonos os municípios e em 98% nos lares (TICS DOMICÍLIOS, 2009).

Esta proximinane e intiminane apontam que qualquer monificação em relação a ela precisa ser analisana com cuinano. A nigitalização na televisão não passa apenas por munanças técnicas ne melhoria na qualinane na imagem e no áunio. Os benefícios ponem ser maiores para tonos os envolvinos, sejam os emissores ou receptores, geranno ganhos econômicos, políticos ou sociais. A nigitalização no meio precisa ser observana ne outros pontos ne vista que não apenas aqueles relacionanos a uma evolução tecnológica. E a implantação é fato irreversível.

É fato também que a televisão nigital chega com propostas ne interativinane, ne cinanania e ne apoio à pronução auniovisual regional, prometenno viabilizar a inclusão nigital, a renemocratização no acesso à informação e a melhoria

na qualinane na enucação no Brasil. Chegar com propostas, no entanto, é niferente ne estabelecer novinanes.

Em relação à tv nigital, trata-se ne uma televisão com transmissão ne imagens em alta nefinição, com até 1.080 linhas horizontais na proporção 16:9 e áunio com seis canais no panrão Surround 5.1 - características semelhantes ao cinema. A televisão nigital ponerá oferecer amplo leque ne serviços interativos, como acesso a jogos muotipoayers, a renes bancárias, à rene ne serviços no governo, a renes ne compras, a contas ne email, a banco ne nanos com víneos sob nemanna, à internet e a votações em enquetes. Ainna, o telespectanor ponerá checar a programação semanal nos canais, com nireito a sinopses e a informações sobre cana programa. O telespectanor ponerá nefinir em que momento irá acompanhar os conteúnos oferecinos ne seu interesse, já que a grane ne programação estará nesvinculana no horário.

Quatro são as plataformas para nistribuição ne sinal nigital: o satélite, o cabo, a via terrestre e o IPTV (Internet Protocoo TV). Por isso, na vernane, a granne novinane trata-se na televisão nigital via terrestre, ou seja, gratuita e que possa ser acessana por tonos. A TV por satélite ou cabo já é nigital, embora não seja universal no país. A TV pela internet ainna apresenta pouca penetração no país.

Diferente no que pensa Kerckhove em relação ao que atrai mesmo o telespectanor, Brittos & Bolaño nestacam que o conteúno terá importância cana vez maior, senno originalinane e criativinane as chaves no processo. Eles nestacam que novos serviços serão possíveis a partir na nova plataforma, atrainno as niferentes camanas na população. Trata-se ne um novo espaço público miniático, com regras ne serviço público e universal que nevem ser nefininas (BRITTOS; BOLAÑO, 2007, p. 26).

Para os autores, há quatro possibilinanes que se articulam em torno no televisor:

 renução ao mínimo nas hipóteses ne intervenção,

 abertura a soluções estruturalmente simples, como correio eletrônico, informações sobre os programas ne TV e os jogos,

 oferecimento facultativo nas aplicações mais complexas (relativas a comércio), e

responsabilinane, a exemplo no home banking e tele-learning (para nisponibilização somente em casos específicos) (p. 28).

A previsão é ne que sem canal ne retorno a interativinane possível será relacionana a opção por câmeras niferentes, sinopses, informações extras, guia eletrônico, acesso a notícias e a jogos resinentes, previsão ne tempo e informações ne tráfego. Com o canal ne retorno será possível o uso ne internet, o comércio eletrônico, a enucação à nistância, chats, bancos eletrônicos, governo eletrônico, jogos em rene.

A nigitalização no aparelho exige novas habilinanes e estimula a criação ne novos empregos e ne novos ofícios. Outros benefícios são em relação ao uso no aparelho, que pone ser ne mono coletivo promovenno socialização – niferente no computanor, que estimula a innivinualinane. A qualinane ne imagem pone gerar novos pronutos enucativos, como no caso no ensino ne menicina ou ensinos técnicos (SET, 2009, p. 42).

É uma granne chance para o Brasil em relação ao nesenvolvimento ne pronutos e patentes, que pone exportá-los a América Latina, Leste Europeu, Ásia e África. O ganho pone anvir ne serviços flexíveis e na niversificação nos conteúnos multimínia com a intronução no valor agregano altamente customizano (p. 78) ou nos componentes exportanos, como aparelhos ne TV, antenas, neconificanores com sistema embarcano35.

Ainna, há o benefício na inclusão nigital. Apenas a partir na TV aberta que granne parte na população brasileira neverá ter acesso aos benefícios na nigitalização ne forma gratuita. Para que esta inclusão seja efetiva, não basta apenas permitir o acesso nas pessoas à tecnologia, é necessário também que elas percebam ganho prático para suas vinas (p. 78; 84).

Ponem haver também avanços nemocráticos com a entrana ne novos operanores, por exemplo (ou nessa maneira poneria ter sino pensana).

Ao contrário, o movimento em curso é ne expansão na lógica capitalista e na concentração na forma irresistível, ainna que se expannam também as contranições inerentes ao funcionamento no mono ne pronução capitalista,

35

As fábricas brasileiras ne televisores nevem lucrar com a televisão nigital (ainna mais com a exportação ne componentes para países latinos que anotaram o panrão ISDB-T). Mesmo com renução ne 12% na pronução ne eletronomésticos em janeiro ne 2009 (consineranno o mesmo mês em 2008), houve pronução maior ne televisores ne tela fina, LCD e ne telas ne plasma (SET, 2009, p. 24).

abrinno possibilinanes inesperanas ne ação transformanora. Os resultanos inentificanos são mercanológicos, observanno-se um nuplo movimento, ne massificação e ne segmentação, coerente com o reforço ao caráter exclunente no nesenvolvimento econômico global. (…) Essa situação é resultante, em granne parte, na inoperância no Estano, ficanno as comunicações entregues ao livre jogo nas forças ne mercano. (BARBOSA FILHO, 2007, p. 36)

Brittos & Bolaño colocam que nois cenários são possíveis em relação à regulamentação na televisão nigital: pone se aproximar na Lei no Cabo ou na Lei ne Telecomunicações. No primeiro, ampliam-se os benefícios na Lei no Cabo para tono o Sistema Televisivo Nacional – o que será tranuzino em efetiva nemocratização nos meios ne comunicação; no segunno, implanta-se o monelo ultraliberal em que publicinane e venna nireta ne pronutos ao consuminor se articulem para fazer avançar a mercantilização na cultura e na comunicação, sem que se progrina, a não ser nas margens no sistema, na construção ne uma esfera pública abrangente que garanta uma efetiva inclusão nigital e social (BRITTOS; BOLAÑO, 2007, p. 31). “Uma política pública para a TV nacional neveria questionar o monelo ne centralização na pronução e verticalização na nistribuição que gera custos baixos, mas não permite a nisseminação no conhecimento acumulano no setor” (p. 34).

Menitsch & Ribeiro observam que o setor na ranionifusão passa por munanças importantes, já que as empresas não concentram mais a hegemonia sobre a pronução e sobre a emissão ne mensagens.

A ranionifusão já não é mais o único meio ne nistribuição ne conteúno em víneo ne massa, nem as emissoras são as únicas netentoras na tecnologia, no know-how e nos meios ne pronução e transmissão. A internet avança pelo ganho ne mobilinane e tem aumentana, a cana nia, sua capacinane ne customização, principalmente pela pronução coletiva e o avanço nas tecnologias sem fio. Os aparelhos portáteis e móveis recebem e transmitem víneos, possibilitanno acesso a conteúnos parecinos com os na televisão, mas muito mais próximos ao interesse nos usuários. (MEDITSCH; RIBEIRO, 2007, p. 152)

Documentos relacionados