• Nenhum resultado encontrado

6   Modelo Proposto – RHA 111

6.9   Sondagem Inicial 141

A técnica de sondagem inicial, representada pela classe do mesmo nome, é adotada para coleta inicial de dados referentes ao estilo cognitivo do usuário. O uso de sondagem é freqüentemente realizado por meio de preenchimento de questionários e/ou formulários. É uma técnica utilizada para obter dados sobre o usuário e o seu conhecimento em relação ao

conteúdo da hipermídia (BUGAY, 2006). Essa técnica pode ser descrita como ativa, pois exige que o usuário faça interação direta com o formulário/questionário (KOCH, 2000).

Para realizar a sondagem inicial e filtrar o estilo cognitivo do usuário do ambiente virtual de aprendizagem adaptativo, foi utilizado um questionário baseado nas pesquisadas de Bariani (2000), Martins (2005), também empregado nas pesquisas de Geller (2004). Esse questionário deve ser aplicado no início da utilização do ambiente virtual de aprendizagem adaptativo.

O trabalho resultante de Bariani (2000) aborda as seguintes dimensões de estilos cognitivos: dependente/independente de campo, reflexivo/impulsivo, pensamento convergente/divergente, holista/serialista. No presente trabalho, são adotadas dimensões dependente/independente de campo e holista/serialista; portanto, foi realizado um filtro no instrumento proposto por Bariani (2000) para contemplar apenas as dimensões que são foco desta pesquisa. Porém, a métrica adotada e o método de cálculo do estilo cognitivo são os mesmos das pesquisas de Bariani (2000) e Martins (2005).

O quadro 1, utilizado nessa pesquisa, apresenta a organização dos itens relacionados no instrumento da sondagem inicial com os estilos cognitivos.

Dependência de campo

Eu fico desanimado quando não sou elogiado pelo meu trabalho. Eu prefiro conteúdos mais estruturados e com apresentação lógica. Eu prefiro trabalhar e aprender em grupo.

Eu prefiro realizar trabalhos acadêmicos a partir de roteiros pré-estabelecidos, elaborados por professores ou outras pessoas.

Independente de campo

Quando estou estudando, eu prefiro decidir sozinho o que fazer, quando e como. Eu sou autodisciplinado para os estudos.

Eu tenho facilidade para criticar e corrigir o trabalho de outras pessoas.

Eu prefiro professores que se preocupam mais com o conteúdo do que com as relações pessoais estabelecidas nas aulas.

Holista

Ao iniciar uma tarefa, prefiro examinar uma grande quantidade de dados, buscando relações entre eles. Costumo enfatizar o contexto global e não os aspectos específicos das tarefas que realizo.

O contexto global de uma situação é o elemento mais relevante para a tomada e decisões.

Ao ler um texto, eu presto mais atenção na idéia geral do que nos detalhes informativos do mesmo. Serialista

Num processo de tomada de decisão, considero indispensável o conhecimento dos dados específicos da situação-problema.

Ao realizar uma tarefa, prefiro usar um processo passo a passo, trabalhando com pequenas quantidades de dados de cada vez.

Eu dou maior atenção aos pequenos elementos informativos de um material de estudo ou de trabalho. Diante de um material escrito, eu dou ênfase a cada tópico separadamente e somente depois busco relações entre as partes.

É possível notar, pelo quadro 1, que os itens foram agrupados por categorias, em função de seu conteúdo referir-se a cada tipo de estilo cognitivo. O instrumento de sondagem inicial empregado no ambiente virtual de aprendizagem adaptativo utilizou os itens acima dispostos de maneira casual, como proposto em Bariani (2000).

A métrica adotada para a aplicação do instrumento foi baseada em uma escala do tipo Likert (BAKER, 2002), que também foi adotada na pesquisa de Cristea (2004), no processo de avaliação do MOT, apresentado no capítulo 5.

Para a avaliação da escala de estilos cognitivos, foi calculada a média em cada estilo, somando os itens de acordo com a categoria escolhida:

• DT para discordo totalmente; • D para discordo;

• I para indeciso; • C para concordo, e;

• CT para concordo totalmente.

Cada categoria de respostas tem uma pontuação que varia de 1 a 5, sendo 1 para DT, 2 para o D, 3 para I, 4 para C e 5 para CT. O estilo de maior média é o estilo preponderante do aprendiz usuário do ambiente virtual de aprendizagem adaptativo.

A tabela 6 apresenta o questionário já com as questões em sua ordem de apresentação.

Nº Questão

01 Quando estou estudando, eu prefiro decidir sozinho o que fazer, quando e como. 02 Eu fico desanimado quando não sou elogiado pelo meu trabalho.

03 Eu prefiro conteúdos mais estruturados e com apresentação lógica. 04 Eu prefiro trabalhar e aprender em grupo.

05 Eu sou autodisciplinado para os estudos.

06 Num processo de tomada de decisão, considero indispensável o conhecimento dos dados específicos da situação-problema.

07 Ao realizar uma tarefa, prefiro usar um processo passo a passo, trabalhando com pequenas quantidades de dados de cada vez.

08 Eu prefiro realizar trabalhos acadêmicos a partir de roteiros pré-estabelecidos, elaborados por professores ou outras pessoas.

09 Ao iniciar uma tarefa, prefiro examinar uma grande quantidade de dados, buscando relações entre eles. 10 Eu dou maior atenção aos pequenos elementos informativos de um material de estudo ou de trabalho. 11 Costumo enfatizar o contexto global e não os aspectos específicos das tarefas que realizo.

12 Eu tenho facilidade para criticar e corrigir o trabalho de outras pessoas.

13 O contexto global de uma situação é o elemento mais relevante para a tomada e decisões.

14 Eu prefiro professores que se preocupam mais com o conteúdo do que com as relações pessoais estabelecidas nas aulas.

15 Ao ler um texto, eu presto mais atenção na idéia geral do que nos detalhes informativos do mesmo. 16 Diante de um material escrito, eu dou ênfase a cada tópico separadamente e somente depois busco

relações entre as partes.

Torna-se relevante ressaltar que, dependendo do método de sondagem inicial adotado, serão realizadas a definição das questões e o conjunto de respostas pertinente a cada questão. Esse cenário determinará adequações ao diagrama de classe e, conseqüentemente, ao diagrama de banco de dados. O modelo proposto na presente seção, ilustrado pela figura 49, traz uma representação genérica do RHA. A simulação da sondagem inicial adotada, e supracitada, e readequações propostas ao diagrama de classe e ao modelo de banco de dados estão descritas no capítulo 7.