• Nenhum resultado encontrado

Sugestões para melhorar a capacidade produtiva

4.10 Planos de ação das sugestões propostas para a empresa

4.10.9 Sugestões para melhorar a capacidade produtiva

Identificou-se que a empresa não utiliza toda capacidade produtiva de algumas máquinas, como a solda ponto, a solda costura e a corte plasma CNC.

Para atingir um índice mais elevado na utilização dessas máquinas, sugere-se que a empresa terceirize serviços para outras empresas. Para utilizar mais as máquinas de solda ponto e costura, a empresa também deveria produzir fundos de expansão para resfriadores de leite, terceirizando esse serviço para outras empresas fabricantes, tendo em vista que poucas fábricas dispõem dessas máquinas no seu processo produtivo.

Para utilizar, de uma maneira mais assídua, a máquina de corte plasma CNC, a empresa também deve terceirizar serviços, principalmente para aquelas que fabricam implementos agrícolas, levando em consideração que a máquina tem a capacidade de cortar chapas com espessura de até 38 milímetros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo na empresa Eletro Refrigeração Franke teve como principal objetivo realizar uma auditoria no processo produtivo da empresa, identificando os pontos fortes, os pontos fracos com o intuito de propor melhorias no seu processo produtivo.

Foram analisados todos os setores e as áreas responsáveis pela fabricação das máquinas e equipamentos. Observou-se que a empresa está bem estruturada, com máquinas de alta tecnologia, o que garante maior durabilidade dos produtos por ela fabricados, assim como colaboradores qualificados que auxiliam no crescimento e desenvolvimento.

O trabalho proporcionou a identificação de pontos fortes e fracos da empresa em relação ao modelo de transformação de seu processo produtivo, bem como as entradas “input”, a transformação da matéria-prima em produtos e as saídas “outputs”. A empresa está bem estruturada, principalmente no que diz respeito à transformação dos seus produtos, aspecto que apresenta um grande diferencial em relação aos seus concorrentes, destacando-se a durabilidade, estética e eficiência dos produtos fabricados.

Para minimizar seus pontos fracos, sugere-se que a empresa planeje e organize, através de agendamento, os serviços externos, os quais, muitas vezes, interrompem o processo de fabricação, causando gargalos na produção.

Um, dos principais pontos identificados na inter-relação da função produção com as demais áreas é que a empresa investe grande parte dos recursos financeiros adquiridos durante o ano na aquisição de máquinas e equipamentos, o que aumenta sua produtividade e proporciona segurança aos colaboradores, agregando tecnologia ao processo produtivo.

Para minimizar alguns problemas pontuais, sugere-se que a empresa disponibilize treinamento para capacitar, ainda mais, seu quadro de colaboradores do processo produtivo e que contrate um vendedor para atender a região e para aumentar as vendas e, em consequência, os pedidos para o setor de produção.

Foi comprovado que a empresa trabalha para manter o elo de confiança que existe com seus clientes. Da mesma maneira, planeja o processo produtivo para torná-lo o mais flexível possível, sempre prezando pela qualidade de seus produtos.

Para que a empresa consiga tornar-se ainda mais competitiva foi proposta a negociação dos valores da matéria-prima com seus fornecedores e, na medida do possível, pagar à vista, solicitando um bom desconto, reduzindo o custo de fabricação.

Em relação aos tipos de sistemas de produção utilizados, o que mais se assemelha é o processo de jobbing. Outro sistema que é semelhante ao utilizado na empresa é a produção por processo, pois ambos tornam o processo flexível. O ponto negativo desses sistemas é tornar a produção mais lenta. Para tanto, foi proposto que a empresa solicite um prazo maior para entrega dos produtos, no intuito de cumprir com o prazo determinado.

Foi identificado que a empresa está bem localizada em um dos maiores municípios da região, cercada de municípios menores que têm no leite um dos principais sustentos de suas economias. Favorável também é que está localizada numa região que é considerada uma das maiores bacias leiteiras do país.

Os principais problemas identificados são em relação ao abandono da Área Industrial pelos governantes do município, o que prejudica o desenvolvimento e crescimento da empresa. Foi proposto que o proprietário da empresa busque soluções junto ao Poder Público Municipal.

Em relação ao layout, a empresa se assemelha ao layout por processo, que proporciona maior flexibilidade na produção, sendo este um dos principais pontos fortes. Na tentativa de minimizar o problema, foram propostas alterações de setores que aproximariam mais os setores de solda, acabamento, polimento e montagem das estruturas, uma vez que os produtos passam várias vezes por esses setores até serem finalizados. Ainda foi sugerido que a empresa compacte mais as máquinas e setores.

Em relação à ergonomia, foi identificado que a empresa proporciona boas condições para que os colaboradores desempenhem suas funções com segurança e bem-estar, tendo como principais pontos fortes a iluminação, a segurança e a disponibilização de equipamentos de segurança individual. Para que o ambiente se torne ainda mais agradável, foi sugerido que a empresa instale lâmpadas em ambientes onde a luminosidade não é a ideal, exaustores e ventiladores para proporcionar um ambiente mais arejado, assim como painéis eletrônicos nas máquinas que não possuam dispositivos de segurança.

O planejamento e controle de produção da empresa são de curto prazo, o que ressalta a flexibilidade do processo produtivo, facilitando o planejamento e controle da produção. O ponto fraco, identificado através da auditoria, foi o da empresa não utilizar todos os recursos disponíveis no seu software, o que prejudica o planejamento e controle do processo produtivo. Para minimizar esse ponto fraco foi proposto que o responsável da produção faça um treinamento junto à empresa gestora do software.

Em relação à capacidade produtiva da empresa, constatou-se que, a partir dos cálculos de carga máquina e carga de mão-de-obra, a empresa não necessita contratar colaboradores e nem comprar máquinas para o processo produtivo, levando em consideração que a quantidade produzida gira em torno de 25 resfriadores por mês.

Foi sugerida terceirização dos serviços com as máquinas de solda ponto, solda costura e corte plasma CNC, tendo em vista que a empresa fez um alto investimento nessas máquinas e elas trabalham poucas horas por dia.

Por fim, as principais ações que devem ser implantadas na empresa para melhorar o desempenho do seu processo produtivo são agendar os serviços externos com seus clientes, evitando gargalos no processo produtivo; disponibilizar treinamento aos funcionários do “chão de fábrica”; quando possível, efetuar o pagamento da compra da matéria-prima à vista, exigindo desconto, reduzindo o custo de fabricação dos produtos; buscar auxílio dos governantes para resolver problemas enfrentados na Área Industrial, onde esta instalada a empresa; reorganizar os setores da empresa, tornando o processo produtivo mais eficiente; instalar lâmpadas, ventiladores, exaustores e painéis eletrônicos com dispositivos de segurança, proporcionando segurança e bem estar aos colaboradores; disponibilizar treinamento ao responsável da produção para utilizar todos os recursos do software, o que auxiliaria no planejamento e controle da produção; terceirizar serviços a outras empresas parar melhor utilizar as máquinas de solda ponto, solda costura e corte plasma CNC.

Com o estudo, pode-se observar o quanto é importante que todos os setores do processo produtivo estejam bem organizados, tenham um bom planejamento e controle para que a empresa possa crescer e desenvolver seus produtos, que são a sua razão de existir.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, Sergio. A Multidimencionalidade nas Organizações Empresariais: proposta de um modelo analítico. Curitiba: ENPAD, 2004. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

ATTIE, Willian. Auditoria interna / William Attie. – 2. Ed. – 2. Reimp. – São Paulo: Atlas, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CORRÊA, Henrique Luiz. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico. São Paulo: Atlas, 1993.

CORRÊA, Henrique Luiz. Planejamento, programação e controle da produção. São Paulo: Atlas, 2008.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria contábil: teoria e prática / Silvio Aparecido Crepaldi. – 6 ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

CURY, Antônio. Organização e métodos: uma visão holística/ Antônio Cury. – 7. Ed. Rev. E Ampl. – São Paulo: Atlas, 2000.

GIL, Antonio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa / Antonio Carlos Gil. – 4. Ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

KOTLER, Philip. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1998.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Eva Maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi. São Paulo: Atlas, 1991.

LOPES, Alceu de Oliveira. Gestão da produção / Alceu de Oliveira Lopes, DieterSiedenberg, Fernanda Pasqualini. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

MALHOTRA, Naresch. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada / NareshMalhotra; trad. Nivaldo Montingelli Jr. e Alfredo Alves de Farias. – 3. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARTINS, Petrônio Garcia; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2002.

___________________________________________. Administração da Produção.São

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. São Paulo: Thonson Learning, 2002.

_________________________. Administração da produção e operações. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

________________________. Administração da produção e operações. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

PASQUALINI, Fernanda; SIEDENBERG, RugardDieter. Estratégias de operações. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.

PEREIRA DA SILVA, José. Análise financeira das empresas. 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio do curso de administração: guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalhos de conclusão de curso. Sylvia Maria Azevedo Roesch; colaboração Grace Vieira Becker, Maria Ivone Mello, - São Paulo: Atlas, 1996. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração daProdução. São Paulo: Atlas, 2008.

SLACK, Nigel; JONES-BRANDON, Alistair; JOHNSTON, Robert. Princípios de administração da produção. São Paulo: Atlas, 2013.

SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da administração / Reinaldo Oliveira da Silva. – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

_______________________. Teorias da administração / Reinaldo O. da Silva. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

SIEDENBERG, Dieter; Gestão da produção de bens e serviços / DieterSiedenberg, Fernanda Pasqualini. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

APÊNDICE A

Roteiro de Entrevista

AUDITORIA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO Modelo de transformação

1. Como acontece o processo produtivo na empresa? Quais são seus pontos fortes e fracos? Por quê? O que você propõe à empresa? Por quê?

Função produção nas organizações e inter-relação com as demais áreas

2. Como se dá inter-relação da produção com as demais áreas da empresa? Exemplifique. Quais são os pontos fracos encontrados? Por quê? Quais são os pontos fortes encontrados? Por quê? O que você propõe à empresa? Por quê?

Objetivos da Produção

3. Quais são os objetivos da área de produção da empresa? Estão sendo alcançados? Quais ela prioriza? Ela possibilita fazer certas as coisas? Possibilita fazer as coisas com rapidez? Possibilita fazer as coisas em tempo? Possibilita mudar o que faz? Possibilita fazer as coisas mais baratas? Quais são os pontos fracos encontrados? Por quê? Quais são os pontos fortes encontrados? Por quê? O que você propõe à empresa? Por quê?

Tipos de sistema de Produção

4. Qual é o tipo de sistema de produção que a empresa utiliza? Por quê? É o mais indicado? Justifique. Quais são os pontos fracos encontrados? Por quê? Quais são os pontos fortes encontrados? Por quê? O que você propõe à empresa? Por quê?

Processo produtivo e arranjo físico: estudo de localização

5. A localização da empresa é adequada? Justifique através dos cálculos de estudo de localização. Quais são os pontos fracos encontrados? Por quê? Quais são os pontos fortes encontrados? Por quê? O que você propõe à empresa? Por quê?

Processo produtivo e arranjo físico: layout

6. Qual é o tipo de layout utilizado pela empresa? É o mais indicado? Justifique. Possibilita redução dos desperdícios e custos? Quais são os pontos fracos

encontrados? Por quê? Quais são os pontos fortes encontrados? Por quê? O que você propõe à empresa? Por quê?

Processo produtivo e arranjo físico: ergonomia

7. O layout proporciona segurança e qualidade de vida aos trabalhadores? Justifique. Quais são os pontos fracos encontrados? Por quê? Quais são os pontos fortes encontrados? Por quê? O que você propõe à empresa? Por quê?

Planejamento e Controle da Produção

8. Como acontece o planejamento e controle de produção na empresa? Exemplifique. Está sendo bem executado? A empresa utiliza alguma ferramenta para auxiliar? Quais são os pontos fracos encontrados? Por quê? Quais são os pontos fortes encontrados? Por quê? O que você propõe à empresa? Por quê?

Estudo da capacidade produtiva

9. Qual é a capacidade produtiva da empresa? Exemplifique. A empresa utiliza toda a sua capacidade produtiva? É preciso adquirir novas máquinas? É preciso contratar novos funcionários? Há a necessidade de venda de maquinário ou desligamento de pessoas? Justifique. Quais são os pontos fracos encontrados? Por quê? Quais são os pontos fortes encontrados? Por quê? O que você propõe à empresa? Por quê?