• Nenhum resultado encontrado

SUJEITOS DA PESQUISA

No documento Teoria, prática e profissão (páginas 36-41)

4.2.1 Local onde se encontram os sujeitos da pesquisa

Após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, o trabalho foi apresentado à Coordenadora de Qualidade e RH de uma Organização Não-Governamental de Santa Catarina (ONG/SC). Esta ONG tem como objetivo inserir pessoas no mercado de trabalho por meio do programa de estágio e programas sociais.

Esta ONG1 é caracterizada como:

“uma associação filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, beneficente de assistência social. Reconhecida de utilidade pública desenvolve vários programas sociais, possibilitando aos jovens brasileiros, uma formação integral”.

A ONG tem como Missão:

“Oferecer à comunidade soluções que contribuam para a capacitação profissional de pessoas, visando a sua integração ao mercado de trabalho”.

Já em relação à Visão da ONG:

“Ser reconhecida como a maior e melhor instituição brasileira na interação educação e trabalho”.

No que se refere aos valores desta ONG/SC tem-se: competência, credibilidade, sustentabilidade, respeito à diversidade, ética, transparência, valorização do capital humano, comunicação, co-participatividade e o aprimoramento contínuo.

Esta ONG se localiza no estado de Santa Catarina com diversas unidades e postos de atendimentos. Dentre as unidades se encontram a de Florianópolis - Matriz; Blumenau; Criciúma; Chapecó; Itajaí; Joaçaba; Joinville; Lages. Os postos de atendimentos que se localizam em Santa Catarina estão em Araranguá; Tubarão; São Miguel do Oeste; Caçador; Concórdia; Brusque; São Bento; Jaraguá do Sul e Canoinhas.

1 Os dados de identificação da ONG/SC tais como: caracterização, missão, visão e valores são dados documentais.

4.2.2 Participantes

A pesquisa teve como participantes todos os estagiários que estão freqüentando aula na modalidade educação superior, com duração pelo menos de 4 anos de curso, e desenvolvem atividades de estágio não-obrigatório, nas unidades e postos de atendimentos de uma Organização Não Governamental de Santa Catarina (ONG/SC), no segundo semestre de 2009 que totalizaram 23 estagiários. Entretanto, desses sujeitos citados acima 15 estagiários colaboraram com a pesquisa. Sendo assim, diante dos prazos que foram estabelecidos e a falta de algum retorno dos demais sujeitos, iniciaram-se os contatos para averiguar se ainda havia interesse por parte deles em colaborarem com a pesquisa, mas não houve nenhum retorno e, diante deste fato, foram desconsiderados os demais sujeitos.

Quanto ao perfil das pessoas participantes da pesquisa são: estudantes de curso superiores com duração mínima de 4 anos; freqüentadores do estágio não-obrigatório; ambos os sexos; sem restrição quanto às idades, cursos ou semestres freqüentados, setor em que realizam o estágio não-obrigatório, ao tempo em que realizam essa modalidade de estágio, a instituição de ensino que frequentam e a carga horária que realizam no estágio.

A escolha por estudantes que freqüentam a educação superior se deu pelo fato de que assim se caracteriza um momento onde o estudante universitário se aproxima da sua inserção ao mercado de trabalho como profissional formado. Já o motivo que justifica a escolha por estudantes que realizam estágio não-obrigatório se deu pelo fato de ser uma opção, por parte do estudante, de buscar por alternativa para se inserir no mercado de trabalho, visto que não há a necessidade desta prática para a formação na graduação.

O quadro 1 ilustra os dados de identificação dos sujeitos desta pesquisa. Na primeira coluna é apresentado o sexo dos participantes; na segunda coluna as idades de cada participante; na terceira coluna são apresentados os cursos de graduação e a fase que cada participante freqüenta na universidade; quarta coluna a classificaçãoda Instituição de Ensino; quinta coluna refere-se ao tempo de estágio de cada participante está contratado na ONG, por fim, na sexta coluna o setor que cada participante realiza as suas atividades de estágio.

Quadro 1: Caracterização dos Participantes

Sexo/Sujeito Idade Curso/ Fase Instituição

de Ensino Tempo de estágio Carga Horária /Semanais Setor de estágio

Feminino-S1 28 anos Administração em Marketing 8ª fase Privada 1 ano a 1 ano e 6 meses 30 Comercial Masculino- S2 24 anos Administração em Marketing 7ª fase Privada 0 a 6 meses 25 Comercial

Feminino-S3 22 anos Psicologia 5ª fase

Privada 0 a 6 meses

25 Encaminhamento

Feminino-S4 20 anos Psicologia 6ª fase

Privada 1 ano e 7 meses a 2

anos

30 Projetos Sociais

Feminino-S5 21 anos Administração e Gestão Empresarial 7ª fase Privada 7 meses a 11 meses 30 Contratos

Feminino-S6 23 anos Psicologia 9ª fase

Privada 0 a 6 meses

30 Encaminhamento

Feminino-S7 26 anos Ciências

Econômicas 7ª fase

Pública 7 meses a 11 meses

30 Financeiro

Feminino-S8 19 anos Pedagogia

5ª fase

Pública 0 a 6 meses

30 Projetos Sociais

Feminino-S9 27 anos Psicologia 9ª fase Pública 0 a 6 meses 30 Encaminhamento Feminino- S10 22 anos Administração em Recursos Humanos 4ª fase Privada 0 a 6 meses 20 Encaminhamento Feminino- S11 23 anos Administração em Recursos Humanos 6ª fase Privada 0 a 6 meses 30 Encaminhamento Masculino- S12 22 anos Psicologia 2ª fase Privada 0 a 6 meses 30 Encaminhamento Feminino- S13 24 anos Psicologia 5ª fase Privada 0 a 6 meses 30 Encaminhamento Feminino- S14 23 anos Pedagogia 6ª fase Privada 0 a 6 meses 30 Encaminhamento Feminino- S15 17 anos Administração em Recursos Humanos 2ª fase Privada 7 meses a 11 meses 30 Contratos

Pode-se observar, diante do quadro 1, que, a população que foi investigada tem como maioria o sexo feminino, perfazendo o número de 13 participantes, e o público masculino de 2 participantes. Percebe-se, atualmente, um aumento na inserção das mulheres no mercado de trabalho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2009), onde foi realizada uma pesquisa com a condição de vida da população brasileira, apresentam dados que corrobora com os dados obtidos nesta presente pesquisa, que demonstra o aumento da incorporação do contingente feminino no mercado de trabalho, o maior grau de escolaridade atingido por elas e a conquista das mulheres de cada vez mais conseguirem um espaço no mercado de trabalho.

Já com relação à idade os participantes tiveram entre 17 anos a 28 anos, e ainda conforme o IBGE o número de jovens entre 18 a 24 anos que frequentam o ensino superior na Região Sul aumentou cerca de 19% entre os anos de 1998 a 2008. Os cursos que apareceram com maior freqüência foram Psicologia com 6 participantes, Administração com ênfase em Recursos Humanos com 3 participantes, Pedagogia e Administração com ênfase em Marketing com 2 participantes cada um, Administração com ênfase em Gestão Empresarial e Ciências Econômicas com 1 participante de cada curso.

A presente pesquisa não estipulou a fase mínima e máxima que o estudante deveria estar frequentando, e ainda se a Instituição de Ensino deveria ou não ser privada ou então pública, o que permite assim verificar as opiniões dos estudantes de diferentes instituições de Santa Catarina. Conforme apresentado no quadro 1, 12 desses participantes frequentam Instituições de Ensino de cunho privado e 3 de instituições públicas, e a maioria frequentam entre 5ª, 6ª e 7ª fases com 3 participantes de cada fase, 2 participantes de cada uma das 2ª e 9ª fases, e 1 participante de cada uma das 8ª e 4ª fases.

Verificou-se que, o tempo de estágio que os estudantes estão contratados nesta ONG, distribuiu-se da seguinte maneira: 10 participantes freqüentam o estágio entre os períodos de 0 (zero) a 6 meses, 3 participantes entre os períodos de 7 meses a 11 meses, 1 participante para os períodos entre 1 ano a 1 ano e 6 meses e 1 participante para os períodos entre 1 ano e 7 meses a 2 anos. Por fim, os setores que os estudantes realizam as suas atividades de estágio estão organizados da seguinte forma: 9 são do setor de Encaminhamento, considerado por esta ONG o local onde se realiza o pré-recrutamento, a seleção e o encaminhamento dos estudantes às oportunidades de estágio e as vagas dos programas sociais; 2 para os setores de Projetos Sociais onde se encaminha pessoas para os programas sociais; 2 do setor de Comercial, designado por esta ONG como prospecção; 1 participante do setor Financeiro e 1 para o setor de Contratos.

No documento Teoria, prática e profissão (páginas 36-41)

Documentos relacionados