• Nenhum resultado encontrado

Suportes para a programação das interfaces em Scratch

Para a programação das interfaces, tivemos por base o estudo anterior dos comandos, que se encontra no ponto 6.4., os argumentos e também o factor, experimentar, que permitiu ver os erros e a sua correcção. Como no contexto do Sub projecto do SACS ligado à Dissertação se dedica às crianças dos 3 aos 6 anos de idade apenas se apresenta os desafios dedicados às mesmas.

tutoriais sobre o Scratch (Pdf´s) e o tutoriais em vídeo (Screencast47), todos estes de apoio às crianças, pais e educadores. Para cada um deles teve-se cuidado com a escrita/linguagem, para que fosse apropriada para as crianças e as suas idades.

6.8.1

Os tutoriais em vídeo (Screencast)

Foram construídos oito tutoriais em vídeo:

i) “Registo Sapo Kids”, passos a seguir para aceder ao site, e fazer o registo;

ii) “Ambiente de trabalho”, são apresentados todos os pontos com a qual se podem intervir, tais como, o menu geral, idioma, outras opções, desfazer, bandeira verde, modo de apresentação, stop, actores Sprites, separador de blocos, separador de trajes, palco do Scratch, botões de novo Sprite, e lista de Sprites;

iii) ”Editor de pintura”, é apresentado a barra de ferramentas ao qual pertence o pincel, a borracha, o balde de tinta, o rectângulo, botão de texto, botão de selecção, botão de carimbo, botão conta- gotas, botão rotação, botão aumentar e diminuir, botão lupa;

iv) “Gravador de som”, como se pode aceder à janela do gravador de som, como se pode gravar (botão redondo vermelho para gravar; botão quadrado preto para terminar; triangulo verde para reproduzir) e terminar acção fazendo OK;

v) “Importar objectos”, aqui é apresentado como importar um novo sprite, e como importar um novo traje.

vi) “Mediação”, aqui explica-se que os adultos podem ajudar as crianças nos projectos Scratch. vii) “Palco”, é a apresentação da área do palco e os eixos cartesianos;

viii) “Partilhar projectos”, é apresentado o processo de aceder à pagina, partilhar, fazer login, e escolher o projecto que se quer partilhar.

Estes são os primeiros tutoriais a serem apresentados às crianças, são tutoriais de iniciação ao

Scratch (estes também acompanham durante os tutoriais como lembretes) e são para os 3 grupos

47 Screencast é o registo (gravação) da saída do vídeo gerado por computador em actividade. Pode ou não conter o áudio integrado. Os Screencast são largamente utilizados em forma de vídeo-tutoriais, para ensinar iniciantes ou até usuários mais experientes no funcionamento de um determinado software.

Foi realizado com recurso a um iMac e com o software Screenflow, tendo depois sido editado no iMovie. Trabalho de edição feito por Joaquim Santos, aluno do 3º ano de NTC, elemento do Projecto Scratch´Ando com o Sapo.

etários. Apresentam passo a passo o que as crianças devem fazer em formato vídeo.

Para a elaboração destes também foram criados guiões48, que auxiliam a criação e estruturação dos vídeos; outro ponto importante foi tentar homogeneizar o máximo possível a imagem da “Dani” a mesma roupa, o mesmo penteado, para que todos os tutoriais tivessem um elo de ligação, neste caso a imagem da “Dani”.

Os tutoriais são apresentados pela “Dani”49, tendo inicio com a apresentação do projecto, depois a apresentação do tema a que este se dedica, e depois a visualização do ambiente de trabalho (neste exemplo o separador de sons como principal incidência), logo a seguir começa a explicação da “Dani” e os passos que são precisos dar, vão aparecendo no ecrã (é colocada a questão do microfone, e logo a seguir a abertura do ambiente Som e criar som); por ultimo a “Dani” despede- se.

Figura 39 exemplo de Vídeo/Screencast uso do gravador de som.

6.8.2

Tutoriais: ficheiro inicial e final

50

Para cada um dos desafios foram criados ficheiros iniciais e finais em Scratch, para permitir à criança saber como fazer para iniciar (apresenta apenas o cenário), e para no final ver se o que fez está correcto (apresenta o ficheiro finalizado, com todos os passos: trajes, personagens, comandos,

48 Ver anexo I “guião gravador de som”

49 Daniela Pina, aluna do 3º ano de projecto em Novas Tecnologias da Comunicação, elemento do Projecto Scratch´Ando

com o Sapo. Para a elaboração dos Screencast foram feitos alguns testes de empatia, por parte da Professora Lopes, a

todos os elementos do projecto no qual a Daniela Pina foi a seleccionada. 50

fundo.)

Figura 40 exemplo ficheiro Inicial.

6.8.3

Tutoriais em Pdf

51

- Temática narrativa - “Todos juntos pr´a troca”: apresentação dos guardiões. - Temática narrativa - “Vieram de longe”: pilotar o avião; alimentar os animais.

- Temática narrativa - “Um por todos e todos pela natureza”: regar as plantas; construir o espantalho.

Começou-se pela edição de texto e à correcção deste, de seguida passou-se à construção dos Pdf´s, tendo em conta alguns aspectos:

i) Organização e disposição nas páginas dos elementos (apresentação e contexto do tutorial, blocos a utilizar, utilizar ficheiro inicial, importar imagens, inicio da montagem das peças para a historia; finalização do tutorial, ver ficheiro final);

ii) Cores ligadas às utilizadas nos comandos do Scratch, para que seja mais fácil a associação do comando do que se está a falar; assim como a apresentação do próprio bloco;

iii) Salientar o mais importante com aumento do tamanho da letra, e mudança de cor;

iv) Criação de ícones para cada desafio no tutorial: a lupa (para ir rever um Screencast), o mapa (desafio), e o baú (meta); todos estes a apontar momentos importantes ao longo do Pdf.

v) Utilização dos personagens ao longo do Pdf para mostrar alguma dinâmica e fazer alguma associação com os elementos utilizados nesse mesmo tutorial (utilizar os personagens ou animais que pertencem ao tutorial).

Figura 42 exemplo de Pdf da Temática – “Vieram de longe – Pilotar o avião”.

6.9 Apresentação dos resultados finais da interface de comunicação e