• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

No documento Plano Escolar ETEC JORGE STREET (páginas 27-43)

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO / 2011

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

Modalidade: Técnico Descrição: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

É o profissional que controla a rotina administrativa das empresas. Colabora nos planejamentos estratégico,

tático e operacional. Realiza atividades em recursos humanos e procede à intermediação nos processos de colocação e de recolocação profissional. Atua na área de compras, auxilia no setor contábil e assessora a área de vendas. Executa intercâmbio de mercadorias e de serviços e executa atividades nas áreas fiscal e financeira.

SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Módulos I e II

1. Identificar a estrutura, a organização e o funcionamento de empresas públicas e privadas.

2. Analisar e sistematizar dados, produzindo o texto necessário às diversas situações profissionais.

3. Analisar e interpretar as principais legislações aplicadas às pessoas físicas e jurídicas. 4. Identificar e elaborar partidas contábeis, aplicando os conceitos básicos em cada natureza de operação.

5. Colaborar na elaboração do planejamento de recursos humanos.

6. Interpretar estudos, relatórios e pesquisas econômicas, bem como realizar pesquisas de mercado.

7. Interpretar e elaborar relatórios de desempenho de custo financeiro real, taxas de juros, descontos e financiamentos.

8. Utilizar aplicativos operacionais de informática, tanto os genéricos, quantos os específicos da área administrativa.

9. Correlacionar a política de recursos humanos, bem como calcular e elaborar documentos relacionados à rotina de pessoal.

10. Elaborar partidas contábeis e classificar documentos, de acordo com a natureza e a origem da operação, bem como apurar custos industriais e comerciais.

11. Identificar e caracterizar os sistemas, os objetivos e a amplitude do planejamento financeiro, elaborando relatórios de desempenho.

12. Analisar, acompanhar e avaliar o planejamento e o processo de produção de novos produtos.

13. Gerir ciclos de informações contábeis.

14. Avaliar o cumprimento dos procedimentos de controle interno.

15. Identificar e caracterizar os processos de pesquisa, de recrutamento, de seleção e de treinamento de pessoal, definindo os instrumentos, dados e meios necessários.

Módulo III

16. Interpretar e produzir documentos relacionados à gestão administrativa. 17. Identificar políticas, normas e controle de qualidade em produtos e serviços. 18. Construir raciocínio crítico sobre a constituição da sociedade global, o papel do desenvolvimento

tecnológico neste contexto e a conseqüente crise ambiental em escala mundial. 19. Interpretar e aplicar normas e legislações relacionadas à saúde e segurança do trabalho.

20. Avaliar e aplicar os fundamentos, os objetivos, a estrutura e o funcionamento da gestão, da produção e da oferta de produtos e serviços para o mercado consumidor. 21. Elaborar e implantar orçamento, compilando informações, conciliando dados e acompanhando seu desenvolvimento, visando a assegurar o adequado emprego de recursos e a sua eficiente utilização.

22. Planejar e controlar, sob orientação superior, o suprimento e a qualidade dos produtos e serviços.

23. Avaliar a implantação do planejamento de recursos humanos.

24. Organizar e avaliar atividades de entrada e de saída de dados de sistema de informação.

25. Identificar e interpretar princípios e valores que orientem o convívio social, posicionando-se pessoalmente em relação a eles.

26. Avaliar impactos ambientais e obedecer às exigências legais de proteção ao meio ambiente.

Infra-estrutura necessária

Laboratório de Gestão Laboratório de Informática Mercado de trabalho

Áreas da indústria, comércio, prestação de serviços, empresas em geral, de pequeno e médio

portes. Certificações

Módulos I e II: Assistente Administrativo(Qualificação Técnica de Nível Médio)

Módulos I, II e III: Técnico em Administração (Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio) Habilitações associadas: Administração Modalidade: Integrado Descrição:

EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM MECATRÔNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Qualificações:

1ª série – Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente Técnico de Mecatrônica 2ª série – Qualificação Técnica de Nível Médio de Instalador e Reparador de Equipamentos Mecatrônicos

3ª série – Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecatrônica

O Técnico em Mecatrônica é o profissional que atua no projeto, na execução e na instalação de máquinas, equipamentos e sistemas informatizados. Realiza manutenção, medições e testes dessas máquinas, equipamentos e sistemas, conforme especificações técnicas.opera equipamentos, utiliza softwares específicos e linguagens de programação adequadas. Organiza local de trabalho. Coordena equipes e oferece treinamento operacional.Realiza manutenções preditiva, preventiva e corretiva, em conformidade com as normas técnicas e higiene, segurança, qualidade e proteção ao meio ambiente.Programa e opera estas máquinas observando as normas de segurança.

MERCADO DE TRABALHO

Indústria automobilística e metal - mecânica. Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados, laboratórios de controle de qualidade, prestadoras de serviço.

PERFIL PROFISSIONAL DA FORMAÇÃO INTEGRADA

O perfil profissional foi definido pela identidade da formação integrada, considerando o nível de autonomia e responsabilidade do técnico a ser formado, os ambientes de atuação, os relacionamentos necessários, os riscos a que estará sujeito e a necessidade de continuar aprendendo e se atualizando.

Profissional habilitado com bases científicas, tecnológicas e humanística para o exercício da profissão, numa perpectiva crítica, pró-ativa, ética e global, considerandoo mundo do trabalho, a contextualização sócio-político-econõmica e o desenvolviimento sustentável, agregando valores artísticos-culturais.

Ao técnico em Mecatrõnica pressupõe-se espírito crítico, criativo e consciente, devendo ser generalista, com sólida e avançada formação tecnológica, lastreada numa cultura geral igualmente sólida e consciente.

COMPETÊNCIAS

- dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemáticas, artísitco- culturais e ciêntificos- tecnológicas

- conhecer e utilizar língua(s) estrangeiras (s)moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais

-construir e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticos- culturais

- compreender os fundamentos cientifico-tecnológicos relacionando teoria e prática nas diversas áreas do conhecimento

- compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que ela intervém, como produtos da ação humana.

- selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões- problema e construir argumentação consistente - recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenções solidárias na realidade, respeitando os valores humanos, preservando o meio ambiente, considerando a diversidade socio-cultural.

- ter iniciativa, responsabilidade e espírito empreendedor, exercer liderança, sber trabalhar em equipe, repeitando a diversidade de idéias e ter atitudes éticas.

- aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial

- avaliar as características e propriedades dos materiais, insumos e elemetos de máquinas, correlacionando-as com seus fundamentos matemáticos, físicos e químicos para a aplicação nos processos de controle de qualidade.

- gerenciar e supervisionar sistemas de automação

- projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologiasde automação.

desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos. - aplicar normas técnicas de saúde e de segurança no trabalho e propor soluções ergonômicas de segurança no trabalho.

- aplicar normas técnicas no controle de qualidade no processo industrial. - aplicar métodos de qualidade referentes aos processos, insumos e produtos

- coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técncias de gestão administrativa ede pessoas.

- aplicar técnicas de gestão ambiental.

- testar o funcionamento dos sitemas integrados de processos produtivos de acordo com os padrões estabelecidos, identificando defeitos e propondo soluções.

- programar e operar máquinas operatrizes automatizadas.

- acompanhar o desenvolvimento do projeto de sistemas de automação industrial. -participar e/ou coordenar equipes de trabalho.

- programar controle de automação de sistemas. - realizar manutenção de sistemas de automação.

- participar da elaboração da documentação técnica de sistemas de automação.

ATRIBUIÇÕES/RESPONSABILIDADES

- Adequar sistemas convencionais a tecnologias atuais de automação. - Correlacionar técnicas de manutenção de sistemas automatizados. - Diagnosticar defeitos e falhas nos sistemas.

- Efetuar programação de sistemas produtivos automatizados, bem como operá-los. - Acompanhar desenvolvimento de sistemas produtivos automatizados.

- Identificar características de operação e controle de processos industriais. - Analisar processo e produto para automação.

- Verificar características técnicas de sistemas de automação.

Habilitações associadas: Mecatrônica (Integrado) Modalidade: Técnico Descrição:

Técnico em Redes de Computadores PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

É o profissional que instala e configura dispositivos de comunicação digital e softwares em equipamentos de rede. Executa diagnóstico e corrige falhas em redes de computadores. Prepara, instla e mantém cabeamentos de redes. Configura acessos de usuários em redes de computadores. Configura serviços de rede, tais como firewall, servidores web, correio eletrônico, servidores de notícias.implementa recursos de segurança em redes de computadores.

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

MÓDULO I – Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE INFORMÁTICA

1. Selecionar o sistema operacional de acordo com as necessidades do usuário. 2. Verificar o funcionamento básico dos equipamentos e dos softwares do sistema de

informação, interpretando orientações de manuais.

3. Identificar a estrutura dos componentes de computadores e seus periféricos, analisando

o funcionamento e o relacionamento entre eles.

4. Avaliar características técnicas, propondo equipamentos e componentes de acordo com

parâmetros de custos e benefícios, atendendo às necessidades do usuário. 5. Interpretar e desenvolver algoritmos, fluxogramas e outras especificações para codificar

programas.

6. Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário.

7. Selecionar ferramentas para manipulação de dados. 8. Analisar e interpretar textos técnicos em inglês básico.

9. Analisar e desenvolver textos técnicos/ comerciais da área de Informática, por meio de

indicadores linguísticos e de indicadores extralinguísticos.

10. Identificar os fundamentos, os objetivos, a estrutura, a organização e o funcionamento

da gestão.

MÓDULO II – Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

1. Analisar os serviços e as funções de sistemas operacionais de rede (Windows Server),

utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, de manipulação

de arquivos, de segurança e outras.

2. Identificar e utilizar programas de aplicação para elaboração de projetos de redes de comunicação.

3. Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as

implicações de sua aplicação no ambiente de rede. 4. Analisar e identificar as arquiteturas de redes.

5. Implantar redes de computadores de pequena complexidade. 6. Identificar a simbologia e a função das portas lógicas básicas. 7. Avaliar circuitos combinacionais aplicados em sistemas digitais.

8. Avaliar demandas e situações-problema no âmbito da área profissional. 9. Constituir amostras para pesquisas técnicas e científicas, de forma criteriosa e

explicitada.

MÓDULO III – Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

1. Analisar os serviços e funções do sistema operacional Linux, utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configurações, manipulação de arquivos,

segurança e outras.

2. Analisar as técnicas de programação para redes.

3. Desenvolver rotinas orientadas a redes de computadores com a linguagem Java.

4. Identificar, configurar e programar equipamentos/ software de segurança para criar uma rede segura.

5. Prestar suporte técnico aos usuários.

6. Atualizar conhecimentos, desenvolver e ou aprimorar habilidades, aderir a criações e introduzir inovações tendo em vista melhorar o desempenho pessoal e organizacional.

7. Pesquisar e analisar a necessidade de implantação de novas tecnologias de redes em uma rede já existente.

8. Identificar as finalidades, vantagens e limitações das redes sem fio. 9. Configurar redes sem fio.

10. Articular conhecimentos científicos e tecnológicos em uma perspectiva interdisciplinar.

Certificações:

Módulo I - Qualificação de Nível Médio de Auxiliar de Informática Módulo II - Qualificação Técnica de nível Médio de Auxiliar Técnico em Redes de Computadores

Módulo I+ II + III - Habilitação Profissional Técnica de Nível Médiode Técnico em Redes de Computadores

Habilitações associadas:

Redes de Computadores

Modalidade: Integrado

EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

CERTIFICAÇÕES

1ª - Série - Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Informática

2ª - Série - Qualificação Técnica de nível Médio de Auxiliar em programação de Computadores

3ª - Série- Habilitação Profissional Técnica de nível Médio de Técnico em Informática

PERFIL PROFISSIONAL

O Técnico em informática é o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações, interfaces gráficas,monta estruturas de banco de dados e codifica programas, projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e aplicações. Seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de sistemas.

MECADO DE TRABALHO

Trabalham em atividades de informática e conexas, abrangendo instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que demandam sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadore,poderá trabalhar como autônomo em consultoria e treinamentos. o aluno concluinte do curso deve estar preparado para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania, dar prosseguimento aos seus estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando, para isso, que é capaz de dominar a norma culta da língua portuguesa e conhecer basicamente língua estrangeira, em suas

diferentes linguagens para se expressar e comunicar (dominar linguagens).

Construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do conhecimento oriundos das bases ciêntíficas e tecnológicas, de modo a investigar e compreender a realidade, (compreender fenomenos)Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentr situações-problema e tomar decisões (resolução de problemas)

Organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma a argumentar consistentemente(construir argumentos).

Recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade (elaborar propostas).

Analisar, projetar, modelar, implemenar, implantar sistemas, treinar usuários e prover suporte para sistemas e infraestrutura.Para tal, seleciona recursos de trabalho, linguagens de programaçãoe metodologias (competência profissional)

- Expressar-se com autonomia, clareza, precisão e adequadamente conforme o contexto em que se dá a comunicação.

- Compreender e avaliar o papel histórico dos diferentes atores sociais.

- planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos, programas e sistemas de informação. -propor ações de intervenção solidária na realidade.

- elaborar proposta de solução para problemas abordados, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade socio cultural.

- identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos.

-Instalar, configurar e identificar a origem de falhas em computadores isolados ou em redes, preriféricos e softwares.

- Analisar e operar os serviços de administração e funções dos sistemas operacionais e servidores. - Utilizar aplicativos e linguagens na elaboração de documentos, plailhas, apresentações e páginas na WEB.

- Conhecer e utilizar sistemas de segurança.

- Avaliar, especificar necessidades e executar treinamentos e suporte técnico aos usuários. - Coletar e documentar informações sobre o desenvolvimento de sistemas.

Habilitações associadas: Informática - Integrado Modalidade: Técnico Descrição:

TÉCNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

É o profissional ue atua na perspectiva de promoçõ, prevenção e proteção, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicilios, por meio de processos educativos em saúde faz encaminhamento aos serviços de

saúde.Planeja e realiza mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de comunidade, da elaboração, implementação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde, respeitando valores, culturas e individualidades.Participa e mobiliza a população para as reuniões do conselho

de saúde. Identifica individuos ou grupos que demandam cuidados especiais, sensibilizando a comunidade para a convivência .Trabalha em equipe nas

unidades básicas do Sistema Único de Saúde promovendo sua integração com a população atendida.

MERCADO DE TRABALHO: SUS - Programa de Saúde da Familia; programa de Agentes Comunitários de Saúde

1. Interpretar ações de saúde dirigidas a grupos específicos conforme definido nos protocolos de saúde coletiva, identificando situações de risco e

vulnerabilidade.

2. Analisar a estratégia da saúde da família na atenção à saúde da população, exercitando o controle social, bem como compreender o processo de

territorialização na orientação do trabalho.

3. Desenvolver, em equipe, ações de promoção da saúde considerando a gestão das políticas públicas de saúde, sociais e qualidade em serviço.

4. Identificar as necessidades nutricionais básicas em todas as fases do ciclo vital, associando dados socioeconômicos e de saúde com a disponibilidade de alimentos na família e na comunidade.

5. Desenvolver técnicas de comunicação como instrumento de trabalho e implementação nas ações de saúde, identificando a importância da cultura popular no processo de educação em saúde considerando os diversos grupos sociais.

6. Analisar a diversidade e a desigualdade social e sua relação com as práticas de saúde.

7. Identificar os aspectos bio-psicossociais da saúde da mulher nas diferentes etapas.

8. Identificar a relação entre problemas de saúde e condições de vida. 9. Analisar as condições ambientais que constituem risco para a saúde de indivíduos e

comunidade, estimulando o envolvimento da comunidade com as questões ambientais, visando a prevenção de doenças relacionadas com o meio ambiente.

10. Identificar situações de riscos e vulnerabilidades sociais na comunidade / população, bem como recursos e meios necessários para resolvê-los.

11. Identificar as fases do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como as alterações psicosomáticas da criança e do adolescente.

12. Interpretar os principais indicadores epidemiológicos e utilizá-los no planejamento de ações junto com a equipe multidisciplinar.

13. Analisar os riscos de doenças ocupacionais e reconhecer as doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

14. Identificar indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais de saúde, valorizando a autonomia e preservando a independência física e psíquica dos portadores de necessidades especiais.

15. Avaliar a importância de se respeitar e promover a autonomia do indivíduo e da família na realização da visita domiciliar.

Certificações

Módulo II - Sem certificação Técnica

Módulo III - Habilitação Profissional Técnica de nível médio de Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Habilitações associadas:

Agente Comunitário de Saúde

AGRUPAMENTO DISCENTE (1º Semestre) - 2011

Curso Turno Série/Módulo Qtd. Classes Qtd. Alunos Data Base O.C.

Administração Noite 1º Módulo 01 40

Mecatrônica Tarde 1º Módulo 01 40 21/01/2009

Eletrônica Noite 2º Módulo 01 39

Automação Industrial Tarde 2º Módulo 01 43 13/01/2009

Informática Tarde 1º Módulo 01 40 20/01/2009

Manutenção Automotiva Noite 2º Módulo 01 35 17/01/2009

Mecânica Noite 2º Módulo 01 36 14/02/2009

Mecatrônica Noite 3º Módulo 01 34 17/01/2009

Eletrônica Noite 1º Módulo 01 40 30/11/2005

Eletroeletrônica Noite 1º Módulo 01 40 13/01/2009

Telecomunicações Noite 3º Módulo 01 27 20/01/2009

Mecatrônica Noite 1º Módulo 01 40 13/12/2007

Automação Industrial Tarde 1º Módulo 01 40 25/05/2005

Informática Tarde 3º Módulo 01 40 27/01/2004

Mecatrônica Tarde 3º Módulo 01 33 21/01/2009

Eletrônica Tarde 2º Módulo 01 38 30/11/2005

Automação Industrial Tarde 3º Módulo 01 31 25/05/2005

Informática Tarde 2º Módulo 01 36 27/01/2004

Manutenção Automotiva Noite 1º Módulo 01 40

Mecânica Noite 3º Módulo 01 31 13/12/2007

Mecatrônica Noite 2º Módulo 01 33 13/12/2007

Eletrônica Noite 3º Módulo 01 40 30/11/2005

Telecomunicações Noite 2º Módulo 01 28 13/12/2006

Manutenção Automotiva Noite 3º Módulo 01 30

Eletroeletrônica Noite 3º Módulo 01 23 13/12/2007

Mecânica Noite 1º Módulo 01 40 13/12/2007

Mecatrônica Noite 2º Módulo 01 36 13/12/2007

Telecomunicações Noite 1º Módulo 01 40 13/12/2006

Ensino Médio Manhã 1ª Série 04 160 08/04/2009

Ensino Médio Manhã 2ª Série 05 203 08/04/2009

Ensino Médio Manhã 3ª Série 05 202 08/04/2009

Administração Noite 2º Módulo 01 28

Técnico Jurídico Noite 2º Módulo 02 44

Eletrônica Tarde 1º Módulo 01 40

Eletroeletrônica Noite 2º Módulo 01 40

Mecatrônica (Integrado) Manhã 1ª Série 01 40

Informática - Integrado Manhã 1ª Série 01 40

Administração Noite 3º Módulo 01 26

Redes de Computadores Noite 1º Módulo 01 40

Redes de Computadores Noite 2º Módulo 01 31

Eletrônica Tarde 3º Módulo 02 38

Técnico Jurídico Noite 3º Módulo 02 50

Agente Comunitário de Saúde Noite 1º Módulo 01 35

Agente Comunitário de Saúde Noite 2º Módulo 01 31

AGRUPAMENTO DISCENTE (2º Semestre) - 2011

Curso Turno Série/Módulo Qtd. Classes Qtd. Alunos

CLASSES DESCENTRALIZADAS

Localização: EE LAURO GOMES DE ALMEIDA

Parcerias: No intuito de expandir a oferta da formação profissional de nível técnico referente ao eixos

tecnológico Gestão e Negócios, propiciando aos educandos oportunidades para

desenvolverem o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para inserção e progressão no trabalho em estudos posteriores, o Governo do Estado de São Paulo promove o Programa de Expansão II da Educação Profissional Gratuita, envolvendo as Secretarias de Educação, Desenvolvimento e o Centro Paula Souza.

A Etec Jorge Street desde meados do ano de 2009 faz parte do Plano de Expansão II - na Escola Estadual Lauro Gomes de Almeida, município de São Bernardo do Campo, sito à Rua General Craveiro Lopes, 110. O curso oferecido é o de Técnico em Administração.

O Coordenador de Implantação da Classe Descentralizada é o Professor Antonio Laércio Marques e a Coordenadora da área é a Professora Madalena Riva de Medeiros.

O curso é oferecido no período noturno, no horário das 19h às 23h, de segunda à sexta-feira. O ingresso dos alunos é através do Vestibulinho.

Foram efetuadas algumas reformas para adequar os espaços das Escolas Estaduais às necessidades das Escolas Técnicas.

Em 2010 formou-se a primeira turma do curso de Administração da Etec Jorge Street!

Coord.: ANTONIO LAERCIO MARQUES

Habilitações associadas: Administração Administração Administração

Localização: EE MARIA TRUJILO TORLONI

Parcerias: No intuito de expandir a oferta da formação profissional de nível técnico referente ao eixo

tecnológico Gestão e Negócios, propiciando aos educandos oportunidades para

desenvolverem o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para inserção e progressão no

No documento Plano Escolar ETEC JORGE STREET (páginas 27-43)