• Nenhum resultado encontrado

3. Estágio

3.6. Tarefas realizadas em estágio na entidade de acolhimento

de estágio onde, direta ou indiretamente, participámos, estando divididas entre tarefas realizadas dentro e fora do âmbito do PBA. Após apresentadas é feita uma reflexão para cada tarefa com uma breve descrição do que foi realizado, e em alguns casos são também feitas algumas propostas de melhoria que se encontram destacadas do restante texto.

Em resumo as tarefas realizadas no âmbito do PBA (9), foram: • Preparação da Época Balnear

• Preparação e realização do Evento Hastear das Bandeiras • Preparação e realização da atividade “Praia Limpa”

• Preparação e realização de parte da atividade “Suspeitos do Costume” • Preparação da atividade “Há Chatos no Passadiço”

• Realização de Notícias para a VIVER Agenda • Preparação da atividade “Já me viu hoje?”

• Preparação e acompanhamento de parte da atividade “PNVBA” • Preparação e realização de parte da atividade “Da Terra à Lua” Em resumo as tarefas realizadas fora do âmbito do PBA (7), foram:

• Acompanhamento na realização do Levantamento da Zona Industrial de Vagos

• Auxílio na candidatura ao galardão Bandeira Praia Acessível • Preparação e realização da atividade “CoastWatch”

• Participação no seminário Clair City

• Participação na Ação de Formação sobre o Projeto RED URBANSOL • Monitorização da atividade “Replantação de Estorno”

• Acompanhamento na averiguação de reclamações de cidadãos

De modo simplificado para dar a conhecer a carga de trabalho realizado ao longo do período de estágio, na tabela 16 encontra-se uma pequena listagem de algumas das tarefas de maior peso (partes integrantes das apresentadas anteriormente) e o número das suas ocorrências.

Estágio ______________________________________________________________________________

Tabela 16 - Número de ocorrência de cada tarefa durante o período de estágio.

Tarefas Número de ocorrências

Reuniões 19

Saídas de campo 31

Atividades de Educação Ambiental 10

Seminários / Ações de Formação 2

Na figura 9 é possível visualizar a discriminação destas tarefas ao longo dos meses de duração do estágio e perceber quais os meses com maior carga de trabalho. O mês de Março apresenta um maior esforço na realização de tarefas pois foi o mês de preparação de todas as tarefas que foram realizadas nos seguintes meses.

0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20

Março Abril Maio Junho Julho

Reuniões Saídas de Campo

Atividades de Educação Ambiental Seminários / Ações de Formação

Estágio ______________________________________________________________________________

Tarefas no âmbito do Programa Bandeira Azul

Preparação da Época Balnear

De maneira a garantir que a época balnear no Município de Vagos era iniciada com a qualidade necessária e pretendida foram realizadas várias reuniões em que participámos. Inicialmente foi analisado o ponto de situação em que se encontravam as praias e as intervenções necessárias para a sua boa manutenção, a remoção de areias que se alojaram em cima dos passadiços durante o Inverno, a colocação de novas passadeiras no areal, a manutenção das existentes, e a colocação de nova sinalética nas zonas balneares.

A remoção das areias nos passadiços e acessos ocorreu em duas fases no mês de Maio, a primeira com recurso a maquinaria pesada para a remoção do excesso de areia, com grande impacto negativo no ecossistema dunar e na própria fixação das dunas e a segunda fase ocorreu manualmente (figura 10).

Se a manutenção desta zona costeira ocorresse durante todo o ano e não apenas antes do início da época balnear, este tipo de intervenções com recurso a maquinaria pesada seriam desnecessárias.

Foi também analisado e atualizado o caderno de encargos para recolha e gestão dos resíduos das zonas balneares. Nesta análise reconheceu-se a necessidade da colocação de mais um beatão à entrada da Praia do Areão e a manutenção do existente na Praia da Vagueira, sendo que nesta última foi necessária a colocação de um pequeno conjunto de ecopontos junto ao beatão de maneira a dissuadir a população de colocar resíduos errados no seu interior e promover a sua separação e reciclagem. A autora deste relatório acompanhou também a realização dos pedidos de licenciamento dos Apoios de Praia em plataforma online SILIAmb, Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente.

Estágio ______________________________________________________________________________

Após esta etapa realizaram-se reuniões com os Bombeiros Voluntários de Vagos e o Gabinete de Proteção Civil da CMV para analisar o protocolo existente com esta entidade, e analisar o número e localização de Nadadores Salvadores necessários para garantir a boa proteção dos utentes das praias do Município, e dos critérios da Bandeira Azul.

De maneira a garantir alguns dos requisitos do PBA, da BQO e da BPA (Bandeira Praia Acessível) foram realizadas e colocadas à entrada das praias cartazes informativos bilingues com informações sobre cada um dos programas (Anexos V.8 e VI.2), um painel informativo Bandeira Azul 2019 para cada uma das duas praias com este galardão, Praia da Vagueira e Praia do Areão (figura 11 e Anexo V.3), a colocação dos Editais de Praia, e um mapa de acessibilidades a PMC (Pessoas com Mobilidade Condicionada), (Anexo VI. 7).

Figura 10 - À esquerda, escadas de acesso à praia do Areão cobertas de areia após a 1ª fase de limpeza, à direita após a 2ª fase de limpeza.

Estágio ______________________________________________________________________________

No dia 13 de Junho foi realizada uma verificação às condições das duas cadeiras anfíbias que o Município possui nas duas praias galardoadas com a BPA, para os utentes das praias com mobilidade condicionada. Verificou-se que, pelo facto de as responsabilidades para a manutenção destes equipamentos não estarem bem definidas, não existiu desde a época balnear anterior, 2018, qualquer manutenção e limpeza deste equipamento (figura 12). De maneira a não perder este galardão, foi necessário adquirir uma nova cadeira anfíbia e o envio das outras duas para reparação.

Com o intuito de prevenir novamente esta situação, foi redigida uma ficha de utilização, a preencher pelos utilizadores ou acompanhantes, para este equipamento, tentando registar todas as utilizações, a pessoa que no momento estava encarregue do equipamento e o estado em que se encontrava.

Figura 11 - Painéis informativos Bandeira Azul 2019, à esquerda Praia do Areão e à direita Praia da Vagueira.

Estágio ______________________________________________________________________________

Sugere-se, em adição a esta ficha, a realização de outra a preencher no inicio e fim de cada época balnear onde fique registado o estado de cada cadeira (em que foi encontrado ou devolvido), o encarregado pelo transporte para os locais adequados (praias ou armazém) e se foi ou não realizada a limpeza adequada para o seu armazenamento.

No dia 27 de Junho ocorreu uma vistoria às zonas balneares do Município, realizada por um representante da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), um representante da Delegação de Saúde, um representante da Capitania do Porto de Aveiro um representante do Turismo de Portugal e o Coordenador dos Nadadores Salvadores, para verificação das condições existentes nestas zonas para a atribuição dos galardões, as condições dos apoios de praia e postos de socorro e a verificação de todas as normas relativas aos Nadadores Salvadores, com início às 10 horas na Praia do Areão, seguindo-se a Praia do Labrego e por fim a Praia da Vagueira.

Estágio ______________________________________________________________________________

Preparação do Evento Hastear das Bandeiras

Como tem sido prática no município, realizou-se o Evento Hastear das Bandeiras, Bandeira Azul, Bandeira Praia Acessível e Bandeira Qualidade de Ouro, na Praia da Vagueira no dia 28 de Junho, este ano com o envolvimento de 7 IPSS na realização de uma atividade conjunta e tendo como base o tema do ano “Do Rio ao Mar sem Lixo” do PBA (figura 13) onde as crianças com bonés de cores diferentes, verde e azul, deram “vida” ao rio e ao mar e mostraram como o lixo de origem terrestre chega a este corpo de água e prejudica não só o ambiente como a biodiversidade ai existente. Para isso as crianças criaram peixes e resíduos a partir de materiais recicláveis.

Estágio ______________________________________________________________________________

De modo a realizar a organização, preparação e logística desta atividade, no dia 22 de Maio decorreu uma reunião com as IPSS participantes, onde surgiu a ideia de após o evento a realização de uma exposição, num jardim existente em frente às bandeiras na Praia da Vagueira, com os trabalhos realizados pelas crianças para esta atividade.

Nos dias 25 e 26 de Junho foram realizadas idas às IPSS (tabela 17) para ver os peixes e os resíduos que as crianças desenvolveram (figura 14), fazer gravações áudio com as crianças para a atividade e pequenas filmagens, para realização de um vídeo promocional do evento.

Figura 14 - Exemplos de peixes realizados pelas crianças para o evento hastear das bandeiras.

Estágio ______________________________________________________________________________

Tabela 17 - Planeamento das idas às IPSS.

Dia Hora IPSS

25 de Junho

15:45 Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas da Vila de Vagos 16:15 Centro Social da Freguesia de Soza

16:45 Associação Solidariedade Social e Cultural de Sto André de Vagos

26 de Junho

14:30 Associação Boa Hora

15:30 Centro de Ação Social de Covão do Lobo 16:00 Centro Social Paroquial de Fonte de Angeão

16:30 Betel - Ponte de Vagos

Para este evento foram convidados, no dia 19 de Junho, representantes de algumas entidades, incluindo as entidades coordenadoras dos programas de cada bandeira para a realização do hastear (Anexo V.9).

“Praia Limpa!”

Esta atividade de educação ambiental do tipo Participação Ativa, realizada no âmbito do PBA, e tendo também como base o tema do ano, consistiu na realização de duas ações de sensibilização, realizadas e apresentadas pela autora deste relatório (Anexo V.4) e duas saídas de campo para realização da atividade de recolha de resíduos na Praia do Areão, onde foram distribuídas uma luva por criança e dois sacos por grupo para recolha dos resíduos (figura 15).

No Colégio Diocesano Nossa Senhora da Apresentação a ação de sensibilização ocorreu no dia 8 de Maio com saída de campo no dia 16 de Maio, na Escola Secundária de Vagos a ação ocorreu no dia 17 de Maio com saída no dia 21 de Maio.

Após a recolha dos resíduos os sacos foram levados para as respetivas escolas onde as crianças procederam à triagem dos mesmos seguindo a Convenção OSPAR (Anexo V.7). Após analisarem os resultados foi pedido às crianças a realização de um trabalho estilo livre para exposição na Biblioteca Municipal de Vagos, no dia 15 de Julho.

Estágio ______________________________________________________________________________

“Suspeitos do Costume”

Esta atividade do tipo Participação Ativa e também realizada no âmbito do PBA, e de cariz obrigatório anual, consiste na recolha de todo o lixo encontrado num local de amostragem, igual todos os anos, de 1000 m2 (100 m × 10 m), na Praia do Labrego, antes

e durante a época balnear com o intuito de perceber os 10 itens de lixo marinho mais encontrados nessa praia, sendo que os resultados são posteriormente enviados à ABAE para assim perceber os 10 itens de lixo marinho mais encontrados em toda a costa portuguesa, esta triagem é efetuada segundo a Convenção de OSPAR (Anexo V.7).

Este ano, 2019, esta atividade ocorreu antes da época balnear, no dia 27 de Abril (Anexo V.6), e durante a época balnear estava programada para ocorrer no dia 6 de Julho, em parceria com a Associação de Surfistas de Vagos (figura 16). Após contacto com esta Associação foi pedido o adiamento desta atividade para um dia ainda não definido até à conclusão deste relatório.

Figura 15 - Crianças na atividade Praia Limpa! na Praia do Areão, à esquerda, sacos do lixo recolhido durante a atividade, à direita

Estágio ______________________________________________________________________________

Na tabela seguinte (tabela 18) encontram-se apresentados os resultados obtidos na atividade do dia 27 de Abril, onde os resíduos foram discriminados segundo a Convenção OSPAR. Nesta atividade foram recolhidos um total de 51 itens de resíduos totalizando, aproximadamente, 181 gramas.

Estágio ______________________________________________________________________________

Tabela 18 - Resultados obtidos na atividade Suspeitos do Costume, dia 27 de Abril.

ID OSPAR Itens Unidades (nº) Gramas (g)

3

Sacos pequenos (p.ex. sacos para congelados ou outros) ou fragmentos, película de consumo não identificável

11 122

15 Cápsulas / Argolas de cápsulas /

Tampas 3 2

20

Brinquedos / Artigos recreativos de praias (p.ex. pás, papagaios ou outros

brinquedos e artigos de desporto tipicamente usados na praia)

1 5

115 Redes e peças de redes < 50 cm 6 5

43 Cartuchos de munições 2 8

117 Fragmentos de plástico 0 - 2,5 cm 19 21

46 Fragmentos de plástico > 2,5 - 50 cm 2 6

93 Outras peças de vidro 3 10

98 Cotonetes 3 < 1

103 Recipientes / tubos (artigos médicos) 1 < 1

Total 51 181

Preparação da atividade “Há chatos no passadiço”

Esta atividade do tipo Participação Passiva, a realizar nos meses Julho e Agosto de 2019, consiste numa abordagem divertida aos utentes da praia e passadiços na Praia da Vagueira, sobre a temática dos resíduos marinhos e como evitá-los, e também sobre comportamentos a evitar nas praias, por parte de atores contratados.

De modo a preparar esta atividade no dia 3 de Maio realizou-se uma reunião para revisão do tema e atividades a realizar com o público, o método de avaliação da atividade (por inquérito presencial), e a decisão dos dias em que a atividade irá ocorrer (Anexo I.2). No dia 21 de Junho realizou-se nova reunião para analisar o ponto de situação da atividade e iniciar o processo de requisição ao Departamento de Aprovisionamento para posterior contratação dos atores.

Estágio ______________________________________________________________________________

Notícias VIVER Agenda

Como já referido anteriormente durante realização do estágio na entidade de acolhimento foram redigidas algumas notícias (6) sobre as atividades de educação ambiental realizadas e promovidas pela CMV no âmbito do PBA, mas grande parte não chegou a ser publicada (Anexo V.1).

Em anexo a este relatório encontram-se a VIVER Agenda de Junho de 2019, com referência na calendarização ao evento Hastear das Bandeiras, uma pequena noticia sobre a Bandeira Azul e a publicidade à atividade “PNVBA” (Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul), e a de Julho do mesmo ano com a informação sobre as atividades “Há Chatos no passadiço”, “Da Terra à Lua” e a Exposição dos alunos participantes na “Praia Limpa”, neste anexo encontram-se também noticias lançadas na rede social do Município de Vagos (Anexo V.2).

Preparação da atividade “Já me viu hoje?”

A atividade “Já me viu hoje?” é do tipo Sensibilização e Publicação de Informação, e consiste na colocação de placas informativas, ao longo dos passadiços das praias galardoadas com o prémio Bandeira Azul do Município de Vagos, sobre a flora dunar existente nessas zonas e a sua importância para a fixação das dunas (figura 17).

Estágio ______________________________________________________________________________

Nos dias 7 e 13 de Junho foi realizado um levantamento da vegetação existente nesta época balnear, 2019, nas Praias da Vagueira e do Areão (tabela 19), e da sua localização, para a realização das placas a serem instaladas. Verificou-se que durante a realização das intervenções de retirada de areias que se encontravam a cobrir os passadiços e acessos na Praia do Areão muita da vegetação dunar ai existente ficou danificada ou desapareceu.

Figura 17 - Alguma da vegetação existente nas praias do Município de Vagos, Cardo-marítimo à esquerda, Estorno à direita.

Estágio ______________________________________________________________________________

Tabela 19 - Nome Comum e Científico da vegetação dunar encontrada no Município de Vagos.

Nome Comum Nome Científico

Chapéus Hydrocotyle bonariensis

Perpétuas-das-areias Helichrysum italicum

Cardo-marítimo Eryngium maritimum

Morganheira-das-praias Euphorbia paralias

Erva-pinheira Sedum sediforme

Estorno Ammophila arenaria

Couve-marinha Calystegia soldanella

Luzerna-das-areias Medicago Marina

Chorão (espécie invasora) Carpobrotus edulis

Lírio-das-areias Pancratium maritimum

Feno-das-areias Elymus farctus

Madorneira Artemisia campestris

Goiveiro-da-praia Malcolmia littorea

De maneira a esta atividade conseguir atingir um público mais alargado, colocaram- se códigos QR (Quick Response) nas placas, para os utentes acederem à mesma informação nas línguas inglesa e francesa.

Preparação da atividade “PNVBA”

Esta atividade do tipo Efeito Multiplicador, que decorre anualmente nos meses de Julho e Agosto, consiste na verificação do cumprimento dos critérios subjacentes à atribuição do galardão Bandeira Azul, por jovens voluntários do concelho e a realização de inquéritos aos utentes das praias, Vagueira e Areão, sobre as condições das praias e equipamentos e também algumas atividades de educação ambiental.

Para preparar esta atividade realizou-se uma notícia (Anexo V.2) com informação sobre a atividade e a abertura de inscrições para os voluntários, e uma reunião no dia 5 de Junho para revisão do inquérito aos utentes, bem como a adição de uma nova pergunta sobre os autocarros gratuitos para as praias que o Município disponibilizados durante a época balnear (Anexo V.10).

Esta atividade foi organizada em 4 turnos para cada uma das praias, Vagueira e Areão, sendo cada turno composto por dois voluntários, na sexta-feira anterior a cada turno irá ser realizada uma reunião com os respetivos voluntários. O planeamento desta atividade encontra-se esquematizado na tabela 20, até ao momento de conclusão deste

Estágio ______________________________________________________________________________

relatório o 3º turno de ambas as praias encontrava-se sem inscrições. Um modo de colmatar este problema, se for necessário, é o contacto com o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) do concelho para averiguar a existência de candidatos, como já feito em anos anteriores.

Tabela 20 - Planeamento dos turnos para a atividade PNVBA.

Turno Praia da Vagueira Praia do Areão Período Data da Reunião

1 Ruben Danielo Carolina Matilde 1 a 12 de Julho 28 de Junho 2 João Pedro Mariana Alexandra 15 a 26 de Julho 12 de Julho

3 (sem inscrições) (sem inscrições) 29 de Julho a

9 de Agosto 26 de Julho 4 Joana Rita Luana Joana 12 a 23 de Agosto 9 de Agosto

No dia 28 de Junho foi realizada a primeira reunião com os dois primeiros turnos para dar a conhecer o PBA, o “PNVBA” e os objetivos deste voluntariado aos jovens participantes.

Nos dias 2, 3 e 8 de Julho começámos o tratamento de dados, em Excel, relativos aos inquéritos a utentes já realizados por estes jovens.

Preparação da atividade “Da Terra à Lua”

Esta atividade do tipo Participação Passiva é composta por três ações:

• Uma conferência composta por duas palestras, “Terra há só uma…” apresentada por Myriam Lopes do DAO, e “50 anos da ida à Lua” apresentada por José Matos da FISUA, no auditório da Biblioteca Municipal de Vagos, seguida por saída para observação da lua e outros astros no parque da vila, Quinta do Ega, no dia 6 de Julho,

• Uma sessão de observação de astros “Astronomia na Vagueira”, no dia 1 de Agosto na Praia da Vagueira,

• E um “Piquenique com as estrelas” para observação do fenómeno “chuva de estrelas”, no dia 12 de Agosto na Praia do Areão.

Estágio ______________________________________________________________________________

De modo a preparar esta atividade realizaram-se alguns contactos com os oradores das palestras para combinar a atividade, redigiu-se uma notícia para ser lançada na VIVER Agenda do mês de Julho e para partilha na rede social da CMV para dar a conhecer à população (Anexo V.2), requereu-se a realização de cartazes publicitários da atividade para colocar em alguns pontos no Município de Vagos (edifício da CMV, da Biblioteca Municipal e Junta de Freguesia) e no auditório onde a conferência terá lugar, e de modo a que a observação de astros ocorra nas melhores condições requereu-se previamente, para os dias das atividades, o desligar da iluminação nas zonas de observação.

Tarefas fora do âmbito do Programa Bandeira Azul

Durante o estágio na entidade de acolhimento participámos ainda em tarefas não inseridas no âmbito do PBA, com o intuito de compreender o funcionamento de uma Câmara Municipal e a tomada de decisão, adquirindo assim alguma experiência profissional.

Levantamento da Zona Industrial de Vagos

Esta tarefa consistiu na ida às empresas inseridas na Zona Industrial de Vagos (ZIV), com o intuito de compreender o tipo de indústrias existentes, quais os lotes que se encontram vazios, os tipos de resíduos produzidos e seus destinos, a existência de tratamentos de águas residuais e seus destinos, identificação de possíveis pontos de água (poços, furos, reservatórios) para a realização de um plano de contingência em caso de catástrofe (incêndios), perceber o número de trabalhadores existentes na ZIV para efeitos estatísticos e também para ter em consideração no plano de contingência, perceber a empregabilidade no Município e também, um modo de facilitar e promover a comunicação entre a CMV e as industrias.

Entre os meses de Março e Abril foram visitadas 9 empresas (tabela 21), e no mês de Maio foi entregue ao executivo o relatório final desta tarefa.

Estágio ______________________________________________________________________________

Tabela 21 - Nome, e data, das empresas visitadas.

Empresa Data

Decalarte 7/3

Composite Solutions 14/3

Invest Natural Stone 19/3

PerfilVagos 26/3 Turbo Nor 27/3 Vagalimentar 2/4 Fastfer 3/4 Comodalgel 4/4 Deltis 5/4

Durante a realização desta tarefa, foi chamada a atenção para o facto de a vala de descarga da ZIV, por vezes, apresentar vestígios de descargas que não cumprem os critérios estabelecidos para o efeito, apresentando coloração muito intensa, por vezes

Documentos relacionados