• Nenhum resultado encontrado

2 METODOLOGIA

3.19 Temática

A temática deste projeto tem como inspiração as obras do artista Gustav Klimt, que pintava quadros em estilo Art Nouveau utilizando a técnica de óleo sobre a tela, caracterizando obras expressivas num colorido sem igual. A inspiração será baseada nas formas orgânicas e geométricas das pinturas, retratando a infinidade de cores utilizadas por este artista, não sendo levado em consideração a linguagem erótica de sua arte, e sim, seus traços e cores fortes.

Segundo Brandstätter (2000), Klimt nasceu em 1862, no subúrbio de Baumgarten, hoje conhecida como Viena. Aos quatorzes anos, ele entra em sua primeira escola de arte e desde aí não parou mais. Funda o ateliê chamado Künstlercompagnie (Companhia de artistas) com seu irmão e um amigo no ano de 1881, e logo começa a fazer contratos para a realização de pinturas. Em 1891, entra na Confraria de Artistas Plásticos de Viena. Já em 1897, Klimt e outros artistas abandonam a Künstlerhaus e funda a Secessão Vienense, onde ele é o primeiro presidente.

Figura 93: Gustav Klimt Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Klimt gostava de vestir com uma túnica de linho azul até os tornozelos, tanto para o dia-a- dia quanto para trabalhar em seu ateliê. A personalidade deste artista se resumia, conforme Tietze

apud Brandstätter (2000), como “um revolucionário à moda antiga, um refinado homem do

campo, uma mistura de sátiro e asceta, de mundano e monge; um egoísta generoso, entregue a instintos poderosos e ao refinamento extremo”.

Segundo Mestres.folha (2008), logo depois de Klimt romper com a Sociedade dos Artistas Vienenses e fundar a Secessão, ele e outros membros do grupo montaram, em 1898, uma exposição coletiva, sendo sucesso de público e de venda. O grupo conseguiu a venda de uma quantidade tão grande de obras, que a Secessão conseguiu construir sua sede própria.

Era amigo e confidente de Emilie Flöge, que possuía uma boutique de alta-costura - decorada por amigos de Klimt - juntamente com suas duas irmãs. A etiqueta dos vestidos e a logotipo provavelmente foram criados por Klimt, que cuidava pessoalmente da imagem da boutique de sua esposa. (BRANDSTÄTTER, 2000). Em 1906, Klimt fotografou sua esposa com vestidos soltos e fluídos, tornando-o, talvez, o primeiro fotógrafo a fotografar roupas ao ar livre. Seu objetivo era criar uma coleção de catálogos para a boutique de Emilie, utilizando a mesma linguagem de seus quadros. Os vestidos eram artísticos e reformistas, criados por integrantes do Grupo Klimt. Abaixo, alguns vestidos da série de dez “vestidos soltos”, todos desenhados com a colaboração de Klimt:

Figura 94: Emilie Flöge com vestido de Veraneio Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Figura 95: Emilie Flöge com vestido de Veraneio 1 Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Figura 96: Emilie Flöge com vestido de Veraneio 2 Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Figura 97: Emilie Flöge com vestido Concerto Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Os vestidos soltos reformistas vieram para acabar com os espartilhos. Eles se abrem amplamente, o que possibilitava qualquer movimento com total liberdade. (BRANDSTÄTTER, 2000).

Figura 98: Emilie com vestido Reformista Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Klimt também criou belas roupas femininas, que, devido ao exagero de adornos, só foram usadas por suas modelos em suas telas.

A tela O Beijo, retratando Adele Bloch-Bauer, criada em 1907, o tornou um ícone famoso de sua época. Nesta pintura,

“...o vestido da mulher é portador de um sonho: a volta ao paraíso por meio do elemento feminino. Entre formas ovais em vários tons de dourado e ornamentos estrelados, o artista Klimt aplicou sobre o tecido recortes coloridos, ovais e quadrados que permitem, como em um caleidoscópio, vislumbrar brevemente o Jardim do Éden”. (BRANDSTÄTTER, 2000).

Figura 99: O Beijo

Fonte: http://memento.home.sapo.pt/

Os quadros de Gustav Klimt possuem uma leveza extraordinária, com movimento e singularidade. Transparecem a feminilidade das mulheres, a entrega, e a necessidade de afeto.

Figura 100: Retrato Baronesa Elisabeth Bachofen-Echt Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Figura 101: Hope II Fonte: www.hikawa.com.br

Figura 102: Retrato de Friederike Maria Beer Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Figura 103: Retrato de Maria Primavesi Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Segundo Mestres.folha (2008), seus trabalhos mais famosos pertencem à chamada "fase dourada", na qual ele retratou as mulheres de forma quase figurativa, onde as figuras humanas são adornadas por espirais, arabescos, pequenos objetos e formas geométricas. O aspecto naturalista das mãos e corpos contrasta com o fundo exuberante e fantasioso.

Figura 104: Retrato de Ria Munk III Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Figura 105: Retrato de Eugenia Primavesi Fonte: Brandstätter, Christian; 2000.

Figura 106: A árvore da vida Fonte: www.artinthepicture.com

Em 1918 Gustav Klimt sofreu um derrame e faleceu em Viena.

Seus trabalhos inspirados no Art Nouveau eram voltados à natureza. Assim explica Pevsner apud Moraes (1999), quando diz que “Os designers Art Nouveau voltaram-se para a natureza porque necesitavam de formas que expressassem crescimento não feito pelo homem, formas orgânicas e não cristalinas, formas sensuais e não intelectuais...”. O pintor se mostra amante da natureza e, além de retratos de mulheres, pintou algumas paisagens e jardins, como mostram as figuras imagens a seguir:

Figura 107: Bluhender Garten Fonte: http://elisabetecunha.wordpress.com

Figura 108: A Macieira I Fonte: http://elpoeta.multiply.com

A temática escolhida é interessante, devido ao conceito das obras deste artista, que busca no corpo feminino, sua sensibilidade, delicadeza e sensualidade, conceitos que serão abordados na coleção de lingeries do presente projeto. Outro fato relevante para o desenvolvimento do

projeto, é que além de suas modelos serem sempre mulheres, ele ainda possui uma afinidade enorme com a moda, se mostrando um grande criador da mesma (como foi visto em suas participações na criação de vestidos de moda). Veja nas imagens abaixo, que Klimt utiliza vários elementos orgânicos, geométricos e arabescos, tornando suas obras únicas.

Figura 109: Sea Serpents IV (detalhe) Fonte: http://elisabetecunha.wordpress.com/

Figura 110: As três idades da mulher (detalhe) Fonte: http://elisabetecunha.wordpress.com/

Figura 111: Maiden Fonte: http://elpoeta.multiply.com

Figura 112: Death and life (detalhe) Fonte: http://elpoeta.multiply.com

Para melhor entendimento e visualização da temática, foi confeccionado um painel semântico com imagens de inspiração para o desenvolvimento desta coleção, contendo imagens que trazem as obras deste artista, que possuem diversas formas de inspiração, como suas formas, suas cores e desenhos. O painel encontra-se a seguir:

Figura 113: Painel semântico da temática Fonte: Arquivo pessoal

No documento LINGERIE PARA PRÉ-ADOLESCENTES (páginas 79-87)

Documentos relacionados