• Nenhum resultado encontrado

Tipos de lingerie e sua adequação ao tipo físico

No documento LINGERIE PARA PRÉ-ADOLESCENTES (páginas 70-75)

2 METODOLOGIA

3.14 Tipos de lingerie e sua adequação ao tipo físico

Com base nas informações obtidas sobre ergonomia e antropometria, verifica-se a necessidade de se criar uma coleção que possua peças com conforto, usabilidade, funcionalidade e que tenham uma boa adequação ao corpo. Analisando as figuras do corpo da menina de 9 anos, observa-se que ela é ainda uma criança, com medidas ainda infantis. Com isso, este trabalho terá como objetivo buscar a valorização do corpo e a auto-estima dessas meninas que começam a se tornar mulher.

O designer necessita compreender e identificar as curvas do corpo humano, para que obtenha um desenvolvimento eficaz para as etapas seguintes, como o desenho do molde e a própria produção de sua coleção.

3.14.1 Sutiãs

O sutiã funciona como suporte que preserva os tecidos de sustentação dos seios, por isso é tão importante seu uso. É importante começar o uso de sutiãs desde cedo, já quando adolescentes, para a preservação das fibras de sustentação dos próprios seios, o que garantirá seios bonitos futuramente e principalmente pelo aspecto de higiene íntima. (MARIECLAIRE, 2000).

Como já foi mencionada, cada pessoa possui um tipo físico com características diferentes, como peso e altura, por isso, a escolha do tipo de sutiã varia a cada biótipo.

Um sutiã mais ousado pode valorizar os seios de uma mulher, mesmo quando são pequenos. Existem sutiãs para aumentar os seios - com enchimentos de tecido, água ou óleo - e para levantar existem os sutiãs tipo meia-taça, que proporcionam a sustentação adequada devido à seus aros na parte inferior da peça. Como mostram as figuras a seguir:

Figura 78: Sutiã que aumenta seio Fonte: www.valisere.com.br

Figura 79: Sutiã meia-taça Fonte: www.valisere.com.br

A escolha do sutiã ideal pode proporcionar melhorias para a saúde, como é caso de problemas de coluna e alergias, que muitas vezes, devido a um sutiã que não seja adequado a um determinado biótipo físico, pode acarretar problemas, ou melhorá-los, quando escolhido o modelo correto.

Os sutiãs com costura transversal horizontal, segundo Marieclaire (2000), projetam os seios para frente e os de costura transversal vertical mantêm o formato natural dos seios. Veja figuras a seguir:

Figura 80: Sutiã com costura transversal Fonte: www.valisere.com.br

Figura 81: Sutiã básico com costura transversal Fonte: www.liz.com.br

São infinitas as possibilidades de estilos e tipos de sutiãs existentes atualmente no mercado de moda íntima feminina, cada um feito para cada tipo de seio. As alças do sutiã é que garantem a sustentação dos seios, assim como a base, que pode ser de bojo ou não. A principal função de um sutiã é o conforto, devido à ergonomia e às matérias-primas neles agregados.

Junto à ergonomia, vem a modelagem, que se a peça não possui modelagens com medidas adequadas ao público, torna a peça incômoda e sem estética, pois não dará valor as curvas do corpo feminino. Porém, o estudo dos sutiãs só terá funcionalidade se ocorrer estudos sobre os sutiãs para o seio das meninas adolescentes, como demonstra o item a seguir.

3.14.1.1 Sutiãs e seios da adolescente

O uso do sutiã é inevitável para a sustentação dos seios para evitar que eles caiam. (GREEN, 1994). Seguindo o biótipo do corpo das meninas que começam a ter seus seios em crescimento, o sutiã mais adequado é o modelo sem bojo e sem aro, pelo seu conforto e para mais fácil elas se acostumarem com esta peça do vestuário. Veja alguns modelos a seguir considerados ideais para este público:

Figura 82: Sutiã top sem bojo Fonte: Revista Estilo, fev. 2007

Figura 83: Sutiã de algodão sem bojo e sem aro Fonte: Revista Estilo, fev. 2006

A melhor opção para este período, como as meninas não sabem se são alérgicas ou não a tecidos sintéticos, segundo Marieclaire (2000), são as peças de algodão ou as mistas (que misturam fios naturais e sintéticos), porque absorvem melhor a umidade do corpo. Porém, se a menina reconhecer que não possui nenhum tipo de alergia, pode muito bem recorrer a peças sintéticas, que possui uma maior variação de estampas.

Figura 84: Sutiã de algodão sem bojo Fonte: Revista Estilo, fev. 2007

Figura 85: Sutiã top de microfibra e renda Fonte: Revista Estilo, fev. 2006

3.14.2 Calcinhas

A calcinha é uma peça de lingerie que necessita ser usada principalmente pela higiene que ela proporciona. Deve ser usada no dia-a-dia, para proteger a intimidade da mulher do contato direto com a calça. Cada pessoa deve saber qual calcinha combina com seu biótipo, para que ela se adeque e não marque o corpo, e principalmente, não machuque, o que tornaria a peça desconfortável.

A calcinha deve ser uma peça do guarda-roupa que a pessoa vista e se sinta como se estivesse sem nada. Deve ser de tecido macio, para que agrade o corpo da mulher, valorizando suas curvas. Os elásticos devem ser mais soltos para não marcar o corpo e possivelmente a roupa. Para isso, deve ser feita a escolha correta da calcinha conforme o corpo de cada mulher. O caleçon é uma peça que possui as tiras laterais mais largas, garantindo maior conforto. Abaixo, alguns exemplos desse modelo:

Figura 86: Caleçon Darling Fonte: Revista Estilo, fev. 2006

Figura 87: Calcinha lateral larga Fonte: Revista Estilo, fev. 2006

3.14.3 Biotipo magro

Para uma menina magra, pode ser utilizado qualquer tipo de calcinha, como mostra a figura adiante. As calcinhas pequenas favorecem as mulheres de corpo perfeito, sem gordurinhas laterais, culotes ou barriga. (figura).

Figura 88: Calcinha de lateral estreita Fonte: Revista Estilo, fev. 2007

3.14.4 Biotipo cheinho

Algumas meninas desta idade, por estarem passando pela fase de crescimento, muitas vezes engordam bastante no começo da puberdade. Para elas, as calcinhas com laterais maiores são mais confortáveis, e ficam esteticamente mais bonitas, principalmente para não marcar as gordurinhas, e tirar sua autoconfiança. A calcinha ideal para este tipo físico, são calcinhas de laterais largas, ou tiras de tamanho médio como figura abaixo:

Figura 89: Calcinha tamanho médio Fonte: Revista Estilo, fev. 2007

No documento LINGERIE PARA PRÉ-ADOLESCENTES (páginas 70-75)

Documentos relacionados