• Nenhum resultado encontrado

5 CAPÍTULO IV: OS CAMINHOS DA PESQUISA

5.1 Metodologia da pesquisa

5.1.3 Terceira etapa: Caracterização dos sujeitos da pesquisa

A princípio serão caracterizados os participantes que responderam o formulário impresso e posteriormente aqueles que responderam o formulário online, já que esses últimos responderam perguntas de cunho mais específicos quanto a formação, idade, tempo que lecionam ou lecionaram, entre outros indicadores.

Entre os trinta e um professores em formação inicial que responderam o questionário impresso havia: 16 alunos que estavam cursando a disciplina de Estágio Supervisionado em Química I, sendo uma disciplina disponível na matriz curricular do 4º ano do curso de Licenciatura em Química e 15 alunos da disciplina de Orientação para Prática Profissional em Química II, ofertada na matriz curricular do 5º ano do mesmo curso.

Na escola da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do estado de São Paulo 5 professores do ensino médio regular da educação básica contribuíram com a pesquisa.

Como o questionário online foi disponibilizado em diversos meios de comunicação, os respondentes são de uma grande diversidade em relação a formação e por entender que a pesquisa é direcionada a professores de química, tanto aqueles em formação inicial como aqueles que já lecionam, esses 132 respondentes foram separados em três grupos, sendo: 68 professores com licenciatura em química concluída, 39 professores em formação inicial que estejam cursando licenciatura em química e 25 com outras formações.

Os informantes com formações diversas foram mantidos na amostra por entendermos que as suas respostas contribuiriam com a pesquisa, mesmo não sendo formados em licenciatura em química.

Os participantes da pesquisa são de diversas regiões do país, tendo uma maior representatividade na região sudeste, contando com 126 respondentes. Mas, além das regiões brasileiras, contamos com a colaboração de 3 Uruguaios. Essa distribuição está representada na tabela 2, logo abaixo.

Tabela 2 - Distribuição dos participantes da pesquisa em relação as regiões brasileiras

Regiões Número de respondentes Norte 5 Centro-Oeste 4 Nordeste 13 Sudeste 126 Sul 17 Uruguai 3 Total 168

Fonte: Elaborado pela autora.

Portanto, os respondentes da pesquisa foram 168 profissionais, sendo divididos em três grupos, conforme está ilustrada abaixo por um gráfico setorial (gráfico 1) sendo: 70 professores em formação inicial (4%), 73 professores formados em licenciatura em química (43%) e 25 pessoas formadas em diversas áreas, classificadas como outros profissionais (15%).

Gráfico 1 - Representatividade dos participantes da pesquisa de acordo com a formação

Fonte: Elaborado pela autora.

[Descrição da gráfico 1: gráfico setorial, representando 70 professores em formação inicial (4% na cor azul); 73 professores formados em licenciatura em química (43% na cor laranja); e 25 pessoas formadas em diversas áreas, outros profissionais (15% na cor cinza) Fim da descrição.]

A formação dos outros profissionais é de grande diversidade, sendo elas: bacharelado em engenharia química (1), bacharelado em química (5), biologia (1), ciências com habilitação em química (2), ciências da natureza (1), direito (1), engenharia de produção (1), filosofia (1), pedagogia (4), letras (1), licenciatura em alimentos (1), licenciatura em biologia (3), licenciatura em matemática (3).

As informações acerca dos níveis de formação dos participantes da pesquisa estão resumidas na tabela 3, em que na primeira coluna estão os níveis de formação citados pelos participantes, os dados estão separados em dois grupos, sendo: participantes que estavam cursando ou haviam concluído o curso de licenciatura em química (segunda coluna) e outros profissionais (terceira coluna). Na última coluna está o número total de participantes de acordo com cada nível de formação.

Tabela 3 - Níveis de formação dos participantes da pesquisa

Formação Licenciatura em Química Outros profissionais Total

Doutorado Completo 8 3 11 Doutorado Incompleto 2 0 2 Mestrado Completo 9 0 9 Mestrado Incompleto 14 0 14 Superior Completo 38 14 52 Superior Incompleto 70 7 77 Pós-graduação Latu-senso 2 1 3 Total 143 25 168

Fonte: Elaborado pela autora.

É possível observar que o número de participantes da pesquisa com curso superior em licenciatura em química incompleta é um pouco menos que a metade do total de respondentes

Professores Formação Inicial 42% Professores Formados em Licenciatura em Química 43% Outros Profissionais 15%

(48,95%), quando comparado entre aqueles que estão inseridos no grupo de licenciatura em química, ou seja, aqueles professores de química em formação inicial ou com graduação completa (26,57%) e até mesmo com níveis de formação mais avançados (24,47%).

Como na pesquisa online foram inseridas outras perguntas para melhor caracterizar os participantes, a partir desse momento, os números citados serão referentes aos 132 participantes, pois essas perguntas não estavam presentes no questionário impresso.

Entre os 68 professores com licenciatura completa, apenas 8 nunca lecionaram. Portanto, 79,41% deles já assumiram o papel de professor. Nessa mesma perspectiva, entre os 39 professores em formação inicial, 24 nunca lecionaram e em relação aos outros 25 profissionais que contribuíram com a pesquisa, 5 não tiveram experiência como professor.

Essas informações referentes a experiência como professor estão resumidas na tabela 4 Tabela 4 - Número de informantes que possuem ou não experiência como professor

Fonte: Elaborado pela autora.

Portanto, entre os 132 informantes que responderam o questionário online, 95 deles já tiveram experiência como professor, correspondendo a aproximadamente 72% dos participantes.

Com o objetivo de identificar os níveis em que atuam os professores que participaram da pesquisa, foi criada a tabela 5 para sintetizar essas informações.

Tabela 5 - Número de professores que tem experiência em cada nível

Fonte: Elaborado pela autora.

A somatória dos números de professores que atuaram em cada nível superou o número total de participantes que afirmaram já ter lecionado, pois no questionário foi permitida a

Grupo Total de professores Lecionam ou já lecionaram Nunca lecionaram Professores de Química com licenciatura

completa 68 60 8

Professores em formação inicial em

licenciatura em química 39 15 24

Outros profissionais 25 20 5

Total 132 95 37

Nível Número de professores

Ensino Fundamental I 4 Ensino Fundamental II 27 Ensino médio 77 Ensino técnico 11 Ensino Superior 14 Outros 3

seleção de mais de uma opção como resposta, já que 33 professores tiveram experiência em mais de um nível.

É notório que mais da metade dos professores tem experiência em salas de aulas de ensino médio, foco principal desse trabalho, mas por entender que os outros docentes também podem contribuir com seus conhecimentos, as repostas deles também serão consideradas para análise.

Para se ter uma noção do tempo de atuação como professores por parte dos participantes da pesquisa, foi realizada a contagem dos dados e elaborada a tabela 5, tendo maior destaque os 39 educadores que lecionam a menos de 5 anos, seguido de 22 que possuem de 6 e 10 anos de experiência, e nos demais períodos o número vai diminuindo gradativamente, sendo: 13 professores de 11 a 15 anos, 10 de 16 a 20 anos, 4 de 21 a 25 anos e tem um pequeno aumento no número de professores com 26 ou mais anos de experiência, correspondendo a 7 profissionais.

Tabela 6 - Tempo de atuação dos professores

Período (anos) 0 – 5 6-10 11 – 15 16-20 21-25 26 ou mais Número de professores que atuam

nesse período 39 22 13 10 4 7

Fonte: Elaborado pela autora.

Um dado interessante a ser destacado é que os 15 professores que estão em formação inicial lecionavam ou lecionaram por um período de até 2 anos, ou seja, já possuíam experiência na área de licenciatura em química.

Até o momento pode-se ter uma ideia das principais características do público que participou da pesquisa, partindo desde aspectos relacionados a formação até o tempo de experiência e nível de ensino que lecionam ou lecionaram.