• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 RESULTADOS DOS CICLOS

4.4. Terceiro ciclo

Ao utilizar os padrões de coautoria “Permita a coautoria” e “Planeje o processo de coautoria” para o design do protótipo de média fidelidade no ciclo anterior, identificou- se que havia informações redundantes, pois o primeiro padrão relata sobre o conceito de coautoria citando os outros padrões e, o segundo aborda o conceito de coautoria com ênfase na divisão dos passos, por isso, esses dois padrões foram excluídos e o conteúdo dos mesmos escrito em um novo padrão, nomeado “Processo de coautoria”. O padrão “Defina os passos” foi reescrito para conter mais instruções sobre a divisão de passos, que estavam escritas em “Planeje o processo de coautoria”.

Os padrões de Meszaros et al., (1996) e PLML (Fincher et al., 2003) foram investigados novamente com o intuito de identificar o que poderia ser aperfeiçoado nos padrões para facilitar a compreensão, pois as validações seguintes seriam feitas com outras pessoas acessando os padrões, que não o proponente deste trabalho.

Ao comparar os nomes dos padrões de coautoria com a descrição de um padrão de Meszaros, que descreve sobre a forma de nomear padrões, identificou-se que os nomes dos padrões poderiam ser modificados para facilitar a leitura. Segundo Meszaros et al., (1996) o ideal não é citar o nome de um padrão para explicá-lo, mas definir um nome que ajude na explicação do mesmo, ou seja, que o nome do padrão seja citado na explicação.

Os seis padrões com os nomes alterados foram: “Processo de coautoria”, Figura 4.14, para apresentar o que é coautoria e descrever as principais características, que são explicadas com mais detalhes nos outros padrões; que são a exibição da “Opção de

coautoria” para haver a possibilidade de percepção dessa opção e, consecutivamente o uso; divisão de “Passos” para explicar e conduzir a inserção das informações; explicando “O que precisa ser feito” em cada passo; bem como permitir o “Reuso do conteúdo”; exibindo as “Informações existentes” antes e/ou durante a inserção das informações para que o coautor possa utilizar quaisquer informações inseridas por ele ou por outros.

Nome: Processo de coautoria

Contexto: O coautor tem que ter a possibilidade de inserir todas as informações para criar o conteúdo do sistema.

Problema: Como planejar o sistema para permitir a coautoria?

Forças: O coautor não ficará satisfeito se observar que uma determinada informação não pode ser inserida por ele; o coautor quer ter a liberdade para inserir todas as informações necessárias para criar o conteúdo que será exibido por meio do sistema.

Solução:

Considere o objetivo do sistema para definir quais são as informações necessárias para se criar o conteúdo do sistema.

É necessário permitir ao coautor criar cada informação. Defina Passos para facilitar o processo de inserir as informações.

Raciocínio: A coautoria só acontece quando o coautor tem a possibilidade de inserir toda e qualquer informação desejada para criar o conteúdo do sistema. Dessa forma, ele terá liberdade para criar o conteúdo que desejar.

Exemplos:

Figura 4.14. Padrão “Processo de coautoria”

Objetivo do sistema: Adivinhar uma palavra secreta por meio de até 10 dicas.

Informação: de 1 a 10 dicas. Informação: palavra secreta.

É necessário definir Passos para o coautor inserir de 1 a 10 dicas e a palavra secreta.

Objetivo do sistema: Contar uma história.

Informação: de 1 a 6 personagens Informação: para cada personagem definir – nome, características, etc.

Informação: Título da história e cenário inicial.

É necessário definir Passos para o coautor inserir de 1 a 6 personagens, bem como título e cenário da história.

Os seis padrões foram avaliados por cinco estudantes que tinham iniciado suas atividades recentemente no LIA e, por isso, não conheciam os sistemas de coautoria e suas características.

Considerando o que responderam no questionário pré-sessão, quatro participantes são de mestrado e já conheciam conceitos de IHC como design, avaliação de usabilidade, métodos de avaliação, etc. Três desses conhecem o conceito de padrões e dois têm experiência em utilizá-los no design de sistemas computacionais. Um participante estava na iniciação científica e não conhecia o conceito de padrões. Todos os participantes conhecem conceitos de ES e tem experiência com desenvolvimento de sistemas.

Nesse estudo, houve uma apresentação para explicar o conceito de padrões de design e o objetivo do estudo; contudo, tanto o conceito de coautoria quanto os padrões de coautoria não foram apresentados, pois os participantes foram convidados a ler os padrões de coautoria para analisar o que e como está escrito, se os exemplos ilustram o que está na solução e, se os padrões descrevem de forma clara o seu objetivo.

O objetivo foi escrito, em uma frase, antes de cada padrão, por exemplo, antes do padrão “Opção de Coautoria” havia o objetivo – “Fazer as pessoas pensarem na opção de coautoria e em como ela deve ser exibida”. A Tabela 4.4 ilustra parte do resultado do questionário pós-sessão.

Tabela 4.4. Parte do questionário sobre a leitura dos padrões

Questões Respostas dos participantes

Fácil compreender os padrões 1 Concorda fortemente; 4 concordam. Os padrões descrevem de

forma clara seus objetivos. 4 Concordam fortemente; 1 concorda. As imagens dos exemplos

ilustram adequadamente as soluções dos padrões.

1 Concorda; 3 discordam; 1 indiferente.

No questionário, todos os participantes concordaram que foi fácil compreender os padrões e que os mesmos descreviam de forma clara seus objetivos. Alguns comentários foram que “os exemplos facilitam o entendimento”, “padrões estão escritos de maneira

clara e sucinta”; entretanto, segundo a maioria dos participantes, os exemplos poderiam

ser melhor apresentados para ilustrar de forma adequada as soluções.

Alguns comentários foram “padronizar as indicações feitas nas imagens, ora

estão por setas, ora estão como retângulos vermelhos”; “Não consegui compreender o

exemplo?”; “Seria interessante ter um breve cenário exemplificando as imagens. Uma

vez que as interfaces possuem muitos detalhes”.