• Nenhum resultado encontrado

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

Título do Projeto: Violência no trabalho e a relação com a satisfação, com o trabalho em equipe e atividades cognitivas de profissionais da Enfermagem.

Pesquisadora Responsável: Roberta Nazario Aoki Instituição: Faculdade de Enfermagem - UNICAMP Número do CAAE: 80893517.2.0000.5404

Você está sendo convidado a participar como voluntário de uma pesquisa. Este documento, chamado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, visa assegurar seus direitos como participante e é elaborado em duas vias, uma que deverá ficar com você e outra com o pesquisador.

Por favor, leia com atenção e calma, aproveitando para esclarecer suas dúvidas. Se houver perguntas antes ou mesmo depois de assiná-lo, você poderá esclarecê-las com a pesquisadora. Não haverá nenhum tipo de penalização ou prejuízo se você não aceitar participar ou retirar sua autorização em qualquer momento.

Justificativa e objetivos:

O presente estudo propõe-se a avaliar a presença do comportamento de bullying no ambiente da prática de enfermagem, assim como os impactos desses atos sobre a satisfação profissional, o trabalho em equipe e desempenho das atividades cognitivas dos profissionais da enfermagem. Essa necessidade surge a partir da inexistência de estudos nacionais que relacionem a percepção de atos de violência pela enfermagem às consequências desses atos como: insatisfação com o trabalho e equipe, absenteísmo, alterações no desempenho das atividades cognitivas .

Procedimentos:

Participando do estudo você está sendo convidado a responder quatro fichas: uma ficha de caracterização pessoal e profissional , o Safety Atittudes Questionnaire (SAQ) short form com perguntas sobre sua satisfação com o trabalho e equipe; o questionário Negative Acts Questionnaire revised (NAQ-

R) para mensuração dos atos negativos, e o Attentional Function Index (AFI), que avalia o desempenho das

atividades cognitivas. Todos os questionários serão entregues em um envelope que poderá ser lacrado por você ao final das respostas. Você levará em torno de 15 minutos para responder as perguntas. Você estará livre para desistir a qualquer momento, mesmo que, inicialmente, tenha concordado em participar do estudo, sem que isso lhe acarrete qualquer prejuízo.

--- ---

Desconfortos e riscos:

Esta pesquisa não apresenta riscos previsíveis aos seus praticantes. Porém, você não deve participar deste estudo caso sinta-se desconfortável física ou psicologicamente com as perguntas realizadas. Salientamos que todos os dados serão mantidos em sigilo .

Benefícios:

Ao responder esta pesquisa você poderá contribuir para o conhecimento de comportamentos negativos na prática colaborativa da enfermagem que possam estar afetando o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores. Um ambiente de trabalho livre de atos negativos melhora a satisfação do trabalhador, da sua equipe e dos pacientes, melhorando também as políticas institucionais. Não haverá benefícios pessoais diretos, além destes citados.

Acompanhamento e assistência:

Sua participação é totalmente voluntária e pode ser encerrada a qualquer momento que achar necessário. Em caso de desconfortos, constrangimentos e dúvidas com a pesquisa, o contato da pesquisadora está disponível para esclarecimentos. Não é necessário identificar seu nome. Caso seja detectada alguma situação que indique a necessidade de assistência médica, o (a) Sr(a) será atendido na unidade de saúde onde o estudo será realizado.

Sigilo e privacidade:

Você tem a garantia de que sua identidade será mantida em sigilo e nenhuma informação será dada a outras pessoas que não façam parte da equipe de pesquisadores. Para garantir a confidencialidade e sua a privacidade, sua caracterização será feita por codificação das fichas de resposta. Todos os dados obtidos na pesquisa serão utilizados exclusivamente com finalidades científicas.

Ressarcimento e Indenização:

Você não receberá remuneração e ressarcimentos, pois os questionários serão respondidos durante seu turno de trabalho, necessitando apenas do investimento de parte do seu tempo para assinalar as respostas. O (a) Sr (a) terá a garantia ao direito a indenização diante de eventuais danos decorrentes da pesquisa.

Contato: Em caso de dúvidas sobre a pesquisa, você poderá entrar em contato com a pesquisadora: Roberta Nazario Aoki Telefone: (19) 992072124 e-mail: robertaaoki@hc.unicamp.br. Endereço de trabalho: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. Cidade Universitária, Campinas/ SP. CEP: 13083-887. Em caso de denúncias ou reclamações sobre sua participação e sobre questões éticas do estudo, você poderá entrar em contato com a secretaria do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNICAMP das 08:30hs às 11:30hs e das 13:00hs as 17:00hs na Rua: Tessália Vieira de Camargo, 126; CEP 13083-887 Campinas – SP; telefone (19) 3521-8936 ou (19) 3521-7187; e-mail: cep@fcm.unicamp.br.

--- --- Rubrica praticante Rubrica pesquisador

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

O papel do CEP é avaliar e acompanhar os aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), tem por objetivo desenvolver a regulamentação sobre proteção dos seres humanos envolvidos nas pesquisas. Desempenha um papel coordenador da rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) das instituições, além de assumir a função de órgão consultor na área de ética em pesquisas

Consentimento livre e esclarecido:

Após ter recebido esclarecimentos sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar, aceito participar e declaro estar recebendo uma via original deste documento assinada pelo pesquisador e por mim, tendo todas as folhas por nós rubricadas:

Nome do (a) participante: ________________________________________________________ Contato telefônico: _____________________________________________________________ e-mail (opcional): ______________________________________________________________

_______________________________________________________ Data: ____/_____/______. (Assinatura do participante ou nome e assinatura do seu RESPONSÁVEL LEGAL)

Responsabilidade do Pesquisador:

Asseguro ter cumprido as exigências da resolução 466/2012 CNS/MS e complementares na elaboração do protocolo e na obtenção deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Asseguro, também, ter explicado e fornecido uma via deste documento ao participante. Informo que o estudo foi aprovado pelo CEP perante o qual o projeto foi apresentado e pela CONEP, quando pertinente. Comprometo-me a utilizar o material e os dados obtidos nesta pesquisa exclusivamente para as finalidades previstas neste documento ou conforme o consentimento dado pelo participante.

______________________________________________________ (Assinatura do pesquisador)

______________________________________________________ Data: ____/_____/______. (Assinatura da Orientadora)

Documentos relacionados