• Nenhum resultado encontrado

Título da Pesquisa

"AVALIAÇÃO DA INTER-RELAÇÃO DOS SINAIS E SINTOMAS DA DESORDEM TEMPOROMANDIBULAR".

As informações contidas neste prontuário tiveram como objetivo convidar os voluntários que comparecem ao Sistema de Triagem da Faculdade de odontologia de Piracicaba - UNICAMP a participar de uma pesquisa realizada pelo aluno de pós- graduação Gustavo Forjaz Corradini, regularmente matriculado nesta instituição, Cada voluntário recebeu uma cópia deste Termo de Consentimento, ficando a outra cópia com o pesquisador responsável.

Justificativas da Pesquisa

Atualmente poucas são as pesquisas que buscam a inter-relação dos sinais e sintomas da Desordem Temporomandibular- DTM (presença de alterações na articulação presente ao lado do ouvido que promove a abertura e fechamento da boca, alterações que podem ser caracterizadas como dor, estalos, deslocamento e travamento da boca, dores nos músculos da mastigação, dores nos músculos cervicais e etc,). Com isso, há necessidade de novas pesquisas que busquem avaliar esta inter-relação destes sinais e sintomas, na tentativa de contribuir para um melhor entendimento desta patologia, podendo desenvolver e utilizar métodos melhores e mais efetivos no diagnóstico e tratamento para esta patologia.

Objetivos

O objetivo deste trabalho será avaliar, discutir a associação entre os sinais e sintomas da DTM, em voluntários portadores de diagnóstico de DTM.

Procedimentos Clínicos realizados durante a Pesquisa

Não serão feitos procedimentos clínicos, pois se trata de uma pesquisa de coleta de dados em prontuários clínicos.

Inclusão em Grupos Placebo

Não há a possibilidade de inclusão de voluntários em grupo controle ou placebo. Métodos alternativos para obtenção da informação

O método de obtenção das informações para esta determinada pesquisa, será a escolha aleatória de 200 prontuários clínicos de pacientes atendidos pelo curso de especialização em prótese dental da FOP/UNICAMP (CETASE), Todos os

prontuários clínicos do CETASE possuem o termo de consentimento livre e esclarecido, devidamente preenchido e que autorizam o uso dos dados, fotos, imagens radiográficas, para a utilização em artigos científicos, congressos, seminários e aulas expositivas.

Previsão de desconforto e riscos

Não há previsão de riscos ou desconfortos, pois serão usados prontuários clínicos do laboratório do CETASE (Centro de Estudos e Tratamento das Alterações Funcionais do Sistema Estomatognático) pela participação na pesquisa.

Benefícios e vantagens esperadas aos voluntários

Não haverá nenhum benefício ou vantagem aos voluntários, pois nesta pesquisa os instrumentos de avaliação serão os prontuários clínicos encontrados no arquivo do laboratório do CETASE, com isso não tendo nenhum contato com os pacientes diretamente.

Forma de acompanhamento e assistência ao paciente

Não haverá nenhum acompanhamento ou assistência aos pacientes, pois nesta pesquisa os instrumentos de avaliação serão os prontuários clínicos encontrados no arquivo do laboratório do CETASE, com isso não tendo nenhum contato com os pacientes diretamente.

A presente pesquisa tem como pesquisador responsável: Gustavo Forjaz Corradini

CPF: 405.850.278-97 / RG:46687517-4

Endereço: Professora Regina Maria Prestes Momesso/Sorocaba-SP/Tel: (15)99134-5281 Profissão: Dentista/ Titulação: Mestre/ Doutorando na Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba)

gcorra@hotmail.com

ATENÇÃO: A sua participação em qualquer tipo de pesquisa é voluntária.

Em caso de dúvidas quanto aos seus direitos como participante de pesquisa entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da FOP: Av Limeira 901. FOP- Unicamp, CEP 13414-903, Piracicaba – SP, Fone/Fax 19-2106.5349, e-mail cep@fop.unicamp.br e Web page www.fop.unicamp.br/cep”.

Garantia de esclarecimento

Será esclarecido ao voluntario antes, durante ou após a realização da pesquisa, em qualquer momento que ele deseja, o acesso aos resultados finais ou preliminares desta pesquisa, naquilo que for específico ao participante e que possa ser útil ou relevante para o mesmo.

Direito de Recusa

O voluntario tem o direito de recusar a participar da pesquisa, ou retirar o seu consentimento, a qualquer momento, sem que isto acarrete qualquer penalidade ou represálias de qualquer natureza e sem que haja prejuízo ao tratamento iniciado. Garantia de sigilo

Os dados coletados dos prontuários do arquivo do CETASE ficarão em posse dos pesquisadores responsáveis, garantindo sigilo quanto aos dados confidenciais envolvidos na pesquisa, Não será divulgada a identidade dos voluntários na pesquisa.

Previsão de Ressarcimento

Será utilizado como objeto desta pesquisa os prontuários clínicos do CETASE dos voluntários que estão ou já foram tratados na Clínica de Especialização em Prótese Dental, sendo assim os pacientes que seu tratamento esteja em andamento na especialização, em uma consulta marcada para seu tratamento, antes do início do procedimento clinico pelo seu Cirurgião Dentista responsável, será explicada a pesquisa ao voluntário e este será perguntado se aceita a liberação de suas informações contidas no prontuário clinico do CETASE para a elaboração desta pesquisa, com isso não tendo a necessidade de um ressarcimento, Já os voluntários que tenham seus tratamentos finalizados, estaremos entrando em contato com o mesmo e solicitaremos sua presença na Faculdade de Odontologia de Piracicaba em um dia e horário marcado previamente, já que estes voluntários finalizaram seus tratamentos, e há necessidade de sua presença na instituição, todos os custos para que esteja presente na consulta, serão ressarcidos aos voluntários.

Previsão de Indenização

Não há previsão de indenização por não haver risco previsível pela participação na pesquisa.

Informações

Todos os voluntários receberão completas informações sobre a pesquisa, podendo solicitar esclarecimento adicional antes e durante o desenvolvimento da pesquisa e levaram consigo uma cópia deste termo.

Confirmo de que recebi de maneira clara todas as informações relacionadas à pesquisa em questão. Assim, após ter compreendido todos os itens deste termo, os meus direitos e deveres para com a pesquisa são assegurados.

Sendo que todas as páginas do TCLE serão rubricadas ou assinadas pelo pesquisador e participante após a leitura de cada item.

EU,________________________________________________PORTADOR DE RG NÚMERO__________________ E DO TELEFONE ( ) - , ENTENDO QUE ESTOU AUTORIZANDO A MINHA PARTICIPAÇÃO, COMO VOLUNTÁRIO(A), NA PESQUISA INTITULADA " AVALIAÇÃO DA INTER-RELAÇÃO DOS SINAIS E SINTOMAS DA DESORDEM TEMPOROMANDIBULAR", TENDO COMO PESQUISADOR RESPONSÁVEL GUSTAVO FORJAZ CORRADINI, CABE CONFIRMAR QUE FUI CONSULTADO E DE MANEIRA LIVRE CONCORDO COM MINHA PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA NESTA PESQUISA.

Piracicaba, ___de __________de 20___

Paciente:__________________________Assinatura:_____________________ Pesquisador:_______________________Assinatura:_____________________

Documentos relacionados