• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 –PROVA BRASIL – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II-

3.2 Análise dos itens mais marcadamente multimodais da Prova Brasil sob a perspectiva

3.2.2 O teste com o item 12

Figura 29: respostas dos alunos referentes ao item 12

Fonte: Prova Brasil 2011.

No item 12 (IT_043353), cuja resposta correta é a letra D e o descritor no qual se

Grau 1 Grau 2 Grau 3 Grau 4 Grau 5

115 baseia é o D9, espera-se que o estudante seja capaz de apurar a informação mais relevante no texto, mediante a compreensão da coerência e da coesão no processamento texto/imagem. O grau de dificuldade é maior, devido ao fato de que é necessário estabelecer relação entre as informações escritas e imagéticas do gráfico, e, ainda que o texto também apresente esse aumento em percentuais, aporta dados apenas sobre a produção de grãos entre os anos de 1950 e 1998. É preciso compreender que a área cultivada não acompanha o aumento da produção e nem o aumento populacional, mas que a modernização da agricultura é o que permite esse avanço.

Acerca desse item, especificamente, deve-se considerar que os alunos 4 e 6 apontaram o grau 2 de dificuldade – relativamente fácil –, e o aluno 2 indicou grau 3 de dificuldade – intermediário entre fácil e difícil –, mas marcaram a letra B, opção errada, e no caso do aluno 2, a letra C. O aluno 23 indicou grau 4 de dificuldade – relativamente difícil – e também marcou a opção B. Os erros e acertos, bem como as classificações de dificuldades podem ser apreciadas nos gráficos a seguir:

Figura 30: gráfico item 12– Grau de dificuldade

Fonte: Elaborado pelo próprio autor de acordo com os resultados da pesquisa.

Figura 31: item 12– Alternativas marcadas

Fonte: Elaborado pelo próprio autor de acordo com os resultados da pesquisa.

Para melhor entendimento das estratégias interpretativas dos estudantes que 0

9 11

1 2

Grau 1 Grau 2 Grau 3 Grau 4 Grau 5

Questão 12

A; 0

B; 3

C; 1

116 participaram do teste, serão apresentadas as justificativas das notas atribuídas ao grau de dificuldade, assim como aconteceu anteriormente, por blocos que indicam qual informação foi mais relevante para a escolha da opção pelo aluno.

Os alunos 1 e 11 analisaram apenas a imagem gráfica, desconsiderando as informações adicionais prestadas no texto, e entendendo que mesmo com um pequeno decréscimo na evolução do gráfico, pode ser constatado sucesso na modernização da agricultura. O aluno 11 declara: “antigamente o sucesso da agricultura era bem baixo com relação aos outros”. A observação do estudante também desconsidera os percentuais apontados de área cultivada e produção por pessoa.

Os alunos 2, 5, 7, 8, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 21 e 23 consideraram mais marcadamente a informação textual, desconsiderando o gráfico exposto. O aluno 2 enfatizou sobremaneira a questão percentual do aumento da área produzida, em detrimento do aumento da produção apresentado tanto no texto, quanto no gráfico. Ele declarou que ficou em dúvida entre as letras C e D, mas entendeu que o aumento da quantidade de terra utilizada era mais importante. O aluno 5 justifica sua resposta parafraseando a primeira oração do exercício: “Porque a agricultura contribuiu pro crescimento da população”. O gráfico somente aponta para os avanços da produção por pessoa, informação que lhe pareceu irrelevante, e que, de certa forma, estava exposta no texto sob a perspectiva percentual. Similarmente, o aluno 7 justifica: “É que no texto fala “o sistema de agricultura moderna permitiu o crescimento populacional”, aí tá aqui: Qual a ideia principal do texto? Aí o sucesso da agricultura moderna”. Para o aluno 8, o mais importante era o que estava escrito na primeira linha. O aluno 13 indica que após a leitura da atividade não conseguia encontrar uma alternativa correta com certeza, levando-o a pensar que o texto começa falando do sucesso da agricultura moderna, e lhe pareceu ser essa a melhor opção. O aluno 14 indica que escolheu a opção D, “porque todos os dados, tudo começa na agricultura moderna que tá falando. Esse é o que inicia o texto”. O aluno 16, por sua vez, afirma que a ideia principal do texto sempre vem, na concepção do estudante, no princípio, e, em outras palavras, o aluno 17 declara que a introdução do texto já indica o tema. O aluno 18 apenas confirma que leu e ‘viu’ que o texto tratava da agricultura moderna. O aluno 21 indica que tentou encontrar a resposta por eliminação, mas ainda continuava com muita dúvida, o que o levou a dar mais importância para o texto e para a primeira linha, que, segundo ele, seria “tipo um título”. O aluno 23 declara que o texto aborda a produção com a finalidade de “justificar o crescimento populacional”.

Os alunos 4, 10, 12 e 22 indicam que relacionaram as informações do texto e da imagem. O aluno 4, ainda que o tenha feito, não conseguiu organizar com coerência e

117 estabelecer a coesão necessária para chegar à resposta correta, ignorando, em algum momento da sua interpretação, a relação com a área cultivada. O aluno 10, em contrapartida, aponta tanto o começo do texto, abordando a agricultura moderna, quanto as informações em percentuais e o gráfico. Percebe-se que analisou todos os dados, mas, ainda assim, o fator decisivo para que marcasse a letra D foi o começo do texto. O aluno 12 declara que teve que pensar em tudo, e chegou à conclusão de que tanto o crescimento da população, o aumento de 26% da produção, relacionado com o aumento de 16% da área cultivada somente poderiam ser explicados pelo sucesso da agricultura moderna. O aluno 22 relata que o item exigiu que lesse e relesse, com mais atenção. O que o levou à resposta correta foi a compreensão de que o texto dá mais importância para a agricultura do que para o crescimento populacional, e, ademais, o tempo decorrido na imagem gráfica também fala da agricultura.

Os alunos 3, 6, 9, 15 e 20 partiram da estratégia de eliminação de respostas menos prováveis. O aluno 3 declara que como as informações sobre área cultivada, crescimento populacional e cultivo de grãos estavam muito explícitas no texto e pareciam ter a mesma importância, não haveria como escolher entre uma delas, o que deixou a alternativa da modernização da agricultura como a única elegível. O aluno 6 afirma que o item estava “muito difícil”, mas atribuiu grau 2 de dificuldade. Afirma que as alternativas “não davam” e foi eliminando algumas. Sua justificativa e a forma como aponta até mesmo o processo de eliminação indicam que o estudante escolheu uma opção de forma aleatória, e equivocada, já que não havia conseguido sucesso nas estratégias interpretativas que havia tentado. O aluno 9 declara que a letra D era a que fazia mais sentido em comparação com as demais alternativas. O aluno 15 apenas aponta que fez por eliminação, enquanto o aluno 20 indica que chegou a pensar na letra B, mas depois percebeu que apenas a D seria possível.

Avaliando todas as respostas dadas pelos estudantes, é possível identificar, na leitura multimodal desses jovens entrevistados, que, predominantemente, há uma grande dificuldade em se relacionar as informações do texto e da imagem.

118 Figura 32: item 12– Procedimentos de análise dos estudantes

Fonte: Elaborado pelo próprio autor de acordo com os resultados da pesquisa.

Documentos relacionados