• Nenhum resultado encontrado

2. Prática Docente e Perspectivas de Mudanças

3.2 Tipo de Investigação

Para alcançar o objetivo desejado nesta investigação fez-se necessário a escolha correta do caminho a ser percorrido, e dessa forma alcançar as metas desejadas, enfatizando as discussões sobre O Currículos e as Redes Sociais Online, na perspectiva de suporte ao ensino e aprendizagem em sala de aula. Tentando perceber, apontar e entender o formato atual dos currículos, e a formação destes, embasados em tecnologias para facilitar a prática pedagógica, dando ênfase a este momento digital do século XXI.

Posto que, a realização de uma investigação social envolve elementos do tipo científico e empírico e que ao mesmo tempo se completa, pois é verdade que um se afirma na existência do outro. E para a meta de construção da tese se faz necessário que o pesquisador saiba escolher o método eficaz para o levantamento de dados para conduzir da melhor forma o processo de investigação.

Curiosidade, criatividade, disciplina e especialmente paixão são algumas exigências para o desenvolvimento de um trabalho criterioso, baseado no confronto permanente entre o desejo e a realidade. Mirian Goldenberger (1999, apud Silva 2001, p. 09)

Silva (2001, p. 09) afirma que, “a pesquisa é um trabalho em processo não totalmente controlável ou previsível. Adotar uma metodologia significa escolher um caminho, um percurso global do espírito. O percurso, muitas vezes, requer reinventado a cada etapa. Precisamos, então, não somente de regras e sim de muita criatividade e imaginação”.

131

Por conseguinte, Richardson (1999, p. 82) afirma que “no que diz respeito a procedimentos metodológicos, as pesquisas qualitativas de campo exploram particularmente as técnicas de observação e entrevistas devido à propriedade com que esses instrumentos penetram na complexidade de um problema”.

“A abordagem qualitativa de um problema, além de ser uma opção do investigador, justifica-se, sobretudo, por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social” (Richardson, 2010, p. 79). Quanto aos procedimentos da dissertação desta tese, foram de forma qualitativa para compreender os processos em que se desenvolve o objeto de estudo proposto.

Segundo Richardson (2010), o método qualitativo difere, em princípio, do quantitativo à medida que não emprega um instrumental estatístico como base do processo de análise de um problema. Não pretende numerar ou medir unidades ou categorias homogêneas. O método qualitativo pode ser caracterizado como a tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados, em lugar da produção de medidas quantitativas de características ou comportamentos.

A investigação se desenvolveu com o objetivo de entender, apontar, levantar e discutir a presença tecnológica digital online no cotidiano escolar, e sua efetiva contribuição, assim como, e a vivência do currículo escolar no dia-a-dia educacional, ampliando assim a formação do estudante a partir dos educadores, que qualificados para tal ampliar-se-á o ensino e a aprendizagem com a possibilidade de a partir desta inserção das redes sociais online no dia-a- dia escolar, possa ser mais um suporte junto a matriz curricular.

Chizzotti (2003) diz que o termo qualitativo implica uma partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de investigação, para extrair deste convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível e, após este tirocínio, o autor interpreta e traduz em um texto, zelosamente escrito, com perspicácia e competências científicas, os significados patentes ou ocultos do seu objeto de investigação.

a pesquisa qualitativa recobre, hoje, um campo transdisciplinar, envolvendo as ciências humanas e sociais, assumindo tradições ou multiparadigmas de análise, derivadas do positivismo, da fenomenologia, da hermenêutica, do marxismo, da teoria crítica e do construtivismo, e adotando multimétodos de investigação para o estudo de um fenômeno situado no local em que ocorre, e enfim, procurando tanto encontrar o sentido desse fenômeno quanto interpretar os significados que as pessoas dão a eles. (Chizzotti, 2003, p.221)

132

Conforme Richardson (2010, p. 80), os estudos que empregam uma metodologia qualitativa podem descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudanças de determinado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos. E pode- se afirmar que, em geral, as investigações que se voltam para uma análise qualitativa têm como objetivo situações complexas ou estritamente particulares.

Deduze-se que, a abordagem qualitativa possibilitará a análise de um problema, descrevê-los com maior profundidade e particularidade os comportamentos individuais.

Para acentuar e objetivar a investigação também foi necessário a utilização do Método Quantitativo, que segundo Richardson (2010, p. 70), este “caracteriza-se pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas, desde às mais simples como percentual, média, desvio-padrão, às mais complexas, como coeficiente de correlação, análise de regressão etc”.

Quando se escolhe um método para uma investigação, o que se quer é a escolha certa de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação do tal fenômeno, sendo assim, “o método quantitativo representa, em princípio, a intenção de garantir a precisão dos resultados, evitar distorções de análise e interpretação, possibilitando, conseqüentemente, uma margem de segurança quanto às inferências”. O mesmo “é freqüentemente aplicado nos estudos descritivos naqueles que procuram descobrir e classificar a relação entre variáveis, bem como nos que investigam a relação de causalidade entre fenômenos”, (Richardson, 2010. p. 70). A investigação descritiva, como afirma (Silva, 2001, p.21), “visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionários e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento”.

Fez-se importante o uso do Método Quantitativo uma vez que se tiveram questionários nesta investigação, e “vale salientar que a forma como elaboram e aplicam instrumentos é que varia segundo o tipo de estudo. E, no caso de estudos de correlação, as respostas dos indivíduos precisam ser quantificadas para possibilitar o tratamento estatístico que, posteriormente, servirá para verificar a consistências das hipóteses” (Richardosn, 2010. p,72).

133