• Nenhum resultado encontrado

7 Jogos Educacionais sob a Perspectiva de Objetos de Aprendizagem

7.3 Tipos de Jogos

Classificação

Como será apresentado a seguir, distintos autores classificam os jogos de diferentes formas e conhecer estas classificações nos permite uma maior apropriação do uso que se pode fazer deles.

Abaixo serão apresentadas três destas classificações, por objetivos, por impulsos e por comportamentos e atitudes promovidas pelo uso dos jogos.

Para Tarouco et al (2004) os jogos podem ser classificados de acordo com seus objetivos e alguns deles podem ser utilizados como ferramen- tas educacionais:

• Os jogos de ação são jogos dinâmicos que possuem situações inesperadas;

• Os jogos de aventura se caracterizam por apresentar ao jogador um ambiente que ele deverá desbravar;

• Os jogos lógicos são aqueles que desafiam o raciocínio lógico da pessoa;

• O RPG (Role Playing Game) é um jogo em que o usuário controla um personagem e, mediante as escolhas e ações feitas por ele, a história se desenvolve;

• Os jogos estratégicos se voltam para a habilidade de negociação e administração dos jogadores;

Outro autores, como Fullerton et al (2004) consideram tipos adicio- nais aos propostos anteriormente:

• Jogos de esportes: são simulações de jogos de esportes com res- peito as suas regras e estética;

111 Jogos educacionais sob a perspectiva de objetos de aprendizagem

coleção INTERA

• Jogos de corrida/direção: neste tipo de jogo os jogadores partici- pam de uma disputa que pode ou não acontecer no mundo real, que envolve velocidade;

• Jogos de simulação/construção: este tipo de jogo tem foco no ge- renciamento do ambiente ou dos recursos no qual as decisões que o jogador toma são refletidas no sistema;

• Simuladores: são simulações que se baseiam em situações da vida real, o controle de voo por aeronaves é um exemplo.

Classificação por impulsos que o uso de jogos proporciona:

Esta classificação foi proposta por Caillois (1990) e na visão do autor elas não devem ser entendidas de forma isolada, mas combinadas:

• Agon: (do latim: combate, luta, competição em jogos públicos) - este tipo de jogo tem como elemento central a competição, cujo objetivo é ter um jogador que vença os demais em alguma quali- dade (rapidez, força, resistência, memória, entre outros). O resul- tado do jogo é tido como mérito pessoal;

• Alea: (do latim: jogo dos dados) – jogos desta categoria são con- trários às propostas de Agon, nestes, os resultados estão sujeitos às arbitrariedades da situação não depende do esforço dos joga- dores. A função deste tipo de jogo é anular as superioridades na- turais e adquiridas dos jogadores, criando situações de igualdade; • Mimicry: (do inglês, pelo latim mimicus: comediante, mímico) – a

interpretação, a mímica e a ilusão são centrais neste tipo de jogo, o qual não há submissão constante as regras. O prazer deste tipo de jogo se concentra em ser o outro (a) ou de se fazer acreditarem que se é uma pessoa diferente;

• Ilinx: (do grego: rodopio ou redemoinho) – trata-se de jogos em que há destruição momentânea da realidade e estabilidade de sentidos, no qual se tem a sensação do momento ser controlado por um ser superior ou incontrolável.

112 Adriana Keiko Nishida Costa e Rosana Akemi Pafunda Comportamentos e atitudes promovidas pelo uso de jogos:

Para Orlick (1989), os jogos podem ajudar a promover comporta- mentos e atitudes diferentes, sendo este influenciandos, sobretudo, pela motivação principal do jogo, conforme indica o quadro a seguir.

Categoria de compor-

tamento Orientação Motivação principal

Rivalidade

competitiva Anti-humanista

Dominar o outro. Impedir que os outros alcancem seu objetivo. Satisfação em humilhar o outro e assegurar que não atinja seus objetivos.

Disputa competitiva Dirigida para um objetivo (contra os outros)

A competição contra os outros é um meio de atingir um objetivo mutuamente desejável, como ser o mais veloz ou melhor. O objetivo é de importância primordial e o bem-estar dos outros competidores é secundário. A competição é, às vezes, orientada para a desvalorização dos outros.

Individua-

lismo Em direção ao ego

Perseguir um objetivo individual. Ter êxito. Dar o melhor de si. O foco está em realizações e desenvolvimento pessoais ou o aperfeiçoamento pessoal, sem referência competitiva ou cooperativa a outros. Competição cooperativa Em direção ao objetivo/ levando em conta os outros

O meio para se atingir um objetivo pessoal, que não seja mutuamente exclusivo, nem uma tentativa de desvalorizar ou destruir os outros. O bem-estar dos competidores é sempre mais importante do que o objetivo extrínseco pelo qual se compete.

Cooperação não compe- titiva Em direção ao objetivo/ levando em conta os outros

Alcançar um objetivo que necessita de trabalho conjunto e partilha. A cooperação com os outros é um meio para se alcançar um objetivo mutuamente desejado e que também é compartilhado.

Auxílio com-

petitivo Humanista-altruísta

Ajudar os outros a atingir seu objetivo. A cooperação e a ajuda são um fim em si mesmas, em vez de um meio para se atingir um fim. Satisfação em ajudar outras pessoas e alcançar os objetivos.

Comportamentos e as atitudes promovidas pelo uso de jogos Fonte: Orlick, (1989) apud Rosa (2009).

113 Jogos educacionais sob a perspectiva de objetos de aprendizagem

coleção INTERA

Conhecer estas classificações aumenta a percepção sobre a comple- xidade e entendimento a respeito dos jogos possibilitando que ao se pen- sar sobre seu uso, sejam considerados todos os aspectos acima apresen- tados que revelam a importância do significado dos mesmos. Não se trata apenas da conjunção harmoniosa de movimentação de peças ou trocas que denotam disputa entre participantes, mas da significação, ou seja, o que representam os comportamentos e atitudes manifestados pelos jogadores no momento do jogo. Portanto, o jogo pode representar muito mais do que um simples movimento dentro de regras pré-estabelecidas, trata-se de um conjunto de habilidades e sensibilidades que demandam percepção e envolvimento dos participantes.