• Nenhum resultado encontrado

3. O PROGRAMA MBA – MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION

3.3. Tipos de MBAs

Nesta Seção, serão apresentadas as classificações dos MBAs conforme dois critérios: os tipos de MBA e suas principais variações, segundo a ênfase em áreas específicas de conhecimento, e os tipos de MBA segundo sua duração e forma de aplicação.

As escolas de negócios oferecem uma variedade de modalidades de MBAs, incluindo variações no modelo original e MBAs com especialização. Com base nas definições propostas por Hunt e Speck (1986 apud GUPTA; SAUNDERS; SMITH, 2007), os principais tipos de MBA são apresentados no Quadro 9, a seguir:

Quadro 9 – Tipos de MBA de acordo com áreas de conhecimento

MBA Generalista Tem como objetivo desenvolver habilidades genéricas e conhecimento em gestão,

provendo aos estudantes conhecimento de todas as áreas de negócio e oferecendo aos mesmos a oportunidade de se aprofundar em certas áreas. Estes programas são voltados para gestores que ocupam posições numa área específica dentro da organização e almejam posições com ampliação de suas responsabilidades.

MBA com

especializações Tem como objetivo oferecer um aprofundamento numa área específica (Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, etc.), tendo em vista a necessidade de gerenciar tarefas específicas num ambiente tecnologicamente complexo.

MBA Generalista com opções de especialização

Contempla todas as disciplinas obrigatórias do MBA generalista com a possibilidade de complementação com disciplinas eletivas ou seleção de especialização numa das áreas funcionais.

MBA com especializações em nichos

Tem como objetivo oferecer um aprofundamento num nicho muito específico. Exemplos: Projetos de Tecnologia da Informação, Marketing Digital, Planejamento tributário, etc.

Fonte: adaptado pela autora, com base em Hunt e Speck (1986 apud GUPTA; SAUNDERS; SMITH, 2007).

Com base no Quadro 9, é possível concluir que os autores Hunt e Speck (1986 apud GUPTA; SAUNDERS; SMITH, 2007) focaram sua classificação conforme as áreas de conhecimento.

Quanto às classificações, é oportuno apresentar dois tipos de MBA encontrados no site da instituição de ensino, onde foi realizada a pesquisa de campo e em sites de outras instituições de ensino brasileiras: os MBAs focados em indústrias ou setores específicos e os MBAs corporativos ou denominados in company. Ao pesquisar sites de renomadas

instituições de ensino internacionais, principalmente nos Estados Unidos, também foi detectado que esses dois tipos de programas são oferecidos naquele país.

O MBA corporativo ou in company, segundo Oliveira (2011), é o MBA “fechado”, em que todos os participantes da turma pertencem a uma mesma empresa. A principal vantagem desse programa é que ele considera a realidade específica da empresa, incluindo sua cultura, seus problemas e seus desafios estratégicos, além de possibilitar a troca de informações entre os participantes (networking interno). No entanto, o curso necessita de maior diversidade entre seus participantes e em suas discussões, pois todos trabalham na mesma organização, o que pode ser considerado uma desvantagem.

O MBA corporativo também pode ser desenvolvido para um grupo de empresas no formato de consórcio. Nos dois casos, para uma única empresa ou para um consórcio de empresas, suas disciplinas, estrutura e formato podem ser customizados para atender às necessidades da organização (ões) contratante (s), desde que mantidas as regras estabelecidas pelos órgãos acreditadores internacionais e pelo MEC, no caso de programas realizados no Brasil.

De acordo com critérios definidos pela AMBA, cursos individuais podem ser concebidos para satisfazer às necessidades de uma função específica do negócio ou um setor. Nesse caso, as disciplinas, estrutura e casos didáticos procuram alinhar os conhecimentos de gestão aos conhecimentos específicos de determinado segmento de negócio ou indústria. Alguns exemplos desse tipo de programa oferecido por instituições de ensino no Brasil são: MBA em Varejo, MBA em Saúde, MBA em Serviços, MBA no Setor Elétrico, MBA em Banking, entre outros.

Apesar dessas variações, cabe ressaltar que, para o órgão acreditador AMBA, o MBA deve manter a sua característica generalista. Nesse contexto, Gupta, Saunders e Smith (2007) apontam que, na opinião de educadores, o MBA com especialização é um modismo, pois vai contra a ideia de uma formação holística em gestão e negócios.

Os pesquisadores brasileiros Dutra e Comini (2010) apresentam uma ideia diferente. Para esses autores, o mercado privilegia pessoas que são, ao mesmo tempo, especialistas e generalistas, desenvolvendo-se nas duas direções, aprofundando-se em sua área de especialização e adquirindo uma ampla visão do seu contexto.

Com relação à duração e às formas de aplicação propostas para os MBAs, os principais tipos estão descritos no Quadro 10, a seguir:

Quadro 10 – Tipos de MBA de acordo com a duração e formas de aplicação

Full Time MBA de dois anos

MBA tradicional norteamericano. É realizado em dois anos, em tempo integral, demandando total dedicação do aluno e levando-o a interromper suas atividades profissionais. É geralmente feito por quem está em início de carreira e tem como objetivo atuar a nível gerencial. Nesta modalidade de curso, no primeiro ano são cursadas as disciplinas generalistas e no segundo ano as disciplinas eletivas de acordo com a área de especialização.

Part-time MBA

Em termos de currículo é praticamente igual ao Full Time MBA tradicional norteamericano, mas é realizado em tempo parcial, com aulas noturnas ou nos finais de semana.

Full Time MBA de um ano

Adotado pelas escolas de negócios europeias, como, por exemplo, o International Institute for Management

Development (IMD International), na Suíça, e o The European Institute of Business Administration (Insead), na

França. O Full Time MBA é mais intenso e mais condensado do que o de dois anos, com carga horária muitas vezes igual. Em geral, o público destes programas é mais experiente do que o do Full Time MBA norteamericano. São procurados por indivíduos com faixa etária acima de 30 anos, que já possuam experiência profissional e ocupam cargos de gerência.

Fonte: adaptado pela autora com base em Oliveira (2011).

O part-time MBA ou MBA em tempo parcial é o mais encontrado na realidade brasileira, sendo objeto da investigação aqui realizada.