• Nenhum resultado encontrado

A primeira sugestão nas atividades propostas é trabalhar o conceito de modificação de SN. Estudos como o de Mazgutova e Kormos (2015) mostram que, com apenas um mês de curso intensivo de leitura de textos acadêmicos e escrita acadêmica, a escrita dos alunos de inglês para fins acadêmicos melhorou consideravelmente. Os alunos desse curso produziram sintagmas nominais mais complexos ao seu final. Minha proposta, no entanto, é trabalhar diretamente com a identificação dos elementos do sintagma nominal para criar consciência da variedade de elementos e complexidades do SN.

As atividades que apresento nesta seção são uma mistura de atividades que fiz com alunos particulares de inglês, atividades apresentadas aos alunos no curso de Sintaxe do inglês, que ministrei na Universidade Federal de Minas Gerais em conjunto com outros professores, e também uma atividade sugerida por O'Maley (2013). O foco desse tipo de atividade é a identificação de SNs mais complexos e a análise de seus elementos. Para isso, é necessário trabalhar com os alunos a estrutura do sintagma nominal, as noções de núcleo, modificadores e determinantes. O mais importante nesse tipo de atividade não é a nomenclatura, mas, sim, a função que um determinado elemento tem no sintagma.

Sugiro ensinar a noção de modificação para os alunos, pois ampliar o conhecimento explícito que os aprendizes possuem acerca de uma língua e seu funcionamento pode ajudá-los a lidar melhor com textos acadêmicos (FANG, SCHLEPPEGRELL, COX, 2006). O objetivo é também fazer com que eles reflitam sobre o discurso acadêmico e suas características. E, para alcançar esses objetivos, o professor pode oferecer tarefas que engajem os alunos em “atividades baseadas na língua que tenham o objetivo de desenvolver sua consciência da estrutura e da lógica dos registros acadêmicos”30 (FANG, SCHLEPPEGRELL, COX, 2006, p. 269).

Para isso, é interessante que o aluno pratique a identificação, em um texto, de vários tipos de SNs, com elementos diferentes, abrangendo todas as complexidades. Conforme descrito nos capítulos anteriores, o SN possui como elementos núcleo,

30 No original: “language based tasks that aim at developing their awareness of the structure and logic of academic registers”.

modificadores e determinantes. E a complexidade do SN do presente estudo se baseia na presença ou não de modificadores. O presente estudo sugeriu uma classificação com 4 níveis diferentes de complexidade, a saber: 0 (sem modificação), 1 (com pré-modificação), 2 (com pós-modificação) e 3 (com pré- e pós-modificação).

O objetivo da atividade número 1 é levar à atenção do aluno a possibilidade dos tipos diferentes de complexidade do sintagma nominal. Essa atividade é feita a partir de um trecho de um ensaio extraído do corpus LOCNESS, escrito por um falante nativo de inglês.

Trecho para a atividade 1

The flames and rage that characterized racial relations in the late 1960's and early 70's in America seemed to have returned in the fall of 1992. Riots on college

campuses were in the news again. Students at some southern schools insisted that black cultural centers be built at the heart of campus. They said there was a need for greater cultural awareness and complained that administrators built these centers in places where they would not get too much attention. The students felt that

administrators were merely trying to quell their complaints without recognizing the true necessity for such centers.

Nessa atividade, proponho pedir aos alunos que encontrem um ou mais exemplos de sintagma nominal com as características destacadas, e que completem o quadro a seguir:

Característica determinante Pré-

modificador

núcleo Pós-

modificador

Sem modificadores the news

Com 1 pós-modificador the fall of 1992

Com 1 pré-modificador e 1 pós-modificador

the true necessity for such centers

Esse tipo de atividade pode ser realizado com qualquer texto, já que todo texto apresenta certa variedade de SNs. Por isso, sugiro, também, que essa atividade seja feita com um texto produzido pelo próprio aluno. Dessa forma, o aprendiz pode tomar ciência da própria escrita, ver o quão complexos são os SNs produzidos por ele e compará-los com os SNs do texto de escolha do professor.

Uma outra forma de se trabalhar a identificação de SNs é pela pré-seleção de estruturas do texto.

Trecho para a atividade 231

According to Haas, the philosophers personify their books. I find this interpretation intuitive, because the fresco was painted on a wall of the Stanza della Segnatura, then the pope’s personal library. It also hints at a greater truth about the study of classic books. To portray the great thinkers, Raphael employed illusionism, a technique that makes the figures appear to be in the same room as the viewer. Thus, the viewer becomes not simply a passive observer of preserved knowledge, but a participant in ongoing conversations that span countries and centuries.

31 O trecho da atividade 2 é o primeiro parágrafo de um ensaio publicado no jornal The Atlantic. O jornal, juntamente com uma escola de Ensino Fundamental, criou uma competição internacional da qual alunos de mais de 44 países diferentes participaram. Os participantes desse concurso deveriam fazer uma leitura atenta de uma obra de arte que os inspirasse e escrever um ensaio sobre a obra escolhida. O ensaio vencedor seria publicado no jornal. O vencedor desse prêmio foi um aluno de Ensino Médio do Vietnã. Vale notar que este tipo de iniciativa serve para motivar alunos a escrever. O ensaio vencedor completo pode ser visto no anexo 3.

Nessa atividade, o professor pode escolher um texto de sua preferência, de acordo com o nível dos alunos. Eu sugiro que os alunos escrevam os SNs sublinhados nos quadros de acordo com o tipo de modificação que eles recebem.

Característica determinante Pré-modificador núcleo Pós-modificador Sem modificadores the

their

philosophers books

it Com 1 pré-modificador the

the pope's great personal thinkers library Com 1 pós-modificador a a technique participant

that makes the figures appear to be in the same room as the viewer in ongoing conversations that span countries and centuries. Com 1 pré-modificador e 1 pós-modificador a a greater passive truth observer

about the study of classic books preserved knowledge

Note que esse tipo de atividade pode ajudar o aluno a entender principalmente aqueles SNs muito grandes, com vários elementos, como pós- modificadores com sucessivos elementos encaixados.

Sugiro também uma terceira forma de se trabalhar com a identificação de SNs com diferentes complexidades em um texto.

Texto para atividade 332 Abstract

The rise of state dissidence has challenged the hegemony of Western liberalism on the international relations stage. Russia’s ongoing involvement in the Ukraine crisis is a case in point. Russia’s dissidence threatens not only the already fragile European order, but also the potency of liberalism as a system of international norms. Hence, a great deal of attention has been given to trying to determine the possible failures and solutions of global governance in dealing with Russia. In contrast, this article argues for the need to understand state resistance from the perspective of the dissenting state. By drawing upon Carl Schmitt’s influential critique of globalizing liberalism, the article attempts to analyse what Russia’s resistance reveals about the subtle mechanisms of global liberal governance. On the basis of Schmitt’s theory, the article establishes that Russia’s dissidence can be an attempt to preserve state sovereignty and its unique “way of life”, as well as state pluralism on the global arena. In fact, to eradicate conflict, liberal governance attempts to suppress state pluralism as a potential cause of conflict. In the long run, however, this risks provoking radical resistance in response. The article then analyses the “hybrid” strategy of Russia’s resistance employed in the Ukraine crisis, based on which it identifies the major weaknesses of liberal governance. The article concludes that the inadequacy of international law to deal with unconventional forms of warfare and refusal to acknowledge the possibility of animosity can significantly debilitate liberal governance. This article is published as part of a collection on global governance.

Na atividade 3, sugiro que os alunos, a partir de um texto de escolha do professor ou de escolha do próprio aluno, selecionem os SNs que desejem analisar e escrevam os SNs com seus modificadores nos quadros de acordo com o tipo de modificação que eles recebem.

32 Esse resumo faz parte de um artigo publicado na revista Nature e pode ser acessado no seguinte link: <https://www.nature.com/articles/palcomms201696>.

determinante pré-modificador núcleo Pós-modificador

Nessa atividade, o aprendiz precisará identificar os SNs e seus elementos totalmente, já que o quadro não possuirá nenhum preenchimento e o texto não apresentará nenhuma marcação de SNs específicos.