• Nenhum resultado encontrado

#Dicas - Atos Processuais - Direito do Trabalho (Outubro 2018)

1. A inversão do ônus da prova deve ser feita pelo juiz do trabalho em decisão fundamentada, antes da abertura da instrução processual (Procurador da Unicamp).

1.1 (TRT-1) Vige, na sistemática de distribuição do ônus da probante no processo do trabalho, a distribuição dinâmica ônus da prova, prevista originariamente no CPC de 2015 (art. 373, § 1º). Assim, nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo probatório ou, ainda, à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o juízo atribuir o ônus da prova de modo diverso.

2. O prazo processual é suspenso do dia 20 de Dezembro até 20 de Janeiro, não se realizarão audiências nem sessões de julgamento no período.

3. Atenção: As custas relativas ao processo de conhecimento incidirão à base de 2% , observado o mínimo de R$ 10,64 e o máximo de 4x o limite máximo dos benefícios do RGPS. 4. São devidos honorários também na reconvenção.

5. Litigância de má-fé: Quando forem dois ou mais os litigantes de má-fé, o juízo condenará cada um na proporção de seu respectivo interesse na causa ou solidariamente aqueles que se coligaram para lesar a parte contrária.

6. Atenção: Suspeição: Não torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador.

7. Atenção: Isenção do depósito recursal: São isentos do depósito recursal os beneficiários da justiça gratuita, as entidades filantrópicas e as empresas em recuperação judicial.

7.1 Reduz pela metade: O valor do depósito recursal será reduzido pela metade para entidades sem fins lucrativos, empregadores domésticos, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

8. Lembrar que os prazos agora são em dias úteis!!

9. A nulidade processual trabalhista não será declarada quando for possível suprir-se a falta ou repetir-se o ato.

10. Perícia e responsabilidade pelo pagamento: A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, AINDA QUE beneficiária da justiça gratuita.

10.1 (PGE-SP) Q: a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais será sempre do empregador, independentemente de sucumbência na pretensão objeto da perícia. R: Falso! É da parte sucumbente, vide item acima.

10.2 (TRT-6) o limite máximo para fixação dos honorários periciais será definido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, sendo lícito ao juízo deferir seu parcelamento.

11. (Manaus) Caso servidor público civil tenha de depor como testemunha em hora de serviço, o juiz deverá oficiar ao chefe da repartição, requisitando o servidor para comparecer à audiência designada.

12. (Manaus) É ônus da parte provar a ocorrência de feriado local que autorize a prorrogação de prazo. Por outro lado, na hipótese de feriado forense, incumbirá à autoridade que proferir a decisão de admissibilidade certificar o expediente nos autos.

13. Férias dos Ministros do TST: Suspende ou interrompem os prazos? O recesso forense e as férias coletivas dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho SUSPENDEM os prazos recursais.

14. Processo de homologação de acordo extrajudicial: 1) A petição conjunta deve estar acompanhada de representação de Advogado de ambas as partes; 2) Os Advogados devem ser diferentes; 3) Não afasta a aplicação das multas se houver atraso; 4) suspende o prazo

prescricional da ação quanto aos direitos nela especificados e 5) O prazo prescricional voltará a fluir no dia útil seguinte ao do trânsito em julgado da decisão que negar a homologação do acordo.

14.1 Atenção: O juiz aprecia o pedido em 15 dias, podendo, inclusive, designar audiência. As bancas estão trocando o prazo por 5 dias, então cuidado!

14.2 (FCC) Será ajuizada por petição conjunta, mas com advogados diferentes para cada parte, sendo que as verbas rescisórias devem ser quitadas até dez dias contados a partir do término do contrato.

15. Número de Testemunhas (PGETO): Ordinário -> 3; Súmaríssimo -> 2 e Inq. Falta Grave ---->6;

16. O Jus Postulandi não alcança os recursos para o TST;

17. Litigância de má-fé: Pode ser de ofício ou a requerimento; entre 1 a 10% do valor da causa e a indenizar a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas que efetuou.

17.1 Atenção: A testemunha também pode ser condenada por litigância de má-fé.

18. Atenção: Alteração importante - Ainda que ausente o reclamado na audiência em que deveria comparecer, presente o advogado, serão aceitos a contestação e os documentos eventualmente apresentados.

19. A prescrição intercorrente ocorre no prazo de 2 anos (PGE-PE).

20. A revelia não produz efeito quando: I - havendo pluralidade de reclamados, algum deles contestar a ação; II - o litígio versar sobre direitos indisponíveis; III - a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considere indispensável à prova do ato e IV - as alegações de fato formuladas pelo reclamante forem inverossímeis ou estiverem em

contradição com prova constante dos autos.

21. O Juiz tem o direito de atrasar até 15 minutos. Findo esse prazo, as partes podem se retirar.

22. É sempre obrigatória a realização de perícia, ainda que a outra parte não tenha impugnado (Manaus).

23. As pessoas jurídicas de direito público também se sujeitam à revelia no âmbito trabalhista (Manaus).

24. A parte poderá apresentar defesa escrita pelo sistema de processo judicial eletrônico até a audiência.

25. O valor da causa para saber se pode ou não ingressar pelo sumaríssimo é de 40 salários mínimo;

26. Atenção: Não se aplica ao Processo do Trabalho a norma do art. 459 do CPC no que permite a inquirição direta das testemunhas pela parte (PGE-SE).

#Dicas – FGTS (outubro 2018)

1. O representante dos empregados no conselho curador tem mandato de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período (FCC).

2. O fato de um empregado ficar afastado da sua empresa empregadora por auxílio-doença acidentário em razão de doença degenerativa afasta o nexo de causalidade entre a doença e o trabalho e, em consequência, torna indevidos os depósitos do FGTS (Manaus). 3. Em caso de extinção do contrato de trabalho por acordo entre as partes, o FGTS é devido pela metade (20%).

3.1 A multa dos 40% é devida se a despedida for SEM JUSTA causa.

4. Cabe à Caixa Econômica Federal o papel de agente operador do Fundo que manterá as contas vinculadas do Fundo.

5. O empregado com deficiência poderá movimentar sua conta vinculada ao FGTS quando, por prescrição médica, necessitar adquirir órtese ou prótese para favorecer sua acessibilidade e inclusão social.

6. Atenção: O depósito do FGTS é obrigatório nos casos de afastamento para prestação do serviço militar obrigatório e licença por acidente do trabalho.

7. ônus da prova - regularidade do recolhimento: É do empregador o ônus da prova em relação à regularidade dos depósitos do FGTS, pois o pagamento é fato extintivo do direito do autor. 8. Vale ressaltar que o STF decidiu ser aplicável a prescrição quinquenal para o FGTS.

8.1 (AGU) Segundo decisão recente do STF, o prazo prescricional relativo aos valores não depositados no FGTS é quinquenal, haja vista esse fundo ser crédito de natureza trabalhista; entretanto, caso o prazo prescricional já esteja em curso, deverá ser aplicado o que ocorrer primeiro: trinta anos, contados do termo inicial, ou cinco anos, a partir do referido julgado. 9. A contribuição para o FGTS incide sobre a remuneração mensal devida ao empregado, incluindo horas extras e adicionais eventuais.

10. O pagamento relativo ao período de aviso prévio, trabalhado ou não, está sujeito a contribuição para o FGTS.

11. As contas vinculadas em nome dos trabalhadores são absolutamente impenhoráveis. 12. Os depósitos rendem juros de 3% ao ano e corrigidos com os índices da caderneta de poupança.

13. A equivalência entre os regimes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e da estabilidade prevista na CLT é meramente jurídica e não econômica, sendo indevidos valores a

título de reposição de diferenças.

14. Compete ao MTE a fiscalização dos depósitos FGTS (PGE-AM).

15. Alíquota: 8%, devendo ser recolhido até o dia 7 de cada mês. Atenção: No caso de aprendiz, a alíquota é de 2%.

16. É hipótese de movimentação pelo trabalhador de sua conta vinculada, no curso do contrato de trabalho, quando algum dependente seu for portador do vírus HIV. Dica: As hipóteses de movimentação do FGTS são muito cobradas, não vou colocar aqui porque são

muitas, mas recomendo a leitura.

17. (PGM-SLZ) O Conselho Curador reunir-se-á ordinariamente, a cada bimestre, por convocação de seu Presidente. Esgotado esse período, não tendo ocorrido convocação, qualquer de seus membros poderá fazê-la, no prazo de 15 (quinze) dias. Havendo necessidade, qualquer membro poderá convocar reunião extraordinária, na forma que vier a ser regulamentada pelo Conselho Curador.

17.1 As decisões do conselho serão tomadas por maioria SIMPLES, tendo o presidente voto de qualidade (PGM-SLZ).

17.2 A Presidência do Conselho Curador será exercida pelo representante do Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

18. Atenção: Para efeito desta lei, as empresas sujeitas ao regime da legislação trabalhista poderão equiparar seus diretores não empregados aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS. Considera-se diretor aquele que exerça cargo de administração previsto em lei, estatuto ou contrato social, independente da denominação do cargo.

19. Não incide a contribuição para o FGTS sobre as férias indenizadas.

#Dicas - Remuneração e Salário (outubro - 2018)

1. (CESPE - EMAP) A convenção coletiva de trabalho que dispuser sobre banco de horas anual, enquadramento de grau de insalubridade e modalidade de registro de jornada de trabalho terá prevalência sobre a lei. Dica: Ler bem o Art. 611-A e B, que está sendo muito cobrado na procuradorias.

2. (Manaus) A situação em que um empregado ingresse várias vezes, durante a jornada de trabalho, em área de risco ensejará o direito à percepção de adicional de periculosidade, mesmo se o tempo de permanência do empregado nessa área for de poucos minutos a cada ingresso.

3. (PGE-PE) Para efeito de equiparação salarial, considera-se trabalho de igual valor aquele realizado com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, exigindo-se que o paradigma e o paragonado não tenham diferença de mais de quatro anos de tempo de serviço

para o mesmo empregador e que a diferença de tempo na mesma função não seja superior a dois anos.

3.1 Vejamos como está a redação da CLT após a reforma: "Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos".

3.2 Os dispositivos deste artigo não prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira ou adotar, por meio de norma interna da empresa ou de negociação coletiva, plano de cargos e salários, dispensada qualquer forma de homologação ou registro em órgão público.

4. (PGE-PE) A não concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo implicará o pagamento apenas do período suprimido, sendo a natureza desse pagamento indenizatória. 5. (PGE-PE) As diárias para viagem não servem de base de cálculo para encargos trabalhistas ou previdenciários. Vejamos: "As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário".

6. Em relação ao instituto da equiparação salarial, aplica-se a regra da prescrição parcial. 7. A redução salarial só é lícita se disposta em convenção ou acordo coletivo.

7.1. (PGE-BA) O salário do trabalhador pode ser reduzido por convenção ou acordo coletivo de trabalho.

8. Atenção: As gorjetas integram o salário do garçom. No entanto, não servem de base de cálculo para as parcelas de aviso-prévio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado (Súmula 354, TST).

8.1 (CESPE) Q: Embora integrem a remuneração do empregado, as gorjetas oferecidas espontaneamente pelos clientes de determinado estabelecimento não são computadas como base de cálculo para aviso prévio, horas extras, adicional noturno e repouso semanal remunerado. Correto!

9. Não é possível a cumulação de adicionais de insalubridade quando o trabalhador for exposto a mais de um (DPU 2017).

10. É vedada a cumulação de adicionais de periculosidade e insalubridade, devendo o empregado escolher o que lhe for mais benéfico (PGM-BH).

11. (PGM-FOR) De acordo com o TST, é indevido o pagamento do adicional de insalubridade caso a prova pericial evidencie ter havido neutralização do agente ruído por meio do regular fornecimento e utilização de equipamento de proteção individual.

12. (PGE-AM) Embora a CF garanta aos empregados o adicional de remuneração para atividades penosas, não há norma infraconstitucional que regulamente o respectivo adicional. Tal norma constitucional classifica-se como norma de eficácia limitada, cuja aplicação depende de regulamentação.

13. (PGE-AM) Inexistindo cláusula expressa em contrário, a empresa pode exigir do empregado a execução de qualquer atividade compatível com sua condição pessoal, desde que lícita e dentro da jornada de trabalho. Nesse caso, segundo o TST, não existe justificativa para a percepção de acréscimo salarial em decorrência de eventual exercício concomitante das duas funções na mesma jornada.

13.1. A jurisprudência do TST considera que a função de motorista e cobrador pode ser exercida pelo mesmo empregado, sem necessidade de majoração salarial (TST-E-RR-67-15.2012.5.01.0511 e RR-488-12.2012.5.09.0663).

14. (PGE-AM) Segundo o entendimento do TST, a ausência do pagamento das verbas rescisórias, NÃO É por si só, é motivo suficiente para caracterizar a ocorrência de danos morais.

15. Um empregado que trabalhe permanentemente com materiais radioativos exerce atividade perigosa.

16. Um frentista de posto que opere diretamente bomba de gasolina exerce uma atividade considerada perigosa.

17. Dada a definição de salário mínimo em contrato de trabalho, afasta-se a possibilidade de distinção de remuneração em razão do sexo. Vale ressaltar que uns dos princípios trabalhistas é a igualdade entre os sexos. Vejamos: "Art. 5º, CLT - A todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo".

18. Para a apuração do 13.º salário, utiliza-se como base o mês de serviço, sendo a fração de quinze dias ou mais considerada mês integral.

18.1. Vale ressaltar que o 13º é pago independentemente da remuneração a que o empregado fizer jus (Lei 4.090).

18.2. O empregador não é obrigado a pagar o 13º de uma só vez.

19. A exposição e o manuseio contínuos de artigos inflamáveis pelo empregado podem ser considerados atividades perigosas.

20. A atividade de motociclista também é considerada como perigosa.

21. A habitação, a energia elétrica e veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensáveis para a realização do trabalho, NÃO TÊM NATUREZA SALARIAL, ainda que, no caso de veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares (Súmula 367, I, TST).

22. a majoração do valor do repouso semanal remunerado, em razão da integração das horas extras habitualmente prestadas, não repercute no cálculo das férias, da gratificação natalina, do aviso prévio e do FGTS, sob pena de caracterização de bis in idem (OJ 394, SBDI-I).

22.1 (DPU) Q: Conforme entendimento consolidado pelo TST, o aumento do valor do repouso semanal remunerado em razão da integração das horas extras habitualmente prestadas repercute no cálculo do décimo terceiro salário, não caracterizando bis in idem. Falso!

23. Embora a CF preveja a jornada de seis horas no trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, havendo permissão de trabalho de até oito horas por meio de negociação coletiva, o TST entende que os empregados abrangidos pela referida negociação não terão direito ao pagamento da sétima e da oitava hora como extras.

24. De acordo com o entendimento do TST, não obstante suspenso o contrato de trabalho em virtude de auxílio-doença acidentário, assegura-se ao empregado o direito à manutenção de plano de saúde oferecido pela empresa (Procurador do TCU).

25. Configura-se a guelta quando, em uma relação empregatícia, o empregado recebe retribuição para estimular a venda ou a comercialização de um produto ou serviço (DPU - 15). 25.1. (Câmara de BH) “É o valor recebido pelo empregado, geralmente vendedor, mas pago diretamente pelas empresas fabricantes ou distribuidoras de certos produtos, de determinadas marcas.” Trata-se do instituto da GUELTA.

26. Se o empregador presentear mensalmente o empregado com roupas novas para uso social, o vestuário terá natureza salarial, visto que não é destinado ao trabalho (PGE-PI).

27. A natureza do vale transporte é indenizatório, uma vez que este se destina a cobrir as despesas de deslocamento do trabalhador entre sua residência e o trabalho e vice-versa (PGI-PI).

28. Nos acordos homologados pelo juízo trabalhista, a contribuição previdenciária incide sobre as parcelas de natureza salarial, não nas de natureza indenizatória.

29. O salário mínimo deve ser fixado por lei federal (PGE-BA). Pode ser atualizado via decreto do presidente da república.

30. (CELESC - 2018) A equiparação salarial só será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na função, ficando vedada a indicação de paradigmas remotos, ainda que o paradigma contemporâneo tenha obtido a vantagem em ação judicial própria. Trata-se de alteração realizada pela reforma trabalhista.

31. (PGE-TO) O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos da CLT e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

32. É possível descontar do salário do empregado: O valor para o INSS, o valor da pensão alimentícia e o valor destinado ao pagamento de empréstimo consignado (FGV).

33. A hora noturna é 20% superior à diurna.

34. O adicional de periculosidade é de 30%, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa (PGE-MT).

35. (Proc. Unicamp) Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.

36. As perícias para receber o adicional são feitas por médico ou engenheiro do trabalho, devidamente registrados no Ministério do Trabalho.

37. Atenção: O trabalho executado em condições insalubres, em caráter intermitente, não afasta, só por essa circunstância, o direito à percepção do respectivo adicional.

38. Art. 394-A. Sem prejuízo de sua remuneração, nesta incluído o valor do adicional de insalubridade, a empregada deverá ser afastada de: I - atividades consideradas insalubres em grau máximo, enquanto durar a gestação; II - atividades consideradas insalubres em grau médio ou mínimo, quando apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o afastamento durante a gestação; III - atividades consideradas insalubres em qualquer grau, quando apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o afastamento durante a lactação.

Insalubridade máxima -> gestação -> afasta;

Insalubridade média e mínima -> gestação -> afasta se houver recomendação médica; Qualquer grau de insalubridade -> lactação -> afasta se houver recomendação médica.

39. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho.

40. O adicional noturno urbano é devido para os trabalhos realizados entre 22 e 5h. 40.1 Adicional noturno = 20%. A hora é ficta em 52'm30s

41. Atenção: Não é possível cumular os adicionais de insalubridade e periculosidade (PGM-BH). Vale ressaltar que o tema está afetado para decisão do TST, visando eliminar decisões contraditórias sobre o tema.

#Dicas - Recursos Trabalhistas (outubro 2018)

1. Atenção: São isentos do depósito recursal os beneficiários da justiça gratuita, as entidades filantrópicas e as empresas em recuperação judicial.

1.1. (FCC - ALESE) O valor do depósito recursal será reduzido pela metade para entidades sem fins lucrativos, empregadores domésticos, entidades filantrópicas,

microempreendedores individuais, empresas em recuperação judicial, microempresas e empresas de pequeno porte. Falso!

1.2. (BAURU) De acordo com o texto expresso na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), são isentos do depósito recursal os beneficiários da justiça gratuita, as entidades filantrópicas e as empresas em recuperação judicial. Correto! Atenção com essa novidade! 1.3. Cuidado! O valor do depósito recursal será reduzido pela metade para entidades sem fins lucrativos, empregadores domésticos, microempreendedores individuais,

microempresas e empresas de pequeno porte.

1.1. (TRT1) Q: As entidades filantrópicas, assim como as empresas em recuperação judicial, têm o valor do depósito recursal reduzido pela metade. R: FALSO!!

2. O depósito recursal poderá ser substituído por fiança bancária ou seguro garantia judicial.

3. Os prazos para recorrer são contados em dias úteis (reforma trabalhista).

3.1. (FCC-ALESE) Os prazos processuais serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento, não sendo mais contínuos e irreleváveis. 4. O recurso adesivo É COMPATÍVEL com o processo do trabalho e cabe, no prazo de 8 (oito) dias, nas hipóteses de interposição de recurso ordinário, de agravo de petição, de revista e de embargos, sendo DESNECESSÁRIO que a matéria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrária (CRF/PE e CRM/PR). Todas as vezes as bancas trocam com a palavra "necessário".

5. Cabem Embargos de Declaração ao juízo prolator da sentença em caso de omissão, obscuridade ou contradição, no prazo de cinco dias, e sua interposição interrompe o prazo para outros recursos.

6. Admitido apenas parcialmente o recurso de revista, constitui ônus da parte impugnar,

Documentos relacionados