• Nenhum resultado encontrado

Protocolo para Guião de Inquérito por Entrevista

Tema: Metodologias de desenvolvimento projetual do projeto 2nd Vision Duração: ~5 Minutos

Descrição da etapa metodológica e dos resultados esperados:

Nesta etapa prevê-se a realização uma recolha de informação complementar à observação feita anteriormente, assim como o esclarecimento de algumas questões que surgiram a partir da mesma. Desta forma, espera-se como resultado da entrevista a recolha de um conjunto de dados relativos à integração dos novos membros da equipa e de que forma o processo de integração levou à alteração das dinâmicas de interação e partilha. Objectivos da entrevista:

Conhecer o papel de cada bolseiro no desenvolvimento do projeto; Compreender como ocorreu a integração dos novos membros da equipa;

Compreender de que forma, o processo de integração, alterou os eventos de interação e partilha entre os novos membros e os membros mais antigos.

Identificação do Entrevistado: Bolseiro 4

Blocos Objectivos Questões / Observações

A. Legitimação da entrevista e motivação do entrevistado Explicar os objectivos da entrevista Motivar o entrevistado a responder sincera e livremente . Apresentar a entrevistadora . Garantir a confidencialidade

. Informar as finalidades e os objectivos da entrevista

. Solicitar a colaboração, já que o seu contributo é imprescindível B. Perfil do

Entrevistado

Recolher informação que permita uma caracterização do entrevistado

Descreve, brevemente, o teu perfil, experiência anterior e papel específico no desenvolvimento do projeto;

R.: Eu estou no projeto para desenvolver o site do projeto 2nd Vision e também devo também construir o site do ICPB. Vou fazer a parte de comunicação, ativação da marca, com o público externo.

A minha experiencia anterior, eu venho de comunicação social audiovisual (radio TV), no Brasil, e vim para cá de 2007 a 2009 fazer o mestrado em comunicação multimédia - audiovisual digital, sou da primeira turma. A minha área é mais voltada para a produção audiovisual em si, mas também tenho alguns trabalhos com relação à produção de conteúdo para novos media e é nessa parte que está focado o meu papel no 2nd Vision. Devo também fazer alguma coisa da parte audiovisual que seria a questão da fotografia e vídeo relacionado com a promoção da ferramenta.

C. Integração na

Equipa Compreender ocorreu a integração dos como novos membros da equipa;

Como caracterizas a tua integração como membro desta equipa de desenvolvimento?

R.: Em relação à integração em si foi tranquilo, não houve nenhum tipo de intervero em relação a isso, tanto a nível profissional como a nível pessoal.

D. Interação e Partilha Compreender de que forma, o processo de integração, alterou os eventos de interação e partilha entre os novos membros e os membros antigos.

Em que situações, no inicio da tua integração na equipa, tinhas necessidades de interagir com os restantes membros? Com que objetivos?

R.: Geralmente quando me dirigia ao pessoal era mais para tentar entender o que era o projeto, portanto, eu entrei ainda estava um pouco verde, o que é que era, o que eu tinha que desenvolver. Então a grande maioria da minha integração inicial era: "O que é isto?" "Quem é que está a fazer o que?" "Como cada pessoa

que eram as minhas principais questões, mais ou menos durante a primeira semana.

Consideras-te integrado na equipa? Em que situações sentes, atualmente, necessidade de interagir? Com que objetivos? R.: {Estou integrado na equipa} tranquilamente. Acho que agora também por conhecer melhor o pessoal, conhecer o background, um pouco da parte social, a interação é bem mais tranquila, eu sinto uma maior liberdade para poder perguntar coisas sobras as quais estou completamente alheio. Por exemplo, como a B3 está sentada ao meu lado, está sempre a ajudar-me na parte mais técnica relativamente ao site.

Apêndice XI - Transcrição de Inquérito por entrevista índividual – Bolseiros Novos – B5

Protocolo para Guião de Inquérito por Entrevista

Tema: Metodologias de desenvolvimento projetual do projeto 2nd Vision

Duração: ~5 Minutos

Descrição da etapa metodológica e dos resultados esperados:

Nesta etapa prevê-se a realização uma recolha de informação complementar à observação feita anteriormente, assim como o esclarecimento de algumas questões que surgiram a partir da mesma. Desta forma, espera-se como resultado da entrevista a recolha de um conjunto de dados relativos à integração dos novos membros da equipa e de que forma o processo de integração levou à alteração das dinâmicas de interação e partilha.

Objectivos da entrevista:

· Conhecer o papel de cada bolseiro no desenvolvimento do projeto; · Compreender como ocorreu a integração dos novos membros da equipa;

· Compreender de que forma, o processo de integração, alterou os eventos de interação e partilha entre os novos membros e os membros mais antigos.

Identificação do Entrevistado: Bolseiro 5

Blocos Objectivos Questões / Observações

A. Legitimação da entrevista e motivação do entrevistado Explicar os objectivos da entrevista Motivar o entrevistado a responder sincera e livremente . Apresentar a entrevistadora . Garantir a confidencialidade

. Informar as finalidades e os objectivos da entrevista

. Solicitar a colaboração, já que o seu contributo é imprescindível B.Perfil do

Entrevistado

Recolher informação que permita uma caracterização do entrevistado

1. Descreve, brevemente, o teu perfil, experiência anterior e papel específico no desenvolvimento do projeto;

R: Licenciei-me em Novas Tecnologias da Comunicação, antes disso tirei o curso profissional de Técnico de Multimédia na Escola Secundária de Arouca, curso profissional esse que foi composto em função de contexto de trabalho no meu 11º ano dois meses na JFI Aveiro e outros dois meses no Porto Canal no 12º ano. Eu sou programador mas tenho trabalhado um pouco de tudo mas tecnicamente programador.

C.Integração na

Equipa

Compreender como

ocorreu a integração dos novos membros da equipa;

1. Como caracterizas a tua integração como membro desta equipa de desenvolvimento?

R: Foi uma integração simples , foi amigável e eu estou oficialmente desde 12 de Março e tem sido tudo muito simples , fui bem acolhido, fomos nos conhecendo aos poucos mas não houve qualquer tipo de hostilidade nem nada do género, foi tudo muito amigável até porque estamos todos a contribuir para o mesmo.

D.Interação e

Partilha Compreender forma, o processo de de que integração, alterou os eventos de interação e partilha entre os novos membros e os membros antigos.

1. Em que situações, no inicio da tua integração na equipa, tinhas necessidades de interagir com os restantes membros? Com que objetivos?

R: Geralmente quando precisava de alguma coisa do projeto onde fui inserido. Com o objetivo de perguntar, algumas dúvidas sobre o projeto, para saber o que tinha de fazer mais tarde e depois na integração do resto da equipa.

2. Consideras-te integrado na equipa? Em que situações sentes, atualmente, necessidade de interagir? Com que objetivos?

R: Sim. Um bocado ao encontro do mesmo, algumas dúvidas ou questões do funcionamento da equipa e do projeto e se calhar

gente tenha tido e que eu tenho algumas duvidas geralmente questiono. Os objetivos são os mesmos já referidos.

F.Agradecimentos