• Nenhum resultado encontrado

Através dos dados coletados, foi possível aplicar os conceitos da tributação do ICMS nas operações realizadas pelas empresas distribuidoras de GLP, elaborando simulações de eventos tributários para essas organizações, bem como analisando possíveis lacunas existentes nas normas que permitissem a redução da carga tributária através de decisões judiciais.

Para viabilizar a demonstração das hipóteses propostas no presente trabalho, fez-se necessário obter dados de dois universos distintos.

Os primeiros são os referentes aos preços de venda praticados pela Refinaria de Petróleo e pelas distribuidoras de GLP, que representarão a base do custo do GLP, o qual será necessário para demonstrar a repercussão dos custos referentes ao ICMS.

Os outros dados referem-se à incidência do ICMS, os quais são estabelecidos por cada unidade da federação, e são representados através das alíquotas, bases de cálculo do imposto e penalidades.

Nesse tocante, importante ressaltar que os mecanismos de cálculos utilizados em cada simulação representam apenas o arcabouço de incidência do ICMS, estabelecido pela legislação, na medida em que são rígidas as disposições legais que determinam o modo de exigência do imposto pesquisado.

Os objetos das simulações e análises são as modificações das variáveis da tributação, tais como as alíquotas e bases de cálculo estabelecidas pelas unidades

federativas, as particularidades de incidência do ICMS em determinadas operações e a possibilidade de recuperação judicial de valores referentes ao ICMS.

Importante destacar que o desenvolvimento dessas simulações foi realizado através do exame de situações hipotéticas, pois se compreendeu que dessa forma seria favorecida uma maior percepção dos conceitos estudados e das repercussões nas diferentes situações.

E ainda, envolveu a totalidade dos volumes comercializados em cada período analisado, levando-se em consideração que a análise envolvia todo o setor de distribuição e, portanto, devia comportar o total das operações realizadas.

Nesse tocante, cabe destacar que o ICMS incidente sobre o GLP não varia de acordo com a modalidade de operação realizada, por exemplo, tratando-se de operação de venda ou transferência, o imposto deverá ser cobrado da mesma maneira. Por tais razões, adotou-se como padrão a utilização dos termos “envio” ou “remessa” de GLP.

Além disso, para o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se a análise de fatores que contribuem para a economia de custos do ICMS. As simulações foram selecionadas dentre as que apresentam algumas das situações de benefício oriundo do planejamento tributário e os que podem redundar na formação de passivos tributários decorrentes da omissão na atualização legislativa.

Quanto aos casos das simulações de não adequação das operações às alterações legislativas, importa ressaltar que as mesmas ficaram restritas às modificações referentes ao ICMS incidente sobre o GLP dos últimos 5 (cinco) anos.

A escolha do período de 5 (cinco) anos decorre do período prescricional do ICMS, isto é, o prazo em que os Estados podem fiscalizar e efetuar a cobrança do mencionado tributo (BRASIL, 2001c).

Por fim, confiando no poder de explicação dos métodos quantitativos, decidiu- se caminhar por este terreno, com a principal preocupação de identificar traços que

indicassem a repercussão da carga tributária afeta ao ICMS, ao longo das diversas simulações e análises realizadas.

De acordo com Moreira (2002, p. 17), dentro da sistemática da pesquisa quantitativa,

A coleta de dados enfatizará números (ou informações conversíveis em números) que permitam verificar a ocorrência ou não das conseqüências, e daí então a aceitação (ainda que provisória) ou não das hipóteses. Os dados são analisados com apoio da Estatística (inclusive multivariada) ou outras técnicas matemáticas.

A quantidade de estudos de casos limita-se a um para cada situação, podendo, algum desses, apresentar mais que uma vantagem ou desvantagem. Importa ressaltar, ainda, que a pesquisa abrange apenas casos com vantagens resultantes do planejamento tributário legal e sem riscos de contingências.

Com base nas formulações apresentadas sobre o setor de distribuição de GLP no Brasil, na atual necessidade de gestão estratégica de tributos, e, ainda, alicerçado nas referências teóricas acerca da incidência do ICMS sobre o GLP, apresentam-se simulações de ocorrências tributárias que expressam a necessidade de gerenciamento do ICMS.

Para tanto, serão levados em consideração: a possibilidade de redução no montante do ICMS a ser recolhido ou a diminuição da perspectiva de constituição de passivos tributários. Os casos simulados servirão para evidenciar as diferenças de carga tributária que podem ser obtidas através do planejamento tributário e do acompanhamento das alterações na legislação tributária.

Assim, no presente capítulo, serão apresentadas simulações de transações ocorridas na distribuição do GLP, levando-se em consideração os aspectos conceituais já expostos no terceiro capítulo, de modo a evidenciar os impactos da carga tributária a ser imposta em cada um dos casos apresentados. O Quadro 13 elenca as situações que serão analisadas.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

• Planejamento tributário através da diminuição do impacto da bitributação incidente nas operações com GLP derivado de Gás Natural:

Onde serão examinadas as melhores alternativas tributárias para abastecimento dos seguintes Estados:

a) Abastecimento do Estado do Tocantins b) Abastecimento do Estado do Piauí c) Abastecimento do Estado da Paraíba d) Abastecimento do Estado de Minas Gerais

• Planejamento tributário efetivado através do ingresso em juízo:

Quando será examinada a possibilidade de recuperação dos valores corrigidos dos ressarcimentos do ICMS referentes às diferenças de base de cálculo nas operações interestaduais com Gás Liqüefeito de Petróleo.

ACOMPANHAMENTO DAS ALTERAÇÕES E DO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

• Alteração dos requisitos para instrução dos processos de ressarcimento - CONVÊNIO ICMS n.º 21/00

Serão evidenciadas as repercussões atinentes ao custo da não recuperação do ICMS em virtude da não observância das disposições relacionadas aos pleitos de ressarcimento do ICMS.

• Alteração das indicações no corpo da nota fiscal nas operações interestaduais - CONVÊNIO ICMS n.º 138/01

No presente caso, haverá a análise das possíveis conseqüências decorrentes da falta de adequação dos documentos fiscais às normas vigentes.

• Alteração da forma de cálculo do valor a ser deduzido da Unidade Federada de origem do GLP - CONVÊNIO ICMS n.º 54/02

Deverá ser analisada a influência das referidas alterações no cálculo do ICMS-ST devido, bem como as conseqüências da não adequação à referida modificação.

• Alteração nas bases de cálculo do ICMS-ST – ATO COTEPE ICMS n.º 44/05

Diante de tal situação, serão demonstrados os prováveis passivos tributários que poderão ser constituídos em virtude da não observância e adequação às normas relativas ao ICMS.

QUADRO 13 - Simulações da Carga Tributária do ICMS sobre a distribuição de GLP Fonte: Elaborado pela Autora

Ressalte-se, mais uma vez, que o presente estudo analisa a carga tributária incidente sobre todo o setor de distribuição de GLP e não somente aquele referente a uma determinada empresa específica.

A seguir, dentro de cada situação analisada, serão discutidas as interpretações das normas aplicáveis a cada uma delas e as ações que podem ser

tomadas para diminuição dos impactos no custo do ICMS incidente sobre as operações de distribuição de Gás Liqüefeito de Petróleo.