• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA

4.2 Unidade de análise

Para Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (1998), a definição da unidade de análise requer a decisão sobre o que interessa investigar, que pode ser uma organização, um grupo, diferentes grupos em uma comunidade ou determinados indivíduos. Os autores complementam ainda que, embora seja necessário que cada caso tenha uma unidade de análise distinta, nada impede que se utilize mais de uma unidade de análise no mesmo estudo. As unidades de análise desta pesquisa foram definidas pelo critério de universidades públicas localizadas no Estado do Ceará.

4.2.1 Universidade Federal do Ceará (UFC)

Criada pela Lei nº 2.373, de 16 de dezembro de 1954, está distribuída por sete campi em cinco municípios: Fortaleza (sede da UFC), Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Campus de Crateús e Campus de Russas. Atualmente, a UFC possui 119 cursos de graduação (110 presenciais e nove a distância) e 94 de pós-graduação, sendo 41 mestrados acadêmicos, sete mestrados profissionais e 36 doutorados (UFC, 2018a).

A missão da UFC é a seguinte: “Formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil” (UFC, 2019b).

Destaca-se que o atual Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 apresenta os seguintes princípios norteadores: sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, internacionalização, governança e inclusão. Esse plano acha-se baseado no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, no Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) oriundos da Organização das Nações Unidas (UFC, 2018c). Segundo esse documento:

Para a Universidade Federal do Ceará, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, inserida nesse contexto e entendendo a sua grande responsabilidade social, política, econômica, artística e cultural do país, fica evidente a grande importância de se empreender uma gestão planejada de modo que os objetivos da instituição sejam alcançados e atenda aos princípios norteadores que a permeiam (UFC, 2018c, p.21).

A instituição já tem formalizado o Plano de Logística Sustentável (PLS), que foi elaborado de acordo com as necessidades da instituição, tendo em vista alguns critérios descritos na Instrução Normativa nº10, de 12 de novembro de 2012, como também, práticas

60

já institucionalizadas. o PLS-UFC busca de forma ampla e clara desenvolver ações de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos nas atividades diárias da comunidade universitária.

4.2.2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Criada nos termos da Lei nº11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, promovendo a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará com as Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e de Iguatu. Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão da instituição e dos cursos de educação superior, o IFCE é equiparado às universidades federais. Atualmente, O IFCE é constituído de uma Reitoria, sediada em Fortaleza, e trinta e quatro campi, localizados em todas as regiões do Estado do Ceará (IFCE, 2018a).

A missão do IFCE é a seguinte: “Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando sua total inserção social, política, cultural e ética”. Já a visão do IFCE para o ano de 2023 é a seguinte: “Ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando à transformação social e o desenvolvimento regional” (IFCE, 2018c, p.89).

No Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é estabelecido que, nas suas atividades, o IFCE valorizará o compromisso ético com responsabilidade social, o respeito, a transparência, a excelência e a determinação em suas ações, em consonância com os preceitos básicos de cidadania e humanismo, com liberdade de expressão, com os sentimentos de solidariedade, com a cultura da inovação e com ideias fixas na sustentabilidade ambiental (IFCE, 2018c).

4.2.3 Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira foi criada pela Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, e instalada em 25 de maio de 2011. A missão da instituição é: “produzir e disseminar o saber universal de modo a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e dos países de expressão em língua

61

portuguesa – especialmente os africanos, estendendo-se progressivamente a outros países deste continente – por meio da formação de cidadãos com sólido conhecimento técnico, científico e cultural e compromissados com a necessidade de superação das desigualdades sociais e a preservação do meio ambiente” (UNILAB, 2019b).

A universidade possui dezesseis cursos de graduação. No âmbito da Pós- graduação, a Unilab oferta atualmente cinco cursos de especialização Lato Sensu, todos na modalidade a distância e cinco programas de mestrado com oferta anual de vagas, nas modalidades acadêmico e profissional (UNILAB, 2018). A sede da UNILAB está localizada na cidade de Redenção, localizada a 63 Km de Fortaleza. A Universidade instalou salas de aula, bibliotecas, laboratórios e outros equipamentos administrativos e acadêmicos em espaços doados pelo Governo do Estado do Ceará e pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde. Esses espaços constituem o que hoje são denominados Campus da Liberdade, Campus dos Palmares e Campus das Auroras, no Ceará, e Campus dos Malês, na Bahia (UNILAB, 2016).

Cabe salientar que a UNILAB tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, tendo como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

4.2.4 Universidade Federal do Cariri (UFCA)

A Universidade Federal do Cariri foi criada pela Lei nº 12.826, de 05 de junho de 2013, a partir de um desmembramento da Universidade Federal do Ceará, mantendo entre elas um Termo de Cooperação. A universidade é composta por cinco campus, nos quais estão distribuídos catorze cursos de graduação, o curso de mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável, além do Mestrado Profissional em Matemática (UFCA, 2018).

A missão da UFCA é “Promover conhecimento crítico e socialmente comprometido para o desenvolvimento territorial sustentável” (UFCA, 2017, p. 73).

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder), criado em 20106, concretizou a intenção e a efetiva colaboração da instituição como protagonista para a promoção do desenvolvimento territorial sustentável do Cariri. O

62

programa é reconhecido como um dos mais marcantes elementos do perfil institucional associado à sustentabilidade. Atualmente, a UFCA realiza atividades de sustentabilidade em todos os seus campi e setores, tendo como seus principais instrumentos de norteamento a Política de Gestão da Sustentabilidade (PGS) e o Plano de Logística Sustentável (PLS).