• Nenhum resultado encontrado

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

5.1 Uso do Blog no Ensino de Ciências

Nesta seção vamos demonstrar o nosso produto educacional. Durante nossa revisão de literatura, produzimos textos sobre o tema abordado na seção 3: Relações Entre os Princípios Causais, Princípios de Conservação e Leis de Simetria, com tudo, o nosso meio de divulgação foi através do Blog.

Vamos entender nesta seção o que é um Blog, algumas formas de utilizar seus recursos para o ensino e, também, vamos descrever como foi nossa experiência ao utilizar um Blog Pessoal e o Blog criado para fins didáticos.

5.1.1 O que é um Blog?

Vamos definir o que é um blog nas palavras de Fogaça (2011): Um blog é uma página da web e provém da palavra inglesa weblog, onde “web” significa rede e “log” significa registro. Um blog é um sítio (site) da internet que atualiza suas páginas com frequência maior do que a da maioria dos outros tipos de sites (FOGAÇA, 2011, p. 33, grifos da autora).

O blog tem alguns elementos básicos que podemos destacar: uma coluna principal com o título de cada texto que fora produzido, a data, o nome do autor, o corpo do texto criado pelo autor, um botão para o leitor inserir seu comentário, uma ou mais barras de complementos, menus com temas, links para outras referências. (FOGAÇA, 2011)

Uso das tecnologias não é mais novidade no cotidiano do ser humano no nosso atual século. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) estão presentes em todos os ambientes e compões a cultura da atual sociedade. É uma verdadeira revolução tecnológica. Ela atravessa as barreiras dos continentes e se expande mundialmente com o apoio da globalização (FRAGA, el al, 2011)

Uma estratégia para estimular atividades num ambiente que vai além da escola seria a de utilizar a Internet, os sistemas e os computadores. Daí, escolhemos montar um blog vinculado ao nosso tema central: História e Filosofia da Ciência.

Hoje em dia, a cultura do blog não é mais estranha na sociedade. Muitos portais de notícias trazem os blogs dos seus colunistas para dar suas opiniões e o sucesso é animador. A ideia é de utilizar a tecnologia em favor do conhecimento e da democratização da informação e da opinião. Usamos a tecnologia com o objetivo de aproximar o professor e o aluno.

Inicialmente, usamos a ferramenta como um diário de bordo. Um elemento esquematizador no qual o material de cada aula era ali postado, além de links para outros sites onde o estudante poderia ter um material a mais para se aprimorar. O aluno poderia deixar seus comentários e dúvidas, além da possibilidade de abrir discussões mais diretas sobre os temas que iríamos estudar. Paulatinamente, a adesão foi aumentando, a participação era cada vez mais massiva e interessante. O objetivo do Blog estava começando a ser alcançado, aproximar os estudantes dos conteúdos que estavam inseridos nele.

Para inserir o tema das Relações Entre os Princípios de Conservação e as Leis de Simetria com um contexto Histórico e Epistemológico foi necessário superar algumas dificuldades: a dificuldade de encontrar materiais de qualidade sobre o tema, a falta de interesse dos próprios professores em estudar o tema, o paradigma de que a Física - como ciência natural - é objetiva, empirista e deste modo não se coadunaria com eventuais debates históricos e filosóficos.

Desta forma, o que fazer? Bem, nossa primeira ideia foi a de criar um blog focado neste nosso tema. Além dele servir para os nossos alunos, seria um material a mais para outros professores indicarem aos seus alunos. Assim poderíamos ajudar a estimular o uso da História e Filosofia da Ciência nas aulas de Física do Ensino Médio com o auxílio da tecnologia.

No seu uso pedagógico, segundo Pimentel, et al (2010), o Blog pode ser classificado em duas categorias que vamos listar aqui:

• Blog aberto: os alunos participam da construção do Blog, inclusive criando os post e seu conteúdo.

• Blog fechado: o professor tende a seguir o cronograma de conteúdos. A sequência de aulas que foram dadas. Serve para que os alunos acompanhem as aulas, interagindo através da postagem de comentários.

As duas classificações são importantes e válidas. Qual será usada? Depende muito das concepções de educação que o professor possui. Suas ideias sobre como pode provocar o exercício em prol do conhecimento é que dirá se ele usará o Blog e como irá usar.

5.1.2 Porque Usar os Blogs?

Podemos dizer que uso dos blogs vem crescendo na medida em que eles “têm sido usados como um poderoso instrumento de expressão pessoal e de escrita colaborativa, seja a partir de sites individuais, o que é o mais comum na web, seja de forma coletiva, em blogs escritos por vários autores ao mesmo tempo.” (OLIVEIRA, 2006, p. 336)

Entendemos, de forma clara, um processo histórico inicial e de como os blog se tornaram tão populares nas palavras de Pimentel (2009):

Desde a criação, em 1991, por Tim Berners Lee, e a divulgação, em 1996, por Dave Winer (ambos disputam o título de pai dos blogs), o weblog, ou simplesmente blog, tem sido utilizado por milhares de usuários da Rede WWW como uma interface comunicacional, variando seus estilos e suas propostas e às vezes fugindo de sua ideia original: a de ser um diário pessoal na Internet. (PIMENTEL, 2009, p. 75)

Podemos ver que os blog podem ser utilizados de diversas formas, como quase tudo na Rede WWW. Cabe aqui o registro da importância de se estimular e orientar, sempre, os nossos estudantes a procurarem materiais que possam desenvolver competências que o ajudem a crescer e adquirir conhecimentos interessantes.

No meio acadêmico, os blogs vêm sendo utilizados e sua importância é bastante relevante. Oliveira (2006) afirma que:

Seu uso tem sido difundido cada vez mais como objeto de aprendizagem, encarnando, com grande entusiasmo, ser o vetor de um modelo de ensino-aprendizagem no qual a construção coletiva de significados representa um novo saber educativo. (OLIVEIRA, 2005, p. 336)

No campo educacional, sabe-se que o ambiente virtual, os cursos a distância, as plataformas de ensino, as vídeo-aulas em sites como o YouTube representam alternativas que, aos poucos, estão sendo inseridas nos cursos de formação profissional, graduação e pós-graduação. Cursos de preparação para concursos já disponibilizam aulas online, cursos de graduação (alguns de pós- graduação) oferecem disciplinas que são feitas a distância, escolas técnicas disponibilizam ambientes virtuais de aprendizagem para serem explorados por seus professores e alunos.

O blog se torna, neste ponto, um bom elemento, simples, rápido de fazer e de administrar, que todos podem ter acesso (seja a partir de um computador, de um celular ou ainda de um tablet). Ele permite uma maior reflexão sobre o conteúdo e suas estratégias; em suas postagens, o professor pode receber críticas, elogios e sugestões. Isto o ajuda a determinar novas estratégias e modificar na medida em que sentir necessidade de fazê-lo.

A necessidade de atualização é indispensável na vida acadêmica. Pimentel (2009) nos diz que "o professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente atualização de conteúdos" (PIMENTEL, 2009, p. 78). Esta ferramenta nos ajuda e nos estimula a buscar novidades. Não dizemos aqui que, para que algo seja bom é preciso ser novo, porém, é importante obter um campo maior de estratégias para o ensino.

O Blog tem o poder de criar uma atividade fora da sala de aula. Com este material o professor pode estimular os alunos a pesquisarem mais, estudarem mais e buscarem diferentes fontes de pesquisa. O Blog se torna um instrumento para desafiar os estudantes. Ele também se torna um meio de divulgação da escola, dos trabalhos dos alunos e do professor para qualquer lugar do planeta. Podendo aparecer sugestões, críticas e elogios de qualquer pessoa que tenha um computador ou smartphone ligado à Internet.

Outra vantagem interessante dos blogs é o acompanhamento dos pais. Com ele a família pode saber do dia-a-dia do filho ou da filha, conhecendo os conteúdos que estão sendo trabalhados bem como as atividades que estão sendo desenvolvidas etc. Nas chamadas aulas convencionais, isto não é

possível. Além disso, o Blog ainda pode servir como um instrumento de avaliação paralela. Através dele o professor pode inferir a evolução do aluno a partir da análise de suas postagens, comentários e participações no decorrer do curso ou do ano letivo.