• Nenhum resultado encontrado

3. REVISÃO GERAL DA LITERATURA

4.4 Validação de conteúdo

A construção do instrumento de pesquisa constituiu, inicialmente, na elaboração de questões que foram analisadas e modificadas conforme necessário, para que se mantivessem apenas as mais adequadas para medir os constructos do estudo, conforme recomendação de Gagné e Godin (1999). Para isso, após a elaboração do questionário, com as medidas diretas e indiretas da TCP, medidas de intenção e os preditores adicionais, foram feitas reuniões sequenciais com cinco experts no uso da TCP, da Universidade de Laval (Univeristé Laval) na cidade de Quebec, Canadá.

Durante as reuniões com os experts, na Universidade de Laval, houve sugestão de excluir os itens referentes às crenças descritivas visto que embora Fishbein e Ajzen (2010) recomendem a inclusão deste item, a adição deste constructo nas medidas indiretas da TCP ainda não está muito clara na literatura científica. Ressalta-se que no modelo inicial da TCP este constructo não está incluído. Dessa forma, os itens relacionados às crenças descritivas não foram incluídos no questionário de pesquisa.

Outra sugestão do grupo de experts foi à utilização de somente um item para medir cada atributo de crença das medidas indiretas da TCP. Embora os autores da TCP sugiram que a crenças sejam formadas considerando a multiplicação de dois itens, para cada atributo analisado (veja os tópicos 3.5.1.3, 3.5.1.4 e 3.5.1.5), os pesquisadores citaram que a utilização de somente um item já seria suficiente para a medição destes constructos. De acordo com o modelo da TCP, cada medida direta é composta a partir de um par de itens da sua medida indireta, formando um modelo multiplicativo. Assim, a atitude é formada pela  (b x e), a norma subjetiva pela  (n x m), e a  (c x p) são associados ao controle comportamental percebido (GODIN, 2012). Contudo, em estudo realizado por Gagné e Godin (2000), os autores observaram que o uso somente das crenças comportamentais (b), das crenças normativas (n) e do poder das crenças de controle (p) resultariam em resultados semelhantes ou melhores com sua medida direta correspondente (atitude, norma subjetiva, controle comportamenal percebido, respectivamente). Desse modo, Godin (2012) sugere que sejam utilizados somente estes itens ao analisar as medidas indiretas da TCP, considerando

49

cada atributo a ser analisado. Ressalta-se que, mesmo com a sugestão dos experts, referente a este tema, inicialmente optou-se por incluir os dois itens para cada atributo de crença, conforme sugestão dos autores da TCP, Martin Fishbein e Icek Ajzen. Posteriormente, nas análises finais dos dados, os autores optaram por testar estas duas abordagens: a inclusão da multiplicação de dois itens por atributo de crença e a inclusão de somente um item.

Depois das reuniões com os experts, o instrumento foi revisto e chegou-se à proposição final do questionário a ser submetido à validação de conteúdo por um grupo de juízes. Após, o questionário foi submetido a uma especialista em língua portuguesa para verificar a adequadação das sentenças em relação à ortografia, assim como em relação à linguagem dos termos utilizados, visto que o público alvo seria adolescentes. Posteriormente o questionário foi submetido à validação de conteúdo.

Participaram da validação de conteúdo sete profissionais com conhecimento no uso de teorias sociais da área da saúde e de ciências de alimentos. Estes profissionais foram convidados a analisar as questões em relação à clareza e pertinência ao constructo mensurado. Os juízes foram convidados a emitir sugestões de modificações quando o item foi considerado como não claro, não relevante ou não adequado para adolescentes. Os participantes também foram convidados a sugerirem a exclusão de itens não pertinentes aos constructos e ao comportamento alvo, assim como a inclusão de itens que não tinham sido abordados.

Para a validação de conteúdo foi encaminhado aos experts um roteiro (Apêndice C), e a ficha de avaliação com 53 itens, distribuídos em oito constructos distintos (crenças comportamentais, crenças normativas, crenças de controle, atitude, norma subjetiva e descritiva, controle comportamental percebido e intenção comportamental). Os experts foram instruídos a avaliarem cada item das escalas elaboradas de acordo com o seu grau de relevância por meio de uma escala de quatro pontos: (1) Não relevante, (2) Pouco relevante, (3) Moderadamente relevante e (4) Muito relevante (DI IORIO, 2005).

O Índice de Validação de Conteúdo (IVC) foi calculado para cada item e para cada constructo. Os itens foram considerados adequados quando o IVC foi igual ou superior a 0,78. Já os constructos foram considerados apropriados quando o IVC foi igual ou superior 0,90 (POLIT; BECK, 2006).

No constructo “crenças comportamentais” três itens que apresentaram IVC de 0,71 foram modificados e reavaliados pela equipe de experts. No constructo “atitude” um item que possuía um

50

IVC de 0,71 foi excluído: “Para mim, comer salada crua quando eu vou a um restaurante fast food

no almoço seria: (1) Muito chato - (5) Muito legal”. Devido à exclusão deste item um novo item

foi incluído no questionário o qual foi avaliado pelos experts: “Para mim, comer salada crua

quando eu vou a um restaurante fast food no almoço seria: (1) Muito desestimulante - (5) Muito estimulante”. Em relação aos itens referentes à norma descritiva um item com um IVC de 0,57 foi

excluído: “Muitas pessoas que eu conheço consomem salada crua quando vão a um restaurante

fast food no almoço: (1) Discordo totalmente - (5) Concordo totalmente”. Considerando a exclusão

do item, foram incluídos três novos itens para medir a “norma descritiva”, os quais foram encaminhados aos avaliadores. Dentre estes itens somente um permaneceu no questionário, o qual obteve um IVC de 1: “A maioria dos meus amigos, quando vão a um restaurante fast food no

almoço, consomem salada crua: (1) Discordo totalmente - (5) Concordo totalmente”. Os outros

dois itens foram excluídos por não serem considerados relevantes e pertinentes para a medida de “norma descritiva”: “Muitas pessoas que eu admiro, quando vão a um restaurante fast food no

almoço, consomem salada crua: (1) Discordo totalmente - (5) Concordo totalmente” e “Muitas pessoas que gostam de mim, quando vão a um restaurante fast food no almoço, consomem salada crua: (1) Discordo totalmente - (5) Concordo totalmente”.

Após a segunda avaliação dos experts todos os IVC dos itens foram iguais ou superiores a 0,86, e dos constructos foram iguais ou superiores a 0,90.