• Nenhum resultado encontrado

Potencialidades da Firma

OBJETIVO ESPECÍFICO

4.3 Variáveis da Pesquisa

Para o desenvolvimento e validação de um framework integrado e multidimensional para análise do fazer estratégico de dirigentes de instituições de ensino superior, buscou-se integrar quatro correntes teóricas (Posicionamento, Visão Baseada nos Recursos, Processo de Estratégia e Estratégia como Prática) em três níveis de análise: o ambiente, a organização e o gestor, permitindo a multidimensionalidade da proposta.

Dessa forma, a escolha das variáveis a considerar no transcorrer da pesquisa foi condicionada tomando-se por base as atribuições dos executivos dentro das quatro correntes da estratégia utilizadas na pesquisa: Posicionamento; Visão Baseada nos Recursos; Processo da Estratégia e Estratégia como Prática.

O quadro 5, apresentado a seguir, tem por objetivo caracterizar as ações do executivo, articulando-as com suas respectivas abordagens teóricas e com as respectivas variáveis de pesquisa apresentadas no questionário utilizado na coleta de dados.

Quadro 5 – As variáveis utilizadas no Framework Integrado e Multidimensional.

Corrente Teórica Ações do Executivo Variáveis

Posicionamento

Conhecer a estrutura da indústria

14, 15, 16, 26, 35, 38, 39

Conhecer as potencialidades da firma Idealizar a estratégia

Gerir a estrutura organizacional e operacional

Visão Baseada nos Recursos

Conhecer as potencialidades dos recursos

22, 25, 40, 41, 42 43, 44, 45, 46

Manipular competente os recursos

Adaptar os recursos às mudanças ambientais Desenvolver a aprendizagem coletiva Processo da

Estratégia

Liderar o processo de mudança e mediar os

ambientes interno e externo 36, 37, 47, 48, 49,

50, 51, 52, 53, 54

Conciliar o pensar e o agir (artista)

Estratégia como Prática

Conhecer o impacto de suas ações para o contexto

externo da firma 17, 19, 20, 21, 23,

27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 55, 56, 57, 58

Conhecer a relevância das suas práticas e práxis no contexto interno

Participar das comunidades de prática dos estrategistas

4.3.1 Detalhamento das Variáveis e das Perguntas do Instrumento

de Coleta de Dados

Na abordagem do Posicionamento, emergiram quatro atribuições para o estrategista: conhecer da estrutura da indústria; conhecer as potencialidades da firma; idealizar a estratégia; gerir a estrutura organizacional e operacional. Estas atribuições foram consideradas variáveis e posteriormente foram mapeadas por meio das seguintes questões do instrumento de coleta de dados:

 Questão 14 - Você conhece as estratégias de negócio implementadas pela sua faculdade?

 Questão 15 - Em que medida você participa da elaboração destas estratégias?

 Questão 16 - Como você avalia os resultados advindos das estratégias de negócio implementadas pela sua organização?

 Questão 26 - Em que medida você avalia a análise das potencialidades da sua organização?

 Questão 35 - Como você avalia a estrutura organizacional de sua faculdade?

 Questão 38 - Como você avalia a sua participação na gestão da estrutura organizacional?

 Questão 39 - Como você avalia a sua participação na gestão operacional da IES?

Na corrente da RBV, por sua vez, destacaram-se outras quatro atribuições para o estrategista: conhecer as potencialidades dos recursos; manipular competente os recursos; adaptar os recursos às mudanças ambientais; desenvolver a aprendizagem coletiva. Para se mapear estas atribuições, também consideradas variáveis, as seguintes questões foram consideradas:

 Questão 22 - Em que medida você conhece os recursos competitivos internos utilizados pela faculdade?

 Questão 25 - Em que medida os recursos internos são considerados na elaboração da estratégia?

 Questão 40 - Em que medida você reconhece as potencialidades dos recursos internos disponibilizados pela sua IES?

 Questão 41 - Como você avalia a utilização (manipulação) que você faz dos recursos internos disponibilizados pela sua IES?

 Questão 42 - É perceptível o reconhecimento e a utilização que você faz dos recursos internos da IES na operação da estrutura organizacional?

 Questão 43 - Em que medida você adapta os recursos internos às mudanças ambientais?

 Questão 44 - A estrutura organizacional reflete esta adaptação?

 Questão 45 - Caso ocorra adaptação, seja na estrutura ou no uso dos recursos, em que medida você promove aprendizagem coletiva nos membros da organização?

 Questão 46 - Como você avalia a sua participação no desenvolvimento desta aprendizagem coletiva?

A abordagem do Processo da Estratégia apresentou duas funções para o gestor estratégico: liderar o processo de mudança e mediar os ambientes interno e externo; e conciliar o pensar e o agir (artista).

Na identificação destas variáveis, foram utilizadas as seguintes questões do instrumento de coleta de dados:

 Questão 36 - Em que medida a estrutura organizacional se adéqua à estratégia estabelecida pela faculdade?

 Questão 37 - Em que medida a operação da estrutura organizacional proporciona a implementação da estratégia definida pela faculdade?

 Questão 47 - Como você avalia as mudanças ocorridas no seu mercado de atuação, no tocante a sua frequência?

 Questão 48 - Como você avalia as mudanças ocorridas no seu mercado de atuação, no tocante a sua intensidade?

 Questão 49 - Como você avalia a necessidade de adaptação da estratégia a estas mudanças?

 Questão 50 - Com que frequência surgem novas estratégias (emergentes) como resultado deste processo de adaptação às mudanças do mercado

 Questão 51 - Como você avalia a necessidade de adaptação da estrutura organizacional a estas mudanças na estratégia?

 Questão 52 - Como você avalia a necessidade de adaptação da operação da estrutura organizacional a estas mudanças na estratégia?

 Questão 53 - Como você avalia sua participação como condutor do processo de adaptação entre a faculdade e seu ambiente de atuação?

 Questão 54 - Como você avalia a aprendizagem gerada neste processo de acomodação da estratégia, da estrutura e da operação da estrutura às exigências do contexto de atuação da IES?

A Estratégia como Prática, por fim, apresentou as seguintes atribuições para o estrategista organizacional: conhecer o impacto de suas ações para o contexto externo da firma; conhecer a relevância das suas práticas e práxis no contexto interno; e participar das comunidades de prática dos estrategistas.

Estas variáveis foram testadas por intermédio das seguintes questões de pesquisa:  Questão 17 - Em que medida você utiliza instrumentos formais para se conhecer a

estrutura do mercado da educação superior?

 Questão 19 - Caso utilize de instrumentos consagrados para reconhecimento e avaliação da estrutura do mercado da educação, em que medida os instrumentos acima promovem segurança quanto à elaboração e implementação de estratégias?

 Questão 20 - Caso utilize estes instrumentos formais para reconhecimento e avaliação da estrutura do mercado da educação, com que frequência é feita a avaliação de seu uso pela direção da instituição?

 Questão 21 - Em que medida são utilizados os resultados da avaliação da aplicação dos instrumentos citados?

 Questão 23 - Em que medida você utiliza instrumentos formais para mapear e avaliar estes recursos internos?

 Questão 27 - Caso utilize instrumentos formais para reconhecimento e utilização dos recursos internos, em que medida estes instrumentos promovem segurança quanto à elaboração e implementação de estratégias?

 Questão 28 - Caso utilize os instrumentos acima citados para reconhecimento e utilização dos recursos internos, com que frequência você faz a avaliação de seu uso?  Questão 29 - Em que medida você utiliza os resultados da avaliação do uso dos

instrumentos citados?

 Questão 30 - Em que medida você concilia o uso dos instrumentos formais para reconhecimento e avaliação da estrutura do mercado da educação com o uso dos instrumentos formais para reconhecimento e utilização dos recursos internos?

 Questão 31 - Caso concilie, com que frequência esta conciliação é desenvolvida?  Questão 32 - Em que medida o uso em conjunto dos instrumentos formais para

reconhecimento e avaliação da estrutura do mercado da educação com o uso dos instrumentos formais para reconhecimento e utilização dos recursos internos fortalece à elaboração e implementação de estratégias?

 Questão 33 - Com que frequência você monitora o impacto de suas ações estratégicas para o contexto externo de atuação da sua IES?

 Questão 34 - Como você avalia o impacto que sua IES tem ocasionado no seu contexto externo de atuação?

 Questão 55 - Em que medida você utiliza mecanismos formais para o desenvolvimento desta aprendizagem?

 Questão 56 - Em que medida você utiliza mecanismos formais para a disseminação desta aprendizagem?

 Questão 57 - Com que frequência você participa de encontros com outros estrategistas da sua faculdade para discutir assuntos estratégicos?

 Questão 58 - Em que medida estes encontros ampliam seus conhecimentos sobre elaboração e implementação de estratégias?

5. Resultados

Este capítulo apresentará os resultados advindos da pesquisa, relacionando-os com os objetivos propostos no capítulo introdutório. Dessa maneira, o capítulo subdivide-se em duas seções, buscando-se contemplar os três objetivos específicos.

A primeira seção contempla dois objetivos específicos, partindo da identificação das atribuições do dirigente no estabelecimento de estratégias, onde se toma por referência as proposições contidas nas correntes do Posicionamento, RBV, Processo de Estratégia e Estratégia como Prática, já apresentadas no capítulo de aprofundamento teórico, e finalizando com a caracterização do Framework integrado e multidimensional para compreensão da ação deste dirigente, destacando-se as conexões existentes entre as quatro correntes apresentadas.

Por fim, a segunda seção apresenta os resultados dos testes realizados na intenção de validar o Framework proposto por meio da análise do fazer estratégico de dirigentes organizacionais.

5.1 As Atribuições do Dirigente no Estabelecimento de