• Nenhum resultado encontrado

3.6.1. Mensuração

A mensuração do conjunto das variáveis, apresentada no Quadro 1 foi feita considerando os seguintes aspectos: (1) os estudos que serviram como base para construção de cada instrumento; (2) e a quantificação dos scores dessas variáveis.

Quadro 1- Mensuração das variáveis

Variável Construção Mensuração

Envolvimento PARTE B (1ª e 2ª questão) Seis proposições segregadas em duas perguntas, na qual a primeira trata da dimensão do envolvimento em decisões operacionais e a segunda da dimensão em decisões estratégicas.

Somatório das seis proposições, considerando a escala likert de 5 pontos, na qual o limite desse somatório resulta em um score limitado entre os valores 6 e 30. Além disso, foram feitos a segregação do Envolvimento Operacional (score de 1 a 3) e Estratégico (score de 1 a 3).

Conflito de função PARTE C (1ª

questão)

Oito proposições da letra “a” até “h”.

Somatório das oito proposições, considerando a escala likert de 5 pontos, na qual o limite desse somatório resulta em um score limitado entre os valores 8 e 40.

Prestígio PARTE C (2ª

questão)

Cinco proposições da letra “a” até “e”.

Somatório das cinco proposições, considerando a escala likert de 5 pontos. As proposições “c” e “e”, foram consideradas no somatório com a escala invertida, ou seja, 5 a 1, por se tratarem de proposições contrárias as demais. Comprometimento com

Independência

PARTE C (3ª

questão)

Quatro proposições da letra “a” até “d”.

Somatório das quatro proposições, considerando a escala likert de 5 pontos, na qual o limite desse somatório resulta em um score limitado entre os valores 4 e 20.

Satisfação PARTE C (4ª

questão)

Cinco proposições da letra “a” até “e”.

Somatório das cinco proposições, considerando a escala likert de 5 pontos, na qual o limite desse somatório resulta em um score limitado entre os valores 5 e 25.

Job crafting (Modificação/Adequação do trabalho) PARTE D (1ª e 2ª questão) quatorze proposições da letra “a” até “h” (1ª questão e da letra “a” até “f” (2ª questão).

Somatório das quatorze proposições (as duas questões), considerando a escala likert de 5 pontos. As proposições “d”, “e”, “f” (1ª questão) e as proposições “a”, “b” e “c” (2ª questão) foram consideradas no somatório com a escala invertida, ou seja, 5 a 1, por se tratarem de proposições contrárias as demais. Além disso, foram feitos a segregação das dimensões do Job crafting, sendo job crafting tarefas (score das proposições “a” a “f” – 1ª questão), job crafting relacional (score das proposições “g” e “h” – 1ª questão e “a” a “c” – 2ª questão) e job crafting cognitivo (score das proposições “d” a “f” – 2ª questão).

3.6.2 Técnicas estatísticas e econométricas utilizadas

Para interpretação e análise dos dados coletados, foram utilizados dois softwares: o IBM SPSS Statistics, para realização da análise descritiva e teste de correlação; e o Gretl para os testes e análise da regressão pelo Modelo Tobit.

O teste estatístico do Alfa de Cronbach foi utilizado com o objetivo de medir a confiabilidade do intrumento de pesquisa. Foram feitos os testes do Alfa para cada instrumento de forma isolada buscando estimar a uniformidade dos itens de cada instrumento, como também o teste do Alfa considerando todos os instrumentos de forma conjunta, na tentativa de analisar a consistência interna de todo o constructo.

A análise descritiva foi feita considerando as medidas de média, moda e desvio padrão e o ordenamento dos dados em distribuição de frequência. Essa análise foi empregada com o objetivo de conhecer de forma mais detalhada todas as variáveis do estudo, sobretudo no que se refere o perfil do respondente e a realidade empresarial que esses respondentes estão inseridos.

Por outro lado a análise de correlação, pelo teste de Spearman, foi empregada no sentido de investigar a associação das variáveis do estudo de acordo com a significância estatística (nível de 5% e 1%) e os sinais dos coeficientes. A técnica estatística teve como foco as variáveis envolvimento e conflito e suas devidas associações com as demais variáveis contigenciais.

Por fim, o modelo econométrico Tobit foi utilizado para investigar os fatores que mais contribuem para explicar os scores das variáveis dependentes. Foram estimadas um conjunto de nove regressões, utilizadas para analisar e discutir as hipotéses formuladas para o estudo em função do poder de influência de uma variável na outra e consequentemente da não rejeição/rejeição da hipótese.

3.6.3 Modelo da pesquisa

O Modelo Tobit foi utilizado como proposta de análise das variáveis no que se refere o fato de influência de uma variável na outra. De acordo com Gujarati e Poter (2011) o Modelo Tobit é um modelo de regressão linear usado quando a variável resposta encontra-se limitada. Para feitos desta pesquisa, a escolha desse modelo, foi feita com base na formulação das variáveis dependentes, visto que estas variáveis foram elaboradas considerando os scores das

proposições de cada uma (explicado na sessão 3.6.1 dessa metodologia), e, portanto, apresentam-se limitadas aos valores de sua escala.

Assim, com o objetivo de analisar a relação da variável envolvimento (nas suas dimensões) com as demais variáveis (conflito de funções, comprometimento com independência, satisfação e prestígio) e testar as hipóteses do estudo (H1, H3, H4 e H5) no que

se refere o poder de explicação do envolvimento nessas variáveis foram desenvolvidas as seguintes equações: (1) (2) (3) (4) Onde,

= score envolvimento operacional; = score envolvimento estratégico; = score conflito de funções; = score comprometimento com independência; = score satisfação; = score prestígio

Por seguinte, sob a motivação de analisar o poder de influência da variável conflito de funções na variável job crafting e testar a hipótese do estudo (H2) formulada para essa

relação, foram desenvolvidas as seguintes equações:

(5) (6) (7) (8) Onde,

= score job crafting total; = score job crafting (dimensão tarefas); = score job crafting (dimensão relacional); = score job crafting (dimensão cognitiva); = score conflito de funções

Documentos relacionados