• Nenhum resultado encontrado

Envolvimento, independência e conflito na função dos empresários contábeis no Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Envolvimento, independência e conflito na função dos empresários contábeis no Brasil"

Copied!
83
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DANIELLY MARQUES FRAZÃO

ENVOLVIMENTO, INDEPENDÊNCIA E CONFLITO NA FUNÇÃO DOS EMPRESÁRIOS CONTÁBEIS NO BRASIL

RECIFE 2019

(2)

DANIELLY MARQUES FRAZÃO

ENVOLVIMENTO, INDEPENDÊNCIA E CONFLITO NA FUNÇÃO DOS EMPRESÁRIOS CONTÁBEIS NO BRASIL

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito para obtenção do título de Mestre em Ciências Contábeis.

Área de concentração: Informação Contábil Orientador: Cláudio de Araújo Wanderley, Ph.D

RECIFE 2019

(3)

Catalogação na Fonte

Bibliotecária Ângela de Fátima Correia Simões, CRB4-773

F848e Frazão, Danielly Marques

Envolvimento, independência e conflito na função dos empresários contábeis no Brasil / Danielly Marques Frazão. - 2019.

83 folhas: il. 30 cm.

Orientador: Prof. Cláudio de Araújo Wanderley, Ph. D.

Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco. CCSA, 2019.

Inclui referências e apêndices.

1. Empresário contábil. 2. Envolvimento. 3. Conflito de funções. I.

Wanderley, Cláudio de Araújo (Orientador). II. Título.

(4)

DANIELLY MARQUES FRAZÃO

ENVOLVIMENTO, INDEPENDÊNCIA E CONFLITO NA FUNÇÃO DOS EMPRESÁRIOS CONTÁBEIS NO BRASIL

Dissertação submetida ao Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco.

Aprovada em 25 de fevereiro de 2018.

BANCA EXAMINADORA:

_____________________________________________ Prof. Cláudio de Araújo Wanderley, Ph.D. (Orientador)

Universidade Federal de Pernambuco

_____________________________________________ Prof. Dr. Luiz Carlos Marques dos Anjos (Examinador Interno)

Universidade Federal de Pernambuco

_____________________________________________ Prof. Dr. Aldo Leonardo Cunha Callado (Examinador Externo)

(5)

Dedico este trabalho: À Deus.

Aos meus pais: Nadijane e

George.

(6)

AGRADECIMENTOS

A Deus, por sempre me guiar, me fortificar e me cobrir de amor em todo momento e em todos os aspectos da minha vida.

Aos meus pais, Nadijane e George, por ser o alicerce que me sustenta e os principais apoiadores de todos os meus sonhos. Obrigada por todo amor, compreensão e apoio durante a minha caminhada no mestrado.

Ao meu irmão, George Júnior, pelo incentivo e carinho desprendidos a mim.

A minha vó Zezinha, por todo amor enrustido em “delícias” e cuidado para ninguém me atrapalhar na escrita dessa dissertação. Vó, a senhora é a melhor do mundo!

As minhas tias: Nadja e Niedja por todo o carinho e pelas palavras de incentivo: “Quando vou poder dizer que tenho uma sobrinha, „mestra‟?”

As minhas primas: Alanna e Nicole, por todo momento de descontração e paciência com as minhas ausências.

Ao meu orientador, Prof. Cláudio de Araújo Wanderley, Ph.D., pelo incomensurável suporte, confiança, paciência e sabedoria, do começo ao fim da execução desta pesquisa. Meus sinceros agradecimentos!

Ao Prof. Dr. Luiz Carlos Marques dos Anjos (UFPE). e ao Prof. Dr. Aldo Leonardo Cunha Callado (UFPB), pela imensa honra de compor a banca examinadora desta dissertação e por todas contribuições fornecidas.

A todo corpo docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UFPE, pela colaboração dos conhecimentos necessários e pelas aulas ministradas que foram extremamente enriquecedoras.

Aos meus amigos de turma. Em especial a Ivi Souza, por todos os momentos vividos, pelos choros e alegrias compartilhados, pelas conversas, pelas melhores piadas, por ser apoio e fortaleza em todos os momentos e por ser um verdadeiro presente de Deus em minha vida. Tu és parte fundamental de toda essa conquista! Mais que uma amiga, uma irmã. A Mariana Siqueira, por ser a pessoa mais „louca‟ que conheci nesse mestrado, que sempre te coloca pra cima, fazendo você acreditar que é a melhor pessoa e a melhor acadêmica do mundo (“Já deu

(7)

certo, já!”). A Arthur, fiel parceiro de artigo, que caminha ao meu lado desde a graduação (o homem do lucro).

Aos amigos que fiz na caminhada de mestranda, de outras turmas do PPGCC e do doutorado. Em especial a Wesley Santos, que me ensinou dentre tantas coisas, que o mundo pode está caindo o importante é estar “TRANQUILO”. A Tiago Soeiro, por toda ajuda e conhecimento compartilhado, sobretudo na parte estatística deste trabalho.

Aos amigos de trabalho, em especial a: Rafaela Bertino e Lizandra Araújo por todos os momentos de descontração e por toda energia positiva para o termino desta dissertação. A todos os profissionais que dedicaram um pouco do seu tempo para participar da pesquisa e a todas as pessoas que de maneira direta ou indiretamente contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade.

(8)

“Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa por Álvaro de Campos)

(9)

RESUMO

Considerando as mudanças que a literatura profissional e acadêmica vêm apontando no que diz respeito a profissão do contador, a presente pesquisa teve como objetivo identificar se existem relações entre o envolvimento com o conflito de funções, o comprometimento com independência, a modificação/adequação do trabalho, a satisfação e o prestígio dos empresários contábeis que atuam como proprietários e/ou sócios de escritórios contábeis no Brasil. Foi mapeado um conjunto de 6.000 empresários, do qual obteve-se um total de 415 respondentes por meio da plataforma Survey Monkey que compuseram a amostra final do estudo. Os respondentes foram mapeados através de três estratégias de captação: o cadastro dos escritórios associados à FENACON, a busca pela ferramenta LinkedIn e o acesso por meio de interação com esses profissionais. Tendo em vista os objetivos traçados e as particularidades de cada variável, foram utilizados múltiplos procedimentos estatísticos para efetuar a análise: estatística descritiva, análise de cluster, teste de correlação e regressão pelo modelo Tobit. Ademais, os resultados dessa pesquisa mostram que os empresários contábeis englobam no exercício de sua profissão tanto atividades de caráter operacional como de caráter estratégico, sem que haja uma predominância eminente para quaisquer uma das funções. A partir desses achados, notou-se que apesar do profissional poder adotar diferentes perfis, o perfil hybrid (híbrido) mostrou-se predominante para a amostra do estudo. Por fim, no que se refere à existência de relação entre o envolvimento e as variáveis contingenciais, foi evidenciada uma relação positiva e significante com as variáveis prestígio, satisfação e comprometimento com independência. Já quanto ao conflito, foi observado uma relação positiva com a modificação/adequação (job crafting) do trabalho na dimensão cognitiva. Assim, conclui-se que os empresários contábeis brasileiros com maior nível de envolvimento reportam níveis mais altos de prestígio, satisfação e comprometimento com independência.

(10)

ABSTRACT

Considering the changes that the professional and academic literature have been pointing to regarding the profession of accountant, the present research had as objective to identify if there are relations between the involvement with the conflict of functions, the commitment with independence, the modification / adequacy of the work, the satisfaction and the prestige of accounting entrepreneurs who act as owners and / or partners of accounting offices in Brazil. A set of 6,000 entrepreneurs was mapped, from which a total of 415 respondents were obtained through the Survey Monkey platform that composed the final sample of the study. The respondents were mapped through three capture strategies: the registration of offices associated with FENACON, the search for the LinkedIn tool and access through interaction with these professionals. In order to perform the analysis, descriptive statistics, cluster analysis, correlation test and regression using the Tobit model were used in order to analyze the objectives and the particularities of each variable. In addition, the results of this research show that accounting entrepreneurs include both operational and strategic activities in the exercise of their profession, without there being an eminent predominance for any of the functions. From these findings, it was noted that although the professional could adopt different profiles, the hybrid profile was predominant for the study sample. Finally, regarding the existence of a relationship between the involvement and the contingency variables, a positive and significant relationship was evidenced with the variables prestige, satisfaction and commitment with independence. As for conflict, a positive relationship was observed with job crafting in the cognitive dimension. Thus, it is concluded that Brazilian accounting entrepreneurs with the highest level of involvement report higher levels of prestige, satisfaction and commitment to independence.

(11)

LISTAS DE QUADROS

Quadro 1- Mensuração das variáveis... 39 Quadro 2- Resumo dos resultados obtidos referentes aos testes das hipóteses da pesquisa .... 66

(12)

LISTAS DE TABELAS

Tabela 1- Estrutura e base teórica do questionário ... 36

Tabela 2- Processo de realização da pesquisa ... 37

Tabela 3 - Resultado do teste estatístico Alfa de Cronbach para cada instrumento ... 43

Tabela 4 - Resultado do teste estatístico Alfa de Cronbach ... 43

Tabela 5 - Gênero dos respondentes ... 44

Tabela 6 - Escolaridade dos respondentes ... 45

Tabela 7- Localização dos escritórios contábeis por Região ... 45

Tabela 8- Características gerais dos escritórios contábeis... 46

Tabela 9- Característica do escritório quanto a sua especialização ... 47

Tabela 10- Grau de importância das atividades... 47

Tabela 11- Distribuição do tempo dos empresários quanto as suas funções ... 48

Tabela 12- Grau de importância dos serviços de consultoria/assessoria ... 48

Tabela 13- Distância entre os centros do cluster ... 50

Tabela 14- Agrupamento dos clusters ... 51

Tabela 15- Número de empresários para cada cluster (perfil)... 51

Tabela 16- Estatística Descritiva – Envolvimento ... 53

Tabela 17- Estatística Descritiva – Conflito de funções... 54

Tabela 18- Estatística Descritiva – Comprometimento com Independência ... 55

Tabela 19- Estatística Descritiva –Satisfação ... 55

Tabela 20- Estatística Descritiva –Prestígio ... 56

Tabela 21- Estatística Descritiva – Job Crafting ... 57

Tabela 22- Matriz de correlação de Spearman das variáveis do estudo ... 59

Tabela 23- Resultados do Modelo Tobit (1) ... 61

Tabela 24- Resultados do Modelo Tobit (5), (6), (7) e (8) ... 62

Tabela 25- Resultados do Modelo Tobit (2) ... 64

(13)

LISTA DE SIGLAS

FENACON - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

ICAEW – Institute of Chartered Accountants in England and Wales IFAC – International Federation of Accountants

IMA - Institute of Management Accountants MBA – Master Business Administration

(14)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 16 1.1 CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA ... 17 1.2 OBJETIVOS ... 19 1.2.1 Objetivo Geral ... 19 1.2.2 Objetivos Específicos ... 20 1.3 JUSTIFICATIVA ... 20 1.4 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO ... 21 1.5 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO ... 22

2 REVISÃO DA LITERATURA E HIPÓTESES DA PESQUISA ... 23

2.1 O ENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL ... 23

2.2 DESENVOLVIMENTO DAS HIPÓTESES ... 25

2.2.1 O conflito de funções existente na profissão contábil ... 25

2.2.2 O profissional contábil e o seu comprometimento com independência ... 30

2.2.3 Prestígio e satisfação no trabalho do profissional contábil ... 31

3 METODOLOGIA ... 34

3.1 ABORDAGEM METODOLÓGICA ... 34

3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA ... 35

3.3 INSTRUMENTO DE PESQUISA ... 36

3.4 PROCEDIMENTOS ... 37

3.5 CONSIDERAÇÕES E PROCEDIMENTOS ÉTICOS ... 38

3.6 VARIÁVEIS DO ESTUDO E PROCESSO DE ANÁLISE ... 39

3.6.1. Mensuração ... 39

3.6.2 Técnicas estatísticas e econométricas utilizadas ... 40

3.6.3 Modelo da pesquisa ... 40

(15)

4 ANÁLISE DE RESULTADOS ... 44

4.1 ANÁLISE DESCRITIVA ... 44

4.1.1 Características Dos Respondentes ... 44

4.1.2 Características dos escritórios contábeis ... 45

4.1.3 Atividades e funções dos empresários contábeis ... 47

4.1.4 Perfil dos empresários contábeis com base nas suas atividade e funções ... 49

4.1.5 Variáveis do estudo ... 52

4.2 ANÁLISE INFERENCIAL ... 58

4.2.1 Análise de Correlação ... 58

4.2.2 Análise e discussão das hipóteses de pesquisa ... 60

4.2.2.1 Conflito de funções ... 60

4.2.2.2 Job Crafting ... 61

4.2.2.3 Comprometimento com independência ... 63

4.2.2.4 Prestígio e Satisfação ... 64

5 CONCLUSAO ... 67

5.1 Limitações do estudo ... 69

5.2 Sugestões para pesquisas futuras ... 69

REFERÊNCIAS ... 71

(16)

1 INTRODUÇÃO

Evidências empíricas iniciais acerca das funções organizacionais dos contadores, apontavam para baixos níveis de envolvimento desses profissionais nos processos de tomada de decisões gerenciais (SIMON, 1954; HOPPER, 1980; EMSLEY, 2005; LAMBERT; SPONEM, 2012). A visão enfática desses profissionais de que a contabilidade seria uma atividade rígida, com a função de simplesmente gerir dados financeiros, fazia com que as atividades associadas à participação nos processos de tomada de decisões de negócios parecessem não fazer parte dos papéis dos contadores (ZONI; MERCHANT, 2007).

A literatura mais recente por sua vez, argumenta que ao longo do tempo esse cenário foi mudando, de forma que grande parte dos contadores estão mais envolvidos com os processos de decisão gerencial (ZONI; MERCHANT, 2007). De acordo com os autores essas mudanças condizem com o aconselhamento normativo dados aos profissionais

Segundo o IMA (1999) na década de 90 a maior necessidade das organizações era de profissionais capazes de se envolverem e influenciarem nos resultados dos negócios. Segundo o Instituto, essa nova exigência alavancou as mudanças nesse cenário e passou a exigir desses profissionais uma expansão das competências, passando da simples gestão de dados financeiros para ajudar as principais partes interessadas na tomada de decisões estratégicas.

Corroborando com essa análise, o IFAC em 2001, na condução de um estudo da evolução das profissões relacionadas à contabilidade, levantou a algumas discussões. Entre as tendências documentadas, o estudo sugere que há mudança significativa do desempenho apenas das funções contábeis estreitas para um maior envolvimento em funções de gerenciamento mais amplas.

O ICAEW, por sua vez, publicou em 2004 o relatório “Sustainability: The Role of

Accountants” alertando sobre a atual expansão dos papéis dos contadores. Segundo o Instituto

essa expansão refere-se ao desenvolvimento da controladoria para a elaboração, utilização e entendimento dos relatórios internos de impactos sociais e ambientais, mensuração de performance, interpretação de informações e conseguinte a tomada de decisão.

Posteriormente, o IFAC em 2005, expandindo seu estudo realizado em 2001, afirmou que, em linhas gerais, a tendência aponta para um momento transitório de reposicionamento

(17)

do papel desses profissionais, englobando papéis mais estratégicos, evidenciando um alto nível de envolvimento na tomada de decisão.

No entanto, embora grande parte da literatura conduza o pensamento para um momento de transição do nível de envolvimento desses profissionais e dos papéis adotados por eles, segundo Lambert e Sponem (2012) é preciso considerar outros pontos: (1) a literatura é escassa e o foco das pesquisas concentra-se nas características individuais dos contadores; e (2) essa transição não é unânime em todas as organizações. Sobre o primeiro, a literatura empírica indica que há uma imagem fragmentada, incompleta e contraditória do envolvimento do profissional nos seus negócios, dos papéis contemporâneos e das consequências de tais papéis (BYRNE; PIERCE, 2007). Já sobre o segundo ponto, as evidências apontam para diferentes aspectos, dependendo do porte das empresas (RAHMAN; AHMED, 2012), já que os papéis podem simultaneamente serem influenciados pelo contexto dentro e fora das organizações.

Assim, com base nessa dicotomia de papéis e de níveis de envolvimento apontada pela literatura e da falta de evidências claras que conduzam a um pensamento uniforme sobre esses profissionais, esta pesquisa busca uma análise aprofundada da natureza e da magnitude do envolvimento do contador nas suas atividades, de forma a proporcionar uma melhor compreensão da evolução dos papéis e dos efeitos disso no conflito de funções, no comprometimento com independência, na modificação/adequação do trabalho, na satisfação e no prestígio desses profissionais.

Por fim, a pesquisa foi desenvolvida junto aos profissionais de contabilidade que atuam como empresários contábeis no Brasil. Mais especificadamente, foram considerados como Empresários Contábeis, os proprietários e/ou sócios de escritórios de contabilidade situados ao longo do território brasileiro.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

A difusão da pesquisa empírica a respeito do envolvimento dos contadores em seus negócios tem apontado para diversas mudanças no papel desempenhado por esses profissionais (LAMBERT; SPONEM, 2012). Esses estudos têm sugerido que o papel dos contadores está agora situado em organizações que experimentam ambientes altamente mutáveis e altamente competitivos, caracterizados por mudanças estruturais e incentivos de inovação (GRANLUND; MALMI, 2002; BYRNE; PIERCE, 2007).

(18)

Em particular, essa perspectiva teórica foi ampliada para acomodar as perspectivas estratégicas, sugerindo que os papéis dos contadores podem estar caminhando em direção a um novo “parceiro de negócios” (conhecido na literatura internacional pelo business partner) abandonando a figura do contador bean counter (GIBSON, 2002; BYRNE; PIERCE, 2007; PAULSSON, 2012). A literatura argumenta que enquanto o business partner vem sendo associado a um nível de envolvimento e independência mais ativo na decisão estratégica e operacional, o bean counter refere-se a uma figura mais tradicional, com foco nas atividades de registro de dados e elaboração dos relatórios contábeis.

De acordo com Horton e Wanderley (2018) é importante ressaltar que, embora esses protótipos de "bean counter" e " business partner" representem as principais descrições utilizadas na literatura, na realidade, os papéis dos contadores parecem ser muito mais complexos. Em linhas gerais, conforme discutem os autores, esses papéis adotados pelos contadores provavelmente não serão adequadamente caracterizados por essas noções singulares de “independência” versus “envolvimento” ou “contador policial (fiscal)” versus “parceiro de negócios”, ao invés disso, os profissionais nesse cenário atual, operam em funções dupla ou múltiplas, e seus níveis de envolvimento nos negócios podem refletir vários pontos entre o baixo envolvimento e o alto envolvimento.

Nesse ínterim, dada a natureza complexa e incorporada dos diferentes papéis dos contadores é possível que esses profissionais enfrentem algumas situações conflitantes e um dilema a respeito de quais perfis adotar, quais os níveis de envolvimento adequado, quais as consequências geradas por determinada posição e quais os efeitos desses fatores no nível de satisfação e prestígio desses profissionais (SOUZA, 2016). Conforme afirma Siegel (2000) esse dilema, por sua vez, gera uma tendência ao conflito entre os papéis que esses profissionais desempenham e o nível de envolvimento e independência desses fatores na tomada de decisão.

No Brasil, a literatura que trata sobre esses fatores é relativamente recente (DE FREITAS; LUNKES, 2010), apresentando muitas lacunas e necessidade de investigação sobre o tema. De acordo com os estudos nacionais (BORINELLI, 2006; CARDOSO; MENDONÇA NETO; OYADOMARI, 2010; PALOMINO; FREZATTI, 2016; SOUZA, 2016) a pesquisa sobre a temática no Brasil, versa sobre a falta de consenso prevalente, e assim como a pesquisa internacional, apresenta aspectos inconsistentes sobre o papel dos contadores que podem ser contrário ao percurso desses profissionais na prática (BYRNE;

(19)

PIERCE, 2007). Por fim, destaca-se que até a presente data do estudo, não foram evidenciadas pesquisas que abordaram a mesma análise e levantaram a problemática dentro do construto abordado.

Neste estudo, cinco grandes questões foram analisadas por trás da discussão da evolução dos papéis: envolvimento, o conflito de funções, o comprometimento com independência, a modificação/adequação do trabalho e os níveis de satisfação e prestígio desses profissionais. Nessa perspectiva, a lacuna encontrada nos estudos baseou-se em reflexões acerca do escopo e alcance social do tema. A complexidade do dilema abordado favorece, e ao mesmo tempo, fomenta a necessidade da investigação com vistas a compreender as questões empíricas e o cenário atual em que os empresários contábeis atuam. Diante desse cenário, a problemática do estudo reside sobre os seguintes aspectos: (1) a falta de evidências empíricas sobre os níveis de envolvimento dos contadores que atuam como sócios de escritórios contábeis no país; e (2) a falta de clareza sobre como os níveis de envolvimento influenciam os fatores ligados a profissão de contator, tais como: o comprometimento com a independência, conflito de papéis, satisfação e prestígio.

Assim, com base na problemática discutida acima, a presente pesquisa será motivada pelo seguinte questionamento: Existe alguma relação entre os níveis de envolvimento dos

empresários contábeis com o conflito de funções, o comprometimento com independência, a modificação/adequação do trabalho (job crafting), a satisfação e o prestígio vivenciados por esses profissionais?

1.2 OBJETIVOS

Evidenciada a problemática da pesquisa foram formulados o objetivo geral e os objetivos específicos.

1.2.1 Objetivo Geral

Identificar se existem relações entre o envolvimento com o conflito de funções, o comprometimento com independência, a modificação/adequação do trabalho, a satisfação e o prestígio dos empresários contábeis que atuam como proprietários e/ou sócios de escritórios contábeis no Brasil

(20)

1.2.2 Objetivos Específicos

 Identificar as principais atividades desempenhadas pelos contadores atuantes como sócios em escritórios de contabilidade no Brasil.

 Identificar os níveis de envolvimento dos empresários contábeis brasileiros nas suas atividades.

 Investigar a existência dos conflitos de funções na atividade dos empresários contábeis no Brasil

 Identificar como o conflito de funções afeta em questões de modificação/adequação do trabalho

 Examinar a natureza e a magnitude do envolvimento, conflito de funções, do comprometimento com independência, da modificação/adequação do trabalho, a satisfação e o prestígio nos perfis dos empresários contábeis no Brasil.

1.3 JUSTIFICATIVA

Embora a literatura anterior tenha sido bastante promissora na tentativa de explicar a natureza e as implicações do envolvimento dos profissionais contábeis em seus negócios, as evidências são escassas, e as questões sobre quais papéis os contadores estão desempenhando em organizações e seus efeitos estão longe de serem resolvidos (ZONI; MERCHANT, 2007). Considerando que a presente pesquisa será desenvolvida junto aos profissionais de contabilidade que atuam como proprietários e/ou sócios de escritórios de contabilidade no Brasil, do ponto de vista da aplicabilidade e delimitação, este estudo justifica-se por três pontos principais: (i) a importância desse executivo, visto que além de exercer a atividade contábil, este conduz os serviços prestados por sua organização, permitindo uma análise multinível, isto é, do sócio como profissional e do sócio como organização; (ii) a capacidade de observar o envolvimento e os seus efeitos de forma mais objetiva, visto que esses fatores atuam diretamente e de forma mais atenuante nesses profissionais devido a sua posição hierárquica de controlador; (iii) a falta de pesquisas com o foco nesses profissionais, visto que a maioria das pesquisas que se propuseram a analisar esses fatores, optaram pelo foco no profissional controller (GIBSON, 2002; BYRNE; PIERCE, 2007; EMSLEY, 2005; LAMBERT; SPONEM, 2012). Embora o controller seja um profissional representativo dentre das organizações, muitos desses profissionais têm suas decisões subordinadas à figura

(21)

do controlador da organização da qual fazem parte, podendo esta interferir em seu envolvimento.

Do ponto de vista empírico, observa-se que algumas questões permanecem sem entendimento. Primeiro, grande parte desses estudos tem como proposta explicar a relação do envolvimento com os aspectos atrelados a uma perspectiva da organização: expectativas gerenciais (HOPPER, 1980), mudança no ambiente operacional (LENGNICK-HALL, 1992; GRANLUND; TAIPALEENMAKI (2005), mudanças gerencias (FRIEDMAN; LYNE; 1997, GRANLUND; LUKKA, 1998; BYRNE; PIERCE, 2007), capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico (EZZAMEL; LILLEY; WILLMOTT, 1997; GRANLUND; MALMI, 2002; EMSLEY, 2005), dando pouca atenção aos efeitos desse envolvimento em fatores endógenos, isto é, sobre uma perspectiva individual dos profissionais de contabilidade. Assim, a relevância acadêmica desta pesquisa está na compreensão do efeito do envolvimento do profissional nos fatores de comprometimento com independência, conflito de funções, modificações/adequação do trabalho, satisfação e prestígio.

Segundo, o contexto brasileiro em que a pesquisa será aplicada além de ter sido pouco explorado, não permanece imune das tensões de conflito e ambiguidade de funções (PALOMINO; FREZZATTI, 2016). Tais fatores, fomentam a necessidade de investigação e justificam a relevância social e organizacional desta pesquisa, visto que por meio desta, procura-se melhorar a gestão das organizações e provocar novos insights à literatura e aos empresários contábeis sobre os desafios e oportunidades associados à percepção do futuro e ao desenvolvimento desses profissionais no Brasil.

Por fim, de maneira geral, existem diversas lacunas e falta de evidências empíricas sobre o contexto atual da profissão do contador, visto que, conforme disposição teórica, é uma área que vem passando por diversas mudanças ao longo dos anos. Dessa forma, esse trabalho, visa dar incentivos para futuras pesquisas e provocar importantes discussões não só para a academia, mas também, para um contexto prático, de forma a incitar a valorização da profissão contábil e explorar novos insigths que sejam úteis para as organizações.

1.4 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

O estudo teve como foco e delimitação os empresários contábeis que atuam como sócios e/ou proprietários de escritórios contábeis no Brasil e, em virtude disto, suas conclusões apresentam-se limitadas a aplicabilidade desses profissionais, não sendo indicado

(22)

a realização de inferências sobre profissionais que fujam desse escopo e atuem em outras localidades. Através da pesquisa, foi possível conhecer e caracterizar a população, bem como identificar padrões e particularidades entre os respondentes.

1.5 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO

A presente dissertação será organizada de forma a apresentar cinco capítulos: o primeiro capítulo objetivando apresentar os aspectos introdutórios da pesquisa, bem como a caracterização do problema, os objetivos (geral e específicos), a justificativa e a delimitação do estudo; o segundo capítulo, intitulado de Revisão da Literatura, no qual será apresentado a base teórica para a discussão do tema e as hipóteses formuladas para o estudo, dividido em cinco tópicos: (1) O envolvimento do profissional contábil; (2) O conflito de funções existente na profissão contábil; (3) O profissional contábil e o seu comprometimento com independência; (4) A modificação/adequação do trabalho dos contadores; e (5) Prestígio e satisfação no trabalho do profissional contábil; o terceiro capítulo abordará os procedimentos metodológicos adotados para a pesquisa, bem como informações da amostra, processo para a coleta de dados, construção do instrumento, considerações éticas e técnicas estatísticas; o quarto capítulo abordará a análise e discussão dos resultados; e o quinto capítulo compreenderá as conclusões obtidas da referida dissertação com a apresentação das limitações encontradas e as sugestões para futuras pesquisas.

(23)

2 REVISÃO DA LITERATURA E HIPÓTESES DA PESQUISA

Este capítulo contempla a discussão teórica do tema, demonstrando os principais estudos e evidências que suportam a construção e desenvolvimento da pesquisa. No primeiro tópico apresenta-se a ideia inicial dos aspectos teóricos do envolvimento do profissional de contabilidade. A partir do segundo tópico, a discussão teórica focou em discutir e formular as hipóteses do estudo, sendo esta relacionadas ao envolvimento dos contadores, o conflito de funções existente na profissão, a preparação ou modificação do trabalho contábil, o comprometimento com independência e os aspectos sobre satisfação e prestígio.

2.1 O ENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

A evolução da discussão teórica sobre o envolvimento de papéis dos contadores é traçada pelas características associadas a esses profissionais e pelas condições de desenvolvimento das funções nas configurações de contabilidade gerencial que evidenciou uma expansão da unidade funcional para unidade de negócios (DENT, 1991; EMSLEY, 2005).

De acordo com a literatura, os primeiros estudos a definir o significado de envolvimento de papéis foram feitos a partir do contexto de contabilidade gerencial (EMSLEY, 2005). Segundo Anderson (1995) esse envolvimento nos negócios pode ser definido como centralidade do cargo do indivíduo, autonomia e responsabilidade como contador para o departamento de controladoria, na qual uma alta centralidade estaria associada a uma orientação gerencial e uma baixa centralidade estaria associada a uma orientação funcional.

Embora o envolvimento de papéis não tenha sido medido explicitamente na literatura contábil gerencial, as características associadas a uma unidade de negócios ou orientação funcional foram observadas em muitos estudos que trataram da temática (EMSLEY, 2005). Mais precisamente, em meados da década de 1980, vários autores já argumentavam sobre os fatores que influenciam o envolvimento (PALOMINO, 2013) e os fatores influenciados por ele (ZONI; MERCHANT, 2007).

Nessa perspectiva, é possível segregar a literatura sobre o envolvimento em duas grandes correntes: (i) a primeira, referente as perspectivas do envolvimento sendo influenciado pelas características do cenário organizacional; (ii) e a segunda apontando para o

(24)

envolvimento como efeito moderador de alguns fatores que influenciam no exercício da profissão do contador no Brasil.

Sobre a primeira corrente, o estudo de Sathe (1982, apud ROUWELAAR, 2007), argumenta que muitas características influenciam o nível de envolvimento dos profissionais contábeis, entre elas, o autor destaca que três categorias são relevantes para entender e explicar a variação no grau de envolvimento do controlador: a primeira categoria relaciona-se com a motivação, a personalidade e as relações interpessoais do controlador com a gerência (características pessoais); a segunda categoria está relacionada às expectativas, orientação e filosofia operacional da administração (características do gerente). Finalmente, a terceira categoria está relacionada às características do ambiente e dos negócios da empresa.

Corroborando com este entendimento, Palomino (2013) sob o contexto do profissional

controller explica que os fatores organizacionais (características ambientais e do negócio) têm

maior influência no envolvimento desses profissionais nos processos gerenciais, seguido das características interpessoais, representadas pelas expectativas dos supervisores. Já a orientação e a filosofia da organização influenciam em menor grau o envolvimento na gestão, e com menor magnitude ainda se encontram as características pessoais do profissional, como a motivação e a personalidade.

De Freitas e Lunkes (2010), por sua vez, afirmam que é importante considerar esses fatores para que se possa ter uma melhor definição do papel desses profissionais nas organizações e, além disso, é preciso observar o tipo de influência dessas características. Sobre esse último ponto, os autores argumentam que com base no estudo de Sathe (1982), as características: (a) expectativas relativas ao envolvimento; (b) orientação Financeira; (c) CEO com habilidades financeiras; e (d) percentagem de Executivos com Habilidades Financeiras, influenciam negativamente o grau de envolvimento do profissional controller nas decisões da empresa. Enquanto as características: (e) ambientais e do negócio; e (f) as características gerenciais influenciam positivamente o envolvimento.

Sobre a segunda perspectiva, conforme aponta a literatura, há duas correntes controversas sobre o efeito do envolvimento em fatores que influenciam no exercício da profissão do contador no Brasil: uma que defende a ideia de que o envolvimento provoca um efeito positivo e a outra que argumenta sobre pontos negativos. Em particular os críticos sugerem que um alto envolvimento do profissional contábil nos processos de decisão

(25)

gerencial pode indicar baixos níveis de independência (LAMBERT; SPONEM, 2012), a prática de gerenciamento de resultados ou até mesmo atitudes antiéticas (INDJEJIKIAN; MATEJKA, 2006; ZONI; MERCHANT, 2007). No entanto, outros estudiosos argumentam que esse envolvimento pode funcionar como uma resposta eficaz às várias mudanças nos papéis desses profissionais, agindo como uma espécie de “investimento”, na tentativa de criar maiores flexibilidades e incentivos aos profissionais a adotar novos papéis (PARKER; GRIFFIN; SPRIGG; WALL, 2002) e, além disso, pode comandar níveis mais altos de legitimidade, fornecendo um maior acesso aos recursos necessários para conduzir esforços coletivos de mudança (HORTON; WANDERLEY, 2018).

Com base nesse levantamento teórico, considera-se que esta pesquisa, se enquadra na perspectiva de análise do envolvimento como um efeito moderador de fatores relacionados a profissão de contador/controller, partindo do contraponto que os níveis de envolvimento podem afetar cinco fatores, sendo estes: o comprometimento com independência, o conflito de funções, a preparação do trabalho, a satisfação e o prestígio dos empresários contábeis brasileiros, conforme dispostos nos próximos tópicos, que discutem essencialmente as hipóteses de pesquisa.

2.2 DESENVOLVIMENTO DAS HIPÓTESES

2.2.1 O conflito de funções existente na profissão contábil

De acordo com Barley (1989) os papéis, dentro do contexto do profissional contábil, podem ser definidos como as especificações externas ou expectativas relacionadas a uma posição. Essa definição, em linhas gerais, conduz para o entendimento da evolução desses papéis diante da literatura bem como o contexto atual em que eles são tratados.

Evidências empíricas acerca dos papéis adotadas pelos contadores, apontam que esses profissionais assumem múltiplos papéis nas suas atividades (SIMON, 1954) e que ao longo do tempo esses papéis vieram se modificando. Mais precisamente a partir da década de 1980, muito da literatura concentrou-se em explicar como esses papéis vêm mudando e quais os papéis assumidos por esses profissionais (GRANLUND; LUKKA, 1998; SIEGEL; SORENSEN, 1999; FRIEDMAN; LYNE, 2001; BURNS; BALDVINSDOTTIR, 2005; EMSLEY, 2005).

De acordo com Simon (1954) estes papeis variam de acordo com a descrição de três funções: scorekeeping, attention-directing e problem-solving. Sathe (1984) discute que

(26)

enquanto os papéis scorekeeping e attention-directing geralmente se concentram em questões de controle e “pontuação” sobre desempenho, respectivamente, o papel de problem-solving (resolução de problemas) se concentra em fornecer aos gerentes de unidade de negócios informações relevantes para a tomada de decisões.

Granlund e Lukka (1998) argumentam que o papel de problem-solving tornou-se relativamente mais importante à medida que os profissionais das unidades de negócios enfrentam ambientes cada vez mais incertos, onde informações novas e diferentes são necessárias para gerenciar essas incertezas.

Hopper (1980) aponta para dois papéis diferentes: o bookepper, associado a um foco nos registros contábeis, e, o service-aid atrelado a uma função mais voltada para a decisão, funcionando como um facilitador da tomada de decisão. Além de Hopper (1980), outros estudos se propuseram a estudar esses ou um desses papéis (SATHE, 1984; BOUGEN, 1994; RAHMAN; AHMED, 2012).

Burns e Baldvinsdottir (2005) abordam de forma comparativa o papel scorekeeping, discutido em literatura anterior por Sathe (1984) e o papel business consultant. A esse respeito os autores argumentam que enquanto o scorekeeping concentra-se na sua habilidade de avaliar as questões atreladas ao desempenho, o business consultant busca desempenhar a função de assessor dos gestores.

Além desses, muitos outros papéis são tratados na literatura contábil, dentre eles destacam-se: o watchdogs (GRANLUND; LUKKA, 1998; JÄRVENPÄÄ, 2007; RAHMAN; AHMED, 2012), o corporate policeman (BYRNE, 2010); o decision making facilitator (LAMBERT; SPONEM, 2012). No entanto, os estudos têm sugerido que esses papéis correspondem a duas imagens centrais do contador: o bean counter e o business partner (FRIEDMAN; LYNE, 2001; VAIVIO; KOKKO, 2006).

De acordo com Granlund e Lukka (1998) o bean counter está atrelado a função de processador e coletor de informações, no fornecimento de informações formais. Segundo Hopper (1980) a adoção desse papel sugere que esses profissionais irão agir como uma espécie de monitor imparcial e independente do desempenho fiscal. Já sobre o papel do contador business partner, em geral, é atrelado a uma função mais participativa e integradora no negócio, associado a uma visão mais estratégica (BURNS; BALDVINSDOTTIR, 2007).

(27)

Sobre isso, Souza (2016) argumenta que é possível perceber que há papéis com um viés mais conservador e outros com um viés mais moderno. Em geral, os papéis que são associados a uma realidade mais burocrática, financeira e quantitativa são apresentados na literatura como conservadores. Ao passo que os papéis mais centrados na cooperação com a estratégia organizacional, na mensuração do desempenho não financeiro e no apoio à gestão são encarados como modernos.

Embora a discussão desses papéis (bean counter e business partner) representem as principais evidências produzidas pela literatura contábil sobre o tema, as pesquisas recentes têm apontado que é preciso considerar outros pontos e que esses papéis no contexto organizacional parecem ser muito mais complexos (PAULSSON, 2012; HORTON; WANDERLEY, 2018).

Nesse ínterim, enquanto parte da literatura aponta que esses papéis estão em um período de transição, no qual os contadores estão abandonando o papel bean counter e adotando o papel business partner (SIEGEL; SORENSEN, 1999; BYRNE; PIERCE, 2007), outros estudos afirmam que na verdade esses papéis estão sendo expandidos como “contadores híbridos” já que se espera que eles participem não apenas de tarefas orientadas a contabilidade, mas também de questões relacionadas às operações na organização (CAGLIO, 2003; BURNS; BALDVINSDOTTIR, 2005; BURNS; BALDVINSDOTTIR, 2007; HORTON; WANDERLEY, 2018)

Dentro desse contexto, é importante considerar que o surgimento desses papéis caracterizados como “híbridos” apontam para diferentes níveis de envolvimento e independência e para uma combinação de diversos papéis. Esses fatores somados à falta de evidência empíricas podem provocar no profissional o que chamamos de “conflito de papéis”. Segundo Katz e Kahn (1970) esse conflito de papéis é fruto da ocorrência simultânea de dois (ou mais) requerimentos de papéis, de forma que a execução e o desempenho de um deles tornaria mais difícil o desempenho do outro. Trazendo para o contexto organizações dos profissionais contábeis, Palomino e Frezatti (2016) argumentam que esse conflito aparentemente pode ocorrer na combinação dos papéis, de forma que um indivíduo pode ser um executivo e ter que agir como supervisor em determinada área e ser subordinado em outra área, sendo que suas funções serão diferentes para cada uma destas posições organizacionais.

(28)

A literatura aponta que várias características podem ser associadas aos papéis e que várias dessas características podem ocasionar situações conflitantes e/ou intensificar os conflitos existentes (BYRNE; PIERCE, 2007). Segundo Fisher (1995), o conflito de função no executivo, pode ser resultado da presença de fatores próprios a uma determinada organização. Parker et al (2002) na mesma perspectiva, afirmam que esse conflito é resultado de expectativas incongruentes dentro e fora do papel.

Nessa perspectiva, para entender a magnitude desse conflito, é preciso entender os fatores que o provocam ou intensificam. Com base na discussão da literatura, esses fatores geralmente estão associados aos níveis de envolvimento e independência. De acordo com Lambert e Sponem (2012) isso pode ser explicado pelo fato de que o papel dos contadores gerenciais é largamente determinado pelo posicionamento de sua função dentro da organização e essa posição geralmente é determinada em níveis de seu envolvimento com os negócios. Assim, espera-se que o efeito do envolvimento no conflito de papéis possa intensificar esse conflito, na medida em que um maior envolvimento, seja atrelado a papéis que tenham mais de uma responsabilidade e essas responsabilidades apareçam em determinado momento de formas contrastantes, ocasionando o conflito, ou intensificando ele.

Como resultado dessa discussão, foi proposto que o envolvimento de papéis influencia na mediação do efeito do conflito de funções, que será analisado pela seguinte hipótese: H1: Os empresários contábeis brasileiros com maior nível de envolvimento reportam maior

nível de conflito de funções.

Discutida a hipótese de que os níveis de envolvimento podem intensificar o conflito de papéis, outro ponto que precisa ser observado é que, uma vez existente, esse conflito de papéis pode criar tensões organizacionais, que provocam no indivíduo uma necessidade de modificação do seu trabalho.

De acordo com a literatura o termo job crafting, ou na sua forma traduzida modificação/adequação ao trabalho, é originalmente definido como uma espécie de pró-atividade na qual os indivíduos moldam o seu trabalho alterando tarefas, relacionamentos e cognições para que esse trabalho melhor satisfaça as suas próprias necessidades (WRZESNIEWSKI; DUTTON, 2001, BAKKER; DEMEROUTI, 2014).

(29)

Evidências empíricas demonstram que essa modificação do trabalho pode ser vista em três dimensões, sendo estas: (1) Modificações de tarefas: relacionadas com alterações do escopo, forma ou quantidade de tarefas realizadas; (2) Modificações cognitivas: relacionadas com a forma que as pessoas veem seus trabalhos e responsabilidades e os significados que dão para eles; e (3) Modificações relacionais, isto é, em como e com quem os indivíduos interagem no trabalho (WRZESNIEWSKI; DUTTON, 2001; CHEN; YEN; TSAI, 2014; WESELER; NIESSEN, 2016; HAKANEN; PEETERS; SCHAUFELI, 2018).

Em geral, a modificação do trabalho é um comportamento proativo que requer adaptação aos desafios e restrições impostas por um trabalho (BERG; WRZESNIEWSKI; DUTTON, 2010). Tais comportamentos podem incluir desde a procura de novas tarefas no trabalho, na tentativa de assumir novas responsabilidades, como também, a redução dessas tarefas e interações, quando se trata de ambientes de trabalho muito exigentes em que a alta demanda não é mais vista como desafios e sim como uma ameaça ao desenvolvimento do trabalho (PETROU; DEMEROUTI; PEETERS; SCHAUFELI; HETLAND, 2012) .

De acordo com Wrzesniewski e Dutton (2001), o acontecimento dessa modificação, surge como consequência de três necessidades individuais. A primeira pela necessidade do empregado de participar da elaboração do seu trabalho e assumir o controle sobre certos aspectos do seu trabalho. A segunda, pela tentativa de dar ao trabalho um sentido mais positivo, motivador e prestigioso. E a terceira, pelo objetivo de cumprimento de uma necessidade humana e de conexão com os outros indivíduos.

Além dessas motivações, segundo Petrou et al (2012), os indivíduos, de maneira geral, podem modificar e/ou adequar seu trabalho a fim de criar condições para que possam trabalhar de forma saudável e estar bem motivado.

Partindo para o contexto do profissional contábil, considerando que atualmente este profissional está inserido em um ambiente organizacional de mudanças e de uma diversidade de papéis que por vezes, aparecem de maneira conflitante, esta quarta motivação pode ser vista como uma solução para minimizar o conflito de funções vivenciado por esses profissionais.

De acordo com Byrne e Pierce (2007) na medida em que este profissional se depara com o dilema do conflito de papéis que afetam as características do seu trabalho e criam tensões organizacionais, estes na tentava de realinhar seu trabalho ao papel atual requerido,

(30)

pode optar por modificações ou adequações, tais como: reconfigurações de tarefas, conteúdo e significado de suas responsabilidades.

Diante desta perspectiva, em vista de analisar se a existência desse conflito pode indicar aspectos de uma maior modificação/adequação no trabalho atual dos profissionais contábeis, foi desenvolvida a seguinte hipótese:

H2: Os empresários contábeis brasileiros com maior nível de conflito de papéis estarão

positivamente associados com um comportamento de job crafting (modificação de trabalho).

2.2.2 O profissional contábil e o seu comprometimento com independência

Evidências recentes sugerem que há uma tendência para que os indivíduos assumam vários papeis e tenham que constantemente equilibrá-los. Esses papéis são marcados por suas diferenças, que podem levar a demandas, obrigações e decisões substancialmente diferentes (MATHIAS; WILLIAM, 2017).

Conforme discute a literatura contábil, os papéis dos contadores estão atualmente convergindo para um período de transição e/ou acúmulo de papéis. (BURNS; BALDVINSDOTTIR, 2007; LAMBERT; SPONEM 2012). Essas evidências apontam para o papel do contador business partner em contrastes com o papel do bean counter.

De acordo com Sikka (2009) com o contexto de trabalho alterado pode-se perceber algumas mudanças em relação a fatores como a independência, conduta ética, compromisso com os clientes e normas profissionais tradicionalmente associados aos contadores.

Nessa perspectiva, as pesquisas sugerem que a figura do contador moderno “business

partner” caracterizado por natureza como um contador altamente envolvido nos negócios

pode ser associada a níveis mais baixos de independência (BURNS; BALDVINSDOTTIR, 2007; LAMBERT; SPONEM 2012; HORTON; WANDERLEY, 2018). Por outro lado, o contador bean counter caracterizado por seu viés tradicional e conservador (SOUZA, 2016) estaria mais preocupado com os aspectos de sua independência.

Corroborando com este entendimento, Gendron, Suddaby e Lam (2006) argumentam que essas mudanças no contexto do trabalho profissional, na verdade, tornaram a profissão contábil mais suscetível a uma lógica de ganho comercial do que a independência e a

(31)

objetividade profissionais. Para os autores, o comprometimento com independência para esses profissionais “modernos” pode ser considerado como uma limitação que precisa ser tratada como um obstáculo à geração de novos negócios.

No entanto, é preciso considerar alguns pontos. Em particular, enquanto os papéis de alto envolvimento parecem comandar níveis mais altos de legitimidade e ter maior acesso aos recursos necessários para influenciar as práticas de toda a organização, podem ao mesmo tempo, colocar esses profissionais em situações conflitantes entre seu envolvimento e sua independência (HORTON; WANDERLEY, 2018).

A esse respeito, Lambert e Sponem (2012) lançam luz para questões importantes: os contadores podem efetivamente usar dois papéis ao mesmo tempo, um exigindo um grau de envolvimento com a administração e o outro um grau de independência do mesmo? Conforme aponta a literatura, essas questões podem representar uma fonte primária de conflito de múltiplos focos na profissão contábil (KEATING; JABLONSKY, 1991), pois as demandas profissionais de independência e neutralidade contradizem o desenvolvimento de expectativas de papéis para o envolvimento dos negócios (HORTON; WANDERLEY, 2018). Conforme explica os autores, reconciliar as discrepâncias que emanam dessas demandas conflitantes de envolvimento e independência representa uma preocupação primordial para contadores administrativos no dia-a-dia.

Com base nesses insights, espera-se que os contadores em funções de parceiros de negócios sejam menos preocupados com o comprometimento com independência tendo em vista seu alto grau de envolvimento. Este impacto negativo pode ser sustentado se analisarmos que esse alto envolvimento pode sugerir relacionamentos interativos (GENDRON et al., 2006) entre os contadores e seus clientes. Ou seja, as interações entre essas partes (contadores e clientes) podem interferir no seu compromisso com a independência.

À luz dessa discussão foi desenvolvida a seguinte hipótese:

H3: Os empresários contábeis brasileiros com maior nível de envolvimento reportam níveis

mais baixos de comprometimento com independência.

2.2.3 Prestígio e satisfação no trabalho do profissional contábil

Considerando o cenário atual em que a posição do profissional contábil foi redefinida, resultando em novos papéis que requerem a expansão de suas atividades e maiores

(32)

envolvimento nos negócios (BURNS; BALDVINSDOTTIR, 2005; BURNS; BALDVINSDOTTIR, 2007), novas perspectivas vêm sendo construídas em relação aos níveis de prestígio e satisfação desses profissionais.

De acordo com Hiller, Mahlendorf e Weber (2014) as evidências apontam que o prestígio do profissional contábil melhorou ao longo do tempo. Segundo os autores várias razões podem ser associadas a essa percepção, sobretudo o que tange as novas mudanças do seu papel, em termos de envolvimento e independência.

Enquanto o papel do contador bean counter pode ser associada a uma imagem mais conservadora, de baixo envolvimento e de pouca procura no cenário atual das organizações, o papel do contador moderno (parceiro de negócios, ou na literatura internacional o business

partner) é tido em alta consideração, como uma posição desejável e com alto índice de

procura no mercado de trabalho (SIEGEL, 2000; MORALES; LAMBERT, 2013; HORTON; WANDERLEY, 2018). Esses fatores, atrelados ao papel do business partner (altamente envolvido nos negócios) remete a uma maior importância e um maior status percebido pelos profissionais, levando consequentemente a uma visão mais prestigiada do seu papel (LAMBERT; SPONEM, 2012).

Com base nisso e buscando testar se o efeito do envolvimento afeta o nível de prestígio dos contadores brasileiros, foi desenvolvida a seguinte hipótese:

H4: Os empresários contábeis brasileiros com maior nível de envolvimento reportam níveis

mais altos de prestígio na profissão.

Conforme discutido e evidenciado pela literatura, o papel orientado para questões estratégicas, indicando maiores níveis de envolvimento do profissional, é associado a uma visão positiva e prestigiada da profissão. Sobre a mesma linha de pensamento teórico, acredita-se que essa maior percepção de prestígio leva a uma maior identificação tanto com a profissão quanto com a organização empregadora (HILLER; MAHLENDORF; WEBER, 2014) com efeito sobretudo, no nível de satisfação desses profissionais.

Evidências empíricas sugerem que o grau de envolvimento do profissional contábil na tomada de decisões está associado a uma menor tensão no trabalho, refletindo em um maior nível de satisfação desse profissional (PARKER; GRIFFIN; SPRIGG; WALL, 2002; LAMBERT; SPONEM, 2012)

(33)

Corroborando com este entendimento, Emsley (2005) argumenta que a satisfação pode estar atrelada a uma recompensa e perspectiva futura do profissional, dessa forma papéis associados a um maior nível de envolvimento podem provocar um maior nível de satisfação. Sobre essa perspectiva, Tarrant (2008) aponta para a importância da liderança, associada a uma posição de destaque, que reflete positivamente no ambiente de trabalho, sobretudo, em maiores níveis de satisfação.

Diante desse contexto, entende-se que a satisfação do profissional contábil pode ser afetada pelo seu nível de envolvimento nos negócios, uma vez que, níveis mais altos de envolvimento podem ser atrelados a maiores níveis de prestígio e admiração pela posição hierárquica de destaque ocupada por esses profissionais. Com base nisso, foi desenvolvida a seguinte hipótese:

H5: Os empresários contábeis brasileiros com maior nível de envolvimento reportam

(34)

3 METODOLOGIA

3.1 ABORDAGEM METODOLÓGICA

O presente estudo adotou uma abordagem quantitativa com a utilização de dados primários, colhidos através da técnica de levantamento ou survey, utilizando como instrumento de coleta a aplicação de questionários. De acordo com a literatura esse tipo de abordagem é caracterizada pela fragmentação e delimitação dos fenômenos em categorias mensuráveis de forma a provocar generalizações a todos os sujeitos ou situações semelhantes (WINTER, 2000; SAUNDERS, 2016).

Segundo Yilmaz (2013) a abordagem quantitativa possibilita ao pesquisador a explicação dos fenômenos de acordo com dados numéricos, analisados por meio de métodos, matemáticaos, especialmente os métodos estatísticos. De maneira geral, esse tipo de abordagem endossa a visão de que os fenômenos psicológicos e sociais têm uma realidade objetiva, isto é, o pesquisador e os fenonemos são vistos como relativamente separados e independentes.

Ao adotar esse tipo de medição objetiva, a pesquisa quantitativa busca maiores precisões sobre os fenomenos em estudo, na tentativa de evitar distorções e tendências sobre a análise, inferência e interpração dos dados (GODOY, 1995). Conforme explica Yilmaz (2013) os métodos adotados na pesquisa quantitativa exigem que o pesquisador utilize um método padronizado pré-construído, ou seja, um instrumento de investigação com categorias de respostas pré-determinadas em que os participantes e suas experiências possam ser encaixados.

Do ponto de vista do instrumento de investigação, de acordo com De Vaus (2013), a escolha ou utilização de questionários ou survey como técnica de investigação da pesquisa, fornece uma abordagem inerentemente quantitativa e positivista na qual tende a considerar os fenomenos como informações factuais e descritivas. Segundo Creswell (2010) a técnica de

survey é considerada uma das técnicas de investigação mais comumente utilizadas. Através

dela é possível medir as respostas de um número de participantes a um conjunto limitado de questões, identificar e avaliar o que pode influenciar os resultados, facilitando uma maior comparação e generalização dos dados (CRESWELL, 2010; YILMAZ, 2013).

Com base nisso, essa pesquisa buscou explorar o contexto organizacional dos empresários contábeis que atuam como sócios em escritórios contábeis no Brasil, delimitado

(35)

ao entendimento de como determinados fatores (envolvimento, conflitos de funções, comprometimento com independência, modificação/adequação do trabalho, satisfação e prestígio) moldam a ação desses profissionais no âmbito do cenário brasileiro.

3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA

A população do estudo foi composta pelos empresários contábeis que atuam como controladores/sócios/proprietários de escritórios de contabilidade no Brasil. Foi mapeado um conjunto de 6.000 empresários, através de três estratégias de captação, sendo estas: (1) coleta de todos os e-mails disponibilizados no cadastro de escritórios contábeis associados à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON). Essa estratégia de considerar todos os escritórios foi possível devido a disponibilidade dos dados desses escritórios no sítio eletrônico (www.fenacon.org.br) da FENACON; (2) busca por controladores/sócios/proprietários de escritórios contábeis através da base de dados do

LinkedIn; e (3) busca por controladores/sócios/proprietários de escritórios, a quem teve acesso

por meio de interação com esses profissionais, cujo telefone e e-mail estavam disponíveis em seus sítios eletrônicos oficiais ou foram disponibilizados por eles.

Desse universo de 6.000 empresários mapeados, foi obtido um retorno de 515 respondentes que correspondeu ao total de respostas obtidas da plataforma Survey Monkey. Destes, foram excluídos os respondentes que não responderam completamente os questionários, em virtude de que estes poderiam provocar resultados distorcidos dentro da amostra. Após essas exclusões, a amostra final ficou composta por 415 respondentes, com questionários validamente respondidos de forma completa.

Para analisar o nível de representatividade da amostra obtida em relação a população mapeada, foram adotados conforme o que dispõe Saunders (2016) dois pressupostos de medidas, sendo estes: (1) o nível de confiança de 95%; e (2) a margem de erro de 5%. De acordo com o autor esses pressupostos representam medidas de segurança e estimativas da população-alvo, adotadas por grande parte das pesquisas realizadas no âmbito das ciências sociais, sobretudo no que tange as pesquisas nas áreas de gestão de negócios.

Adotados esses pressupostos, calculando o tamanho da amostra para a população mapeada de aproximadamente 6.000 empresários, com 95% de nível de confiança e 5% de margem de erro, seria necessário apenas um total de aproximadamente 362 respostas. Desta

(36)

forma, considera-se a amostra do estudo como sendo uma amostra representativa da população de empresários contábeis do Brasil, visto que o número total de 415 respondentes, que compuseram a amostra final do estudo é bastante superior ao nível exigido para os pressupostos de análise estabelecidos e para a população de 6.000 empresários contábeis que foi mapeada para o estudo.

3.3 INSTRUMENTO DE PESQUISA

Para coleta de dados foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário (vide Apêndice A) estruturado em cinco partes (codificadas de “A” a “E”). A construção do questionário obedeceu os seguintes procedimentos: (1) a elaboração de carta de apresentção da pesquisa bem como o termo de confiabilidade que garante o anonimato dos respondentes e o rigoroso tratamento ético dado as respostas coletadas; (2) o fornecimento do e-mail do pesquisador para possíveis contatos ou esclarecimentos; (3) o tempo estimado para responder o questionário de forma que não torne a atividade cansativa para os respondentes; e (4) a observação da literatura discutida que serviu de base para a formulação das perguntas.

Cada parte do questionário (“A” a “D”) abordou um tema específico que faz parte do escopo desse estudo conforme descrito na Tabela 1. Foram utilizadas diferentes tipos de perguntas: paras as partes “A”, “B”, “C” e “D”, as perguntas seguiram a escala de Likert, variando em cinco categorias, com exceção da segunda pergunta da parte “A”, que seguiu o modelo de questão aberta com fator limitante mumérico e somátório a 100%; e para a parte “E” foram feitas perguntas objetivas a respeito dos respondentes (ver Apêndice A).

Tabela 1- Estrutura e base teórica do questionário

TEMA FONTE PARTE (QUESTÕES)

Atividades e Funções

International Federation of Accountants – IFAC Global Survey (2016)

PARTE “A”

Envolvimento Erhart, Mahlendorf, Reimer e Schäffer

(2017).

PARTE “B”

Conflito de função Parker, Griffin, Sprigg e Wall (2002) PARTE “C” (Questão 1)

Prestígio Mael e Ashforth (1992) PARTE “C” (Questão 2)

Comprometimento com Independência Gendron, Suddaby e Lam (2006) PARTE “C” (Questão 3)

Satisfação Tarrant (2008) PARTE “C” (Questão 4)

Job Crafting Bakker e Demerouti (2014) PARTE “D”

Fonte: Elaborado pela autora.

Após analisar as respostas colhidas através dos questionários foram assumidos dois pressupostos: (i) os e-mails foram enviados de forma corretamente, no sentido de clareza das informações, link de acesso do questionário (através da plataforma Survey Monkey); (ii) os

(37)

participantes responderam o questionário de forma honesta e não foram submetidos a qualquer tipo de pressão.

3.4 PROCEDIMENTOS

A pesquisa foi realizada de forma a considerar as cinco etapas descritas por meio da Tabela 2 abaixo.

Tabela 2- Processo de realização da pesquisa

ETAPA DESCRIÇÃO

Leitura e levantamento da literatura tocante à temática do estudo

Construção do questionário a partir da literatura e aperfeiçoamento do construto a partir da aplicação do teste piloto

Aplicação do questionário em sua versão final mediante envio de convite para participação da pesquisa

Tabulação das respostas obtidos

Análise de resultados

Fonte: Elaborado pela autora, adaptado de Saunders (2016).

Na primeira etapa, foi feito o levantamento de todo arcabouço teórico, utilizado como base para a elaboração do questionário e a formulação das hipóteses da pesquisa. À medida que foi feito esse levantamento, foi observado que maior parte da literatura consistia em textos de origem inglesa. Logo, optou-se por fazer a tradução com a revisão de duas pessoas fluentes no idioma, cuja área de conhecimento aproxima-se à área da referente pesquisa, o que facilitou a tradução de termos técnicos.

Feito isso, na segunda etapa foi realizada a construção do questionário observando os seguintes aspectos: (i) a alocação das perguntas; (ii) o tempo de resposta; e (iii) a interface apresentada para os possíveis respondentes. Nesta etapa, foi realizado o teste piloto, no qual o questionário foi remetido a três profissionais: dois pesquisadores e professores da área e um contador, sócio de escritório contábil no Brasil. Através desse teste, foram verificadas a clareza e a compreensibilidade das perguntas, em vista a realizar possíveis melhorias ao questionário. Após a realização desses procedimentos, foram traçadas as estratégias de aplicação do questionário aos potenciais respondentes.

Na terceira etapa, o questionário da pesquisa (versão final) foi disponibilidado de maneira eletrônica através da plataforma Survey Monkey no período de agosto de 2018. Foram eviados e-mails contendo um resumo dos objetivos da pesquisa, o link do Survey

Monkey para acesso ao questionário, bem como os dados de contato do pesquisador e da

(38)

interesse nos empresários contábeis que estavam atualmente exercendo a posição de sócios/controladores/proprietários de escritórios contábeis no Brasil. Descartou-se do público-alvo da pesquisa qualquer profissional que embora já tenha vivenciado e/ou atuado na posição de sócio/controlador/proprietários, não ocupe mais esta posição. Esse descarte justifica-se pelo fato do estudo tratar-se de uma análise transversal que busca analisar a existência de relação das variáveis sob todos os aspectos vivenciados por esses profissionais na prática.

Após colhidas as respostas, foi realizada a quarta etapa que consistiu na tabalução dos dados. Nessa etapa foram realizados primeiramente os precedimentos de exclusão dos questionários com respostas incompletas e formação da amostra do estudo. Feito isso, os procedimentos de tabulação foram realizados a partir da planilha de dados fornecida pela plataforma Survey Monkey, seguidamente da mensuração e formação das variáveis para a aplicação das técnicas estatísticas e análise de resultados.

Por fim, na etapa quatro foi feita a análise de resultados, que possibilitou analisar descritivamente a amostra do estudo, bem como testar as hipóteses e analisar a existência dos efeitos das variáveis e como elas se relacionam.

3.5 CONSIDERAÇÕES E PROCEDIMENTOS ÉTICOS

Buscando atender os requisitos mínimos de carater ético perante a investigações, a pesquisadora assegura que ao longo de toda a pesquisa foram adotados os seguintes procedimentos: (1) o completo anonimato aos dados restritos e confidenciais obtidos através dos participantes da pesquisa; (2) a não identificação dos participantes da pesquisa na base de dados e em qualquer parte do estudo. Os participantes serão reportados na pesquisa de forma que não seja possível sua identificação; e (3) a restrição aos dados coletados, cujo o acesso ficará restrito apenas a pesquisadora e o seu orientador da pesquisa.

Além disso, na aplicação do questionário foi anexado uma folha de informações sobre os propósitos da pesquisa e os procedimentos éticos adotados, de forma a assegurar a confidencialidade do participante e o anonimato dos dados que eles forneceram. Parte desse texto indicou também que a participação do respondente foi inteiramente voluntária e, apenas o participante com efetivo interesse clicaria no link de acesso ao questionário, através da plataforma Survey Monkey.

Referências

Documentos relacionados

A anotação que se faz sobre tais normas é que, da forma como estão sendo elaboradas, privilegiam muito mais a manutenção de um sistema de visitação turística que é elitista e

Um programa de computador (software) foi desenvolvido, para demonstrar a facilidade do uso por pessoas não especializadas em finanças. É necessária apenas, base em informática.

Controle químico da traça do tomateiro Scrobipalpula absoluta (Meyrick, 1917) (Lepidoptera: Gelechiidae) no Submédio São Francisco.. Anais da Sociedade Entomológica do

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs