• Nenhum resultado encontrado

5 METODOLOGIA

5.4 Variável Desfecho

26

As variáveis desfecho foram utilização de medicamento de uso contínuoe acesso aos medicamentos na última vez que precisaram do medicamento. Essas variáveis foram abordadas da seguinte forma:

Utilização de medicamentos de uso contínuo – classifica os invidíduos que

autoreferiram a utilização de medicamentos de uso contínuo (Sim ou Não). A PNAD considerou como medicamentos de uso contínuo, aqueles usados para tratamento de doenças crônico-degenerativas (como, por exemplo, hipertensão arterial e diabetes) ou para tratamento de longa duração (como, por exemplo, para depressão e reposição hormonal), sendo desconsiderados os hormônios para fins contraceptivos (anticoncepcionais) (IBGE, 2010b). A pergunta da PNAD utilizada foi:

Utiliza medicamentos de uso contínuo? ( ) Sim; ( ) Não

A classificação de acesso será construída por meio de duas perguntas da PNAD:

Pergunta 1) “Na última vez que precisou obter o(s) medicamento(s) de uso

contínuo, recebeu gratuitamente”. Categorias de Respostas: Todos; Parte;

Nenhum

Pergunta 2: “Do(s) medicamento(s) de uso contínuo que não recebeu

gratuitamente, comprou”. Categorias de Respostas: Todos; Parte; Nenhum

Dessa forma, tomando como base as combinações de respostas dessas duas perguntas, a variável desfecho apresentará as seguintes categorias:

a) Acesso total gratuitamente – conseguiu de forma gratuita todos os medicamentos de uso contínuo na última vez que precisou

b) Acesso total por compra – conseguiu por meio de compra de todos os medicamentos de uso contínuo na última vez que precisou

c) Acesso total por meio gratuito e compra – conseguiu de forma gratuita parte dos medicamentos de uso contínuo e comprou o restante na última vez que precisou.

d) Acesso parcial ou nenhum acesso – engloba quatro diferentes subgrupos que não obtiveram todos os medicamentos de uso contínuo necessários na última vez que precisaram.São eles os indivíduos que:

i) Adquiram de forma gratuita parte dos medicamentos de uso contínuo na última vez que precisaram, e não compraram o restante;

27

contínuo na última vez que precisaram e compraram parte do restante dos medicamentos.

iii) Não conseguiram nenhum medicamento de uso contínuo de forma

gratuita na última vez que precisaram e compraram parte dos medicamentos necessários;

iv) Não adquiriram nenhum dos medicamentos de uso contínuo ne de forma gratuita, e nem por compra na última vez que precisou.

Para melhor compreensão, o Anexo 1 traz o questionário da PNAD.

5.5 Variáveis de exposição

O modelo conceitual usado no presente estudo foi o modelo de Andersen, 1995. Este modelo foi usado para nortear a escolha das variáveis a serem utilizadas na parte empírica relativa à determinação dos fatores associados.

Tendo em vista as dimensões constituintes do modelo teórico de utilização de serviços de saúde por Andersen algumas variáveis foram adotadas como proxies para os fatores de predisposição, de capacitação e de necessidade, tendo em vista a disponibilidade de dados da PNAD.

Fatores de capacitação:

- Regiões do país e área de localização do domicílio (urbano e rural), como proxy para a proximidade de fontes de distribuição de medicamentos e percepções culturais sobre o medicamento;

- Plano de saúde como proxy para grau de capacidade de uso e acesso a serviços de saúde.

- Realizou consulta médica nos 12 últimos meses como proxy para uso e acesso a serviços de saúde;

- Costuma procurar sempre o mesmo lugar, médico, serviço de saúde quando precisa de atendimento como Proxy para determinar porta de entrada nos sistemas de saúde;

28 • Fatores predisponentes:

- Sexo (Feminino e masculino); - Faixa etária (em anos)

Fatores de necessidade em saúde: - Número de morbidades autorreferidas; - Autopercepção do estado de saúde;

A variável classe socioeconômica foi construída a partir da renda per capita familiar. Como já descrito na introdução deste trabalho, outros métodos têm sido usados para classificar os indivíduos em posições socioeconômicas. Entretanto, a renda aparece como um dos melhores indicadores únicos,(GALOBARDES et al, 2006a) tendo ainda boa aplicabilidade para os países em desenvolvimento. (HOWE

et al, 2012) Além disso, a PNAD inclui renda de todas as possíveia fontes, incluido

também trabalhadores informais. O que poderia causar erro na estimativa de classe socioeconômica nos países em desenvolvimento, onde o número de trabalhadores informais é alto. (HOWE et al, 2012)

O critério Brasil (ABEP, 2013) que tem sido usado em outras pesquisas não é possível através da PNAD, uma vez que essa base não possui todas as variáveis necessárias.

Quando considera-se a renda, no país, há algumas propostas de estimativas de pontos de corte de renda para classificação dos grupos, como é proposto pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (ref?). Entretanto, ainda não é conhecida a validade dessa metodologia para estudos epidemiológicos.

Nesse sentido, devido a inexistência de um padrão para classificação dos grupos socioeconômicos quanto a renda, os pontos de corte para cada grupo foram escolhidos de maneira a categorizar três grupos de renda que sejam distintos com proporções estabelecidas. Sendo assim, foram definidos como:

- Classe Alta: Grupo formados pelos 10% com maior renda;

- Classe Média: Grupo formado pelos 40% com renda intermediária; - Classe Baixa: Grupo formado pelos 50% mais pobres.

29

Para algumas análises nesse estudo serão consideradas também as

morbidades referidas na PNAD, sendo avaliadas as 12 morbidades autorrefiridas ou classificadas em quatro grupos da seguinte maneira:

i) Autorreferiu diabetes, mas não autorreferiu hipertensão; ii) Autorreferiu hipertensão, mas não autorreferiu diabetes; iii) Autorreferiu diabetes e hipertensão;

iv) Não autorreferiu nem diabetes e nem hipertensão.

Documentos relacionados