• Nenhum resultado encontrado

‘ S‘ => o princípio analisado se aplica de forma satisfatória

‘SR’ => o princípio analisado se aplica, porém com algumas ressalvas ‘N’ => o princípio analisado não se aplica de forma satisfatória

Quadro 4.23 – Quadro comparativo da aplicabilidade dos critérios sugeridos por Bastien e Scapin

Critérios Ergonômicos de Bastien & Scapin Ambientes Virtuais de Ensino Virtus Teleduc

Condução Presteza N S

Feedback informativo N S

Legibilidade SR S

Agrupamento/

Distinção de itens

Por Localização SR S

Por Formato S S

Carga de trabalho Brevidade Concisão SR S

Ações mínimas N SR

Densidade Informacional N N

Controle explícito

Ações explícitas dos usuários N N

Controle do usuário N S

Adaptabilidade Flexibilidade N S

Experiência de uso N SR Gestão de erros

Proteção contra erros N SR

Qualidade das mensagens de erros N S

Correção de erros N S

Consistência N SR

Significação dos códigos N N

Compatibilidade N N

Quadro 4.24 – Quadro comparativo da aplicabilidade dos critérios sugeridos por Nielsen

Princípios Heurísticos de Nielsen Ambientes Virtuais de Ensino

Virtus Teleduc

Visibilidade do Status do Sistema N SR

Compatibilidade entre sistema e mundo real N N

Controle do Usuário e Liberdade N SR

Consistência e Padrões N SR

Prevenção de Erro N SR

Ênfase no Reconhecimento N SR

Flexibilidade e Eficiência no Uso N N

Estética e Projeto Minimalistas N N

Auxílio ao Reconhecimento, Diagnóstico e Recuperação de Erros

N SR

Help e Documentação SR S

Quadro 4.25 – Quadro comparativo da aplicabilidade dos critérios sugeridos por Shneiderman

Regras de Ouro de Shneiderman Ambientes Virtuais de Ensino

Virtus Teleduc

Consistência SR SR

Habilitação de atalhos para usuários freqüentes N N

Feedback informativo N SR

Diálogos com encerramento evidente SR SR

Prevenção e tratamento simplificados de erros N SR

Fácil reversão das ações N SR

Suporte ao controle por parte do usuário N N

Redução da carga da memória de curto termo SR SR

A seguir (seção 4.4), serão apresentadas as considerações finais do capítulo 4.

5 . Q u e st i o n á r i o s

A técnica de Questionários facilita a busca por subsídios para coleta de informações acerca das facilidades, dificuldades e necessidades dos usuários de Ambientes Virtuais de Ensino.

A utilização deste método de coleta de dados no presente trabalho tem como meta geral identificar requisitos que auxiliem na construção de um conjunto de boas práticas de usabilidade em AVE, conforme mostra a figura abaixo (Figura 5.1):

Figura 5.1 – Passo a passo da aplicação dos Questionários

O presente capítulo foi dividido em oito partes: elaboração (seção 5.1), escolha dos participantes (seção 5.2), o primeiro contato (seção 5.3), percentual de questionários respondidos (seção 5.4), distribuição dos participantes (seção 5.5), perfil dos participantes (seção 5.6), resultados (seção 5.7) e conclusões (seção 5.8).

A seção 5.7 , por sua vez, se subdivide em resultados do Virtus (sub-seção 5.7.1) e resultados do Teleduc (sub-seção 5.7.2).

5.1. Elaboração

Segundo Gomes (2004), construir um questionário consiste em traduzir os objetivos da pesquisa em questões específicas. As respostas a estas questões fornecem os dados requeridos para esclarecer o problema da pesquisa.

Este conselho procurou ser seguido durante o processo de elaboração do questionário. Com isso, a maioria das questões presentes no mesmo tentaram primar por avaliar aspectos referentes à usabilidade dos AVE competidores.

Para Preece et al. (2005), a construção de um questionário envolve o estudo de vários pontos que devem ser considerados: a) conteúdo das questões, pois estas podem referir-se ao que as pessoas sabem (fatos), ao que pensam, esperam, sentem ou que fazem (comportamento); b) escolha das questões; c) formulação das questões; d) número das questões; e) ordem das questões e f) um cuidado especial com a apresentação (instruções para preenchimento e uma introdução com a relevância e anonimato da pesquisa e importância do preenchimento das respostas).

Os cuidados mencionados acima também procuraram ser seguidos.

No final, o questionário elaborado (disponível no Apêndice A) contém treze perguntas, sendo cinco subjetivas, cinco objetivas, e quatro mistas, i.e, objetiva e subjetiva ao mesmo tempo. Do total, cinco perguntas estão relacionadas com o perfil do usuário (idade, formação, experiência computacional, experiência com o ambiente), e oito têm a ver com a análise da usabilidade do ambiente.

A seção seguinte (5.2) apresenta como ocorreu o processo de seleção dos usuários participantes.

5.2. A escolha dos participantes

Nas home-pages de algumas instituições brasileiras que trabalham na modalidade a distância são divulgados os cursos on-line oferecidos e os respectivos endereços eletrônicos de seus usuários.

Desta forma, através de pesquisas realizadas nas páginas dos AVE selecionados, e-mails dos usuários em potencial para a coleta de dados puderam ser adquiridos.

Com uma lista de e-mails em mãos, o próximo passo foi contactar os eventuais participantes.

5.3. O primeiro contato

O primeiro contato com os potenciais participantes ocorreu, via e-mail, através de uma breve apresentação da pesquisa e a solicitação da participação do usuário perguntando se poderia ser enviado um questionário. Desta forma, estava sendo estabelecido o contato inicial com os entrevistados, descrevendo a seriedade da pesquisa e criando uma atmosfera cordial com fornecimento de objetivos da entrevista e esclarecimento do anonimato.

5.4. Percentual de questionários respondidos

Uma vez obtido o consentimento do usuário, foi encaminhado o questionário e a partir de suas respostas foram coletados os resultados.

A tabela 5.1, exibida a seguir, mostra quantos e-mails foram enviados para cada ambiente virtual em estudo (101, no total), quantos usuários consentiram com a pesquisa, permitindo que o questionário fosse enviado (42, ao todo) e quantos questionários foram efetivamente respondidos (32, o que corresponde a 31,68% dos e-mails enviados e a 76,19% das solicitações para envio do questionário).

Tabela 5.1 - Distribuição dos instrumentos de coleta por ambientes virtuais

Ambiente Virtual

Instrumento E-mails

enviados Solicitação de envio do questionário

Questionários respondidos

Virtus 46 17 12

Teleduc 55 25 20

Segundo Preece et al. (2005), 40% de retorno é geralmente aceitável para muitas pesquisas, mas taxas muito menores são comuns.

De início, acreditou-se que os 31,68% de retorno não teriam uma representatividade aceitável, entretanto, pode-se dizer que está dentro da média.

5.5. Distribuição dos participantes

A distribuição dos 32 participantes da pesquisa segundo os ambientes que utilizam pode ser visualizada em detalhes no quadro 5.1. Os participantes são separados em dois grupos de acordo com o ambiente que utilizam. A ordem dos números que compõem a nomenclatura adotada para os participantes foi definida pela ordem de chegada dos questionários.

Quadro 5.1 – Distribuição dos participantes dos ambientes

Grupos

Ambientes Teleduc Virtus

Grupo 1

01,02,03,05,06, 07,10,11,12,13, 17,20,21,22,23, 24,25,30,31,32.

Grupo 2 04,08,09,14,

15,16,18,19, 26,27,28,29.

Na seção 5.6, mostrada a seguir, são expostas as características dos usuários que responderam ao questionário.

5.6. Perfil dos participantes

Dos 32 participantes, apenas 6% não possuem nível superior e mais de 90%

utilizam computador e internet a mais de quatro anos.

No quesito faixa etária, 31,25% relataram ter entre 20 e 30 anos. Apesar do bom índice, esta faixa não ocupa a maioria, que por sua vez é ocupada pelos usuários que já ultrapassaram 30 anos, atingindo um percentual de quase 60%. No final da fila, com discretos 9,38%, aparecem os usuários com idade inferior aos 20 anos.

Com relação ao tempo de experiência do usuário com o ambiente virtual, 50%

relataram utilizar o ambiente há menos de um ano, 31,25% há mais de dois anos e 15,63% entre um ano e dois.

5.7. Resultados

Nesta seção, serão apresentados os resultados obtidos após a análise das respostas dos questionários.

Na sub-seção 5.7.1 são apresentados os resultados coletados com base nas respostas dos usuários do Virtus. A sub-seção 5.7.2, por sua vez, mostra os resultados derivados da coleta no Teleduc.

91,66% dos usuários do Virtus que participaram da pesquisa relataram não ter recebido qualquer tipo de treinamento para utilização do ambiente. 83,33%, por sua vez, apontaram a indicação de professores como sendo o principal motivo para o início do uso do ambiente. Os trechos abaixo apóiam estas observações:

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 08

Não, nunca fui treinada e uso por pedido dos professores da faculdade.

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 16

Comecei a usá-lo quando entrei no mestrado, não fui treinada, fiz o acesso pelo endereço do site e comecei na base da “tentativa e erro”, autodidata, sem nenhum auxilio seja presencial ou não.

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 18

A utilização foi indicada por um professor para a disciplina, não tivemos suporte.

Dificuldade de acesso ao ambiente foi o problema mais citado pelos participantes. Uma vez que metade deles respondeu ter algum tipo de dificuldade para acessar o ambiente, sobretudo, por ele estar constantemente fora do ar. Os relatos abaixo reforçam esta constatação:

Para finalizar, de acordo com sua experiência enquanto usuário do ambiente, quais seriam os principais aspectos positivos do ambiente, no tocante a facilidade de uso, e também quais seriam seus principais pontos negativos

PARTICIPANTE 04

O único ponto negativo é que, às vezes, o sistema fica indisponível. E para piorar, o usuário não é informado quanto à previsibilidade de o sistema voltar a funcionar.

Além das citadas acima, você encontrou alguma outra dificuldade durante a utilização deste ambiente? Caso a resposta seja positiva, favor citá-la(s). os

PARTICIPANTE 09

Quando o sistema está funcionando bem é uma beleza, mas isso é raro.

Além das citadas acima, você encontrou alguma outra dificuldade durante a utilização deste ambiente? Caso a resposta seja positiva, favor citá-la(s). os

PARTICIPANTE 26

O problema maior é que o sistema sempre está fora do ar.

Além das citadas acima, você encontrou alguma outra dificuldade durante a utilização deste ambiente? Caso a resposta seja positiva, favor citá-la(s). os

PARTICIPANTE 27

Os alunos não conseguiam acessar o Virtus.

O problema de acesso mencionado acima se mostrou bastante grave, podendo provocar no usuário angústia, desapontamento e insatisfação. A soma destes sentimentos, em situações extremas, pode inclusive levar o usuário a deixar de utilizar o sistema, conforme atestam os trechos a seguir:

Além das citadas acima, você encontrou alguma outra dificuldade durante a utilização deste ambiente? Caso a resposta seja positiva, favor citá-la(s). os

PARTICIPANTE 19

Já tentei criar uma sala para algumas disciplinas e os alunos reclamaram a dificuldade de acessar o site, sempre estava com problemas técnicos de acesso. Foi em 2007.1, passei a trabalhar os grupos do yahoo13, por solicitação dos alunos.

Você consegue gerenciar o ambiente com facilidade? Caso a resposta seja negativa, quais foram as principais dificuldades que você encontrou, durante a utilização do ambiente?

PARTICIPANTE 27

Minha dificuldade maior foi com a reclamação de vários alunos, logo no início do semestre, de que não conseguiam completar o acesso, isso inviabilizou a utilização das salas do Virtus.

13 Yahoo grupos é uma lista de discussão, isto é, um mecanismo de formação de grupos de e-mails eletrônicos, num sistema misto de fóruns e auto-envio de e-mails, criado e mantido pela empresa estadunidense Yahoo! [Yahoo, 2007]

A respeito da utilização das ferramentas disponibilizadas pelo ambiente, 41,66%

relataram ter algum tipo de dificuldade no manuseio das mesmas. O chat e o mural foram os mais citados, conforme ilustram os trechos abaixo:

Você interage com as ferramentas (bate-papo, mural, etc.) disponibilizadas pelo sistema com facilidade? Caso a resposta seja negativa, que ferramentas disponíveis no ambiente apresentaram um maior grau de dificuldade durante seu uso

PARTICIPANTE 08 O bate papo é inviável.

Você interage com as ferramentas (bate-papo, mural, etc.) disponibilizadas pelo sistema com facilidade? Caso a resposta seja negativa, que ferramentas disponíveis no ambiente apresentaram um maior grau de dificuldade durante seu uso

PARTICIPANTE 15

Precisa melhorar muito para ser um bom sistema de comunicação.

Você interage com as ferramentas (bate-papo, mural, etc.) disponibilizadas pelo sistema com facilidade? Caso a resposta seja negativa, que ferramentas disponíveis no ambiente apresentaram um maior grau de dificuldade durante seu uso

PARTICIPANTE 26

Tive dificuldades com o mural de recados, acho que deveria ser mais acessível, principalmente para quem entra pela primeira vez.

A central de documentos também foi alvo de reclamações, especialmente, a área de upload de arquivos. O fragmento abaixo confirma esta nota:

Você interage com as ferramentas (bate-papo, mural, etc.) disponibilizadas pelo sistema com facilidade? Caso a resposta seja negativa, que ferramentas disponíveis no ambiente apresentaram um maior grau de dificuldade durante seu uso

PARTICIPANTE 16

Tive problema com o tamanho dos arquivos, muitas vezes o sistema não conseguia anexar os arquivos, o sistema alterava a diagramação dos arquivos.

Por outro lado, a central de documentos também foi apontada de forma positiva, conforme observação presente no final desta sub-seção.

No quesito facilidade de movimentação, 25% relataram ter algum tipo de dificuldade ao navegar pelo ambiente. Os seguintes trechos abaixo corroboram com estes números:

Você consegue se movimentar (avançar, voltar, sair) pelas telas do sistema com facilidade? (Caso deseje, você pode justificar sua resposta)

PARTICIPANTE 14

Eu particularmente tenho certa dificuldade de acessar os menus do site.

Você consegue se movimentar (avançar, voltar, sair) pelas telas do sistema com facilidade? (Caso deseje, você pode justificar sua resposta)

PARTICIPANTE 18

Acho o sistema muito amarrado, muito pouco flexível.

41,66%, por sua vez, apontaram ter dificuldade para encontrar as informações necessárias.

Por outro lado, entre os aspectos positivos citados, destaque para a central de documentos, que foi enaltecida pelo fato de permitir que qualquer usuário do ambiente possa disponibilizar arquivos. O trecho seguinte aponta este elogio:

Para finalizar, de acordo com sua experiência enquanto usuário do ambiente, quais seriam os principais aspectos positivos do ambiente, no tocante a facilidade de uso, e também quais seriam seus principais pontos negativos

PARTICIPANTE 28

O aspecto positivo, é que não apenas o professor, mas os alunos, também podem disponibilizar textos referentes a uma determinada disciplina, bem como anexar os trabalhos de conclusão da disciplina, facilitando o intercâmbio de informações.

Entre os aspectos negativos, mais uma vez o problema de acesso foi bastante citado, conforme atesta o fragmento abaixo:

Para finalizar, de acordo com sua experiência enquanto usuário do ambiente, quais seriam os principais aspectos positivos do ambiente, no tocante a facilidade de uso, e também quais seriam seus principais pontos negativos

PARTICIPANTE 14

Desconhecimento, dificuldade de estabelecer acesso (pelo menos naquela ocasião).

Outro ponto que chamou a atenção foi a simplicidade da interface do Virtus, segundo um dos participantes, uma simplicidade excessiva.

A seguir, o trecho que relata esta observação:

Para finalizar, de acordo com sua experiência enquanto usuário do ambiente, quais seriam os principais aspectos positivos do ambiente, no tocante a facilidade de uso, e também quais seriam seus principais pontos negativos

PARTICIPANTE 29

O ambiente é de fácil utilização, mas para isto tem de abrir mão de uma aparência mais atraente. A simplicidade excessiva acaba desestimulando o usuário a visitá-lo além de sua necessidade.

A sub-seção seguinte (sub-seção 5.7.2), por sua vez, apresenta os resultados coletados com base nas respostas dos usuários do Teleduc.

Comecei a utilizar este ambiente virtual por vontade de aprender, pela necessidade de atualização, profissional e por falta de tempo de freqüentar os cursos presenciais. Não obtive treinamento algum, usei a lógica.

Enquanto 30% relataram outros motivos. Conforme mostram os fragmentos abaixo:

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 12 Simplesmente usando.

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 22

Através de uma pesquisa na faculdade.

Os 35% restantes apontaram ter iniciado por indicação de professores que faziam uso do Teleduc em suas disciplinas e/ou cursos. Conforme ilustram os trechos abaixo:

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 11

Em virtude da disciplina de economia solidária disponibilizar textos via Teleduc.

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 17

Comecei a utilizá-lo no curso de pós-graduação Arte Educação e Tecnologias Contemporâneas ofertado pelo Instituto de Artes da UNB, por sugestão do professor.

.

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 25

Iniciei com as aulas de extensão Universitária da UNICAMP, no curso de Autogestão no Brasil.

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 30

Comecei a usar esse ambiente quando estudava na UERGS e fiz alguns cursos no ambiente.

Alguns participantes relataram que sempre que possível buscavam ajuda com usuários mais experientes. Os trechos abaixo exemplificam isso:

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 06

Não tive treinamento, mas quando necessário tive o auxílio de um colega que estudou na Unicamp e conhecia bem o ambiente.

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 31

Para um ou outro detalhe, solicitava ajuda a colegas mais experientes.

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 20

Precisei da orientação de uma amiga da computação para saber como utilizá-lo.

Por outro lado, alguns participantes disseram que o uso foi intuitivo e por isso não precisaram recorrer a ninguém ou a qualquer manual. Os fragmentos abaixo evidenciam isso:

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 10

Não fui treinada não, mesmo porque é fácil o manuseio deste ambiente.

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 21

Não tive nenhum suporte e não utilizei nenhum manual. Já estou familiarizado com a

“linguagem” da internet.

Outros, entretanto, relataram ter seguido as instruções do próprio ambiente, conforme atestam os relatos abaixo:

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 07

Comecei a usar seguindo as instruções no próprio ambiente.

Exponha (se possível, com detalhes) como você começou a utilizar este ambiente virtual, revelando se você foi treinado, se usou algum manual e se teve algum suporte técnico

PARTICIPANTE 13

Não precisei usar manual, aprendi conforme as instruções do ambiente.

A respeito da utilização das ferramentas disponibilizadas pelo ambiente, 40%

relataram ter algum tipo de dificuldade no manuseio das mesmas. Os trechos abaixo exemplificam este número:

Você interage com as ferramentas (bate-papo, mural, etc.) disponibilizadas pelo sistema com facilidade? Caso a resposta seja negativa, que ferramentas disponíveis no ambiente apresentaram um maior grau de dificuldade durante seu uso

PARTICIPANTE 01

Tive dificuldades para manipular as ferramentas, eu precisava colocar um convite de evento para os colegas, mas não sabia como proceder, falta o “manual de instruções”.

Você interage com as ferramentas (bate-papo, mural, etc.) disponibilizadas pelo sistema com facilidade? Caso a resposta seja negativa, que ferramentas disponíveis no ambiente apresentaram um maior grau de dificuldade durante seu uso

PARTICIPANTE 17

Enfrentei problemas para acompanhar o fórum de discussão.

Você interage com as ferramentas (bate-papo, mural, etc.) disponibilizadas pelo sistema com facilidade? Caso a resposta seja negativa, que ferramentas disponíveis no ambiente apresentaram um maior grau de dificuldade durante seu uso

PARTICIPANTE 20

Não utilizei outras ferramentas além dos fóruns de discussão, e achei desorganizados, além do quê não é fácil acompanhar a dinâmica do curso.

A problemática de acesso aos documentos do sistema também foi relatada, conforme mostra o trecho abaixo:

Além das citadas acima, você encontrou alguma outra dificuldade durante a utilização deste ambiente? Caso a resposta seja positiva, favor citá-la(s). os

PARTICIPANTE 31

Tive dificuldade em compartilhar e ler artigos postados por outros.

Assim como problemas com esquecimento de senha, conforme atesta o fragmento abaixo:

Além das citadas acima, você encontrou alguma outra dificuldade durante a utilização deste ambiente? Caso a resposta seja positiva, favor citá-la(s). os

PARTICIPANTE 12

Sim. Sempre tenho que solicitar nova senha para utilização.

Houve ainda quem reclamasse do tempo em que as páginas do ambiente levam para serem abertas, conforme aponta o trecho abaixo:

Além das citadas acima, você encontrou alguma outra dificuldade durante a utilização deste ambiente? Caso a resposta seja positiva, favor citá-la(s). os

PARTICIPANTE 02

A única dificuldade que possuo é o tempo que leva para abrir as páginas.

No quesito facilidade de movimentação, 80% relataram não ter dificuldade ao navegar pelo ambiente. Os trechos a seguir apóiam este número:

Você consegue se movimentar (avançar, voltar, sair) pelas telas do sistema com facilidade? (Caso deseje, você pode justificar sua resposta)

PARTICIPANTE 05

O ambiente permite fácil navegabilidade. As informações são claras e, aparentemente, precisas.

Você consegue se movimentar (avançar, voltar, sair) pelas telas do sistema com facilidade? (Caso deseje, você pode justificar sua resposta)

PARTICIPANTE 22

A facilidade de uso é muito boa, a ambiente é bastante acessível.

26,31%, por sua vez, apontaram ter dificuldade para encontrar as informações necessárias.

No aspecto de gerência do ambiente, alguns problemas foram apontados, conforme exemplificam os trechos abaixo:

Você consegue gerenciar o ambiente com facilidade? Caso a resposta seja negativa, quais foram as principais dificuldades que você encontrou, durante a utilização do ambiente?

PARTICIPANTE 03

Enfrentei problemas para gerenciar o ambiente, pois em algumas vezes, fora da universidade tive dificuldade de acesso.

Você consegue gerenciar o ambiente com facilidade? Caso a resposta seja negativa, quais foram as principais dificuldades que você encontrou, durante a utilização do ambiente?

PARTICIPANTE 06

Não, não sabia desvendar as ferramentas, faltou um cursinho básico, pois possivelmente conseguiria aproveitar mais o ambiente

A disponibilização de material é um dos pontos positivos do ambiente que foram citados pelos participantes, conforme pode ser notado nos trechos abaixo:

Para finalizar, de acordo com sua experiência enquanto usuário do ambiente, quais seriam os principais aspectos positivos do ambiente, no tocante a facilidade de uso, e também quais seriam seus principais pontos negativos

PARTICIPANTE 25

O principal aspecto positivo é a divulgação do material (livros digitalizados e artigos dos próprios aluno).

Para finalizar, de acordo com sua experiência enquanto usuário do ambiente, quais