• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

4.1 ORGANIZAÇÃO DOS CONSTRUTOS

4.1.6 Visão do Construto CO – Contexto Organizacional

A visão do construto CO mostra duas categorias com abordagem negativa (Categoria P- ou Categoria CONFLITOS (-) e Categoria Q- ou Categoria COMPLEXIDADE (-)) e três categorias

com abordagem positiva (Categoria R+ ou Categoria COMPLEXIDADE (+), Categoria S+ ou

Categoria GESTÃO (+) e Categoria T+ ou Categoria QUALIDADE (+)). Nesse construto CO foram resgatadas cinco categorias.

Tabela 19 - Construto CO: Categoria P- ou Categoria CONFLITOS (-)

Palavra/termo Quantidade Síntese das pontuações colocadas pelos entrevistados

Gestão 1

A complexidade do contexto organizacional, no qual está inserido o HJV, além de heterogêneo e vínculos profissionais diversificados dos atores, provoca a criação de dificultadores para a execução de uma gestão efetiva da organização.

Integração 1 A falta de gestão comprometida dificulta a integração entre

setores e processos de negócios. Conflitos 1

Ambas as situações acima, criam um ambiente gerador de conflitos que compromete o andamento de rotinas, regras e processos de uma forma geral, podendo comprometer também o desempenho da organização.

Falta de espaço físico 1

O HJV possui um espaço físico extremamente reduzido pela ausência de salas de reunião, além do compartilhamento de salas entre várias pessoas, reduzindo substancialmente a privacidade e a capacidade de concentração.

TOTAL 4

Tabela 20 – Construto CO: Categoria Q- ou Categoria COMPLEXIDADE (-)

Palavra/termo Quantidade Síntese das pontuações colocadas pelos entrevistados

Complexidade 8

A complexidade do contexto organizacional no qual o HJV está inserido, considerando o mercado de saúde baiano e brasileiro, além de sua estrutura de vínculos profissionais diversificados, gera um ambiente organizacional repleto de incertezas e de difícil planejamento.

Heterogeneidade 5

A heterogeneidade desse contexto organizacional também tem efeito negativo ao se analisar a diversidade de hospitais públicos e privados e seus relacionamentos com órgãos do governo e entidades de classe, tais como os órgãos fiscalizadores e os conselhos profissionais.

Estrutura funcional 3

A complexidade e a heterogeneidade do HJV contribuem para a existência de uma estrutura funcional contendo vínculos através da CLT ou via parcerias em determinados setores, a exemplo da Emergência, Grupo de Anestesiologistas e Unidade de Tratamento Intensivo. O estabelecimento de metas, normas e padrões da organização, considerando esse tipo de estrutura funcional, pode ficar comprometido, influenciando de forma negativa a sua gestão.

Dinamismo 3

O dinamismo do segmento hospitalar e do segmento de saúde, com suas constantes mudanças de regras e diretrizes, pode comprometer de forma negativa o funcionamento do HJV, no que tange à gestão, além de poder comprometer as suas operações rotineiras e seu projetos inovadores.

Pioneirismo 2

O pioneirismo assume a sua face negativa quando a organização corre riscos não totalmente calculados, sob um planejamento quase inexistente. O setor hospitalar apresenta essa característica em alguns de seus setores como investimento em novos serviços (cirurgias, exames de imagens etc.).

Acessibilidade 2 Alguns atores inseridos no contexto organizacional são de difícil acesso, como órgãos reguladores, conselhos profissionais e a própria indústria.

Competitividade 1

A competitividade, sob a ótica negativa, também pode gerar situações de conflito, criando dificuldade para gerir os processos e atividades rotineiras, assim como, toda a execução das estratégias empresariais.

Imprevisibilidade 1

A imprevisibilidade do contexto organizacional, suas mudanças legais, novas tendências, novos produtos e serviços também são fatores que podem apresentar uma carga negativa na condução dos negócios.

TOTAL 25

Tabela 21 – Construto CO: Categoria R+ ou Categoria COMPLEXIDADE (+)

Palavra/termo Quantidade Síntese das pontuações colocadas pelos entrevistados

Complexidade 10

A complexidade do contexto organizacional pode ser geradora de uma série de oportunidades empresariais, principalmente, para uma organização possuidora de um nível de excelência na Acreditação Hospitalar, como é o caso do HJV. O nível de maturidade de gestão e de processos é de tal ordem que transforma um cenário de aspectos complexos para um cenário de oportunidades. Um dos recentes projetos de informatização voltados ao acolhimento de pacientes na unidade de Emergência, para momentos de elevada demanda, reflete a complexidade do contexto organizacional (demandas incontroláveis) gerando oportunidades (melhor priorização e acolhimento de pacientes).

Pioneirismo 5

O pioneirismo do HJV (ANEXO A), em várias situações, cria uma história de sucesso para muitos de seus passos empresariais relatados na sua história.

Heterogeneidade 4 A heterogeneidade de formações acadêmicas e vínculos profissionais são geradores de ambientes multidisciplinares saudáveis e também de conhecimentos socializáveis.

Dinamismo 2

O dinamismo do contexto organizacional reflete na gestão e na mobilização de pessoas, processos e projetos que possam garantir a sobrevivência da organização e promover o seu crescimento.

Acessibilidade 2

O contexto organizacional é acessível em razão da conquista do Nível 3 da Acreditação Hospitalar, título que facilitou o acesso do HJV a uma série de instituições do segmento, a exemplo do meio acadêmico, convênios etc.

Competitividade 1

A existência da competitividade gera um clima de motivação para o cumprimento de metas oriundas das estratégias empresariais e para a execução de projetos inovadores.

TOTAL 24

Tabela 22 – Construto CO: Categoria S+ ou Categoria GESTÃO (+)

Palavra/termo Quantidade Síntese das pontuações colocadas pelos entrevistados

Gestão 4 A gestão do HJV é eficaz e o coloca numa posição de destaque no mercado externo e nas ações tomadas no âmbito interno. Estrutura funcional 3 A estrutura funcional, apesar de diversificada, demonstra funcionar bem, com experiência para conduzir os negócios seja

no âmbito interno quanto no externo. Liderança 3

Dentro da estrutura funcional existe focos claros de liderança que refletem a boa condução dos negócios dentro de cada setor de atuação.

Integração 2 A gestão bem conduzida, numa estrutura funcional eficaz e com liderança bem sedimentada, torna fértil as possibilidades de uma efetiva integração entre pessoas, processos e setores. Confiança 2

Os aspectos citados anteriormente de forma positiva, possibilitam o estabelecimento de uma relação de confiança na organização.

TOTAL 14

Fonte: Elaboração própria (2008)

Tabela 23 – Construto CO: Categoria T+ ou Categoria QUALIDADE (+)

Palavra/termo Quantidade Síntese das pontuações colocadas pelos entrevistados

Qualidade 15

A qualidade é vista dentro do contexto organizacional como algo já completamente estabelecido, em elevado nível de maturidade, e que coloca o HJV em situação de destaque tanto interna como externamente.

Visão sistêmica 5 Com esse elevado de nível de qualidade permeando os processos da organização como um todo, a visão sistêmica torna-se fluida e presente.

Inovação 3

Novas idéias e métodos de trabalho são criados constantemente dentro de uma visão sistêmica, considerando a existência de um elevado e comprovado padrão de qualidade dentro da organização.

TOTAL 23

Fonte: Elaboração própria (2008)

Nesse construto CO foram resgatadas cinco categorias (duas negativas e três positivas). A seguir, um aprofundamento da análise dos resultados com novas dimensões a serem visualizadas.