• Nenhum resultado encontrado

3. LEAGUE OF LEGENDS

4.2.2. YouTube: LoL eSports

Lançado em 2005, o YouTube é considerado um dos mais populares sites de streaming do mundo. Ao longo do tempo, a plataforma se tornou importante para a divulgação de informações multimídia. Uma grande contribuição para o seu sucesso vem da experiência social de usuário para usuário que a diferencia dos transmissores de conteúdo tradicionais. Em 2006, apenas um ano após o lançamento, a empresa foi comprada pelo Google por 1,65 milhões de dólares (DICKEY, 2013; WATTENHOFER; WATTENHOFER; ZHU, 2012).

Um grande marco na história do YouTube aconteceu em 2011, quando a plataforma passou a disponibilizar a opção de live-streaming. Entre as transmissões ao vivo, a primeira a fazer grande sucesso foi a dos jogos Olímpicos de 2012, onde o usuário podia assistir a qualquer evento, através de diferentes dispositivos (computador, celular ou tablet).

Em 2014, a plataforma lançou a ferramenta chamada Fan Funding, que possibilitava aos espectadores doarem uma quantia em dinheiro para os produtores de conteúdo, conhecidos como YouTubers, de sua preferência. Basta clicar no ícone no canto superior esquerdo de um vídeo, interagir com o botão de “Suporte” no

canal de um usuário ou acessar a funcionalidade através do aplicativo Android do YouTube (KHAW, 2014). Três anos depois essa ferramenta foi substituída pelo Superchat, um chat ao vivo, onde os espectadores podem pagar para ter seus comentários em destaque por um determinado tempo. Com isso os fãs ainda têm a possibilidade de prestar suporte financeiro aos YouTubers, e também ganham destaque e visibilidade frente aos outros espectadores (GARUN, 2017).

Em 2015, observando o sucesso dos vídeos focados em jogos, com mais de 7,3 bilhões de visualizações somando os vídeos dos 100 maiores canais dedicados ao assunto, o YouTube lançou o YouTube Gaming. A nova plataforma está plenamente integrada com a tradicional, assim seus usuários não precisam fazer um novo canal. Os mesmos vídeos disponíveis no YouTubeGaming estão online no YouTube, mas com um layout diferenciado, enquanto na plataforma tradicional (Figura 3 (a)) o foco está no vídeo em si, seguido dos vídeos relacionados e, abaixo das informações básicas, dos espaços para comentários, onde os usuários podem manifestar as suas opiniões.

No YouTube Gaming os comentários ganham maior destaque, ficando disponíveis em uma aba ao lado dos vídeos similares, com o intuito de favorecer as conversas durante as transmissões (Figura 3 (b)). Assim como na versão tradicional, esta versão especial também possui aplicativo móvel com a função de Superchat. A única ressalva, em ambos layouts, é a ausência da opção nos dispositivos com sistema operacional iOS. Ambos também possibilitam a criação de listas, que agrupam vídeos em determinadas sequências, normalmente de acordo com o seu conteúdo. Essas podem ser construídas pelos criadores de conteúdo ou pelos consumidores do mesmo.

(a) YouTube Tradicional (b) YouTube Gaming Figura 3: YouTube Tradicional vs YouTube Gaming

A plataforma ainda disponibiliza integração com mais sete recursos focados exclusivamente no streaming de jogos. O primeiro é o Nightbot, um bot de automatização de chat, disponível também para Twitch, que permite aos produtores de conteúdo a automatização do chat durante a transmissão ao vivo com moderação e outros recursos. O XSplit Broadcaster & Gamecaster permite que os produtores transmitam e registrem os melhores momentos do jogo de forma fácil, basta clicar em um botão. O Gameshow consiste em um aplicativo focado exclusivamente na transmissão e gravação de jogos, permitindo aos jogadores fazerem edições básicas de vídeo e câmera ao vivo, sem necessitar de um grande conhecimento técnico para isso.

Além deles, o Infiniscene permite a transmissão ao vivo diretamente do navegador. O Discord, um dos aplicativos de chat por voz e texto mais populares entre os gamers, está disponível também com acesso a servidores privados de voz e texto. As possibilidades de assinatura podem ser gerenciadas pelo GameWisp, importante para engajar o público e rentabilizar o canal. Por fim, o Streamlabs oferece diversas ferramentas para produtores de conteúdo conversarem com os espectadores através de pop-ups e notificações ao vivo, além de possibilitar o recebimento de doações com múltiplas opções de pagamento e com diferentes tipos de gerenciamento (GOOGLE, 2017).

No caso específico do canal LoL eSports gerenciado pela desenvolvedora oficial, Riot Games dedicado aos jogos internacionais, ainda existem canais exclusivamente dedicados aos campeonatos locais, onde a empresa possui liga oficial, entre eles o Brasil. Esses canais secundários também mostram os jogos do campeonato mundial, porém, enquanto o canal central mostra os vídeos com comentários e narração em inglês, os outros utilizam o idioma local. Todos seguem mais ou menos a mesma diagramação, onde os vídeos de cada campeonato são postados e depois separados em listas que tentam seguir a lógica das competições. Por exemplo, lista das partidas das semifinais do campeonato 2017, lista das partidas finais do campeonato 2017, entre outras. O canal principal possui cerca 6 milhões de visualizações e mostra uma competição entre funcionários da Riot Games e Doom Bots80.

Vale ressaltar que existem ainda outros canais oficiais da desenvolvedora no YouTube, como o League of Legends e o Riot Games, esses não têm a função de transmitir as competições. O primeiro se dedica a vídeos explicativos e promocionais do jogo, tem em torno de 8,5 milhões de inscritos e em seu vídeo mais popular tem cerca de 116 milhões de visualizações. O vídeo em questão é o clipe animado da música tema do campeonato mundial de 2014, Warrior, composta pela Riot Games e gravada pela banda Imagine Dragons. Já o segundo canal citado apresenta vídeos institucionais da empresa e tem em torno 147 mil inscritos. O vídeo mais assistido desse canal é o Will Draw For Riot Points: A Celebration of RP Art, com quase 2 milhões de visualizações, a gravação apresenta um vídeo promocional celebrando desenhos enviados por fãs em troca de Riot Points.

Em canais de streaming de esporte eletrônico, tornou-se comum a Riot Games utilizar recursos de computação gráfica para inserir informações na transmissão. Esses gráficos vão desde tabelas com a pontuação dos jogos que estão ocorrendo, inserção de um troféu gigante entre as equipes, hologramas dos jogadores até, mais recentemente, o Dragão Ancião (personagem do jogo) invadindo o estádio durante a cerimônia de abertura das finais do World Chapionship 2017 na China. O personagem surgiu durante performance da banda Against The Current da música tema do evento, Legends Never Die, o Dragão voou estádio a dentro, “pousando” em diversas partes da construção, parando no centro do palco onde parecia interagir com os músicos e dançarinos, para finalmente ir embora também voando (VIZRT, 2017; LOL ESPORTS, 2017). Esses artifícios são igualmente utilizados em outros tipos de transmissão como a da Twitch ou da televisão tradicional, como será visto adiante.

Documentos relacionados