• Nenhum resultado encontrado

Os "combatentes da paz": a participação dos comunistas brasileiros na Campanha Pela Proibição das Armas Atômicas (1950).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Os "combatentes da paz": a participação dos comunistas brasileiros na Campanha Pela Proibição das Armas Atômicas (1950)."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

a participação dos comunistas brasileiros na

Campanha Pela Proibição das Armas Atômicas (1950)

“Com bat ants for peace” –

the par tic i pa tion of Bra zil ian com mu nists in the

Cam paign for the Ban ning of Atomic Weap ons (1950)

Jayme Ribeiro

No iní cio da dé ca da de 1950, mi li tan tes co mu nis tas de vá ri as par tes do mun do, do Bra sil in clu si ve, lan ça ramse numa cam pa nha com um ob je ti vo: sal -va guar dar a paz mun di al. É bem pro vá vel que isso ca u se al gu ma es tra nhe za ao le i tor destas pá gi nas. No Bra sil, o Par ti do Co mu nis ta (PCB), não se pode es que -cer, fora cri a do em mar ço de 1922 com o ob je ti vo de fa zer a re vo lu ção. Des de a sua fun da ção, for mulou uma sé rie de po lí ti cas – em pe río dos que acre di ta va serem mais opor tu nos para suas ações re vo lu ci o ná ri as – vol ta das para a to ma da

Jayme Lúcio Fernandes Ribeiro é doutor em história so cial e pro fes sor da UERJ e da Universidade Gama Filho (jaymelucio@uol.com.br).

Artigo recebido em 30 de junho e aprovado para publicação em 19 de setembro de 2008.

Nota do autor: Este artigo é parte de minha dissertação de mestrado apresentada à Universidade Fed eral

Fluminense (UFF).

(2)

do po der por di ver sas vias, in clu in do a das ar mas. O ob je ti vo dos fun da do res do PCB era cla ro: con quis tar o po der po lí ti co por in ter mé dio do pro le ta ri a do e trans for mar a so ci e da de ca pi ta lis ta em co mu nis ta (Pe re i ra, 1980). No en tan to, a par tir do fim da Se gun da Gu er ra Mun di al e, so bre tu do, do iní cio da Gu er ra Fria, os co mu nis tas bra si le i ros pas sa ram a de sen vol ver di ver sas cam pa nhas em fa vor da paz, ar ti cu lan do sua po lí ti ca re vo lu ci o ná ria – luta ar ma da para a der ru ba da do go ver no – a uma po lí ti ca de luta pela paz no âm bi to in ter na ci o nal.

O ob je ti vo des te ar ti go é re cons ti tu ir a Cam pa nha pela Pro i bi ção das Armas Atô mi cas ado ta da pelo PCB no iní cio da dé ca da de 1950 e mos trar como os co mu nis tas bra si le i ros a de sen vol ve ram. Atra vés de ima gens, cren ças e idéi as, ten ta-se apre sen tar os prin ci pa is fa to res que sus ten ta ram tal cam pa nha. O ar ti go pre o cu pa-se tam bém em mos trar que, a par tir do pós-guer ra, a União So vié ti ca pro cu rou ve i cu lar no ima gi ná rio so ci al a ima gem de um país aman te da paz e de -fen sor dos po vos.

Os co mu nis tas e o Mo vi men to pela Paz

A par tir de 1947, ano em que se ini ci ou a Gu er ra Fria, a União So vié ti ca, sob a li de ran ça de Stalin, lançou aos par ti dos co mu nis tas de todo o mun do uma nova “linha geral” (Cla u din, 1970). A nova ori en ta ção con sis tia em for mar uma am pla fren te an ti a me ri ca na e im por aos Esta dos Uni dos um ar ran jo mun di al sa tis fa tó rio aos in te res ses so vié ti cos, que lhes per mi tis se avan çar nas pes qui sas nu -cle a res, ob ter o con tro le da cor ri da ar ma men tis ta e bar rar o de sen vol vi mento nor te-ame ri ca no nes se cam po.

O mo vi men to or ga ni za do que ob te ve ma i or des ta que den tro da nova “li nha ge ral” foi o Mo vi men to pela Paz, tam bém cha ma do Luta pela Paz. O movi men to co me çou em 1948, quan do se re a lizaram na Po lô nia, em agos to, o Con gres so Mun di al dos Inte lec tu a is pela Paz, e na Fran ça, em no vem bro, o Con gres so Na ci o nal dos Com ba ten tes da Paz. No vos pas sos fo ram da dos nos anos se -guin tes: em 1949 re a li zou-se o I Con gres so Mun di al da Paz, em Pa ris e Pra ga, e em mar ço de 1950 o co mi tê do Con gres so Mun di al dos Par ti dá ri os da Paz, re u ni do em Esto col mo, na Su é cia, lan çou o Ape lo de Esto col mo, dan do iní cio à Cam -pa nha pela Pro i bi ção das Armas Atô mi cas. O ob je ti vo era co le tar as si na tu ras em di ver sos pa í ses para se rem en vi a das à ONU, ma ni fes tan do a po si ção de mi lhões de pes so as a fa vor da paz mun di al.

(3)

com dis po si ti vos nu cle a res, em uma de mons tra ção de for ça, quan do da pos se do pre si den te uru gua io em fe ve re i ro de 1947, o lan ça men to da Dou tri na Tru man e do Pla no Mars hall na que le mes mo ano, a cri se de Ber lim (ju nho de 1948 – maio de 1949), a con clu são da Orga ni za ção do Tra ta do do Atlân ti co Nor te (Otan) em abril de 1949, o co mu ni ca do da agên cia de in for ma ção Tass, em 25 de se tem bro de 1949, con fir man do a ex plo são de uma bom ba atô mi ca so vié ti ca em abril da que le ano e re ve lan do que a União So vié ti ca pos su ía a bom ba des de 1947, e fi nal -men te o iní cio da Gu er ra da Co réia, em ju nho de 1950.

Nes se con tex to, em no vem bro de 1949, na re u nião do Ko min form, a “luta pela paz” foi de fi ni da como ta re fa cen tral do mo vi men to co mu nis ta, à qual de ve ri am su bor di nar-se to das as ou tras ta re fas e ob je ti vos. Acre di ta va-se en tão numa pos sí vel “ação di re ta” do im pe ri a lis mo nor te-ame ri ca no con tra a União So vié ti ca. Se gun do os lí de res do Ko min form, os so vié ti cos en fren ta vam uma gra ve ame a ça di an te da es ca la da ar ma men tis ta dos Esta dos Uni dos, e es pe ci al men te di an te de seus ar se na is atô mi cos. O ob je ti vo pri o ri tá rio dos re vo lu ci o ná ri os co mu nis tas, por tan to, era con quis tar uma paz “só li da e du ra dou ra” em de -tri men to de no vas re vo lu ções so ci a lis tas. De acor do com Stalin,

o atu al mo vi men to pela paz se pro põe a mo bi li zar as mas sas po pu la res na luta pela con ser va ção da paz, por con ju rar uma nova guer ra mun di al. Por con se guin te, não ten de a der ru bar o ca pi ta lis -mo e a ins ta u rar o so ci a lis -mo: se li mi ta a fins de -mo crá ti cos de luta pela ma nu ten ção da paz (Cla u din, 1970: 528).

Ao re a li zar sua ter ce i ra ses são ple ná ria em mar ço de 1950, o co mi tê do Con gres so Mun di al dos Par ti dá ri os da Paz pre ten dia fa zer um ba lan ço das lu tas pela paz que se de sen vol ve ram e se in ten si fi ca ram nos pri me i ros me ses do ano, e tro car ex pe riên ci as para pros se gui-las de modo mais ele va do, com a fi na li da de de con ju rar as ame a ças de guer ra que en tão se agra vavam. O co mi tê ado tou im por tan tes re so lu ções para a luta dos par ti dá ri os da paz em todo o mun do, que fo -ram trans cri tas no Bra sil pelo jor nal Voz Ope rá ria (1/4/1950, p. 4):

1) Cha ma mos to dos os ho mens de boa von ta de para um novo Con gres so Mun di al da Paz, a re a li zar-se na Itá lia no 4o tri mes tre de 1950.

(4)

se pre o cu pam e de se jam sin ce ra men te o res ta be le ci men to das re la ções pa cí fi cas en tre as na ções.

3) Sub me te mos a to dos, como pon to para um acor do, a pro i bi ção da arma atô mi ca e a con de na ção de qual quer go ver no que, em pri me i ro lu gar, dela fi zer uso.

Ain da se gun do a Voz Ope rá ria, na oca sião o co mi tê lan çou tam bém um ape lo as si na do por seu pre si den te, o ci en tis ta fran cês Fréde ric Jo li ot-Cu rie, nos se guin tes ter mos:

Exi gi mos a pro i bi ção ab so lu ta da arma atô mi ca, arma de ter ror e ex ter mí nio em mas sa de po pu la ções.

Exi gi mos ao mes mo tem po o es ta be le ci men to de um ri go ro so con tro le in ter na ci o nal que as se gu re a apli ca ção da me di da de in -ter di ção.

Con si de ra mos que o go ver no que pri me i ro uti li zar a arma atô mi ca, não im por ta con tra que país, terá co me ti do um cri me con tra a hu ma ni da de e de ve rá ser con si de ra do cri mi no so de guer ra.

Pe di mos a to dos os ho mens de boa von ta de que as si -nem este ape lo.

O Ape lo de Esto col mo, como fi cou co nhe ci do, lan ça do em 15 de mar ço de 1950, mo bi li zou co mu nis tas de todo o mun do, que se en ga ja ram com dis ci pli -na e gran de de ter mi -na ção -na Cam pa nha pela Pro i bi ção das Armas Atô mi cas. Aque les que par ti ci pa vam ati va men te da cam pa nha co lhen do as si na tu ras em có pi as do apelo, em sua ma i o ria mi li tan tes co mu nis tas, eram cha ma dos de “com -ba ten tes da paz”.

(5)

nha não anu la va a ou tra, pois, para ga ran tir uma paz só li da e du ra dou ra, o pri me i -ro pas so era p-ro i bir a uti li za ção das ar mas atô mi cas em qua is quer guer ras.

Aten den do ao Ape lo de Esto col mo, cada país ti nha uma cota de as si na -tu ras que de ve ria co le tar para en vi ar ao II Con gres so Mun di al da Paz. No Bra sil, os mi li tan tes co mu nis tas, sob a ori en ta ção do PCB, de ve ri am co lher qua tro mi lhões de as si na tu ras. A cam pa nha co me çou em mar ço de 1950 e de ve ria se en cer -rar em 30 de se tem bro, data de en tre ga das co tas de to dos os pa í ses par ti ci pan tes do con gres so.

Ima gens do apo ca lip se

Ini ci a da a cam pa nha, diver sos “co mi tês pela paz” fo ram cri a dos em ci da des, ba ir ros e em pre sas bra si le i ras. Em sua ma i o ria eram cons ti tu í dos por co -mu nis tas e sim pa ti zan tes, que eram ori en ta dos so bre a po lí ti ca “pa ci fis ta” da União So vié ti ca. Os co mu nis tas de di ca dos à cam pa nha fa zi am co mí ci os, or ga ni za vam co mi tês, for ma vam “co man dos”. A ta re fa cen tral era a co le ta de as si na tu -ras. Os mi li tan tes de ve ri am de di car-se ao má xi mo para que a cota fi xa da fos se atin gi da. O su ces so da cam pa nha, re la ta va a im pren sa co mu nis ta, não re si dia, po rém, sim ples men te na co le ta de as si na tu ras, e sim num bem ma i or e mais glo ri o so. A paz no mun do e a sal va ção da hu ma ni da de se ri am as ver da de i ras con quis tas dos “com ba ten tes da paz”. Des sa ma ne i ra a im pren sa co mu nis ta in cen ti -va -va seus le i to res e, prin ci pal men te, os mi li tan tes, na bus ca de as si na tu ras. Os jor na is co mu nis tas re la ta vam tam bém a ade são, sem pre cres cen te, de pes so as que as sinavam o Apelo de Esto col mo.

As mu lhe res eram in cen ti va das a par ti ci par, a se or ga ni zar em as so ci a -ções, a re a li zar pa les tras, co mí ci os-re lâm pa go etc. Acre di ta vam os co mu nis tas que a par ti ci pa ção fe mi ni na era in dis pen sá vel. Ha via re pro du ções do Ape lo de Esto col mo im pres sas nos jor na is para que os le i to res pu des sem re cor tar e pe dir a as si na tu ra de pa ren tes, ami gos ou co le gas de tra ba lho. Um des ses mo de los era des ti na do es pe ci al men te às mu lhe res:

Você,

que não quer que seu fi lho mor ra na guer ra que não quer per der seu no i vo

(6)

as si ne e man de para nos sa Re da ção este ape lo em fa vor da de fe sa da Paz en tre os po vos:

Exi gi mos a pro i bi ção ab so lu ta da arma atô mi ca, arma exe crá vel e de ex ter mí nio em mas sa de po pu la ções.

Exi gi mos o es ta be le ci men to de um con tro le in ter na ci o -nal para as se gu rar a apli ca ção des ta me di da.

Con si de ra mos que o go ver no que uti li zar con tra qual quer ou tro país a arma atô mi ca co me te rá um cri me con tra a hu ma ni da -de e será tra ta do como cri mi no so -de guer ra.

(ass.)... Tire có pi as des ta im por tan te re so lu ção do Co mi tê Mun di al dos Par ti dá ri os da Paz e com ela con si ga o ma i or nú me ro pos -sí vel de as si na tu ras, en vi an do-nos em se gui da. (Voz Ope rá ria, 1/4/1950, p. 4)

Já mais adi an te, em seu Ma ni fes to de Agos to, Luiz Car los Pres tes tam -bém fa ria um ape lo es pe ci al às mu lhe res. Acre di tan do em sua for ça e co ra gem, di ria:

Mu lhe res do Bra sil! Sois as pri me i ras e as ma i o res ví -ti mas da guer ra e do ter ror fas cis ta. Ope rá ri as e cam po ne sas, do nas de casa, mães e es po sas. Sois vós que pri me i ro sen tis as agru ras pro du zi das pela fome em vos sos la res. Com vos sa tra di ci o nal co ra gem e de ci -são im pe di o cri me de mais uma guer ra im pe ri a lis ta! (Voz Ope rá ria, 5/8/1950, p. 1, 2 e 4)

É in te res san te no tar a ma ne i ra como os co mu nis tas, atra vés da im pren -sa, for mu la vam seus “ape los”. Eis ou tro exem plo:

Você é con tra este crime?

Uma úni ca bom ba atô mi ca jo ga da so bre a ci da de ja po ne sa de Hi ros hi ma ma tou 200 mil pes so as – ho mens, mu lhe res e cri an -ças, in dis cri mi na da men te – numa po pu la ção de 400 mil ha bi tan tes.

(7)

Não! Você, se é um ser hu ma no, não de se ja que se re pi ta este cri me con tra qual quer ci da de ou po pu la ção.

Então, re cor te e as si ne este ape lo dos Par ti dá ri os da Paz, ou tire có pias dele e faça seus ami gos e com pa nhe i ros de tra ba lho as si -ná-las e de po is re me ta-as à nos sa re da ção – Av. Rio Bran co, 257, sala 1711, Rio, D F – que as en ca mi nha re mos à Orga ni za ção Bra si le i ra de De fe sa da Paz.(Voz Ope rá ria, 24/4/1950)

Com isso, os “com ba ten tes da paz” fo ram con se guin do um nú me ro cada vez ma i or de as si na tu ras logo nos pri me i ros me ses da cam pa nha. Alguns da dos di vul ga dos pela im pren sa co mu nis ta de mons tra vam o su ces so al can ça do. Em uma re por ta gem, liase que “to dos os ope rá ri os de uma fá bri ca exi gi am a pro i bi -ção da bom ba atô mi ca” (Voz Ope rá ria, 10/6/1950). O exem plo vi nha de San to André, em São Pa u lo, onde os ope rá ri os da in dús tria me ta lúr gi ca Ni zan ha vi am as si nado o Ape lo de Esto col mo. Con ti nuava o jor nal, di zen do que “os ope rá ri os des sa fá bri ca, una ni me men te, sem ne nhu ma ex ce ção, as si na ram o ape lo em que mi lhões de ho mens, mu lhe res, jo vens e cri an ças do mun do in te i ro es tão exi gin -do a pro i bi ção da arma atô mi ca, arma ter ro ris ta de des tru i ção de vi das hu ma nas, de eli mi na ção de po pu la ções pa cí fi cas”.

(8)

lões de co le ta. Con vém des ta car que, quan do os ape los eram en vi a dos para ins ti tu i ções po lí ti cas, ob ti nhamse ver da de i ras as si na tu ras. Assim, não se ria in cor re -to su por que o nú me ro de as si na tu ras di vul ga do pela im pren sa co mu nis ta pudes se es tar send o in fla ci o na do, no in tu i to de fa zer com que a mi li tân cia re do -bras se seus es for ços para atin gir a cota fi xa da.

De pos se de da dos ci en tí fi cos, re la tos da im pren sa na ci o nal e in ter na ci o nal, de po i men tos de so bre vi ven tes, os mi li tan tes co mu nis tas, atra vés de co man -dos, co mí ci os-re lâm pa go, pa les tras, pan fle tos que quo ti di a na men te dis tri bu íam pe las ruas das ci da des e, so bre tu do, atra vés de sua im pren sa, pro cu ra vam aler tar e es cla re cer as pes so as so bre o que era a bom ba atô mi ca e qua is se ri am as con se -qüên ci as de uma guer ra nu cle ar. Em um pan fle to in ti tu la do “Já pen sou bem o que sig ni fi ca uma guer ra atô mi ca? Então me di te no se guin te”,2 pro cu ra vam es cla re cer o po der de des tru i ção da bom ba atô mi ca, com pa ran do as ci da des ja po ne sas por ela atin gi das no fi nal da Se gun da Gu er ra com ci da des bra si le i ras. Se -gun do o pan fle to, “uma só bom ba atô mi ca, a que foi lan ça da so bre a ci da de de Hi ros hi ma no Ja pão ma tou 80 mil pes so as (nú me ro equi va len te a toda a po pu la -ção de Maceió, capital de Alagoas) e estropiou mais de 200 mil pessoas (número equivalente a toda a população de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais).”

Os pan fle tos eram bas tan te sim ples e di dá ti cos, com pos tos, em gran de par te, de per gun tas e res pos tas. O ob je ti vo era ex pli car de ma ne i ra di re ta os enor -mes da nos ca u sa dos pela bom ba atô mi ca e suas ra di a ções, e pro vo car im pac to nos le i to res. Além de re ve lar os efe i tos des tru i do res das bom bas atô mi cas jo ga -das em Hi ros hi ma e Na ga sa ki, os pan fle tos tam bém des cre vi am seus ter rí ve is efe i tos so bre ci da des, fá bri cas ou pra ças bra si le i ras, caso hou ves se uma guer ra atô mi ca e fos sem lan ça das bom bas so bre es ses lu ga res. Num deles, ques ti o na -va-se em le tras gar ra fa is o que acon te ce ria se fos se jo ga da uma bom ba atô mi ca so bre uma in dús tria. Ime di a ta men te após, vi nha a res posta:

Se uma bom ba atô mi ca cair so bre a fá bri ca Go od ye ar, tudo que es ti ver a 200 me tros des se pon to será ar ra sa do e dis sol vi do pelo ca lor. A des tru i ção será maciça até 1.600 me tros des se mes mo pon to; e até 4.800 me tros de dis tân cia do pon to onde cair a bom ba pro du zir-se-á um tal aque ci men to que se re gis tra rão in cên di os em mas sa; além dis so, os efe i tos da radia ção ou ma ta rão ime di a ta men te as pes so as que es ti -ve rem nes sa área ou atin gi rão os cen tros vi ta is de uma gran de ma i o ria, vin do a ca u sar-lhe a mor te mais tar de.3

(9)

ha via, na que le mo men to, “pro du ção e vida se ria o re i no da des tru i ção e da mor -te”.

Na ver da de, o que fa zi am os co mu nis tas, em suas com pa ra ções de Hiro-shi ma e Na ga sa ki com ci da des bra si le i ras, era mos trar que, numa nova guer ra mun di al, as prin ci pa is ví ti mas se ri am as “po pu la ções pa cí fi cas” das gran des ci -da des. Os ob je ti vos dos pro vo ca do res de um novo con fli to in ter na ci o nal – ou seja, os Esta dos Uni dos e seus ali a dos – eram, a seu ver, cla ros: “eli mi nar vi das hu ma nas.” Me re ce des taque o fato de que os jor na is da gran de im pren sa não ex pli ca vam o que eram a bom ba atô mi ca e seus efe i tos. Os co mu nis tas, nes se sen ti -do, da vam um im por tante es cla re ci men to à po pu la ção so bre uma arma que, a par tir do fi nal da Se gun da Guerra Mundial, mudaria o rumo das relações internacionais e poria o mundo em constante alerta.

Por ou tro lado, ain da em mar ço de 1950, O Jor nal, ór gão dos Diá ri os Asso ci a dos de Assis Cha te a u bri and, apre sen tou uma man che te alar man te: “Impos sí vel a de fe sa da Eu ro pa” (O Jor nal, 17/3/1950, p. 6). No ar ti go que se se guia, o expri me i romi nis tro bri tâ ni co Wins ton Chur chill ad ver tia para o “pe ri -go cres cen te de uma agres são rus sa” e con cla ma va uma ação de ci di da do -go ver no in glês para im pe dir os hor ro res de uma nova con fla gra ção in ter na ci o nal. O di ri -gen te con ser va dor di zia no Par la men to que, sem a aju da efe ti va da Ale ma nha Oci den tal, não se po de ria de fen der com êxi to a Eu ro pa Oci den tal de uma pos sí -vel in va são rus sa. Suas de cla ra ções ca u saram po lê mi ca no ce ná rio in ter na ci o nal, já que es ta va fa lan do de uma Ale ma nha que ha via pos to o mun do em uma guer ra ca tas tró fi ca e dis pen di o sa para o povo eu ro peu. Con tu do, para Chur chill, o te -mor de uma in va são da União So vié ti ca era ma i or que o do re ar ma men to ale mão, e as sim como ele mu i tos apos ta vam nes sa idéia. Em ou tras pa la vras, o medo de uma in va são so vié ti ca, jun to com seus pa í ses “sa té li tes”, po vo a va o ima gi ná rio da que les que pre ten di am man ter re la ções po lí ti co-eco nô mi cas com os Esta dos Uni dos ou es ta vam sob sua área de in fluên cia. Vale lem brar que o cres ci men to dos par ti dos co mu nis tas em todo o mun do e suas vi tó ri as nas ele i ções par la men -ta res em di ver sos pa í ses con tri bu íam em gran de me di da para a con fir ma ção e a re pro du ção da que le ima gi ná rio. Segundo Churchill,

(10)

seus sa té li tes ame a çam o povo ale mão como uma nu vem omi no sa e os ali a dos não po dem dar-lhe pro te ção. (Ibidem)

Sem pre com um tom alar man te, o expri me i romi nis tro bri tâ ni co en fa -ti zava o avan ço co mu nis ta pelo mun do e a pos si bi li da de real de uma ter ce i ra guer ra mun di al de sen ca de a da pela União So vié ti ca. Se ne nhu ma ação prá ti ca fos se de ci di da a cur to pra zo, se ne nhum acor do de paz fos se efi caz men te re a li za -do, ou se a Ale ma nha Oci den tal não fos se logo re mi li ta ri za da, o mun do in te i ro re vi ve ria os reveses de uma guer ra mun di al nu cle ar. A esse res pe i to Chur chill pre ve nia: “nes te ter re no da bom ba atô mi ca a nos sa si tu a ção pi o rou des de a ter -mi na ção da guer ra, isto por que os rus sos ob ti ve ram o se gre do da bom ba atô -mi ca e, diz-se, co me ça ram sua pro du ção” (Ibidem).

Ao ler os ar ti gos pu bli ca dos na im pren sa co mu nis ta, nos pan fle tos dis -tri bu í dos nas ruas e nos bo le tins in ter nos do par ti do des ti na dos à ori en ta ção da mi li tân cia, podese se per ce ber que os di ri gen tes so vié ti cos pro cu ra vam apre sen tar a União So vié ti ca como a ver da de i ra de fen so ra da paz. Des de o fi nal da Se gun da Gu er ra Mun di al, os so vié ti cos pre o cu pa vamse com a se gu ran ça do mun do, e prin ci pal men te em de fen der as po pu la ções pa cí fi cas, como era dito in sis -ten te men te em sua im pren sa. As na ções do mun do in te i ro não es ta ri am se gu ras se não hou ves se uma pro pos ta ca bal e de fi ni ti va de con tro le da ener gia atô mi ca. Os Esta dos Uni dos, pos su i do res de bom bas atô mi cas, não estariam dis pos tos a pa rar nem mes mo a re du zir sua pro du ção. Des sa for ma, a par tir do pós-guer ra, e so bre tu do no de cor rer da pri me i ra dé ca da da Gu er ra Fria, os co mu nis tas pas sa -ram a apre sen tar-se como ba lu ar tes da paz, cri an do com isso todo um ima gi ná rio de “ver da de i ros de fen so res da paz mun di al”. Nes se sen ti do, a par tir de 1947, a União So vié ti ca vi a bi li zou a cons tru ção de um novo mito, o do pa ci fis mo so vié -ti co, cri an do um conjunto de símbolos, crenças e imagens acerca de um país envolvido cabalmente na preservação da paz.

(11)

-mum (Bacz ko, 1985). Ra oul Gi rar det afir ma que é ao lon go das li nhas de mais for te ten são so ci al que se de sen vol vem os mi tos, prin ci pal men te os po lí ti cos. Se -gun do o au tor, “é nos ‘pe río dos crí ti cos’ que os mi tos po lí ti cos afir mam-se com mais ni ti dez, im põem-se com mais in ten si da de, exer cem com mais vi o lên cia seu po der de atra ção” (Girar det, 1987:180).

Os mi tos ten si o nam e, ao mes mo tem po, atra em. Assim, tor nase pos sí -vel per ce ber a ade são de um nú me ro cada vez ma i or de pes so as que co lo ca ram suas as si na tu ras no Ape lo de Esto col mo. A bom ba atô mi ca e seus efe i tos de vas ta -do res po vo a vam o ima gi ná rio -dos mi li tan tes co mu nis tas e in for ma vam acer ca da re a li da de que es ta va por vir. Num mo men to de gra ve ten são in ter na ci o nal, em que as duas su per po tên ci as en fren ta vam-se e hos ti li za vam-se mu tu a men te, a Gu er ra da Co réia sim bo li za va, no ima gi ná rio co mu nis ta, o iní cio de con fron tos mun di a is que le va ri am ao fim da hu ma ni da de. Des sa ma ne i ra, exis tin do a pos si -bi li da de cada vez mais pre men te de um con fli to mun di al nu cle ar, os co mu nis tas de ve ri am ca na li zar suas energias em prol de uma necessidade comum e de um bem maior para todos: a coleta de assinaturas para o Apelo de Estocolmo.

O re do brar de es for ços

Ao ler os ar ti gos di vul ga dos na im pren sa co mu nis ta – e até mes mo os ci -ta dos ao lon go deste tra ba lho – a im pres são que se tem é que a Cam pa nha pela Pro i bi ção das Armas Atô mi cas no Bra sil foi des de o iní cio um ver da de i ro su ces so. Tudo in di ca va que os mi li tan tes em pou co tem po al can çariam ou mes mo ul tra pas sa ri am a cota de as si na tu ras cuja co le ta de ve ria se en cer rar em 30 de se tem -bro. Fo to gra fi as de per so na li da des na ci o na is e in ter na ci o na is eram des ta ca das pe los jor na is co mu nis tas no ato de as si na tu ra do Ape lo de Esto col mo; ex pe riên ci as dos le i to res eram di vul ga das com fre qüên cia; Câ ma ras Mu ni ci pa is con de na vam a arma atô mi ca; re li gi o sos apo i a vam o mo vi men to em fa vor da paz; tra ba lha do res de di ver sos se to res da eco no mia e de di fe ren tes ca ma das so ci a is ade -ri am à cam pa nha atra vés de suas or ga ni za ções sin di ca is, as so ci a ções etc. Notícias so bre a co le ta de as si na tu ras no mun do in te i ro tam bém eram cons tan te men -te re la ta das, a fim de de mons trar o cres cen -te de sen vol vi men to da cam pa nha e cor ro bo rar as ex pec ta ti vas dos mi li tan tes bra si le i ros. A Voz Ope rá ria ti nha mes mo uma se ção de di ca da às no tí ci as internacionais da “Campanha pela In te rdi -ção das Bombas Atômicas”, intitulada “A campanha de assinaturas”.

(12)

tra zia ainda uma pe que na ta be la, mos tran do os re sul ta dos em ou tras ci da des da Ale ma nha. Em Dus sel dorf, em 1º de maio, ha vi am sido re co lhi das 38 mil as si na -tu ras; em Colônia, 30.600; em Essem, 28.000; em Nu rem berg, 38.000 e em Munique, 22.000. Na Ro mê nia e na Bul gá ria, até a pri me i ra quin ze na de maio, ha vi am sido co le ta das 19 mi lhões de as si na tu ras con tra a bom ba atô mi ca. Ain da na Ro mê nia, des ta ca va o jornal,

exis tem 237.000 vo lun tá ri os re co lhen do as si na tu ras para o Ape lo de Esto col mo em fa vor da pro i bi ção da bom ba atô mi ca. São ope rá ri os, cam po ne ses, es tu dan tes, sa cer do tes, sol da dos e jor na lis tas. Des sa ta re fa par ti ci pam ho mens e mu lhe res, ra pa zes e mo ças, que vão às fá bri cas, às re par ti ções, aos es cri tó ri os co mer ci a is, de casa em casa. (Ibidem)

É pos sí vel no tar que a cam pa nha não ape nas an ga ri a va mi lha res de as si na tu ras, como con quis ta va no vos “com ba ten tes da paz”. A cren ça na vi tó ria mo -via a mi li tân cia, for ne cen do-lhe o âni mo ne ces sá rio para a bus ca in can sá vel de mais ade sões. Assim como o mito da ine vi ta bi li da de da re vo lu ção que le va ria o mun do do ca pi ta lis mo ao so ci a lis mo, o mito do pa ci fis mo so vié ti co di re ci o na va os co mu nis tas no ca mi nho da vi tó ria da paz. De acor do com Reis Fi lho (1989: 108), “as or ga ni za ções co mu nis tas bra si le i ras cul ti va ri am com de di ca ção o mito da re vo lu ção ine vi tá vel”. Sendo a re vo lu ção um des ti no, era de se es pe rar uma vi -são sem pre oti mis ta. Era “uma lei na tu ral”. Sob es sas cir cuns tân ci as, afir ma o au tor, para os co mu nis tas, “em mo men tos cru ci a is, sem pre pre va le ce a con fi an ça na vi tó ria”.

Mo ti va dos por essa es pe ran ça, ou mes mo cer te za, mu i tos mi li tan tes se de di ca vam cada vez mais às suas ta re fas. Esfor ços so li tá ri os eram re ve la dos no de cor rer da cam pa nha, a fim de con ven cer o le i tor a tor nar-se um “com ba ten te da paz” e con se guir as si na tu ras jun to aos co le gas de tra ba lho, ami gos, pa ren tes etc. Os exem plos in di vi du a is mos tra vam aos mi li tan tes co mu nis tas que as bar -reiras de ve ri am ser su pe ra das. A ta re fa de co le tar as si na tu ras para o Ape lo de Esto col mo era seu de ver prin ci pal, não de ven do ou tras ques tões in ter fe rir em seu cur so. Assim, po dia ser lido na im pren sa que:

(13)

-te, e se di ri giu a cada um dos pre sen tes. Ao apre sen tar o ape lo, lem brou que a uti li za ção da bom ba atô mi ca ame a ça va a fe li ci da de e a vida do jo -vem casal.

Fo ram unâ ni mes as ade sões ao Ape lo de Esto col mo. (Voz Ope rá ria, 24/6/1950)

O mi li tan te co mu nis ta não de ve ria “va ci lar” em ne nhum mo men to. Qu al quer si tu a ção que pre sen ci as se em seu quo ti di a no era uma opor tu ni da de de an ga ri ar mais as si na tu ras, con tri bu in do não ape nas para a cam pa nha, mas para a consolidação da paz.

O êxi to da cam pa nha, no en ten der dos di ri gen tes co mu nis tas, de pen dia do su ces so da mi li tân cia. Com isso, a di re ção par ti dá ria exi mia-se de um pos sí vel fra cas so na ob ten ção da cota es pe ra da. To da via, se os qua tro mi lhões de as si na tu -ras fos sem ob ti dos, a vi tó ria se ria do par ti do, pois te ria sido sob sua li de ran ça que os mi li tan tes te ri am al can çado seus ob je ti vos. Isso fa zia par te do que Reis Fi lho cha mou de “com ple xo da dí vi da”. Nes se con tex to, o par ti do é a en car na ção de uma von ta de co le ti va, po li ti ca men te or ga ni za da, é o de ten tor de um sa ber ma i or, por -que ci en tí fi co e so ci al. Ao in gres sar no par ti do, in te gran do-se e fa zen do par te de uma von ta de co le ti va, o mi li tan te as sume, por um lado, sen sa ções e no ções de su -pe ri o ri da de. Por tan to, dis tin gue-se das -pes so as co muns. Pos sui um sa ber espe-cial – o mar xis mo-le ni nis mo – e um po der dele de cor rente so bre as pes so as e os acon te ci men tos. Por ou tro lado, afir ma o his to ri a dor,

O mi li tan te sabe – mais ou me nos cons ci en te men te (e o Par ti do o lem bra rá fre qüen te men te) – que sua su pe ri o ri da de é re la ti va, por que de ri va, úni ca e ex clu si va men te, do Par ti do. O sa ber e o po der de cada mi li tan te são dá di vas do Par ti do e da vida par ti dá ria. Por ma i o res que se jam suas ca pa ci da des, o mi li tan te nun ca de ve rá es que cer duas co i sas: suas prer ro ga ti vas e conhe ci men tos ja ma is se igua la rão às prer ro ga -ti vas e co nhe ci men tos do Par -ti do e, em se gun do lu gar, foi sua in ser ção no Par ti do que tor nou pos sí vel ad qui rir o que pos sui. (Reis Fi lho, 1989: 124)

(14)

-nha do Par ti do” (Idem, ibi dem). Com isso, os mi li tan tes de ve ri am su pe rar to das as di fi cul da des, trans por to dos os obs tá cu los e hon rar a dá di va que lhes fora con ce di da. Atin gir suas cotas de as si na tu ras na cam pa nha con tra as bom bas atô mi -cas era, na que le mo men to, a ma ne i ra de hon rar par te de sua dí vi da para com o Partido.

No en tan to, a par tir de ju lho de 1950, co me ça ram a sur gir ar ti gos e de poimen tos de per so na li da des li ga das ao PCB ques ti o nan do o atra so no re co lhi -men to de as si na tu ras e pe din do que fos sem re do bra dos os es for ços para su pe rar os obs tá cu los e atin gir a cota de se ja da. Nes se mo men to, tor naram-se fre qüen tes na Voz Ope rá ria man che tes como: “Re for çar a luta em defe sa da paz” (8/7, p. 11), “A res pos ta ime di a ta aos agres so res impe ri a lis tas: cobrir rapi da men te a quota de qua tro milhões” (15/7, p. 12), “Su pe re mos ime di a ta men te o atra so na Cam pa nha Con tra a Arma Atô mi ca” (22/7, p. 12), “É pre ci so redo brar os esfor ços para atin -gir os qua tro milhões” (29/7, p. 12), “Re co lher rapi da men te os qua tro milhões de assi na tu ras” (5/8, p. 4), “Indis pen sá vel uma vira da na cam pa nha pela cole ta dos qua tro milhões de assi na tu ras” (12/8, p. 12). Os ar ti gos lem bra vam que até en tão ti nham sido re co lhi dos dois mi lhões de as si na tu ras e exi gi am mais es for ços dos mi li tan tes, con fir man do que era ne ces sá rio com ple tar a cota no cur to tem po res -tan te. Para a mi li tân cia, a pa la vra de or dem era “au men tar o rit mo de co lhe i ta de as si na tu ras”. Os pa tro ci na do res da cam pa nha pe di am aos co le to res que apro ve i -tas sem o mo men to de ten são pro por ci o na do pela Guer ra da Co réia, di vul gada por toda a im pren sa, para aler tar as pes so as do pe ri go imi nen te de uma guer ra nu cle ar e dar aos he si tan tes con vic ções para as si nar. Para os di ri gen tes de cé lu las, não con ta va se o mi li tan te es ta va ca pa ci ta do para a ta re fa, nem exis ti am li mi tes para o seu cum pri men to – era ne ces sá rio cum prila. Da mes ma for ma, ne -nhu ma ou tra ques tão de ve ria se so bre por à Cam pa nha pela Pro i bi ção das Armas Atô mi cas. Se gun do suas pa la vras, “cada par ti dá rio da paz, cada pa tri o ta con s-ci en te tem o de ver de hon ra de tra ba lhar in fa ti ga vel men te para que o mu ni cí pio e o Esta do em que re si da cu bram e ul tra pas sem es sas cotas” (Voz Ope rá ria, 1/7/1950, p. 1).

(15)

Tor na-se ina diá vel, as sim, uma re vi são ge ral nos pla nos de tra ba lho, vi san do o seu ace le ra men to. A mé dia diá ria de as si na tu ras re co lhi das pre ci sa au men tar, o que, por sua vez, im põe ma i or nú me ro de vi si tas de casa em casa, de co man dos às em pre sas, de ca ravanas pelo in -te rior, de vi a gens às fa zen das a fim de as as si na tu ras dos cam po ne ses, etc. (...) Até ago ra, a pro pa gan da pela cam pa nha pela pro i bi ção das ar mas atô mi cas tem sido mu i to dé bil. Em al guns pon tos do país, ela se res trin -ge qua se in te i ra men te ao es for ço do jor nal po pu lar lo cal. (Voz Ope rá ria, 19/8/1950)

Após afir mar que, em todo o Bra sil, a pro pa gan da ha via sido in sa tis fa tó ria, Go ren der fa zia uma crí ti ca aos mi li tan tes de base ex pla nan do: “po de mos di -zer que os par ti dá ri os da paz ain da não se con ven ce ram da ne ces si da de de ele var a sua pro pa gan da ao ní vel da pro pa gan da ele i to ral ou ain da aci ma dele, tanto no que toca ao vo lu me como à ra pi dez e à va ri e da de” (Ibidem). A boa pro pa gan da, que se re fle ti ria sem de mo ra na con quis ta das mas sas, de ve ria co brir três re qui si -tos bá si cos: “quanti da de, qua li da de e va ri e da de”. Con clu ía afir man do que “qual quer fra cas so só pode se ex pli car pela in ca pa ci da de de fa zer uma co i sa sim -ples: ir às mas sas, ape lar para o seu apo io cri a dor” (Ibidem).

Aqui tam bém se per ce be que os mi li tan tes de base se ri am os ver da de i ros res pon sá ve is por não se atin gir a cota na ci o nal. Eles é que de ve ri am se di ri gir às mas sas, en trar em con ta to com jo vens, ho mens e mu lhe res, fa zer con fe rên ci as, co mí ci os, fes ti va is etc. Se gun do a ló gi ca in trín se ca ao PCB, o fra cas so era atri bu í -do aos mi li tan tes, que não se mos travam ca pa zes de cum prir suas ta re fas. O su -ces so per ten cia ao par ti do, que, com des tre za e sa be do ria, sou be ra con du zir o con jun to para a vi tó ria. Entre tan to, é pre ci so des ta car que os mi li tan tes não eram me ras cor re i as de trans mis são da di re ção do par ti do e que, em bo ra a di re ção fi zes se ques tão de lem brar a in fe ri o ri da de do mi li tan te em re la ção à ins ti tu i -ção par ti dá ria, mu i tos de les ou sa ram e ar ris ca ram, cum prin do à sua ma ne i ra ou até mes mo des cum prin do de ter mi na das ori en ta ções da di re ção. É o caso, por exem plo, dos mi li tan tes que es ta vam li ga dos ao setor sindical.

(16)

-tes que não con cor da vam com al gu mas das po si ções de fen di das pela di re ção do par ti do, e ques ti o na vam, cri ti ca vam e/ou sim ples men te não cum pri am as de ter -mi na ções de las ori un das. Eloy Mar tins, lí der me ta lúr gi co de Por to Ale gre, as sim co mentou, por exem plo, sua in com pre en são di an te da po lí ti ca con ci li a do ra do par ti do na épo ca da União Na ci o nal:4 “Não po dia en trar na mi nha ca be ça o a-poio ir restrito a Var gas e pos te ri or men te à po lí ti ca de ‘a per tar o cin to’ para evi tar gre ves” (1989: 77). Do mes mo modo, Edu ar do Dias re latou sua ex pe riên cia com o que cha mou de “po si ção ne ga ti va em re la ção à gre ve”. Para ele, “a tal pa la vra de or dem de aper tar o cin to e ou tras tan tas” não pas sa vam de “in co e rên ci as” (1982: 58). Esses re la tos per mi tem re fle tir so bre o im pac to de uma po lí ti ca da di re ção do par ti do con trá ria aos mo vi men tos das clas ses tra ba lha do ras. Mu i tos mi li tan -tes re al men te não sa bi am o que fa zer. Ou me lhor, sa bi am que de ve ri am se guir as ori en ta ções de sua di re ção, mas al guns se re cu savam a fazêlo. Foi o caso de Hér cu les Cor rêa. De acor do com o mi li tan te, “nós, que tra ba lhá va mos nos sin di ca -tos, no dia-a-dia e na prá ti ca, es tá va mos cada vez mais dis tan tes do pen sa men to da di re ção. E aqui é preciso deixar uma coisa bem clara: o PCB não era, nunca foi, apenas a sua direção” (2005: 81).

Assim, é pos sí vel per ce ber que, quan do as di re tri zes da di re ção do par ti -do não en con tra vam ter re no fér til jun to ao mi li tan te de base, a re a li da de vi ven-ci a da pelo mi li tan te fa zia-o re ver suas po si ções e, com isso, re fle tir e in ter pre tar as ori en ta ções da di re ção. Isso fica evi den te quan do se com pa ra o nú me ro de Co mi tês PróPaz cri a dos em 1950 com o nú me ro de Co mi tês da Fren te De mo crá ti -ca de Li ber ta ção Na ci o nal (FDLN)5 cri a dos no mes mo ano. Como de mons tram as fon tes, havia cen te nas de co mi tês li ga dos às cam pa nhas pela paz, en quan to os co mi tês da FDLN não pas sa vam de pou co mais de uma de ze na (Ribe i ro, 2008). Nes se sen ti do, não se pode ver a re la ção do PCB com os seus mi li tan tes ape nas como uma re la ção de for çaco a ção. Em inú me ros ca sos, mu i tos mi li tan tes con -tes ta ram as or dens ori un das do nú cleo di ri gen te e to ma ram ati tu des prá ti cas que con si de ra vam mais con di zen tes com a realidade que vivenciavam.

(17)

ma dos ao re do brar es for ços. Con tu do, no de cor rer dos pre pa ra ti vos para o Con -gres so da Ingla ter ra, uma de ci são sur preen deu os “par ti dá ri os da paz” de todo o mun do: o go ver no in glês não au to ri zou a re a li za ção do con gres so em seu país. Os res pon sá ve is ra pi da men te trans fe ri ram o en con tro de Shef fi eld para Var só via, na Po lô nia, no pe río do de 16 a 23 de no vem bro. No dia 18 de no vem bro, a Voz Operária pu bli cou na pri me i ra pá gi na um ar ti go so bre a par ti ci pa ção do Bra sil no II Con gres so Mun di al da Paz em que se lia:

A de fe sa da paz é a mais no bre ta re fa de nos so tem po. Nes sa jor na da his tó ri ca de to dos os po vos, o Bra sil ocu pa um lu gar de des ta que. Nos sos 4 mi lhões de as si na tu ras ao Ape lo de Esto col mo, já as se gu ra dos an tes dos re sul ta dos fi na is da Qu in ze na Na ci o nal de Assi na -tu ras, sig ni fi cam con si de rá vel con tri bu i ção à ca u sa da paz.

Cu ri o sa men te, no mes mo dia, em sua pá gi na 4 – aque la re ser va da aos as sun tos do Mo vi men to da Paz e da Cam pa nha pela Pro i bi ção das Armas Atô mi cas –, o jor nal pu bli cou um ar ti go in ti tu la do “Tare fa ime di a ta: atin gir e ul tra pas sar os 4 mi lhões.” Na se ma na se guin te, mais uma vez, po diase ler o tí tu lo “Atin -gir e ul tra pas sar os 4 mi lhões de as si na tu ras” (Voz Ope rá ria, 25/11/1950). Ao me -nos uma per gun ta pode ser fe i ta: por que di zer que era pre ci so atin gir os qua tro mi lhões, se na pri me i ra pá gi na da edi ção do dia 18 o jor nal con gra tu la va os “com ba ten tes da paz” bra si le i ros pela con quis ta da ta re fa an tes mes mo do fi nal da “Qu in ze na da Paz”? As in for ma ções eram de sen con tra das. Mes mo que a cota de qua tro mi lhões ti ves se sido al can ça da, ca u sa es tra nhe za a ra pi dez com que te -riam sido ob ti dos os qua se dois mi lhões de as si na tu ras faltan tes. Do iní cio da cam pa nha, na se gun da me ta de do mês de mar ço, até 30 de se tem bro – qua se sete me ses – os par ti dá ri os da paz ti nham con se gui do dois mi lhões e qui nhen tas mil as si na tu ras. Con si de ran do-se que 12 de no vem bro foi a data de en cer ra men to da “Qu in ze na da Paz”, tor na-se sur pre en den te que em tão cur to es pa ço de tem po – apro xi ma da men te 45 dias – tivesse sido completada a cota brasileira.

(18)

ba ten tes da paz” or ga ni za dos – por tan to, me nos pa í ses e mais 100 mi lhões de mi -li tan tes. Nas pa la vras de Fer nan do Cla u din, “nes ta im po nen te ci fra fi gu ra vam to dos os ‘com ba ten tes da paz’ da URSS, Chi na e de ma is de mo cra ci as po pu la res, onde o sim ples fato de per ten cer ao gê ne ro hu ma no era con di ção su fi ci en te para fi car ins cri to no in fla man te exér ci to pa ci fis ta” (1970: 528). Em re su mo, nos re sul ta dos do II Con gres so, des con tan dose os 400 mi lhões de as si na tu ras dos pa í -ses co mu nis tas, onde as lis tas eram uma “obri ga ção” do ci da dão, os 100 mi lhões ob ti dos nos 69 pa í ses do Oci den te de mons tram o pou co êxi to da cam pa nha. Os “com ba ten tes da paz” re du zi am-se aí, com li ge i ras va ri an tes, aos efe ti vos dos par ti dos co mu nis tas e das or ga ni za ções de mas sas por eles con tro la das (sin di ca -tos, as so ci a ções fe mi ni nas, ju ve nis, cul tu ra is etc.). Mes mo que te nha ha vi do a par ti ci pa ção de per so na li da des não atre la das ao mo vi men to co mu nis ta, li ga das ao mun do es por ti vo, ci en tí fi co, ar tís ti co etc., deve-se re la ti vi zar es ses da dos. Os pa tro ci na do res da cam pa nha in fla ci o na vam pu bli ci ta ri a men te o nú me ro de as si na tu ras, cuja exa ti dão era ex tre ma men te di fí cil de con tro lar, pro du zin do a im -pres são de que o mo vi men to fora um ver da de i ro su ces so e ul tra pas sa ra o âm bi to po lí ti co e so ci al cons tan te men te in flu en ci a do pe los co mu nis tas. É preciso salientar que as questões não se desenvolveram exatamente como propagavam os comunistas, e que os meios dirigentes tinham consciência disso.

Con si de ra ções fi na is

(19)

-lé rio Kon der, sa ni ta ris ta; Ro ber to Gus mão, re pre sen tan te da UNE no Con se lho da União Inter na ci o nal dos Estu dan tes; Sa lo mão Ma li na, ex-com ba ten te da FEB e mem bro do Con se lho da Fe de ra ção Mun di al da Ju ven tu de De mo crá ti ca; frei Lu do vi co, pro vin ci al dos fran cis ca nos de São Pa u lo; o ci en tis ta Ce sar Lat -tes; ar tis tas como Mara Rú bia, Ca cil da Bec ker, Vera Nu nes, Gre gó rio Bar ri os e Nhô To ti co; ra di o a to res como Le o nor Na var ro, Gessy Fon se ca , Má rio Lago e Lia de Agui ar; a edu ca do ra Bran ca Fi a lho.

No en tan to, para a po pu la ção de ma ne i ra ge ral, não hou ve re per cus são ma i or que a das as si na tu ras dos in te gran tes da se le ção bra si le i ra de fu te bol de 1950. Os jor na is co mu nis tas apro ve i ta ram-se da opor tu ni da de da en tre vis ta com os “cra ques” e di vul ga ram sua as si na tu ra em pá gi na in te i ra. O téc ni co da equi pe bra si le i ra, Flá vio Co sta, ao ser abor da do pela re por ta gem da Impren sa Po pu lar (24/6/1950) jus ti fi cou a po si ção dos es por tis tas afir man do: “Assi na rei o Ape lo de Esto col mo com mu i to pra zer. [...] Acho que a guer ra e o es por te são duas co i sas an -ta gô ni cas. A guer ra só serv e para di vi dir os po vos. O es por te, ao con trá rio, serv e para unilos”. O ar ti go pros se guia con fir man do que, “se guin do o exem plo de Flá vio, to dos os ti tu la res da Equi pe Na ci o nal, e mais o pes so al téc ni co que a acom pa -nha va, as si na ram en tu si as ti ca men te o Ape lo de Esto col mo. Nem um só de les se re cu sou ou se quer va ci lou em dar sua as si na tu ra em fa vor da Paz”. O pe rió di co fez ques tão de es tam par uma re pro du ção do ape lo, com o nome dos jo ga do res e mem bros da co mis são téc ni ca que o as si na ram. Ao fi nal, con cla ma va to dos os “com ba -ten tes da paz” – en -ten da-se, em sua ma i o ria mi li tan tes co mu nis tas – a apro ve i tar a re por ta gem ao abor dar as pes so as para, além de mos trar que a cam pa nha não era do PCB nem em prol dele, as sim con se guir co lher mais as si na tu ras.

(20)

Vale lem brar que o pre si den te Eu ri co Gas par Du tra, du ran te todo o seu man da to (1946-1951), tratou o mo vi men to dos tra ba lha do res de for ma ar bi trá ria e se ve ra, com uma po lí ti ca re pres si va ver da de i ra men te fe roz. No iní cio, a li nha po lí ti ca do PCB era “manter a or dem” e não en trar em cho que con tra o go ver no. A cas sa ção do re gis tro do par ti do em 1947 e do man da to de seus par la men ta res em 1948 ca u sou enor me im pac to in ter no. A per se gui ção po li ci al que o PCB pas -sou a so frer par tir da que le mo men to frus trou to das as suas ex pec ta ti vas de uma evo lu ção ele i to ral den tro da lei. A par tir de en tão, o par ti do al te rou sua li nha po lí ti ca, dan do uma vi ra da ra di cal à es quer da e pro pon do a luta ar ma da re vo lu ci o ná ria como so lu ção para os pro ble mas do país. Essa nova li nha po lí ti ca foi con so -li da da em 1950, com o lan ça men to do Ma ni fes to de Agos to, e se estendeu, pelo menos oficialmente, até 1958, quando o partido voltou a pregar uma linha moderada e de luta por reformas.

No iní cio dos anos 1950, por tan to, de acor do com Mar co Au ré lio San ta -na (2001: 70), de mons tran do am bi güi da de, o PCB “in ten ta va, as sim, ar ti cu lar a luta pela paz no âm bi to in ter na ci o nal com a luta pela re vo lu ção in ter na men te”. Sem dú vi da isso pode ser vis to como uma con tra di ção re le van te. Mas para o PCB, ou ao me nos para a sua di re ção, uma luta não anu la va a ou tra. De acor do com o pen sa men to co mu nis ta da que le mo men to his tó ri co, e com o seu pro gra -ma de ação, a paz só se ria obtida com a im plan ta ção do so ci a lis mo, e este só se ria al can ça do, se gun do o Ma ni fes to de Agos to, pela via das ar mas. Havia cer ta men te, da par te de di ver sas per so na li da des no in te rior do par ti do, uma re sis tên cia à ra -di ca li za ção. Além -dis so, ha via uma enor me -di fi cul da de de pôr em prá ti ca o viés ra di cal no go ver no Du tra. Esta be le ci do o ali nha men to do go ver no bra si le i ro com o nor teame ri ca no, os co mu nis tas eram hos ti li za dos, per se gui dos e re pri -midos po lí ti ca e po li ci al men te. Se gun do San ta na, mes mo com sua nova pos tu ra po lí ti ca de ra di ca li da de, e ape sar da crí ti ca ao es pa ço de atu a ção ins ti tu ci o nal e da au to crí ti ca por têlo pri o ri za do no mo men to da le ga li da de, o PCB de mons tra -va -va lo ri zar esse es pa ço e de se jar re tor nar a ele: “di an te da cer ra da re pres são, pen sa va o par ti do, es tes es pa ços po de ri am ser vir para dar-lhe fô le go” (Ibi dem).

(21)

Notas

1. Con sul tan do-se o IBGE, ve ri fi ca-se que Ca lum bi per ten ce à zona do ser tão alto de Per nam bu co. Em di vi sões ter ri to ri a is da ta das de 31/12/1936 e 31/12/1937, fi gu ra va no mu ni cí pio de Flo res o dis tri to de São Se ra fim. To da via, pelo de cre to-lei es ta du al nº 92, de 31/3/1938, o dis tri to de São Se ra fim pas sou a se de no mi nar Ca lum bi. Em di vi são ter ri to ri al da ta da de 1/7/1960, o dis tri to de Ca lum bi per ma ne ceu no mu ni cí pio de Flo res. Con tu do, em 20/12/1963, foi ele va do à ca te go ria de mu ni cí pio, pela lei es ta du al nº 4.938, e des mem bra do de Flo re s. O cen so de 1950 re ve la que Calumbi tinha então 3.875 habitantes, enquanto o município de Flores possuía 39.548.

2. Arqui vo Pú bli co do Esta do do Rio de Ja ne i ro (APERJ), De par ta men to de Po lí ti ca So ci al (DPS), Pan fle to 717, ano de 1950.

3. Arqui vo Na ci o nal. MJ/Se gu ran ça Na ci o nal. Pan fle tos Ij1 1325, ano de 1950.

4. Em agos to de 1943, o PCB re a li zou sua II Con fe rên cia Na ci o nal, co nhe ci da como

Con fe rên cia da Man ti que i ra. Na que le en con tro, o par ti do for ma li zou sua nova li nha po lí ti ca, pela qual fi cou

es ta be le ci do que to dos os bra si le i ros de ve ri am cer rar fi le i ras ao lado do go ver no Var gas para der ro tar o nazi-fas cis mo. Os co mu nis tas tam bém de ve ri am dar apo io in con di ci o nal à po lí ti ca de guer ra tra va da pelo go ver no e lu tar pela anis tia, pela nor ma li za ção ins ti tu ci o nal do país e pela le ga li za ção do PCB. Além dis so, a di re ção do PCB tra çou uma li nha po lí ti ca de

não-en fren ta men to com o go ver no; no que con cer ne à re a li za ção de gre ves, con cla mou os tra ba lha do res a evitá-la e a “apertar os cintos”. A nova orientação política do partido ficou conhecida por União Nacional.

5. A Fren te De mo crá ti ca de Li ber ta ção Na ci o nal foi a po lí ti ca do PCB para or ga ni zar uma am pla fren te de mo crá ti ca, na li nha do Ma ni fes to de Agos to

(1950-1958), cujo ob je ti vo era or ga ni zar a so ci e da de para al can çar a “li ber ta ção do país do jugo im pe ri a lis ta” por intermédio da luta armada.

Refe rências bibl iográficas

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. A con tra di ta. Po lí cia po lí ti ca e co mu nis mo no Bra sil 1945-1964. Entre vis tas com Ce cil

Bo rer, Hér cu les Cor rêa, José de Mo ra es e Nil son Ve nân cio. Rio de Janeiro, 2005.

BACZKO, Bro nis law. Ima gi na ção so ci al. In: Enci clo pé dia Ei na u di. Anthro pos-Ho mem. Lis boa: Impren sa

Na ci o nal/Casa da Mo e da, 1985. vol. 5. BETHELL, Les lie & ROXBOROUGH,

(22)

Fria. Rio de Ja ne i ro: Paz e Terra,

1996.

CARONE, Edgar. O PCB. São Pa u lo:

Di fel, 1982. vol. 2.

CLAUDIN, Fer nan do. La cri sis del mo vi mi en to co mu nis ta. De la Ko min tern al Ko min form. Pa ris: Ru e do Ibérico,

1970.

CO STA, Hé lio da. Em bus ca da memó ria: co mis são de fá bri ca, par ti do e sin di ca to no pós-guer ra. São Pa u lo: Scritta, 1995.

DIAS, Edu ar do. Um imi gran te e a re vo lu ção. São Pa u lo: Bra si li en se,

1982.

FERREIRA, Jor ge. Pri si o ne i ro do mito: cul tu ra e ima gi ná rio po lí ti co dos co mu nis tas no Bra sil (1930-1956).

Ni te rói: Eduff/ Rio de Ja ne i ro: Mauad, 2002.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extre mos. O bre ve sé cu lo XX: 1914-1991.

São Pa u lo: Com pa nhia das Le tras, 1995.

MANIN, Ber nard. Paz. In: Enci clo pé dia Ei na u di. Anthro pos-Ho mem. Lis boa:

Impren sa Na ci o nal/Casa da Mo e da, 1985. vol. 5.

MARTINS, Eloy. Um de po i men to po lí ti co (55 anos de PCB). Por to Ale gre,

1989.

REIS FILHO, Da ni el Aa rão. A re vo lu ção fal tou ao en con tro. Os co mu nis tas no Bra sil. São Pa u lo: Bra si li en se,

1989.

–——. Entre re for ma e re vo lu ção: a tra je tó ria do Par ti do Co mu nis ta no Bra sil en tre 1943 e 1964. In: –—— e RIDENTI, Mar ce lo (orgs.).

His tó ria do mar xis mo no Bra sil.

Cam pi nas: Edi to ra da Uni camp, 2002. vol. 5.

RIBEIRO, Jay me Lú cio Fer nan des.

Gu er ra e paz: a tra je tó ria dos co mu nis tas bra si le i ros nos anos 1950. Ni te rói,

Uni ver si da de Fe de ral Flu mi nen se (UFF), 2008. Tese de dou to ra do. SANTANA, Mar co Au ré lio. 2001.

Ho mens par ti dos: co mu nis tas e sin di ca tos no Bra sil. Rio de Ja ne i ro: Boitempo.

STRATHERN, Paul. Oppe nhe i mer e a bom ba atô mi ca em 90 mi nu tos. Rio de

Ja ne i ro: Jor ge Za har, 1998.

THOMPSON, E. P. (org.). Exter mi nis mo e Gu er ra Fria. São Pa u lo: Bra si li en se,

1985.

Re su mo

O tra ba lho pro cu ra re cons ti tu ir a Cam pa nha pela Pro i bi ção das Armas Atô mi cas, ado ta da pelo PCB no ano de 1950. Seguin do a li nha pa ci fis ta da União So vié ti ca, di ri gi da a to dos os par ti dos co mu nis tas, a cam pa nha con sis tia no re co lhi men to, pe los mi li tan tes co mu nis tas, de as si na tu ras a um ape lo pela pro i bi ção da uti li za ção das ar mas atô mi cas por qual quer país e pela eli mi na ção dos ar se na is atô mi cos exis ten tes até aque le mo men to. Os

co mu nis tas bra si le i ros, mes mo na ile ga li da de, ar ti cu la ram-se e ob ti ve ram o apo io de diferentes grupos sociais à campanha.

Pa la vras-cha ve: co mu nis mo, PCB, paz, imagi ná rio so ci al, bom ba atô mi ca,

(23)

Abstract

The ar ti cle des cri bes the Cam pa ign for the Banning of Ato mic We a pons, spon so red by Bra zi li an Com mu nist Party (PCB) in 1950. Fol lo wing the pa ci fist line pro po sed by the USSR to all com mu nist par ti es in the world, the cam pa ign con sis ted in gat he ring sig na tu res on pe ti ti ons cal ling for the ab so lu te banning of ato mic bombs. Bra zi li an com mu nists, even in il le ga lity, or ga ni zed them sel ves and con que red the sup port of dif fe rent so ci al groups to the cam pa ign.

Key words: com mu nism, PCB, pe a ce, so ci al ima gi nary, ato mic bomb,

Stock holm Appe al.

Re su mé

L’ar ti cle dé crit la Cam pag ne pour la Pro hi bi ti on des Armes Ato mi ques, adop tée au Bré sil par le Par ti Com mu nis te (PCB) en 1950. Sui vant la lig ne pa ci fis te pro po sée par l’Uni on So vié ti que à tous les par tis com mu nis tes, la cam pag ne con sis ta it à le re cu e il lir des sig na tu res sur des pé ti ti ons

re ven di quant l’in ter dic ti on de l’u ti li sa ti on des ar mes ato mi ques par n’im por te quel pays et l’é li mi na ti on de tous les arsénaux ato mi ques. Les com mu nis tes bré si li ens, même dans l’il lé ga li té, se sont or ga ni sés et ont ob te nu l’ap pui des dif fé rents grou pes so ci a ux à la cam pag ne.

Mots clés: com mu nis me, PCB, paix, ima gi na i re so ci al, bomb e ato mi que,

Referências

Documentos relacionados

The transient physiological response of wet treatment trees to spring irrigation had a relevant impact on stem diameter growth resulting in a 32% increase between June and

Recorreu-se à avaliação do discurso espontâneo da amostra com posterior análise da fluência, através de uma Grelha de Avaliação da Fluência, construída

férico e realista) (Doente 2).. 6.25 a) Probabilidade de adequação de cada modelo de ACI K (que denota o número de com- ponentes) aos dados originais. b) Componentes

O estudo discutiu ainda uma análise da constituição presbiteriana e das entrevistas com os pastores, que, mesmo sem conhecimento específico dos princípios elencados pelo

Outra política pública importante implementada na comunidade pesqueira de Porto Jatobá, em Abreu e Lima, em 2014, também ano de eleição presidencial, consiste no Programa Nacional

A presente investigação, de carácter exploratório, apoiada numa revisão bibliográfica diversificada e pertinente sobre a teoria do brand relationships, tem como

Pela análise dos resultados com a asa modificada e comparando com os resultados anteriores, considerando a asa original, podemos ver que os inconvenientes desta nova

Além das re mu ne ra ções e par ti lhas de be ne fí ci os con tra ta das en tre so li ci tan te, agên cia de aces so, pro ve do res de co nhe ci men tos tra di ci o na is e con tra