• Nenhum resultado encontrado

Observações clínicas com o uso da CDP-colina nos distúrbios da consciência após traumatismos crânio-encefálicos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Observações clínicas com o uso da CDP-colina nos distúrbios da consciência após traumatismos crânio-encefálicos."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

OBSERVAÇÕES CLÍNICAS COM O USO DA CDP-COLINA NOS

DISTÚRBIOS DA CONSCIÊNCIA APÓS TRAUMATISMOS

CRÂNIO-ENCEFÁLICOS

NILTON LUIS LATUF*; MARCUS J. COLBACHINI**; JOSÉ A . BRAZ GALVÃO**

Desde muito tempo os distúrbios da consciência provocados por trauma-tismos crânio-encefálicos têm preocupado os militantes da especialidade. Os estudos visando a esclarecer os mecanismos responsáveis por esses distúrbios ainda não permitiram conclusões definitivas que possam levar a tratamento eficiente. Por outro lado, vários são os fatores que interferem, tendo-se que levar em consideração os distúrbios eletrolíticos, o edema cerebral, a dimi-nuição de fluxo sangüíneo com conseqüente insuficiência de oxigenação cere-bral e, principalmente, as lesões do sistema reticular do tronco cerecere-bral cujo funcionamento é essencial na regulação das atividades reflexas e da motili-dade, bem como no estado de consciência vigiL

Levando em consideração estes fatos e correlações de ordem neurofarma-cológica vários autores (Dell3

, Bonvallet e Bloch \ Branley2

, Magoun8 ) su-geriam a existência de um componente adrenérgico no sistema reticular ascen-dente, estando o acúmulo deste transmissor relacionado com o estado de vigilia. Entretanto parece que também existem componentes colinérgicos no sistema reticular ascendente. O fato é que o problema é complexo, depen-dendo o estado de consciência da interrelação entre várias causas, tomando-se ainda em conta as alterações metabólicas, decorrentes do traumatismo, bem como de características peculiares ao encéfalo, órgão rico em lípides, sobretudo fosfolípides que estão relacionados com a função cerebral. Deste fato decor-reram estudos mostrando as possíveis relações do teor de fosfolípides com os distúrbios da consciência após traumatismos crânio-encefálicos. Em 1959, Geiger4

demonstrou, em animais, que havia correlação entre atividade cere-bral eletrencefalográfica e o teor encefálico de fosfolípides.

Ulteriormente I s h i i5

comprovou que a compressão encefálica prolongada determinava queda do nível de fosfolípides cerebrais, sobretudo de lecitina; este pesquisador mostrou, também, o importante papel da lecitina na distri-buição de água e eletrolitos através da membrana celular.

Baseado nestes achados e nos estudos realizados por Kennedy 7

sobre o mecanismo da biosíntese salientando o importante papel dos

(2)

déos, como a CDP-colina, foram iniciadas tentativas de utilização terapêu-tica do produto, com resultados aparentemente animadores, como demons-traram, entre outros. M i w aü

, Tokito 1 0

e Ishii5 .

Interessados pelo problema e animados por estes resultados, tivemos a oportunidade de utilizar o medicamento em 30 pacientes que apresentavam distúrbios da consciência após traumatismos crânio-encefálicos.

Empregamos o Nicholin * em 30 pacientes que sofreram traumatismos crânio-en-cefálicos dos quais decorreram distúrbios da conciencia. Como era de esperar, grande foi nossa dificuladade para classificar ou determinar os graus de consciência. Para avaliação deste distúrbio concentramos nossa atenção em a l g u m a s funções que foram exploradas diariamente segundo recomendam Jouvet e D e c h a u m ea

e, também, em controles eletrencefalográficos que nos serviram de meios de avaliação. Assim, foram considerados a percepção e as reações à dôr, as reações vegetativas e inespecí-ficas.

Quanto à percepção foram consideradas 4 gradações: PI quando havia desorien-tação no tempo e no espaço (obnubilação); P2 quando o paciente conseguia citar o nome de objetos apresentados ou executava ordens verbais com lentidão e dificuldade (torpor); PS quando só eram conseguidas respostas visuais; Plf quando não havia qualquer resposta.

No que diz respeito às reações à dôr, foram considerados quatro graus: Dl quando havia mímica facial de dôr, gemidos ou quando os pacientes retiravam o mem-bro estimulado; D2 quando despertavam com movimentos, porém sem mímica de dor ou gemidos; DS quando apenas retiravam o membro estimulado; DJf quando não

havia qualquer reação.

As reações inespecíficas frente à estímulos sonoros foram classificados em:

RI, quando havia despertar e boa orientação; R2, quando os pacientes abriam os

olhos sem orientação; RS sem reações. Finalmente, quanto às reações vegetativas (respiração, ritmo-cardíaco e sistema vaso-motor) distribuíram-se em VI e V2 de acordo com a presença ou não de reações, frente ao estímulo doloroso.

JLevando em consideração estes dados propuseram Jouvet e Dechaume uma clas-sificação para os casos com distúrbios prolongados e profundos da consciência, após a 3 .8

semana, classificando-os em: síndrome de percepção reativa apática (mutismo acinético) quando havia percepção alterada com integridade das reações inespecíficas e vegetativas, e com reações mímica e vocal à dôr; síndrome de apercepção reativa

mperpatica e hipertónica (decorticação) quando a percepção estava profundamente,

alterada, conservando-se as reações; síndrome de apercepção sem reações apática

e normotônica (coma carus) com perda da percepção, diminuição da reação à dôr,

reações inespecíficas diminuidas ou abolidas porém com reação vegetativa conservada;

síndrome de apercepção sem reação apática e atônica (coma depassé) com abolição

da percepção e reações.

De acordo com este critério nossos 30 pacientes distribuiram-se em 3 grupos, como mostra o quadro 1:

(3)

O medicamento foi administrado inicialmente na doss de 3C0mg dissolvidos em lOcc de glicose a 5% por via endovenosa, sendo a mesma dose repetida após 2 horas, atingindo-se, portanto, 600mg no primeiro dia. Nos 10 dias subsequentes, foram administrados 300mg do medicamento associado a 5cc de glicose a 5% por via endovenosa lenta. Caso os resultados não fossem os esperados, a administração da mesma dose diária era feita até o 20.° dia.

R E S U L T A D O S

Os resultados podem ser observados no quadro 2.

C O M E N T A R I O S

Considerada a dificuldade oriunda da falta de parâmetros para avalia-ções mais rigorosas do ponto de vista científico, restringimo-nos às observa-ções clínicas verificadas, como fizeram outros autores.

Nos casos do primeiro grupo não nos pareceu haver qualquer variação do ponto de vista da consciência, havendo recuperação a longo prazo com se-qüelas neurológicas em 4 casos. Seis pacientes deste grupo faleceram.

No segundo grupo evidenciamos o aparecimento de maior reação aos es-tímulos dolorosos, traduzida por reação mímica de dôr e mesmo vocal em alguns casos. A percepção permaneceu inalterada.

Foi no terceiro grupo que o medicamento nos pareceu de maior eficácia, pois os pacientes ficavam alertas mais rapidamente, com reação mais evi-dente aos estímulos sonoros, como aos dolorosos em que havia mímica de dôr, gemido e retirada das extremidades estimuladas, tudo de acordo com os resultados obtidos por Tokito 1 0

e Ishii 5 .

Para concluir, desejamos deixar patente que estes resultados não per-mitem uma afirmação definitiva, dada a impossibilidade de constituir-se um grupo controle e, por outro lado, pelo uso de outros medicamentos utiliza-dos concomitantemente, visando à redução do edema cerebral e à boa oxige-nação. De qualquer forma o medicamento parece-nos ser útil ficando aberto o campo para novas pesquisas.

R E S U M O

(4)

cia, classificados de acordo com a percepção e as reações à dor, inespecíficas e vegetativas. Os resultados foram satisfatórios nos casos de obnubilação e sonolência.

S U M M A R Y

Clinical observations with the use of CDP-choline in cases of head injuries with consciousness disturbances

The experience with the use of CDP-choline (Nicholin) in 30 patients having head injuries with consciousness disturbances is reported. The cases were classified according to perceptive and other reactions to painfull stimu-lations. The results were satisfactory in the cases in which obnubilation and drowsiness were the major manifestations.

R E F E R Ê N C I A S

1. B O N V A L L E T M . Y . & B L O C H , V . — B u l b a r control of cortical a r o u s a l . S c i e n c e 133:1133. 1961.

2. B R A N L E Y , P . B . — T h e c e n t r a l a c t i o n of d r u g s in relation to the r e t i c u l a r for-m a t i o n of the brain. In R e t i c u l a r F o r for-m a t i o n of the B r a i n . E d . por H . H . J a s p e r & col. L i t t l e , Brown and C o . , Boston-Toronto, 1959, págs. 123-149.

3. D E L L , P . C . — H u m o r a l effects on the brain stem r e t i c u l a r formation. In R e -t i c u l a r F o r m a -t i o n of -the B r a i n . E d . por H . H . J a s p e r & col. L i -t -t l e B r o w n and Co, Boston-Toronto, 1959, pgs. 365-379.

4. G E I G E R , A . — M e t a b o l i s m of the N e r v o u s S y s t e m . P e r g a m o n Press, 1957, p a g . 245.

5. I S H I I , C . — A p p l i c a t i o n of N i c h o l i n ( C D P - C h o l i n e ) a n u c l e i c acid d e r i v a t i v e for the t r e a t m e n t of cerebral t r a u m a . C l i n i c a l L i t e r a t u r e on N i c h o l i n , p. 1-12, 1967, fornecida pelo L a b o r a t ó r i o B y c k L t d a . , S ã o P a u l o .

6. J O U V E T , M . & D E C H A U M E , J . — S é m i o l o g i e des troubles de la conscience. E s s a i de classification. R e v . L y o n a i s e M é d . 9:15, 1960.

7. K E N N E D Y , E . P . — Biosynthesis of phospholipids. F e d e r a t i o n Proc. 16:847-853, 1957.

8. M A G O U N . H . W. — T h e a s c e n d i n g r e t i c u l a r system and wakefulness. In B r a i n M e c h a m i s m s a n d Conscionsness. E d . J . F . Scientific P u b l i c a t i o n s D e l a f r e s ¬ n a u y e . B l a c k w e l l , O x f o r d , 1954, p a g . 1-15.

9 . M I W A , T . — C l i n i c a l application of N i c h o l i n , T a k e d a M o n t h l y 11:75, 1968.

10. T O K I T O , S. — C l i n i c a l use of N i c h o l i n for the t r e a t m e n t of h e a d injuries. J a p . Med. N e w s 62:7-9, 1969.

Referências

Documentos relacionados

O centro da cidade de Almada acolhe mais uma animada edição da Festa Verde, uma grande celebração feita por milhares de crianças de Escolas, Jardins de Infância e

Jornal da Metrópole, Salvador, 8 de abril de 2021 13 400 CIDADE 55 R$ para oferta do vale- alimentação O PANORAMA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO. Com pandemia, rede de ensino na Bahia

Somente conhecendo a Modelagem Matemática os (futuros) professores podem pensar sobre ela e decidir se estão seguros ou não para utilizá-la em suas aulas, seja porque ela

Após o fim do ciclo, caso você queira torrar outros tipos de pão, pressione o botão BAGEL para desmarcar a configuração..

PRINCIPAIS DESAFIOS PARA A ÍNDIA Perdas em Transferências de Dinheiro Múltiplas Identitidades resultando em duplicação Falta de acesso à Economia Formal Alto custo de

As perdas de Taguchi para a produção total, para os peixes mortos e descartados não revelaram uma correlação para os diferentes níveis de inclusão de levedura

6.1 - O servidor que não desejar permanecer vinculado à Assistência à Saúde prestada pelo IPSEMG deverá manifestar opção pela exclusão do desconto da contribuição à

Com base na literatura revisada, conclui-se pela importância da implantação de um protocolo de atendimento e execução de exame de Ressonância Magnética em